Garota Replay Tammy Luciano

Resenhas - Garota Replay

Moana Oliveira 23/04/2012

Sabe quando você é adolescente e ler algo adolescente, daí você percebe o quanto a vida nessa idade é intensa demais, louca demais e se engana ao achar que é complicada demais? Pois é, eu não gosto disso. A história da Thizi é exatamente assim.

Traida pelo namorado, separada de seu melhor amigo, longe de seus pais, a vida de Thizi torna-se um grande loucura, literalmente. Disposta a esquecer tudo que aconteceu, ela resolve sair em seu novo carro e acaba indo à balada e, é nesse lugar cheio de luzes, música e pessoas dançantes, que ela encontra a sua “replay”.

Essa cópia é exatamente igual a ela, com uma simples e profunda diferença, a “Replay” é linda, segura e parece feliz. Thizi tenta descobrir como isso é possível, mas é inútil, pois ela não encontra respostas para o que aconteceu. Com o decorrer da narrativa algumas coisas vão se encaixando. Quem ela é? Eu não posso contar. Leia e descubra!

O livro da Tammy é fininho, por isso foi uma leitura rápida. As folhas precisam de ajudar para passar, mas nada que uma mãozinha não resolva. O desenvolvimento da história é interessante e você vai surtar para descobrir quem é a “Replay”. Uma coisa eu garanto, você vai se surpreender.
Markos 27/04/2012minha estante
Iiii, Garota Replay, você e suas coisas, né Môh?
Mas esse livro é mesmo maravilhoso. Parabéns pela resenha e pelo blog, sucesso, mana!

Bjo

Neu 27/04/2012minha estante
arrasando sempre essa Tammy.
A Thizi é bem chatinha, né? Só você mesmo pra fazer um livro desses ficar tão legal, eu não tinha gostado, mas to repensando.

Morgana 28/04/2012minha estante
Não sei como você conseguiu gostar de Garota Replay, achei a narração uma merda, faltava muita coisa, mas parabéns você conquistou o impossível.

Pedro 28/04/2012minha estante
eu gostei muito da sua resenha, a Tammy realmente é uma ótima escritora. eu gosto muito do trabalho dela e já atuei em um peça escrita por ela.
Garota Replay já está na minha estante esperando para ser lido.

Susana Weiss 23/04/2012

Resenha da MInha amiga Tamires
Confesso a vocês que o início do livro não me agradou, Thizi não era o tipo de personagem carismática que conquista o leitor desde as primeiras linhas, mas conforme a história foi evoluindo e tomando um rumo totalmente diferente, o leitor passa a ansiar por saber o que vai acontecer no próximo capítulo e, como o livro não é muito grande, logo vai chegando o fim e com ele um final sensacional, pois eu nunca imaginei qual seria o mistério da Garota Replay, que, é claro, eu não vou contar para vocês.

A autora está de parabéns pelo livro.
A editora está de Parabéns, pois este foi um dos poucos livros que li onde a capa condiz com a descrição dos personagens e do cenário.

Tamires.

Leia mais em: http://ladyweiss.blogspot.com.br/2012/04/resenha-de-garota-replay-por-tamires.html

