IARA E A ARCA DA FILOSOFIA

IARA E A ARCA DA FILOSOFIA Mauricio Abdalla

Resenhas - IARA E A ARCA DA FILOSOFIA

Samantha 26/01/2013

Iara está em sua casa vendo uns desenhos animados de manhã, e de repente aparece um estranho animalzinho no centro da tela. Iara percebe que não tem nada a ver com o desenho, ele vai crescendo até pular da tela e ficar da altura da cintura de Iara. Esse "animalzinho" é um lêmure chamado Filolau. Ele leva Iara para aprender a ver o mundo de outra forma usando a filosofia. Mas algo dá errado na Vila dos Lêmures-Guia e só Iara poderá ajudá-los.

"A presença dos livros nas mesas e o fato da biblioteca estar vazia pareciam claros sinais de que as atividades de leitura haviam sido interrompidas subitamente em funções dos acontecimentos recentes." Página 58

Essa é a resenha de uma aventura fantástica cheia de ensinamentos, pensamentos e bom-humor que prende a gente e não solta mais. Esse livro fez da filosofia uma coisa divertida, me mostrou o quanto é importante e me fez olhar o mundo de outra forma.

"(...) os escritos da filosofia estão sempre relacionados aos problemas de determinada época. Os textos antigos, escrito às vezes há muitos séculos, só podem ser compreendidos quando conhecemos os problemas que ocupavam as mentes daquele tempo. O mesmo acontece com os escritores mais recentes. Como a filosofia é sempre uma tentativa de responder às questões postas pela vivência no mundo, não podemos entender as respostas sem saber quais são as perguntas. Por isso nos livros de filosofia, muita coisa parece não ter sentido." Página 144

Os personagens são super legais e amigáveis, adorei conhecê-los, não sei o meu preferido, está empatado entre o Filolau e a Iara. Ambos são responsáveis, inteligentes e se importam com o mundo, o Filolau me fez rir e a Iara é um pouco parecida comigo.

A narrativa em 3ª pessoa é ótima e há curiosidades interessantes em algumas partes, às vezes eles topam com pessoas que fizeram ou disseram algo importante na História.

Veja resenha completa em: