Histórias Íntimas

Resenhas - Histórias Íntimas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

P. H. de Aragão 08/08/2021

Comida Rápida
Literatura fast-food. Como trata de uma história de 500 anos, em muitos momentos só dá uma pincelada, a título de curiosidade. Mas tem uma boa bibliografia, pra quem quiser ir mais fundo.

Nota 6,5/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Axel.Rodrigues 03/08/2021

O passado se repete até na sexualidade
Perfeito pra quem desejar se aprofundar um pouco mais na sexualidade e sua história no Brasil, a autora faz um apanhado muito interessante, nos surpreende com o quanto ainda repetimos hábitos do passado e explica de onde vieram. Com exceção de 3 curtos momentos todo o livro é de leitura fácil e fluída, quando se engaja na leitura não dá vontade de parar até descobrir tudo o que a autora quer te contar, parece uma conversa que só te faz querer saber mais.

FM 07/07/2021

Uma analise das Mentalidades do Brasileiro.
Em Histórias Intimas - Sexualidade e erotismo na história do Brasil. A Historiadora, pesquisadora e professora Mary Del Priore, nos apresenta um olhar sobre a dinâmica da intimidade dos indivíduos que compunham a sociedade Brasileira durante o período colonial, ( sec XVI até o sec XIX), e os códigos, princípios e valores, que por diversas questões, não se alteram na mesma velocidade das mudanças sociais, politicas e econômicas que ocorrem até o início do sec XXI.
Um trabalho que se debruça sobre o cotidiano, dinâmica social e historia das mentalidades... que tem sido a característica que melhor representa os trabalhos da Historiadora Mary Del Priore. Com trabalhos sempre engajados nas questões das relações humanas e menos nas burocracias e engrenagens das intituições públicas e privadas, traz reflexões que destoam do limbo e do senso comun, colaborando, efetivamente, para a construção do conhecimento.

Criadora de conteúdo 21/04/2021

"Histórias Íntimas" Mary Del Priore"
? Livro interessante, polêmico, histórias reais (sem flores), cheio de aprendizado, explicações de onde surgiram paradigmas, desde a colonização até a entrada do séc. XXI.
RESUMINDO: Chocante!!!

A autora aborda sobre todos assuntos sexuais, desde, tabus, falta de conhecimento médico, prostituição, adultérios, paradigmas instituídos desde a época dos jesuítas, censura , doenças sexualmente transmissões,pedofilia, casamentos arranjados, poligamia descarada, entre outros.
Destaca a função primordial das mulheres, de se casar, ser fiel, e procriar, destinada a viver isolada da sociedade, a mesma que começou hipócrita e que ainda vivemos em pura hipocrisia.

Cada capítulo um "choque", apresentando várias atitudes escrotas de homens, famílias, sociedade, médicos e "homens da fé".

O livro tem como objetivo te ensinar, te mostrar o porque ainda vivemos de tal maneira, mulheres submissas, homofobia, direitos distorcidos etc...

Super indico esta leitura, principalmente para quem luta pela igualdade social, igualdade de gênero, respeito às diferenças e etnias. Saber da história te faz refletir, mudar, discutir e se fazer ouvir. ?

Evy 12/04/2021

Histórias Íntimas
Mary Del Priore é uma das minhas escritoras preferidas. Nesse livro ela aborda a história do comportamento íntimo, sexual e até de higiene do brasileiro desde a sua colonização pelos europeus. Demonstra de maneira simples, mas profunda, a evolução do conceito de privado, da intimidade. E como os hábitos diferentes dos europeus e a influência da igreja moldaram o comportamento do nosso povo. Livro para quem gosta de ler sobre fatos e curiosidades históricas. Achei tudo que foi abordado interessante. Super recomendo a leitura.

Edras 10/03/2021

A historiadora mostra de maneira clara e objetiva o desenvolvimento da sexualidade durante o passar dos anos e o passar da história do Brasil. Ela mergulha no Brasil colônia, passa pelo Brasil Imperial e chega ao Brasil democrático dando ênfase a história da sexualidade

rayssagurjao 28/02/2021

Brasil e conservadorismo e liberdade e...
O livro de Mary del Priore, faz um apanhado geral da sexualidade brasileira, apontando desde a época da colônia, até o início do século XXI, questões pertinentes, dentre as quais é possível apreender as contradições dos brasileiros e as linhas conservadoras da sexualidade que são permissivas em alguns momentos e extremamente fechadas em outros.

O livro é de historiografia, porém muito acessível e interessante para entender a atualidade, desde os crimes "amorosos" ou de "honra", até o lugar da mulher e o caminho que ela percorreu até os dias atuais em todos os sentidos.

Sancha 22/09/2020

Mulheres
A sexualidade da mulher ao longo dos séculos sempre foi vista como algo de histeria a ser remediado, abafado e controlado. As "mulheres honestas" jamais poderiam ser sabedoras de tais atos libidinosos, e que apenas os homens deveriam ter conhecimento sobre sexo onde as prostitutas os iniciavam sexualmente. As mulheres tinham com objetivos de vida, casar-se e ter filhos, sem qualquer tipo de prazer, o que ficava restrito apenas para os homens junto as prostitutas.
Agora imagina você nesta situação: * Não ter direito ao conhecimento do próprio corpo.
* O seu papel (mulher) era ser dona de casa, esposa e mãe, seu único objetivo de vida era esse. * Você não teria direito de escolher um marido, era a sua família que escolhia.
*Sair sozinha na rua jamais, teria sempre que estar acompanhada e autorizada por qualquer homem da família (ou com alguma escrava de confiança).*Sexo antes do casamento, nem pensar para as mulheres é lógico, a virgindade da mulher tinha que ser garantida, ela não poderia ter qualquer conhecimento sobre o assunto, já para os homens era garantido o conhecimento e o prazer, mas tudo sem excesso é claro. *As mulheres jamais poderiam questionar os homens, inclusive sobre a infidelidade masculina que era vista como sendo da natureza do homem e muitas das vezes as mulheres até tinham conhecimentos das traições, mas como era submissas não podiam questionar nada. *A igreja era o pilar das famílias tradicionais, onde os dogmas não poderiam ser questionados. *A sexualidade feminina era vigiada, rotulada e por vezes tratada até como doença, já que o prazer era destinado apenas aos homens, as mulheres eram subjulgadas, caladas e submissas diante dos valores da família, da igreja e da sociedade. Se estamos aqui, é pq alguma mulher bateu de frente com o seu tempo.

Locimar 06/09/2020

Soberba, esta obra. Aliás, tudo o que Del Priore escreve vale a pena o tempo da leitura.

Julie 27/08/2020

Histórias da intimidade brasileira
O livro narra, com uma fluidez e referências legítimas de uma pesquisa bem notória, a história da intimidade no Brasil. Sexo, gravidez, nudez, homossexualidade... Enfim, assuntos que até o século passado eram tabus. Reflete muito de nossa história, cultura, e como a liberdade sexual alcançada com os anos moldou quem somos hoje.

O mais incrível é saber que práticas do século XIX ainda estão presentes em alguns círculos atuais. Curioso ou trágico?

Clio0 05/07/2020

Histórias Íntimas faz parte da leva de paradidáticos que enchem as nossas prateleiras... não deixe isso que te afaste. Mary Del Priore é uma historiadora de renome que faz um ótimo trabalho em fazer a História da Sexualidade mais acessível.

O livro foca primariamente na história brasileira, falando não apenas sobre práticas sexuais, mas também sobre erotismo, casamento, relações sociais, política e tudo o mais que engloba esse tema.

O livro também é rico em relatos e ilustrações, apresentando uma rica bibliografia para quem deseja se aprofundar no assunto.

Adiene 26/06/2020

A sexualidade no Brasil
O livro aborda várias minucias presentes sobre a sexualidade. Vai dasde a origem, com a vinda dos portuguese ao brasil que gera a eles um espanto diante da nudez do habitantes, até a atualidade onde a nudez e o sexo são coisas naturais e de muito fácil acesso com as redes sociais. Após esta leitura posso dizer que a cultura sempre esteve tentando suprimir a mulher e isso é horrível. Agradeço por não ter que viver em uma sociedade onde a virgindade e a pureza ou falta de conhecimentos sobre o próprio corpo sejam requisitos para ser "uma mulher de bem". Não podemos aceitar tais comportamentos nos dias atuais.

Juliana.Cantuaria 19/06/2020

Devir histórico sob os lençóis
Neste livro, Mary Del Priori desnuda a sexualidade no Brasil desde o período colonial, alcançando os tempos atuais. É um ponto de vista interessante, pois ao vislumbrar momentos anteriores ao que vivemos conseguimos compreender um pouco mais do porque somos o que somos e fazemos o que fazemos.
Interessante notar que a história da sexualidade é na verdade a história da sexualização do feminino. Desde sempre a questão sexual girou (e até hoje gira) em torno do corpo e dos elementos atribuídos ao que é feminino. De um ponto de vista mais psicanalítico observa-se que o corpo feminino e suas representações vão mudando ao longo do tempo, construindo-se (e desconstruindo-se também) novos conceitos sobre o que é sexualidade, o que é aceitável, o que é desejável e o que é imoral ou repugnante.
Temas como homossexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia, aborto, também são tratados, por fazerem parte do contexto, mas a autora não se aprofunda nessas questões, mantendo uma visão mais geral sobre a sexualidade.

Nat ZB 14/06/2020

Elucidante
Um ótimo livro, que pode ser usado como texto de apoio para entender certos comportamentos e atitudes descritos em romances históricos ou clássicos literários, cujo alguns acontecimentos são estranhas para nós, leitores do século 21. Algum exemplos são: Órfãos do Eldorado (Milton Hatoum), Tieta do Agreste (Jorge Amado), Madame Bovary (Gustave Flaubert), Primo Basílio (Eça de Queiroz) entre outros.

bnolasco 05/06/2020

Histórias íntimas
O livro aborda como um todo a situação de mulher em cada contexto específico ao longo dos anos. O interessante é que utiliza-se de provas do que é falado: trechos foram retirados de fontes primárias para enfatizar que não se trata apenas da visão da escritora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6