Histórias Íntimas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

RLeitora 29/02/2012

Resenha do RLeitora - Histórias Íntimas
Sinopse:

"Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque a concentração de calor na região lombar excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós - geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos -, as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, difícil.

Mas como o proibido aguça mais a vontade, a instituição que mais repreendia os afoitos, ironicamente, acabou se tornando o templo da perdição. Onde as pessoas poderiam se encontrar, trocar risos e galanteios e até ter relações sexuais, sem despertar suspeitas, se não no escurinho... das igrejas?

Casos saborosos como esses são narrados por uma das maiores historiadoras do país, Mary del Priore. Em Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na História do Brasil, ela mostra como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje."

"Mary del Priore sabe como prender nossa atenção. Não conseguimos interromper a leitura, que nos leva aos bastidores da história de nosso país, começando pelo período colonial, passando pelo "hipócrita" século XIX, examinando o século XX e chegando aos nossos dias." - Moacyr Scliar, no Prefácio

Sobre Mary Del Priore:
Ex-professora de História da USP e da PUC/RJ, pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, tem 29 livros de história publicados, sendo o mais recente Uma Breve História do Brasil, escrito com Renato Venancio e lançado pela Planeta em 2010. É vencedora de vários prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala, APCA, Ars Latina, entre outros. Colabora para jornais e revistas, científicos e não científicos, nacionais e estrangeiros. É sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do PEN Club do Brasil. Atualmente, leciona na pós-graduação de história da Universidade Salgado de Oliveira.

Ganhei essa obra do meu namorado, de aniversário - por que quando estava na livraria meus olhos brilharam para ela...
Demorei um pouco para ler - estou muito atrasada nas minhas leituras, eu sei, mas digo que o livro é interessantíssimo. Fala, com embasamento, sobre a vida sexual e familiar do Brasil desde a chegada dos europeus por aqui.
A autora fala sobre traição, casamento, o que era atrativo ou não nos homens e mulheres. Faz tudo isso de forma leve e em alguns momentos chega a ficar divertida a leitura.
Perde um pontinho apenas na diagramação, pois se o leitor quiser se basear pelo índice para procurar determinado assunto, não encontrará - tomara que a bagunça da paginação seja apenas na edição que eu tenho!

Mesmo assim, é uma obra fantástica! Vale a pena ler!

veveeee 29/12/2011

Um ótimo livro, irreverente, real e inteligente. A Mary Del Priore mostra que dá pra estudar História sem aquele jeito monótono. Divertido e prende a atenção para as curiosidades sensuais do passado brasileiro. Recomendo!

ronaldowerneck 28/12/2011

Professoral
A escritora reconhecidamente uma grande historiadora. Aborda objetivamente as relações humanas na história de nosso país. Acredito que por ser objetiva demais, deixou o livro mais "pesado", em alguns momentos deixando a desejar de lê-lo. Mas vale como referência histórica. Se pudesse colocar um pouco mais de juízo de valor, talvez ele seria mais interessante.

Gustavo Magnani 14/11/2011

Muito interessante
A autora utilizou uma abordagem inovadora da história da sexualidade brasileira com forte embasamento científico (muito interessante a bibliografia), a primeira parte que trata da era do Brasil Colônia e Império são imperdíveis. A velha relação entre sexo, pecado e casamento. Entendo que a última parte que fala da "libertação" da mulher e das novas formas de relacionamentos na sociedade poderia ser melhor abordada, com uma visão mais profunda do assunto em épocas de mães solteiras, relações homoafetivas, internet e por aí vai.

joyce pretah 05/11/2011

A respeito do desejo
Neste livro,Mary del priore nos insere na história da sexualidade e do erotismo no Brasil com linguagem fácil e convidativa e nos propõe uma ótima combinação : aprender história e falar de sexo,este tão desejado e cobiçado por todos nós.

Sem Tédio 05/10/2011

Histórias Íntimas, de Mary Del Priore
Em tempos de erotismo aflorado e de corpos à mostra, com a banalização do nu e com o duplo sentido inserido nas músicas e na cultura em geral, é difícil imaginar uma época em que as partes mais sensuais do corpo de uma mulher eram as mãos e os pés (cobertos por luvas e meias); que o banho era artigo de luxo e que “um verniz natural sobre a pele” era o comum e desejado; que as fechaduras eram artigos de luxo e, por isso, o sexo era praticado pelas matas e com o exclusivo fim da procriação. É descortinando a fascinante história da sexualidade e do erotismo no Brasil, do descobrimento aos dias atuais, que Mary Del Priore nos brinda com informações interessantes e divertidas dos hábitos que moldaram a cultura sexual do brasileiro, tornando-nos, por que não, o que somos hoje em seu livro Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo na História do Brasil.

Continua em: http://semtedio.com/historias-intimas-de-mary-del-priore/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6