A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

victorialsva 13/12/2022

muitoo top, tem umas diferenças da série. eu esperei ansiosa pra cada pov do Jon e da Dany, pra mim eles são os mais perfeitos
Ju Souza 15/12/2022minha estante
Li esses livros quando tinha 17 anos, hoje tenho 21 e agora que fui me ligar que é a série ?

victorialsva 18/12/2022minha estante
oh céus kkkkk

Ste 31/07/2020

Indescritível o tanto de emoções que esse livro me trouxe. Ri, chorei, senti raiva, nojo, são 1066 páginas que me surpreenderam em tudo.
O livro começa devagar, muitos detalhes e nomes para lembrar, mas depois que começa a fluir é difícil de largar, já estou ansiosa para começar o próximo.
akio 01/08/2020minha estante
Ótimo resumo do que esse livro traz! Estou no final da leitura e senti tudo isso que você falou.

Marix 05/01/2021

Épicos e poético
A primeira temporada da série é quase totalmente fiel ao livro. Lê-lo é como assistir aos episódios.
Isso acaba explicando o poder do início do seriado ao ter adaptado essas linhas incríveis de maneira impressionante
vicqs 05/01/2021minha estante
Eu to lutando pra conseguir ler esse livro

Natalie Kruschewsky 22/04/2020

Introdução incrível ao mundo de Got
Assisti a série inteira e fiquei muito decepcionada com o final da última temporada. Sendo assim, como não me incomodo muito em ler um livro depois de saber a história (apesar de geralmente preferir começar pelos livros), resolvi dar uma chance para GOT se redimir comigo.

Comecei a leitura do livro 1 das crônicas de gelo e fogo sem muitas expectativas, algumas pessoas tinham falado muito bem dele e outras muito mal, então resolvi ir sem muita sede ao pote. Porém, tive uma surpresa muito agradável quando comecei a leitura e flui tranquilamente por ela.

Conheço a história muito bem (além da série, assisti muitos vídeos e li textos pra entender melhor a história enquanto assistia), por conta disso não tive dificuldade em acompanhar os muitos acontecimentos e personagens e com o fato da história ser contada a partir de vários pontos de vista (talvez isso seja um problema pra quem não conhece a história).

Algo que me fez gostar ainda mais do livro foi o fato de que várias coisas são diferentes da série ou mais aprofundadas. A história principal é a mesma, mas muitas informações foram modificadas ou retiradas e isso traz aquele gostinho de novidade.

No geral, adorei o livro! É uma aventura muito gostosa de ler e fácil de mergulhar e se envolver na história.
Cleuzita 09/05/2020minha estante
Eu também quero muito ler esses livros. O problema é que minha lista de livros por ler tá enorme, o que dificulta saber qual será o próximo.

Bruna Eloy 02/11/2020

O dragão acordou
É óbvio o quão bom escritor o Martin é, a história te prende do começo ao fim, as alterações de perspectivas/narrações, os múltiplos protagonistas e seus arcos repletos de complexidade se encaixam e desempenham papel fundamental para a experiência com o livro.
Ademais, em certos capítulos senti uma exaustão por conta da tão detalhada narrativa, o que não atrapalha a leitura já que logo somos inundados por capítulos que nos fazem imergir e não querer largar até o desenrolar das tramas.
Dos protagonistas, mesmo com ?poucos? caps., Daenerys me tira o fôlego, seu amadurecimento, sua força, sua coragem e é a Mãe dos Dragões, né.
Fdesiderioo 02/11/2020minha estante
Me deu até vontade de começar por conta da sua fala, o meu está encalhado a anos.

Karinny 18/07/2020

Releitura
Comecei a reler este livro quando conheci o podcast Hodor Cavalo, nessa quarentena. Amei a experiência, mas me adiantei um pouco e terminei o livro antes. Mesmo conhecendo a trama, continua sendo difícil parar de ler, quando nos empolgamos na leitura.
akio 01/08/2020minha estante
Ótima resenha! Estou terminando esse primeiro volume e sinto exatamente isso!

Coruja 08/03/2011

O que é um épico? Essa é uma boa pergunta para começarmos os trabalhos do mês. Sem ‘colar’ do dicionário, respondam rápido: o que significa, para vocês, a expressão épico?

Bem, quando penso em épicos, a primeira coisa que me vem à cabeça é Homero. E depois, lutas de espadas. Intrigas. Guerras. Heróis invulneráveis ou diabolicamente astutos. Penso numa beleza que lançou ao mar mil navios; um líder capaz de dominar um exército de fantasmas, uma profecia sobre uma espada na pedra.

À primeira vista, podemos citar uma meia dúzia de livros recentes que possuem várias dessas características... e que estão tão longe de serem verdadeiros épicos quanto a Terra está da nebulosa de Andrômeda.

Porque mais que todo esse rol não taxativo (to lendo código demais...), uma história, para ser épica, tem que ter algo que... algo que nos Inspira. Tem que ser algo Extraordinário... Memorável... Magnífico.

Ao menos, esse é o meu conceito de épico. E ele cai como uma luva em Guerra dos Tronos. Primeiro de uma série planejada de sete, dos quais quatro já foram escritos, ele tem sido vendido como um novo Senhor dos Anéis. Fora os R. R. do sobrenome, contudo, não há como comparar de verdade o estilo de George Martin e Tolkien – é uma comparação não apenas injusta como bastante falsa.

Os livros de Tolkien têm um foco mais ‘nobre’, por assim dizer. Tratam de questões como imortalidade, beleza, fé, liberdade. É uma história de ideais, com um vilão bastante definido que representa a corrupção, a própria essência do Mal. Tanto Morgoth, quanto Sauron e Saruman são ecos de anjos caídos

As Crônicas de Gelo e Fogo, por outro lado, é uma saga sobre a natureza humana, sem maniqueísmos. É uma história sobre mesquinhez, poder, ambição; um festival do que chamamos vulgarmente de ‘cobra engolindo cobra’.

Os capítulos são narrados sob vários pontos de vista, de tal forma que você tem um insight valioso dos pensamentos de cada personagem. Você é capaz de entender suas ações, sejam elas nobres ou não, de explorar possibilidades a todo momento tentando descobrir quem se sentará no Trono de Ferro.

É um livro de fantasia, e uma fantasia extremamente sombria. Esqueça os Outros – ainda que todas as suas aparições nos causem calafrios, a verdadeira força-motriz de A Guerra dos Tronos são seus personagens humanos – demasiadamente humanos...

Tocando num ponto polêmico... preferi ler esse livro em inglês, apesar de haver uma tradução. À época em que ele foi lançado aqui no Brasil, houve uma série de críticas ao fato de que a edição usava a tradução portuguesa como base – a Editora LeYa, é bom lembrar, é de Portugal – apenas ‘adaptando’ algumas construções para conformar nossa realidade.

Cheguei a folhear o volume na livraria. Particularmente, achei uma senhora tradução, embora haja, sim, alguma frase aqui e ali que soe meio estranha aos nossos ouvidos brasileiros. Mas, como de hábito, não sou exatamente uma fã purista – na verdade, eu só vim conhecer George Martin quando anunciaram o lançamento de A Guerra dos Tronos e fiquei babando na capa.

À mesma época, soltaram o primeiro teaser da série da BBC inspirada na obra, cuja estréia está prevista para 17 de abril. Preciso dizer que surtei lindamente quando vi o Boromir?

Com o lançamento da série, imagino que o livro vá ganhar mais visibilidade e talvez a escolha da LeYa de usar a tradução portuguesa acabe por se voltar contra ela. Não faço previsões, até porque, como já disse, só folheei a edição brasileira, mas considerando todo o barulho que andaram fazendo...

Independente, contudo, da língua em que você prefira ler a história, este é um livro que todo fã de fantasia deve ler. Não se intime com o tamanho, a história compensa... e possui algumas das protagonistas femininas mais fortes que já conheci na literatura fantástica.

Minha única ressalva é justo aquele detalhezinho de nada, de sete livros, cada qual um calhamaço bíblico. A Guerra dos Tronos foi publicada em 1996. De lá para cá, foram mais três livros, numa média de um livro a quase quatro anos. Nesse ritmo, o final está previsto para... 2024? Acho que é isso. Martin nasceu em 1948, de modo que ele estará com... 76 anos.

