Os Condenados da Terra

Os Condenados da Terra Frantz Fanon

Resenhas - Os Condenados da Terra

Fernanda.Kaschuk 04/04/2024

Uma releitura do colonialismo e seus efeitos
Fanon nos aponta, através do contexto da Guerra da Independência Argelina, como a dialética colonial permeia todos os âmbitos de nossa experiência. Declarar guerra ao colonialismo é perpetuar o próprio direito de existir e resistir.

allenylson.ferreir 09/03/2024

Ler fanon é como deixar alguém mergulhar na sua mente e arrancar todos aqueles velhos pensamentos decadentes que você tinha a respeito de si mesmo e da sua raça. é, também, um aprendizado constante. causa uma mudança no modo que encaramos o mundo ao nosso redor. nos mostra a crueldade com que nossos irmãos foram tratados por aqueles brancos civilizados que mais eram desumanos do que humanos. expõe as contradições do mundo ocidental, europeu e colonizador. deixa-os nus, em sua monstruosidade que imputava a todos nós. mas traz também a esperança de nos vermos livres de toda a dimensão traumática que nós, enquanto nativos das terras colonizadas, fomos submetidos - as consequências da brutalidade do processo de colonização perdura até hoje. enfim, é uma leitura impactante e revolucionária!

Lu_Augusto 21/02/2024

Leiam Fanon!
O autor elabora toda uma trajetória histórica em seu livro. Começa falando da violência colonial e de como os colonizados reagem com a mesma violência, mas são tidos como os errados por usarem a força.
Depois parte para a luta de liberdade nacional, onde empregam essa violência de uma forma organizada em razão da libertação de seu povo.
A seguir, mostra os problemas que um país recém independente tem de enfrentar em seus primeiros anos, mostra que a luta social não para a partir daí.
Por fim, mostra os problemas deixados enraizados pelo colonialismo, usa como exemplo pessoas na Argélia que desenvolveram algum transtorno por conta de anos e anos de violência e desumanização.
Importante leitura para saber como opera um Estado colonial sem amenizar as atrocidades que cometeram.

Tatá 06/02/2024

O exercício da violência como projeto de libertação
O que é a violência? Num primeiro olhar (o olhar refém da lógica simplista ocidental), reduz-se a violência apenas à atrocidade que nessa carga de significados, estereótipos racistas, étnicos e de classe costumam aparecer. Fanon desvela tudo: mostra que a violência é muito mais complexa do que se vê e diz respeito principalmente às ferramentas do colonizador para dominar, controlar, subjugar outros seres humanos. Diz respeito - para além da violência prática dos estupros e de intensos processos de escravização em vários locais do globo -, por exemplo, a artimanhas complexas de utilizar a ciência como ferramenta política para justificar a mais potente repressão para os nativos, numa jogada que viabiliza a inferiorização e o mantenimento da exploração desses povos. Diz respeito à construir uma lógica que é internalizada por povos colonizados num complexo de inferioridade no qual os querem fazer crer que é preciso "gratidão" aos colonizadores por "levarem a civilização". Fanon deixa o legado da "liberdade, igualdade, fraternidade" completamente nu e revela o que existe por trás desse discurso humanista universalizante: o apagamento da autonomia dos povos, o interesse pelo poder e controle de tudo o que puderem. A violência, na real, é colonial: afinal, como dito por Sartre no prefácio, o homem europeu só se fez homem por desumanizar outros povos no processo.
É uma leitura fundamental, para explodir com a nossa cabeça e fazer com que nos tornemos como indivíduos, aquilo que Fanon tanto pediu: faça de mim uma pessoa que sempre questiona.
É preciso questionar essa lógica epistemológica branca europeia e é preciso criar um novo ser humano, se reinventar, algo que seja completamente distinto do que foi posto e para isso, é preciso repensar a violência, enquanto força motriz do processo de humanização, organizando-a para um sentido revolucionário. Leitura fundamental.

Alan.Baraban 27/01/2024

O começo pode ser um pouco truncado, as referências deixando a leitura confusa, mas com o passar dos capítulos o texto se torna mais agradável a leitura, embora exponha temas dos mais pesados.
Uma leitura essencial para todo o sul global.