Eli 22/04/2012

Quem não gostaria de poder encontrar consigo mesmo num período muito complicado da vida e dizer "Calma... Tudo vai dar certo! Vai doer, você vai sofrer, mas quando olhar para trás, vai perceber que tudo não foi em vão". Para mim, seria uma oportunidade de ouro. Isso é o que a Garota Replay representa no livro: alguém que dá umas dicas para si mesma no passado. O livro tem gerado muita polêmica entre os blogueiros. Alguns tem achado a protagonista fútil e vazia. Outros, dizem que a personagem é incompreendida. Polêmicas a parte, chamo atenção para o fato do livro ser destinado a um público jovem, bem jovem (adolescentes, para ser mais precisa). A maioria dos blogueiros que tenho contato, já passou dos vinte e poucos, e foi com um olhar mais maduro que leram o livro. Não vou dizer que ele foi surpreendente, mas posso dizer que ele foi inspirador. Não para mim que já estou na casa do trinta, mas para a galerinha de 14 e 15 anos, ele pode elucidar várias dúvidas. Tammy conseguiu descrever bem as indecisões da juventude, os erros, os acertos, as dúvidas... Não entendi sinceramente as críticas feitas ao livro. Minhas alunas irão amar. O livro foi escrito para elas. Acho que no todo, faltou um pouco de sensibilidade de nossa parte compreender a qual público o livro foi destinado. Se eu fosse uma menina de 14 anos, com certeza teria ficado muito emocionada com esse livro. Como sou uma "jovem" de 30, cabe a mim indicá-lo as minhas alunas, para que elas possam perceber que nem tudo é o fim do mundo, e que uma pode ser a "Replay" da outra. Essa é a grande lição do livro. Mesmo já vivendo algumas dessas experiências, para mim, valeu...

gleicepcouto 22/04/2012

Reflexão jovem para jovens
www.murmuriospessoais.com

*****

Garora Replay (Editora Novo Conceito) é o quarto livro de Tammy Luciano, atriz, jornalista e escritora carioca. É o segundo, porém, voltado ao público jovem. Os outros livros da autora são: Fernanda Vogel na passarela da vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada.

Nesse lançamento, Tammy nos apresenta Thizi, uma jovem de familia abastada, porém ausente, que tá um pouco perdida na vida. Deixou a faculdade de Administração, namora um babaca chamado Tadeu e convive mais com a empregada, do que com os próprios pais, que passam grande parte do tempo viajando pelos quatro cantos do mundo. O único porto seguro de sua vida é seu melhor amigo Tito, um rapaz doce e compreensivo - aquele amigão pra toda hora, sabe?

A vida já confusa de Thizi consegue ficar ainda mais, quando Tadeu sofre um acidente de carro e, de quebra, ela descobre (através de Tito) que ele a traía com toda Barra da Tijuca (bairro do Rio de Janeiro). Aproveitando o carro que ganhou dos pais e querendo espairecer um pouco, Thizi vai a uma boate, e qual a sua surpresa quando ela vê uma menina exatamente igual a ela. Quem seria essa pessoa? Um fantasma? Uma alucinação? Uma irmã gêmea que não conhecia? Com essas dúvidas na cabeça, Thizi começa uma viagem de auto conhecimento e também de sua própria realidade. Aquilo tudo realmente estava acontecendo?

Tenho que confessar que quando o livro saiu, não senti a mínima vontade de lê-lo; e por diversos motivos: parte gráfica (não gostei da ilustração da capa) e sinopse, que não me atraiu. Mas aí, de repente, o livro estava na boca de todo mundo e virou uma controvérsia só: uns amavam, outros odiavam. A maioria que acompanha o blog sabe que adoro ter uma opinião sobre tudo. Então, claro que lá fui eu comprar o livro.

E foi interessante, porque descobri muitas coisas... Uma delas é que tem muito, mas muito, blogueiro que confunde gosto pessoal com resenha opinativa.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Thizi, uma jovem de uma família muito rica, mas que mal vê. Ela compensa essa ausência em sua vida da forma que a maioria faria: se refugiando em relacionamentos que são um fiasco. Não considerei Thizi uma patricinha alienada que só pensa em gastar. Vi uma garota perdida com uma realidade diferente da maioria dos brasileiros e que por ter dinheiro, o usa. Simples assim. Dessa forma, não a odiei.

Claro que também não cai de amores por ela, há uma parte feminista em mim que gritava toda vez que ela falava do Tadeu. Geeeente, mulher é um bicho burro e cego, né? Como ela não via o canalha que o cara era e o fofo que estava do lado esperando atenção? Mas ai novamente olhava pra minha própria vida e pensava 'Ops, também já vacilei assim'.

Essa contradição de sentimento que a personagem gerou, pra mim, é característica de uma personagem bem construída. Ela não é perfeita e é de fácil identificação para(e com) o público (esqueça a questão financeira, vá mais fundo). O mesmo não consigo dizer de Tito, por exemplo, é um garoto fofinho, amigo, gato... Muito perfeito pra ser real. Senti falta de um defeito no menino.

Mesmo narrado em primeira pessoa, a história flui. Às vezes engasga porque Thizi tende a ser repetitiva. Se faz a mesma pergunta milhares de vezes. Isso pode se tornar um pouco cansativo se a pessoa que está lendo não tem em mente que ela mesma faz isso quando se depara com uma situação que foge de seu controle. Eu, particularmente, já perdi noites pensando em uma coisa que me afligia. Isso não acontece com ninguém mais? Será que sou anormal?

Sobre a trama, é interessante e tem que ser encarada mais como uma questão de auto conhecimento da protagonista do que com um grande mistério sobre quem é essa replay. Claro que tem um motivo pra essa cópia de Thizi e é esse o fio condutor do livro, mas há algo mais ali: estamos falando de transformação. E é por isso que a personagem passa, e, consequentemente, muda os relacionamentos ao seu redor.

O final é inesperado até certo ponto, pois tem alguns clichês. Na verdade, não tenho problema algum com clichês. Tenho problema quando são mal escritos - o que não é o caso. O importante é que Tammy não deixa pontas soltas, amarrando a história direitinho. Tá certo que não gostei do último diálogo de Thizi com Tito. Achei bem meloso - a história dos dois já era fofa, não precisava de tanta firula ali.

Mas é aquilo... É um livro pra jovem. Não dá pra fugir de certas coisas: dúvidas características da idade, burradas também, final feliz.

É o que disse um pouco mais acima. Não posso misturar gosto pessoal com resenha opinativa. O livro é bem escrito? É. Tem alguns deslizes? Também. Vai mudar a minha vida? Não; tenho 30 anos. Mas acredito que possa fazer a diferença para uma menina de 15 anos - e este é o público alvo do livro. Ficaria surpresa se uma pessoa da minha idade dissesse que é o livro da vida dela - aí sim teria algo de errado; mas com a pessoa, não com o livro.

Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 144
Preço médio: $25 a $35
Avaliação: A Gleice de 15 anos achou legal.

*****

Vanessa Meiser 21/04/2012

Primeiro livro da Tammy Luciano que tenho a oportunidade de ler apesar de sempre ter tido curiosidade com o trabalho dela. O que me chamou bastante a atenção neste livro foi a narrativa, com poucos diálogos, a história é contada quase que totalmente em primeira pessoa, onde Thizi expõe minuciosamente seus sentimentos e angustias aos leitores.
No começo da trama achei a protagonista um pouco exagerada por pensar que toda a culpa do acidente ter sido dela pelo simples fato de acreditar piamente no seu namorado e não dar ouvidos às pessoas que tentavam abrir seus olhos para o quanto Tadeu era sacana com ela....Ora bolas, ela nem tava presente na tal boate, além de ter sido enganada por Tadeu, era tão vítima quanto Gabiru, o amigo internado entre a vida e a morte....
Tá gente, isto foi lá no início do livro né, quem já leu sabe do que tô falando. Até quase a metade da história eu fui meio que empurrando, querendo que a tal Thizi acordasse pra vida de uma vez e percebesse o amigo fofo que ela sempre teve ao lado e que só faltava gritar que era apaixonado por ela. Tito é daqueles príncipes encantados que tem o seu momento de sapo, que é quando a princesa tá nem aí pra ele, crente de que o menino é quase uma menina e o trata como se fosse a sua melhor amiga!!!!! Típico né?!
O surgimento da tal Garota Replay foi a sensação do livro. Ela não demora a aparecer, bem lá no inicinho já dá o seu ar da graça, mas o leitor não compreende bem o que isto quer dizer, quem é esta menina e qual seu papel na trama, eu por exemplo fui lendo e fazendo minhas avaliações de quem poderia ser esta menina, confesso que não imaginei o óbvio e isto me deixou bastante contente e impressionada com a criatividade da autora. Gostei mesmo da ideia dela, achei original e interessante, sem contar que por trás de tudo isto, no fundo no fundo o livro tem uma bonita mensagem a nos passar. Nunca tinha lido nada igual e gostei da história. É um livro juvenil, mas acredito que pode agradar várias gerações. Um ponto positivo para Garota Replay é que não há apelação nenhuma na história, o livro todo é fofo, meigo e delicado e o mais importante, focado exatamente no que a autora se propôs, o mistério da Garota Replay e principalmente na mensagem que a copia da Thizi tem para ela.