Ah, o risco, o risco... Ok, deixa eu calar a boca antes que digam que estou agourando o homem. E se preparem, afinal...

...o inverno está chegando...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
Ana 18/07/2011minha estante
estou tão curiosa com esses livros! mas ao mesmo tempo ouvi falar TÃO mal da tradução. Você leu em inglês, né? to querendo comprá-lo pro kindle, mas fico meio com pé atrás. O "vocabulário épico" não é muito complicado em inglês?

Tom 18/10/2020

1000 páginas
Apesar de ser um longo e cansativo livro, super vale a pena!
Ps: vamos fingir que a 8ª temporada de GOT nunca existiu e seguimos esperando um final decente nos livros ;)
Ellen256 18/10/2020minha estante
G R R Martin é a única esperança de que essa jornada tenha um final descente

O Velho Jack 12/06/2011

Um Gênio - George R. R. Martin

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R. R. Martin, composta por 4 livros atualmente e mais 3 que estão por vir. Eu não sei nem que palavra usar para descrever esse livro se não uma que rimam com soda. Fato.
O autor nas suas considerações diz que “O diabo está nos detalhes”, e quão diabolicamente bem elaborado foi esse livro, os personagens são cativantes, mas previno ao caro amigo que não se apegue muito tem a um certo personagem, pois ele pode não durar muito, fiquei por varias vezes órfão de protagonista, e vez por outra lamentando meu luto por certos personagens.
Esqueça o velho clichê de bem e mal, todo mundo tem o bem e o mal dentro de si, e o grande prêmio é o Trono de Ferro, fonte de grande cobiça nos Sete Reinos, intrigas, sexo, pilantragens, superação, honra, conspirações, e uma serie de outros atrativos te esperam em A Guerra dos Tronos (Game Of Thones)
Rubinho.Meneses 13/06/2011minha estante
Boa resenha, vou ler também.

Naju 12/06/2020

O livro é excelente para conhecermos a história dos personagens e o mundo em que ele se passa. Esse primeiro livro é um pouco lento, mas não perde em nada a qualidade. Uma narrativa muito boa que te prende desde o início.
Xabriel 12/06/2020minha estante
Verdade, concordo com você.

Dani 08/11/2011

O livro realmente é bem escrito e gostoso de ler. Mas creio que não estou na vibe de Guerra dos Tronos no momento...isso porque demorava dias para sair de um capítulo, o que significa que a leitura para mim está chata (o livro em si não é chato, mas eu estou em um momento de ler algo bem menos complexo)
Há muitos personagens, e a história deles se encontra no meio do caminho, o que faz com que seja necessária uma atenção que no momento não estou conseguindo ter!!! :)
Pretendo voltar a ele com certeza!
Dani 08/11/2011minha estante
Pois é, Camila! Eu tenho vontade de voltar a ler sim, porque é exatamente um tipo de leitura que me atrai muito!!! Não vou desistir dele definitivamente não, mas enquanto isso vou lendo outros que sejam mais leves...rsrsrs
Beijoca e obrigada pelo comment!

Lane 06/01/2012

A guerra dos Tronos é incrível!

George R.R. Martin consegue manter um texto de ótima qualidade, com uma riqueza de detalhes surpreendentes!

Conheci os livros atraves da série da HBO. Primeiramente vi a série e logo depois, me interessei pra ler os livros.
Chego a dizer que, a série foi bem fiel ao livro, aos acontecimentos em si, mas nada chega aos pés, quando lemos o proprio livro e damos de cara com as descrições dos ambientes, sentimentos, pensamentos dos personagens!

A história mantem um ritmo que considero médio, digo, mantem ação no limite e as atitudes dos persongens em alta, em conjunto, ambas fazem jus ao fascínio desta historia...

E, já digo logo, não é uma história para os fracos!!!

"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre!" - é maravilhosa!

O ambiente em que se desenvolve a história, as vezes parece que não se tem magia, mas ela existe sim e quando ela é inserida na trama, é inegável o nosso imaginario com a realidade.

Um cenário medieval nos é apresentado, em um mundo de fantasia chamado Westeros, um continente onde se desenrola a história, e que é dividido por 9 reinos, sendo apenas 7 destes importantes.

As estações, são colocadas no contexto, de forma a somar a fantasia.

Recomendo, sempre a leitura no final das páginas, sobre as famílias, isso realmente faz a diferença na compreensão da trama.
Pessoalmente, tive um nível de dificuldade, com os nomes das familias, seus herdeiros, vassalos, brazões, lemas, cores e etc.

No meio do livro, achei a leitura pouco interessante, eram tantos os nomes inseridos, que esta foi pra mim, a única novidade, no entanto, a narrativa do autor sobre as histórias, o cenários com seus detalhes, é o que me manteve lendo.

Contudo, depois do meio, o livro é cheio de reviravoltas, vários combates, intrigas.... E o destino/desenrolar dos personagens [que são apaixonantes!], é o que dá o gás a leitura, tornando-a bem mais
interessante.

Os personagens , estes, são uma delicia a parte!

Alguns são fantasticos!

Como os capítulos são os que dão nome aos personagens, isso cria no leitor, uma grande expectativa de diferentes visões dos acontecimentos da trama.

Cada um deles, protagonistas e secundarios, crescem e amadurecem do seu jeito.
Alguns eu odiei, outros amei e continuei amando e alguns outros apenas admirei.

Mas são eles que tornam esta história magnífica!

São todos, completamente humanos, e George descreve suas humanidades em cada capítulo, cada qual com seus motivos e valores, defeitos e qualidades.

Patriotas ou não, eles apenas defendem o que acreditam. E , sendo descritos em terceira pessoa, isso, pra mim só favorece para o leitor conhece-los e analisa-los.

"E você faria a mesma coisa se fosse sua família em jogo” - acredito que isto seja, a maior profundidade desta esplendida historia!

As outras relações, como os vassalos, as alianças são criadas para manterem essa essência!

A trama se envereda por 3 linhas principais:

1- As disputas do Lannister pelo trono de ferro, a vingança dos Stark, a ameaça pra além do mar, como o retorno dos Targaryen.

2- O povo, digo, os mortos, que vivem na floresta pra além da muralha

3 - O inverno.

A quantidade de páginas podem assustar inicialmente, mas eu considero uma leitura prazerosa e impressionante, mas já vou logo avisando: o término é inconclusivo, com a necessidade de ler os outros livros depois.

Também adianto: não esperem uma historia divertida, por vezes, ela me deixou com o coração na boca, mesmo tendo assistido a 1 temporada da série na tv, sabendo o final.

E, pra quem afinal de contas, não se assusta com a quantidade de páginas e aprecia a qualidade de texto: SE JOGUEM neste universo medieval!!!

Ja comecei a leitura do 2 livro: A furia dos Reis!

Avaliei com 5 estrelas!
Silvia 30/06/2012minha estante
Incrível? Bota Incrível nisso :-O

Gisele296 08/11/2020

"Ver, ver realmente, é o coração de tudo."
Aproximadamente 8 anos depois de ler ele pela primeira vez, finalmente o reli.
E continuo amando, achei que talvez fosse mudar algum dos personagens que tinham sido meus favoritos na época mas não, continuaram sendo os mesmos favoritos, continuei achando certos personagens "sonsos" haha E acima de tudo .. Die Viserys, diiieee hahahhaa Mal posso esperar pra ler de novo aquele Lannister filho de uma p#@ morrer sufocado. Sim, percebe-se que meus personagens mais odiados continuam sendo os mesmos também.

Eu não lembrava de como o Snow havia lido os Lannister tão bem logo de início e isso foi uma surpresa agradável.
###
Um mundo que já foi habitado por dragões, gigantes, homens das neves, lobos gigantes... Um mundo onde um verão pode durar uma vida inteira, mas o inverno está chegando e trazendo consigo criaturas há muito esquecidas.
Será que a muralha gigante será capaz de conter esta fria e silenciosa ameaça?
###
Um livro cativante que, mesmo depois de você já saber tudo que vai acontecer, ainda assim consegue te prender à leitura, te faz ansiar pelos mínimos detalhes.

Mas lembre-se, nunca se apegue demais a um personagem. ?
Lara 08/11/2020minha estante
Essa série é incrível demais