Duda 17/01/2024

A descolonização é sempre um fenômeno violento
Frantz Fanon examina a desumanização decorrente da opressão colonial, investigando estratégias de resistência e emancipação. Sua crítica contundente ao sistema colonial e a defesa pela autenticidade cultural conferem a este livro uma importância fundamental na compreensão das lutas contra o colonialismo e na busca por uma identidade liberta.

"Vocês, tão liberais, tão humanos, que levam ao preciosismo o amor pela cultura, parecem esquecer que têm colônias e que nelas se mata em vosso nome."

Alexya 13/01/2024

Excelente
Convoca o leitor à revolta. Produz identificação. Gosto mais do que de pele negra, máscaras brancas. Excelente para compreender ás subjetividades que se formam a partir da colonialidade.

wes 09/01/2024

Descolonização do todo
Fanon, em uma de suas principais obras, denuncia veementemente como a colonização estabelece um sistema de dominação que diverge desde às escalas pessoais à escala governamental.

Aqui ele retrata como se forma uma frente de oposição à esse sistema, que faz um rearranjo molecular de todo colonizado. Nasce na violência esse desejo de romper com a colonização e traz consequências adversas à mente e ao corpo. 4/5

Lathara 03/01/2024

A verdade Dói
Existe uma ferida grande aberta pelo colonialismo e pelo racismo, que também por eles está maquiada. Fanon reabre as feridas para que possamos curá-las verdadeiramente. Nós, Os Condenados da Terra estamos adoecidos e aqui ele vai destrinchando como este processo afeta nossa vida, nossos gostos e desejos. Penso muito de um trecho em que Fanon cita como até o lixo dos colonos parece incrível para nós, por esse enaltecimento absurdo que fazemos de suas vidas. Penso em quantas vezes aceitamos migalhas como ricos presentes, que apenas nos perpetuam em nossas posições subalternizadas.

Leila267 16/12/2023

Descolonize sua mente!
Pra mim ler Fanon sempre é um desafio, mas sempre me traz muito aprendizado é um divisor de águas.
Em os Condenados da Terra, Fanon, desmiuça os efeitos do colonialismo na colônia, assim como na vida e na mente do colonizado.
Vemos que é um obra apesar de antiga ainda é bem atual, e podemos até fazer uma analogia com o Brasil e a necessidade da descolonização do pensamento.
A obra é riquíssima!

Lu F. 31/10/2023

?Para a Europa, para nós mesmos e para a humanidade, camaradas, é preciso mudar completamente, desenvolver um pensamento no o, tentar crise um homem novo?

Muito bom. Frantz Fanon tem uma dureza nas palavras e ele não esconde os terrores das lutas revolucionárias e anti-colonialistas. Acho que esse livro tem que ser lido antes de ?Pele Negra, Máscaras Brancas?, pois aqui a leitura é mais linear. Os dois são sensacionais e obrigatórios para todos interessados em descolonizar o seu pensamento político.

Douglas Ferrari 20/10/2023

Continua relevante
A obra de Fanon sobre o processo colonialista do imperialismo e a necessidade da descolonização continua extremamente atual e relevante. Os povos do sul global somente serão livres quando todas as amarras ideológicas forem rompidas do pensamento colonialista.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/09/2023

Os Condenados da Terra é considerada uma das obras nacionalistas sobre colonialismo e fascismo de Fanon que critica o racismo contra a África multiétnica e suas favelas. Se propõe a definir como uma cultura nacional pode emergir entre as nações africanas outrora e, na época de seu lançamento em 1961, ainda colonizadas. Em vez de depender de uma compreensão orientalizada e fetichizada da história pré-colonial, Fanon argumenta que uma cultura nacional deve ser construída sobre a resistência material de um povo contra a dominação colonial. Fanon narra o ensaio referindo-se ao que chama de 'intelectual colonizado'.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559790845

Murilove 19/09/2023

Na obra Os Condenados da Terra (1961), última publicação escrita por Fanon poucos meses antes de sua morte na França, são expostas as violências físicas e psicológicas resultantes do colonialismo com destaque para Argélia. Um problema complexo resultado de séculos de escravidão e exploração que não se restringe somente ao continente Africano.

A luta anticolonialista que segue mais viva que nunca, onde os problemas não se apresentam somente por fatores externos dos colonizadores como também internamente, com fatores complexos.

Leitura clássica e necessária. Como diz um ditado africano ?Se o leão não contar a própria história, o caçador o fará?.