Miloca 21/04/2012

Thizi tem seus vinte anos e está numa fase da vida em que não sabe bem o que quer. Está namorando com Tadeu há um ano, mas todos dizem que ele não presta; largou o curso de Administração e não sabe que carreira escolher; passa dez meses do ano longe de seus pais, que estão sempre viajando pelo mundo, conhecendo lugares novos. As únicas constâncias em sua vida são Nil – a empregada que trabalha para sua família desde que Thizi tinha cinco anos – e Tito – seu melhor amigo.
Ela acaba de descobrir que seu namorado a traia em lugares que os amigos do casal frequentam e ele, para completar, bate o carro e vai parar no hospital em estado grave, arrastando consigo o melhor amigo, Gabiru, em estado gravíssimo. Como se isso não bastasse, Thizi sai para espairecer e dá de cara com uma mulher igual a ela.
A mulher está mais arrumada, bem maquiada e com o cabelo mais bonito, mas essas coisas não mudam o fato de que ela parece uma cópia exata de Thizi. Mas o que significa isso? Por acaso, Thizi tem uma irmã gêmea perdida e nunca sou dessa história? A jovem começa a pensar nas possibilidades e reclama para si mesma que seus pais estão longe para explicar isso.
Para completar essa salada de situações complicadas, Tito está distante. Ele e Tadeu não se dão bem e o rapaz se afasta e não quer muito papo...

Leiam completa em: http://colecionadores-de-historias.blogspot.com.br/2012/04/resenha-49-garota-replay-tammy-luciano.html

Bookaholic Girl 18/04/2012

Garota Replay
Todo mundo tem, ou pelo menos espera ter, aquele dia em que sua vida vai mudar radicalmente, o dia que tudo dá um giro de 360 graus para nada mais voltar a ser como era antes. Claro, todos esperam que isso seja para melhor, mas nada pode garantir isso.
O giro na vida de Thizi chegou sem que ela se desse conta, uma noite querendo desfrutar do carro novo, acabou em uma boate e com quem se encontrou? Consigo mesma! Uma garota exatamente igual a ela, uma gêmea quase, mas em uma versão melhorada, uma garota bonita de cabelos brilhosos e sorriso contagiante, com uma segurança inabalável. O tipo de garota que Thizi queria ser. Além do mais, a possibilidade de ter uma irmã gêmea a animava sem tamanho.
Thizi é filha única, seus pais há alguns anos decidiram que vão aproveitar a vida e conhecer o mundo, deixando-a sozinha em média 10 meses por ano. Sozinha não, Thizi pode contar com Nil, uma empregada que lhe cuida como se fosse sua filha, e com Tito, seu melhor amigo. Mas as coisas com Tito tem estado estranha, ele se afastou e ela namora Tadeu, que já deixou bem claro não gostar dessa sua amizade com Tito.
Um triângulo complicado, certamente. Mas que depois da aparição da Replay de Thizi, finalmente tomou o rumo que tinha que tomar...

Continua... http://www.bookaholicgirls.com/2012/04/garota-replay.html

cotonho72 17/04/2012

Good !
Nesse livro de literatura infanto-juvenil, temos como protagonista principal Thizi, uma jovem de classe média alta, que mora num apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, seus pais viajam muito, e sua única companhia é a empregada da casa, Nil, a qual ela tem uma grande consideração e estima; pois basicamente uma segunda mãe para ela.
Thizi tem um namorado chamado Tadeu, um jovem playboy mulherengo que vive nas baladas, que a trai por diversas vezes, mas Thizi custa acreditar, até o momento que o seu melhor amigo Tito, um jovem atencioso e um verdadeiro cavalheiro que esta sempre ao lado dela nos melhores e piores momentos, tira uma foto do seu namorado provando sua traição, mas o seu namorado e o seu melhor amigo acabam brigando por causa dessa foto e Tadeu acaba machucando o nariz do Tito, logo depois Tadeu sofre um grave acidente de carro.
A vida de Thizi estava totalmente complicada com todos esses acontecimentos e para piorar ainda mais as coisas, Tito o seu melhor amigo acaba afastando-se dela, deixando-a ainda mais desnorteada; pois ele era o seu porto seguro. Numa bela noite, ela resolve sair para esfriar a cabeça, mas o inesperado acontece, ela se depara com uma garota igual a ela, aquilo só poderia ser um sonho, pois com o turbilhão de problemas que já estava enfrentando, não espera de uma hora para outra descobrir que tinha uma irmã gêmea. Entre devaneios e divagações, Thizi busca desesperadamente colocar a sua vida em ordem e ao mesmo tempo obter respostas relacionadas a essa garota que ela acaba denominando como sua replay.
A autora Tammy Luciano, consegue nesse romance, mostrar vários acontecimentos que ocorrem na sociedade atualmente, pois a ausência dos pais na vida dos adolescentes hoje em dia é grande, as incertezas e inseguranças na juventude, a vida sem responsabilidades de jovens abastados e como devemos fazer as nossas escolhas, são alguns pontos que envolvem essa história.

Poly 17/04/2012

Quando peguei o livro para ler achei que seria meio bobinho, mas não é. A história é um pouco estranha, encontrar uma pessoa igual a você mesma na rua e ainda interagir com ela é meio difícil de compreender. Comecei a ler com essa descrença, mas a narrativa da Tammy Luciano é bem gostosa e a leitura é bem divertida.
Gostei da Thizi ser uma garota bem normal, com problemas envolvendo um namorado canalha e pais ausentes. Durante a fase final da adolescencia e início da vida adulta o que eu mais via era isso acontecendo. Vi várias meninas que eu conheço na pele da Thizi.
A história vai seguindo uma linha de narrativa e quando achamos que o livro está prestes a acabar com o esperado final feliz, tem uma grande reviravolta, que me deixou bem aflita e ainda mais ansiosa pelo desfecho da história.
Gostei do fim, é claro, mas alguma coisa no meio disso tudo não conseguiu me convencer. O
livro é bom, dá para se ler em um dia (ou numa sentada), a leitura é agradável, ele conseguiu me surpreender positivamente, mas não me conquistou para ser eleito favorito.
A Novo Conceito também está de parabéns pela capa! Além de ser linda, a imagem da Thizi é exatamente a descrição do livro. Perfeita interação da equipe nesse quesito

PS: vou sortear um kit do livro quando o blog atingir 1000 curtidas no Facebook. Para saber como participar da promoção é só ir lá: http://polypop.net

Monique 17/04/2012

Garota Replay
A narrativa leve e fluída da Tammy dá ritmo aos acontecimentos singulares de Garota Replay. Achei uma idéia realmente original usar uma situação tão inusitada para levar a protagonista a fazer uma avaliação do caminho que vem trilhando e quais escolhas devem ser tomadas para, enfim, ir para o caminho correto.

Creio que usar uma personagem com características e uma vida tão comum foi um grande trunfo. Com exceção dos encontros com a replay, muitos momentos da vida de Thizi poderiam facilmente acontecer com qualquer um de nós. As amizades dela são mais uma afirmação do quanto sua vida é verossímil.

Acho, entretanto, que a replay poderia ser usada mais vezes ao longo da estória e, consequentemente, criar mais situações de conflito com a Thizi. A mudança que seu aparecimento causa na vida da Thizi merecia mais destaque principalmente quando se pensa na explicação que a autora escolhe para o aparecimento da replay.

Gosto da escrita da Tammy e o quando li Sou Toda Errada, meu primeiro livro dela, me surpreendi muito. Estava com grandes expectativas para Garota Replay e acho que para o público a qual se destina, atende perfeitamente.

Alê Lendo 15/04/2012

Simplesmente Surpreendente!
Gosto muito da TAMMY LUCIANO, e estava extremamente ansiosa para conhecer a GAROTA REPLAY, afinal, um livro escrito por ela, seria no mínimo, um texto delicioso de ler. Mas nada do que imaginei poderia ter me preparado para GAROTA REPLAY.

Thizi, nossa narradora, é uma garota comum, assim como eu, você, e tantas outras que conhecemos. É uma pessoa do bem, bonita, tem um grande, e insubstituível, melhor amigo, uma amiga tresloucada, daquelas que apesar de perturbar um bocado, nos adoramos mesmo assim, pais um tanto relapsos, não por falta de amor, mas porque acham que somos suficientemente grandinhos, e portanto, dispensamos grandes cuidados.

Vive um relacionamento de mentira, não os que naufragam por razões inerentes a nossa vontade, mas aqueles que já nasceram, sob nosso total consentimento, fadados ao fracasso, esperando sempre o eminente final do que nunca começou.

Em uma noite de sequentes desastre, Tadeu, seu namorado, beijou outra garota, acertou um soco na cara de seu melhor amigo e dirigiu bêbado causando um terrível acidente. Thizi, que só tomou conhecimento da fatídica noite, na manhã seguinte, através de sua amiga Beta, descobre que Tadeu está no hospital e que Tito, seu melhor amigo, não tem o menor interesse em ver a sua cara. Thizi está sozinha, perdida e pior, na boca da galera.

Certa noite, exaurida de toda a confusão ao redor, e depois de quase um mês de reclusão, Thizi decidi ir a uma boate para relaxar. O que ela não esperava, é que daria de cara com a última pessoa que alguém poderia pensar em encontrar: Ela mesma, ou de agora em diante, A GAROTA REPLAY.

E se esse enredo lhe parece simples, acredite, você não poderia estar mais enganado. Em um texto divertido, muito bem escrito e com sequência de acontecimentos, irretocavelmente, bem entrelaçados, somos convidados a acompanhar Thizi em um tortuoso quebra-cabeça, onde os fatos que desvendaram o retrato final, nenhum de nós poderia imaginar.

Mila F. @delivroemlivro_ 15/04/2012

De reprente replay...
Garota Replay, Tammy Luciano, São Paulo: Novo Conceito, 2012, 144 pág.

Garota Replay é o mais recente lançamento da Tammy Luciano. Tammy é atriz, jornalista e escritora brasileira e vem apresentar seu romance publicado pela Editora Novo Conceito sob o selo Novo Conceito Jovem.
Este livro conta a história de Thizi, uma carioca da Barra da Tijuca de vinte anos que tem sua vida virada de pernas para o ar quando descobre que seu namorado Tadeu a traiu e mais, quando Tito, seu melhor amigo, tira a foto da traição e, por conseguinte, acaba provocando a fúria de Tadeu, que lhe quebra o nariz.

"Por que a gente, tão acostumada a viver uma vida simples, quando algo bombástico acontece e coloca tudo de pernas para o ar, fica se perguntando onde foi parar aquela calmaria?" (p.11)

Só que a noite não termina ai, pois Tadeu enfurecido e embriagado sai no carro com seu amigo Gabiru e os dois sofrem um terrível acidente. Para completar o caos generalizado que se tornou a tão calma vida de Thizi ela sai e dá de cara com uma Replay sua. Quem será essa replay? Fruto de sua imaginação? Sua irmã gêmea?
O livro todo é narrado em primeira pessoa (algo que está muito comum na atualidade) pela personagem principal: Thizi. Às vezes a narração torna-se muito repetitiva, quando “Thizi” repete cento e cinquenta milhões de vezes que a Garota Replay é a sua cópia, que é igual a ela ou quando fica repetindo que Tito é seu melhor amigo o tempo todo.
A ideia da história tinha tudo para ser o máximo, mas não supriu minhas expectativas (pois eu estava completamente louca para ler esse livro), não digo que a história seja ruim, pois não é. Eu gostei do livro, contudo, Thizi não é uma personagem cativante e seu dilema “Quem é a garota Replay?” não chega a ser algo tão curioso.
Apesar de Thizi não agradar muito, Tito rouba a cena, o garoto é praticamente um príncipe encantado! Tadeu é um grosso, nem eu consigo entender como Thizi, uma garota patricinha se envolveu com um grosseiro daqueles.

"Em segundos, comecei a questionar como tínhamos namorado quase 365 dias. Tempo demais de convivência com alguém tão diferente de mim. Talvez a gente brigasse o bastante, mas não o suficiente para terminar. Namorei quem não conhecia e, agora, conhecendo-o, estava arrependida de algum dia acreditar na possibilidade de dar certo." (p.114)

O final do livro é muito louco no sentido de ser imprevisível, acredito que o final inusitado deu um toque bem legal ao livro, porque surpreende muito e tudo se encaixa perfeitamente de forma sintonizada.
Por eu esperar mais do livro e criar muita expectativa não vi todas realizadas, mas friso que isso não quer dizer que o livro seja de todo ruim, acho que um adolescente poderia apreciar bem mais esta história do que um leitor mais proficiente. Repito que achei a ideia muito boa, mais faltou algo no desenvolvimento.
Garota Replay por ser um livro pequeno pode ser lido em poucas horas ou em um dia, a leitura é de fácil compreensão e nos proporciona reflexão sobre alguns questionamentos da vida, mostrando que em alguns momentos a vida pode virar de ponta cabeça e no outro voltar ao eixo.
Um detalhe que merece destaque é a diagramação e o acabamento do livro que são muito bons, a editora realmente arrasou, eu, particularmente, adoro livros cujos nomes são em alto relevo e esse é o caso de Garota Replay. Novo Conceito está de parabéns pelo trabalho estético do livro!
Bem, minha indicação dessa leitura vai especialmente para adolescentes, acredito que eles podem apreciar esta leitura, mas também indico a leitura para todo leitor – ler não tira pedaço de ninguém – e a história é bem agradável, contudo, só aconselho não criarem muitas expectativas.

Camila Márcia

Babi 15/04/2012

Garota Replay - Tammy Luciano | http://tintapink.blogspot.com.br/
Tammy Luciano criou uma história infantil, com uma protagonista adulta. Garota Replay chega a ser revoltante de tão bobo, elitista e clichê.

Garota Replay foi lançado como uma promessa, um YA perfeito e tudo mais, mas não, não achei nada perfeito, bem longe disso. Garota Replay é chato, cansativo até a última página, dá sono, dá raiva, dá vontade de abandonar, dá mais raiva ainda, e continua assim até o final... E que final...Peculiar.

Já havia lido outro livro da autora, Fernanda Vogel na Passarela da Vida, que gostei bastante. Então eu já estava familiarizada com o estilo de escrita da autora que, sem sombra de dúvidas, escreve muito bem, mas esse livro foi uma grande decepção, ainda mais por ter gostado tanto de outro livro dela.

Thizi tem 20 anos, mas age como uma adolescente, só reclama, não tem um objetivo claro de vida, é cega em relação aos homens e se contradiz em relação à quase tudo. Se considera "gente boa", mas eu não vi ela como uma pessoa legal, não, ela não é uma pessoa ruim, é uma menina perdida que em meu ponto de vista foi abandonada pelos pais que viajam pelo mundo, deixando ela morar praticamente sozinha, com uma empregada e uma mesada gorda desde os 15 anos.

Passei o livro inteiro me irritando com a Thizi, por ela ser boba, infantil e totalmente dependente do dinheiro dos pais. Dava vontade de bater nela por passar tanto tempo reparando na roupa da replay dela. Ficava me perguntando porque raios ela não namorava com o Tito já que ele era um cara tão legal, o Tito sim, ele vale o livro inteiro, aí me deparo com o final... O tipo de final que faz você se perguntar "É isso mesmo produção?"

Mesmo não tendo gostado do livro, gostei de uma parte dele: a mensagem, não foi bem transmitida, mas não deixa de ter uma mensagem clara: superação.

Garota Replay tem potencial de agradar o público infanto-juvenil, mesmo contando com uma protagonista adulta o livro está longe de ser adulto.

Enfim, não é um livro pra mim , mas pode ser uma ótima leitura para você.

Leia por sua conta e risco!

>http://tintapink.blogspot.com.br/

@leitoraincomum 14/04/2012

Nostálgico e surpreendente
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Desde que tomei conhecimento do trabalho da Tammy Luciano que tenho vontade de ler um de seus livros. Sou muito grata a Editora Novo Conceito pela oportunidade.
Logo no início percebi que a leitura seria muito mais rápida do que eu previa, são apenas 144 páginas, mas a diagramação e a narrativa são ótimas para que o livro seja devorado em pouquíssimo tempo.
Preciso começar dizendo que é impossível não se identificar com a protagonista Thizi, ela é tudo o que qualquer menina já foi, é ou, pelo menos, pensou ser em algum momento da sua vida. Tem um relacionamento muito surreal com Tadeu e uma amizade perfeita com Tito. Após descobrir, ou melhor, aceitar que seu namorado não vale nada, ela começa a encontrar com a sua replay, o que a leva a refletir sobre tudo que ela viveu até ali e como será o seu futuro.
Esse é o segundo livro nacional do selo Novo Conceito Jovem que é dedicado ao público adolescente e preciso ressaltar, a editora e a autora acertaram em cheio. Com uma narrativa simples, envolvente e com poucos mistérios, mas muita reflexão, Garota Replay conseguiu me fazer voltar aos meus 17/18 anos facilmente. Falo isso porque presenciei situações similares as que estão incluídas no desenrolar da estória e por vários momentos me peguei pensando: já vivi isso.
Thizi é uma menina linda, com pais totalmente fora do comum que estão sempre viajando e vive de forma quase que totalmente independente - seria total senão precisasse do dinheiro dos pais rs - mas está longe de ser uma patricinha fútil que cheguei a pensar antes de começar a ler o livro. Seu namoro com Tadeu está totalmente longe de ter sido por pelo menos um dia, uma relação saudável, mas por algum motivo que mesmo após o término da leitura eu desconheço, sempre se deixou ser enganada pelo cara. Quem não conviveu ou convive com alguma menina assim? Isso se você já não foi ou é assim. E é por isso que eu repito: é impossível não se identificar com a protagonista.
Tito seu melhor amigo, foi um dos que sempre tentaram alertá-la sobre essas situações, mas mesmo com todo carinho que ela nutre por ele, não conseguia se deixar enxergar o óbvio. Ele é um rapaz perfeito, carinhoso, lindo e sensível (pausa para suspirar rs), um rapaz como poucos e que a Thizi nunca o idealizou como namorado, a cada página eu pensava: um fofo desses do lado segurando a mão dela e ela com aquele pretensioso e ogro do Tadeu.
Enfim, vocês podem perceber que o livro aflorou o meu lado adolescente, rs. É uma leitura ótima para adolescentes e adultos, uma leitura excelente para uma tarde em que você queira algo para descontrair e refletir, recomendo muito. Virei fã da Tammy e agora quero outros livros. Porém, senti falta de uma narrativa mais extensa (isso mesmo, lá vem eu com a minha mania de livros enormes rs), queria ter ficado mais tempo presa a essa linda estória que na minha humilde opinião, tinha assunto para 300 páginas tranquilamente, porém nas suas poucas páginas ele cumpriu muito bem o seu papel.