Tom Sawyer

Tom Sawyer Mark Twain




Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer


370 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Leonardy.Negrini 30/03/2023

Coleção Vagalume à Americana
Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido como Mark Twain, foi um escritor e comediante americano, crítico do racismo.
Exerceu uma série de profissões antes de se dedicar ao jornalismo, no qual foi ganhando notoriedade. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana".
Seus dois livros mais famosos são "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn". Estes devem ser lidos nesta ordem, tendo em vista que Huckleberry Finn é o grande parceiro de aventuras de Tom Sawyer.
Apesar de retratar a sociedade americana na época da Guerra de Secessão, e da nota de aviso da editora sobre a questão do Racismo e do valor atribuído aos negros na época, acredito que o livro é bem suave neste quesito, pois descreve os mesmo como detentores de grande sabedoria e que infelizmente são menosprezados, nitidamente quem quiser se aprofundar nestas temáticas encontrará diversas obras, filmes e documentários que tratam do tema de uma maneira técnica. Não é o objetivo desta obra.
Tom Sawyer é um órfão, criado por sua Tia Polly junto aos seus primos e meio-irmãos Sid e Mary. Tom é o menino arteiro que aproveita todas as oportunidades que surgem para brincar e constranger (enfrenta novos moradores, provoca professores, simula sonhos e profecias, entre outras artes) e quando estas não aparecem, ele as cria (como a carreira de pirata ou ladrão que vai planejando com Huck Finn e sua gangue).
É um menino de bom coração, e estes ecos da infância bem vivida (apesar das vivências arriscadas) podem ser encontrados em Monteiro Lobato, em Maurício de Souza, na Coleção Vagalume e até mesmo em Naruto. Pra quem gosta deste estilo, vale a pena.
#lerévida #leitura #marktwain #asaventurasdetomsawyer #número13doano
comentários(0)comente



Clara TV 24/03/2023

"Quem escreve um romance sobre pessoas adultas sabe exatamente onde parar - ou seja, com um casamento, mas, quando se escreve sobre crianças, deve parar onde puder. "


Nas aventuras de Tom Sawyer encontramos a história de Tom, um menino que vive com sua tia Polly, seu irmão Sid e sua prima Mary no interior, Polly adotou Tom após a mãe do menino falecer, Tia Polly, uma senhora religiosa e que possui um carinho  muito grande por Tom ( mesmo não conseguindo brigar com o menino após suas bagunça)já Tom se aproveita dessa bondade de sua tia pra poder sair de casa e aproveitar com seus amigos. Mark consegue juntar paixão ( Tom está apaixonado por Becky filha de uma família influente da região) lealdade entre seus amigos, a bagunça de Tom pela vila, dramaticidade entre os personagens amizades em um livro cômico de com muitas coisas a ensinar. Bom mas nem toda aventura é divertida, na verdade Huck ( amigo de  Tom) é Tom acabaram caindo em uma situação bem delicada, em uma certa noite Tom e Huck acabaram presenciando um crime no cemitério, o que abrange pelo vilarejo inteiro, a partir desta "aventura " o livro conta a consequências  na vida dos garotos quanto também outras aventuras que Huck e Tom se envolvem.


Como todo clássico, As aventuras de Tom Sawyer não foi diferente, um começo parado chato e que não te dá vontade alguma de ler, porém conforme o decorrer da história, a leitura vai ficando cômica e curiosa, é engraçado pensar em uma criança tão inocente quase infartando todo mundo. Porém, é um livro antigos, e colocando nos parâmetros da época, metade das coisas não acontecem mais hoje, como : se você beijar alguém você não é obrigado a casar com ela, não existe mais a palmatória ( como tão citada no livro) . Isso são apenas 2 coisas que deixamos para trás, por isso muitas vezes achei um absurdo ser narrado com tanta normalidade. O livro em si é bom, mas algo não cativa, tirando as partes absurdas, tinha um potencial pra ser "O clássico" mas simplesmente não chamou minha atenção e muitas das vezes não tinha nem vontade de pegar o livro, outro ponto do livro foi: Tom querer ser como Huck, Huck era um menino "livre " segundo Tom, por poder domir a hora que quisesse não ia pra igreja, não tinha hora pra voltar, etc, mas é importante ressaltar a negligência paterna que Huck tinha por seu pai se um alcoolatra, e que seus trapos de roupa e sua " liberdade" era apenas mais uma prova de como Tom tinha seus privilégios.

Bom toda leitura deve ser bem aceita sendo ruim ou não cada livro traz alguma mensagem querendo ou não, mesmo que esse tivesse sido um livro ruim ainda sim recomendaria pela experiência de rir com as aventuras de Tom
comentários(0)comente



Lele 22/03/2023

As aventuras de Tom Sawer
O livro é bem doido mas vale a pena. Não sei com a mãe do garoto não teve um infarto nesse livro. É um livro que você vai ler na força do ódio pq as coisas que esses meninos fazem são inacreditáveis e eu ainda não entendi como eles não morreram.
comentários(0)comente



LuisfelipeBN 21/03/2023

As Diabruras de Tom e Huck Finn
As aventuras de Tom Sawyer é um clássico infantil delicioso. Com esse livro somos transportados pra um outro tempo de brincadeiras e travessuras de Tom e Huck Finn. É lindo ver a inocência e a honestidade de crianças que são tão mentirosas e ao mesmo tempo as mais sinceras em tudo que fazem.
comentários(0)comente



mahappier 16/03/2023

Entediante
A história acho que é muito enrolada, tipo, demora demais pra desenvolver,na minha opinião tem informações desnecessárias, achei a escrita entediante, acho que não prende o leitor na história. O final não foi muito interessante. Um desfecho chato, a história COMEÇA a ficar interessante só nos capítulos finais e olhe lá.
comentários(0)comente



Flora.Girardi 14/03/2023

Não gostei
Assim,eu não gostei deste livro,achei extremamente problemático em alguns momentos que não vou citar,mas em geral foi uma péssima experiência...
comentários(0)comente



Aline.Sacramento 14/03/2023

Essas crianças são muito aterrorizantes, fazem cada proeza que meu deus, eu tava crente que alguém ia ter um infarto até o final do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lu 07/03/2023

Menino doido!
Sem sossego, muito, muito arteiro!
É tanta coisa que ele faz, que parece não ter fim! Mas num determinado momento da história tudo começa a ser costurado.
Achei que ia ser a narrativa eterna de bagunças, mas que nada! A história fica amarradinha no final.
Gostei.
comentários(0)comente



Naty Alves 02/03/2023

Tom!!! Vêm cá moleque
Encatador, eu amei esse moleque, não têm quem não ria, e se divirta um bocado, Tom é tão espertinho aquele danado.. Esse é aquele clássico, que nos leva a recordar as doçuras, e medos da infância, é quase impossível, não se ver em algum momento, uma viagem aos velhos tempos, os tempos de criança.

Tom, é um garoto órfão criado pela tia Polly, uma criança sapeca, alegre, criativa, e muito MUITO arteira, caças ao tesouro, fantasmas, doenças imaginárias, (para não ir a escola), primeiro amor, fugas a noite, brigas de rua, não gostar das aulas de catecismo, ou de tomar banho, são muitas das peripécias do menino, até que um dia ele e o seu amigo Huckleberry Finn, presenciam um assassinato..!!! E muita confusão a solta..

Apesar de ser super divertido, com uma narrativa fluida, e escrita fácil, o texto merece uma atenção a mais, o livro de Mark Twain, é considerado um clássico da literatura infantojuvenil, porém entretanto tenha ciência que o livro é um escrito de sua época. O livro é marcado por diálogo racistas, ou pelo fato de Huckleberry fumar cachimbo.

Porém, falando de Huck o autor claramente o usa como o retrato de uma crítica social, o abando, e a negligência infantil, por falta de responsáveis. Os meninos veem Huck como um garoto livre afinal, ele não têm de seguir padrões, ou etiquetas sociais, ou têm qualquer obrigação, afinal o menino não tem que ir a igreja aos domingos, ou a escola, nem tomar banho, ou tenha quem mande nele, mas nós sabemos a verdade.

Huckleberry nunca foi livre, mas sim, está exposto, a pobreza, fome, e abandono, sem educação formal, ou qualquer chance de futuro, porque ele não tem ninguém que faça nada por ele, ou melhor ele tem, a rua, afinal se ele não for educado por um adulto responsável, será por uma dúzia de irresponsáveis. Isso é marcado por não falar direito, usar roupas que não são dele, morar em barris, fumar, passar fome etc..

Outro ponto é como o autor explora os sentimentos dos personagens, sentimentos que por muitas vezes nos adultos ignoramos por achar, bobo, ou menos importante, só porque crianças não pagam contas, não significa que não sintam dor, medo, incerteza, ou angústia.

E claro a conexão da criança com a natureza e a criatividade do imaginário, afinal aqui as crianças saem para brincar, afinal a diversão está fora de casa não no celular (risos), eu sei, que somos urbanos e tal, e que o contexto era outro, mas pense, como não seria se as crianças pudessem apenas brincar, correr, subir em árvores, pescar, sem tantas preocupações ou tantos horários. (Isso não é uma crítica). Porém, que elas pudessem criar mais.

Sem mais, amei, a aventura.
comentários(0)comente



Zoe.Alejandra 28/02/2023

Confesso que no início ele estava até legal, só que começou a ficar chato, sem graça... Eu não gostei muito
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Duda 18/02/2023

Muito divertido, mas cuidado com o livro.
Fiquei encantada com as aventuras e peripécias do Tom. O menino é endiabrado, mas ao final do livro você percebe que ele já ganhou um pouco mais de maturidade! E essa parceria com o Huck é muito bacana de ver também..
O livro me arrancou risadas, me deixou triste, me deixou de olhinhos brilhando e até tensa em algumas situações. Ele proporciona uma série de sentimentos ao longo da leitura. Com certeza voltarei a ele uma outra vez.
Não dei 5 estrelas porque tiveram partes que me causaram incômodo. Apesar de ter sido escrito em outro tempo, de ter uma nota da editora apontando e retificando determinadas passagens, não há como passar por elas sem ficar um pouco chateada de ler aquilo.
E a despeito de ser um infantojuvenil, eu não entregaria ele para meu filho ler sem ele ter maturidade para ignorar essas partes ou sem estabelecer um diálogo com ele sobre isso e deixar ele livre para ele decidir até que ponto ele se sentirá confortável ou não com alguns episódios de preconceito que a obra apresenta.
Enfim, recomendo a leitura, mas que as pessoas se atentem a esse ponto.
comentários(0)comente



MCzinhah 11/02/2023

Achei fofinho, me deu uma vibe meio Meu pé de Laranja Lima. Só que eu acho que o autor não sabia se ele queria ser engraçadado, trágico, fantasioso. Mas foi uma leitura gostosinha.
comentários(0)comente



370 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR