A educação para além do capital

A educação para além do capital István Mészáros

Resenhas - A Educação Para Além do Capital

Sheyla.Batista 26/03/2022

"O capital é irreformável"
"Portanto, a nossa tarefa educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma transformação social, ampla e emancipadora. Nenhuma das duas pode ser posta à frente da outra. Elas são inseparáveis. A transformação social emancipadora radical requerida é inconcebível sem uma concreta e ativa contribuição da educação no seu sentido amplo...?

Nathan Oak 09/02/2022

Pra ir além
A ideia central do autor é a de que o sistema educacional, por meio das instituições de educação formal, são criados para a produção e reprodução dos consensos e da lógica do capitalismo. Nenhuma alternativa criada a partir desse modelo, mesmo pensado para mitigar as mazelas produzidas, como a evasão escolar, falta de acesso ao ensino, desvalorização dos professores e sucateamento das escolas, por exemplo, se concretizaria ou se sustentaria por muito tempo no no modelo de exploração vigente. O autor discorre sobre o formato de educação contemporâneo, seu propósito voltado à racionalidade instrumental, para fornecer conhecimentos e pessoal para a máquina produtiva, de reprodução da lógica mercadológica de aprendizado e para a perpetuação de uma sociedade de mercadorias.
Grande parte do nosso processo de aprendizagem se encontra fora das instituições formais de ensino. A maior parte da nossa experiência de vida, de sociedade, nosso contato com a arte, experiências de trabalho, conflitos e confrontos, disputas morais e políticas; apenas uma pequena parte disso está ligada à educação formal. Para o autor, é necessário um movimento que contrarie a "internalização e o consenso" da educação do capital, como alternativa ao que já existe; propõe que a educação seja um processo "sustentável", como um processo que compreende os entes livremente associados, conscientes dos processos sociais, se opondo à característica de "adversários" e competidores, da estrutura estabelecida pelo modelo do capital.

Vitor.Canestraro 20/03/2020

Uma visão que discordo
Discordo da metodologia dialética histórica utilizada pelo autor para discorrer a cerca da educação, mas recomendo o livro, afinal é preciso conhecer os diferentes pontos de vista independentemente de se concordar ou não para com eles.