A Definição da Arte

A Definição da Arte Umberto Eco




Resenhas - A Definição da Arte


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Bruno.Povoa 04/03/2024

Perpétua mudança
A arte muda seus padrões com o passar dos anos e de acordo com as eventos das outras ciências (política, sociologia, filosofia, história...), dificultando assim a formação de um conceito que absorva todas as formas de artes existentes.
comentários(0)comente



Paulo Silas 14/11/2023

O que é arte? O que distingue uma obra artística de uma produção sem valor? Quais são os elementos ou fatores que embasam o juízo estético? A interpretação sobre uma manifestação artística e o que ela representa deve partir do artista ou daquele que "consome" a arte? São muitos os questionamentos que estão presentes no campo da arte, repercutindo em diversos debates dos mais variados níveis, o que acaba por alimentar as dúvidas e respostas sobre aquilo que a define. Nessa obra, Umberto Eco aborda algumas e diferentes nuances sobre os apontamentos existentes no campo da definição da arte, dando assim a sua própria contribuição para esse grande e longo debate.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, "estudos históricos e teóricos" são trabalhados pelo autor, onde são abordadas questões como estética, sociologia da arte, historiografia e a própria definição geral da arte, partindo-se de referenciais teóricos próprios que fundamentam as exposições feitas. Na segunda parte, aborda-se "o conceito de forma nas poéticas contemporâneas", trabalhando aqui o autor com o seu conceito de obra aberta, com a questão da música, com o experimentalismo e outros tópicos nesse âmbito. Por fim, na terceira parte são abordados alguns "problemas de método", mais precisamente acerca da pesquisa interdisciplinar, além de o autor expor uma balanço metodológico no campo da arte.

A obra é o resultado de uma reunião de diversos textos de Umberto Eco que foram escritos entre os anos de 1955 e 1963, devendo ser considerado esse período quando da leitura. Não que se trate de uma obra datada. Longe disso, pois é uma leitura bastante atual além de também se tratar de abordagens de base sobre a arte que servem como fundamento para diversos outros trabalhos quando quer que sejam produzidos. A questão do período merece ser levada em conta para situar bem o leitor quando do trato do autor sobre a arte contemporânea - que mudou em algum sentido desde as décadas de 50 e 60 até hoje. Trata-se de um ótimo trabalho que muito contribui para se potencializar as discussões acerca da definição da arte.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR