Alex no País dos Números

Alex no País dos Números Alex Bellos

Resenhas - Alex no País dos Números

Karol Vale 12/09/2011

Quem tem medo de matemática?
Fico impressionada a cada capítulo que termino neste livro. Nunca pensei que saber sobre Pi, logaritmos e coisas afins fosse tão interessante. Alex Bellos tem um talento incrível para escrever sem ser chato ou inacessível, e olhe que estamos falando de matemática, equações, etc. As curiosidades são muito legais, mas de longe as intrigas entre os matemáticos são muito divertidas. Uma ótima leitura para quem, como eu, tem seus atritos com a matemática.
Edi 30/10/2011minha estante
Fico feliz que tenham um escrito desmistificando um pouco a matemática, pois sou professora de matemática e qualquer estímulo ao gosto pela disciplina é benvindo. Estou louca para ler!

Cesar 16/01/2012

De leitura agradável e narrativa leve, este livro apresenta os aspectos curiosos e divertidos da matemática, apresentando-a como um processo cultural, muitas vezes contrário às nossas intuições, o que explica em parte a nossa dificuldade em dominar a matéria, citando, entre outros, a criação dos algarismos arábicos, que não são invenção dos Árabes, A Índia e a sua espantosa compreensão da natureza espiritual dos números e a extremamente valiosa criação do conceito de zero ou vazio, outras formas de calcular, o intrigante número pi e a sua utilidade na computação, a mágica das séries numéricas, a brilhante participação do genial Descartes criando a notação algébrica moderna e a ligação entre a álgebra e a geometria, com as coordenadas cartesianas, a descoberta dos logaritmos e a sua importância na simplificação de cálculos complexos quando ainda não se dispunha de calculadoras e computadores, quebra-cabeças interessantes, colecionadores de sequencias numéricas, a proporção áurea e o número fi na natureza e nos objetos, a probabilidade e os jogos de azar, e, finalmente, o universo Aleph de Cantor.

Rychell 08/11/2020

No país dos números
O segundo livro que li escrito por Alex Bellos, conta sobre o quanto a matemática está presente no nosso dia a dia e nem nos damos conta. O interesse do livro não é a demonstração de teoremas complexos ou equações matemáticas, pelo contrário, busca a simplicidade para mostrar que a matemática não é um monstro. Alguns dos assuntos tratados do livro: criação da contagem, a evolução dos sistemas numéricos, a visão de alguns jogos através da matemática, infinitos e tantos outros.

Marcos5813 06/09/2013

Uma História dos Números
Li e adorei!! Alex Bellos conta a história da matemática, pondo como pano de fundo as diversas relações que ela tem com nosso mundo cotidiano e o representa de uma forma tão exata e previsível que podemos chamar esta arte da abstração humana como a rainha das ciências, ou porque não, a mãe das ciências. Não porque parte de uma experimentação científica que comprava suas teorias abstratas, mas porque é ubíqua. Está em todo lugar e em toda parte.

Alex Bellos, jornalista de carreira, mas com formação em matemática e filosofia, conta de forma extraordinária suas experiencias com a matemática, principalmente das pessoas que conheceu ao longo dessa jornada ao país dos números, como também dos gênios que legaram a humanidade as grandes descobertas e ideias. Passando da Grécia antiga aos dilemas atuais sobre geometria e teoria dos conjuntos.

Explica como apareceu a representação do zero, numa vacuidade espiritual legada pelos hindus.

Fala como os processos de contagem, nas diversas culturas, foram decisivos para o aprendizado e aperfeiçoamento da aritmética. Fala sobre números transcendentais como o Pi, os jogos e as diversas artes envolvendo formas, como o origami.

Faz um passeio pelo mundo do acaso e do caos e com uma boa dose de matemática torna-se mais previsível e pro fim, fala o infinito e que existem infinitos maiores ainda que outros.

Livro fabuloso!!!! que vale a pena ser lido, principalmente pelos amantes da matemática.

Ingrid 29/06/2014

Para (re)aprender a gostar de matemática
O autor fez uma boa seleção de histórias relacionadas com a matemática de modo a não apenas prender o interesse do leitor, mas também de despertar ou alimentar uma sincera paixão pela matemática.

Oscar 13/11/2014

Alex Bellos relata neste livro como o conceito numérico aritmético teve seu desenvolvimento pela humanidade.
Em destaque é a pesquisa do francês Pierre Pica quem estudo os índios de Jacareacanga região de Santarém (Pará). Os índios desta região contam como os índios paraguaios (eu sou um deles): Peteí, Mocoí, Mbojapú, Irundú, Peteí-pô que significa em português: um, dois, três, quatro e muitos. A pergunta é por que eles contam só uma mão cheia? A resposta é necessidade eles não precisam mais que uma mão para numerar.
Coincidência, este livro lí quando estava acampado, coletando Compostos Orgânicos Voláteis na torre ZF2 na região Amazônica com meu colega físico Raoní que mora na região de Santarém, certamente ele se interessou pelo livro.
Livro obrigatório para quem é professor de Matemática.

Letícia 29/07/2016

Recomendo.
Este livro de fato ensina muito sobre matemática. Os primeiros dois capítulos foram os mais cativantes para mim, pois trata de como interagimos com a ideia de quantidades e números. Vários experimentos foram citados e explicados, com comentários feitos pelos próprios pesquisadores entrevistados. Tais experimentos envolvem grupos de crianças e grupos de tribos nativas isoladas de nossa sociedade, como as tribos indígenas amazônicas e as aborígenes da Austrália. A conclusão dos estudiosos a partir dos resultados com as populações amazônicas e as crianças é a de que primeiramente enxergamos os números de maneira logarítmica, ao invés de linear! Essa é uma conclusão totalmente contraintuitiva, porém, a percepção linear de variação dos números está relacionada ao processo de aprendizagem escolar, que altera nossa assimilação numérica.
Outros diversos temas são abordados. Alguns são clichê, como o número de ouro, a obsessão por pi e as inúmeras demonstrações do Teorema de Pitágoras. Outros são surpreendentes, como a tradição japonesa de aprendizado e competição com ábaco e o uso de origami como ferramenta matemática. Na verdade, diversos jogos e materiais como origami, crochê, quadrados mágicos, sudoku, tangram, etc, tornaram-se ferramentas matemáticas poderosas, os quais possibilitaram outra maneira de olhar a geometria - um pouco menos ortodoxa e mais simples que os métodos euclidianos - e a teoria dos números. Outros temas pouco usuais foram abordados, como bases numéricas alternativas (diferente da decimal que usamos, como a dozenal), matemática védica, antigos equipamentos de medição, réguas logarítmicas, probabilidade e jogos, Cantor, Hilbert e infinitos, fundamentos de estatística, geometria de espaço curvo... E ainda tem mais.
A escrita do livro é ótima, os conteúdos fluem muito bem e de modo bem-humorado. De fato, recomendo fortemente como livro de curiosidades matemáticas.

Thiago Phelippe 17/02/2018

Interessante!
Um passeio por muitos caminhos da matemática, perpassa pelo inicio da contagem chegando até os Sudoku.
Como um dos pontos positivos o livro trás diversas entrevistas com incriveis matemáticos.
Com uma visão de alguem que não estudou matemática por profissão o autor traz uma série de informações sobre diversas áreas da matemática.

Jaqueline 11/02/2021

Gostei bastante desse livro. Ele apresenta várias curiosidades interessantes além de fazer uma explanação geral sobre a matemática.

Delair.JAnio 01/10/2021

A Matemática...
Alex Bellos, em "Alex no País dos Números", apresenta a matemática não só a matemática, mas a história por traz das coisas. Começas do princípio do porque contar, da necessidade humana dos números, passamos pelos egípcios, pelos gregos, pi, geometria, sequências... Ele torna de alguma forma a matemática mais interessante, mostra mais que números. Até uma certa forma como a religião lida com ela. Além de ser escrito com uma linguagem mais simples, o que facilita o entendimento, só uma ou outra parte é um tiquinho mais difícil. Mas bem interessante, e muito construtivo. Agora é possível ver a matemática com outros olhos...

Isadora 01/11/2022

Café com leite
Achei interessante e adorei a primeira metade, repleto de curiosidades e tópicos fundamentais para a compreensão da matemática. Após a primeira metade, porém, o livro deixou a desejar um pouco e apenas alguns pontos principais me chamou a atenção.
No geral, um livro de fácil compreensão e com tópicos vistos desde o fundamental até o ensino médio.

muri.sp 18/02/2023

Leitura ímpar
O livro mostra, por meio de seus 12 capítulos (adequadamente numerados de 0 a 11) várias facetas fascinantes da matemática: desde as origens da nossa compreensão de quantidades, o surgimento do nosso vocabulário, de sistemas de numeração e matemática aplicada para probabilidades e estatística, até a matemática moderna e recreativa.
É um texto extremamente abrangente, que não deixa nenhuma investigação pela metade: tudo é exposto com uma dose de clareza acompanhada de um pouco de rigor matemático e, é claro, humor! Tinha várias coisas que eu já conhecia e algumas que eu não sonhava.
É um misto de texto expositivo com narrativa, especialmente quando fala da história da matemática ou das suas visitas a pessoas que usam bastante matemática no que fazem.
Recomendo essa leitura para pessoas com qualquer grau de entendimento de Matemática: o livro é leve e, ao mesmo tempo, consegue explicar conceitos matemáticos bastante avançados em prol do que, em minha opinião, é o objetivo central do livro, que é fortalecer o fascínio pela matemática, seus mistérios e aplicações.