Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Acervo do Leitor 01/02/2018

Carrie, a Estranha de Stephen King | Resenha | Acervo do Leitor
Estranho. Todo mundo de perto é estranho, de longe também. Basta não olhar com atenção ou respeito. Quando pensamos em dinheiro, sempre olhamos para cima, por isso achamos sempre que temos pouco. Quando olhamos “moralmente”, sempre olhamos para baixo, por isso nos achamos grandes coisas. Fisicamente então nem se fala. Essa pequena obra é sobre olhares, estranhezas e julgamentos. Sobre padrões, por vezes infernais, impostos. Aquele que atira a pedra sempre espera acertar o alvo, se contenta com o erro, mas nunca espera o retorno da mesma. Mas as vezes por intervenções divinas, ou demoníacas, ela retorna… e quando acontece, ela é sempre certeira e mortal.

”Jesus me olha da parede,
Rosto frio feito pedra,
E se sou por Ele amada
Como ela sempre diz que sou,
Por que me sinto tão só?”

Carrieta White tem 16 anos. Se já não bastasse todos os conflitos “internos” inerentes da idade, ela não têm paz. Crescendo sob a sombra opressora de uma mãe fanática religiosa ela não consegue se ajustar. Seus modos, suas roupas e seu jeito não se encaixam no padrão imposto em um simples subúrbio branco americano. Alvo constante de julgamentos e “bullying” por suas colegas de classe, ela só queria sossego. Mas na terra onde há contenda entre Deus e o Diabo, não há perdão. A imposição de “pecados” não cometidos e a cobrança de se tornar algo indesejável estão mexendo com sua mente, coração e a alma. Dizem que o homem só muda em seu limite, e Carrie está chegando no seu. Algo obscuro, poderoso e mortal clama em suas veias, deseja ser liberado. Ela só precisa de mais um “empurrão”, mas se ela cair, arrastará à todos para o inferno.

“Aos 16 anos, a marca impalpável da dor já está nitidamente estampada em seus olhos.”

Margaret White vive cercada por “demônios”. Culpar o diabo é mais fácil que culpar a si mesmo pelos erros. O diabo você exorcisa, ou tenta, seus erros demandam uma mudança de caráter e atitude, o que é bem mais difícil. Sua filha Carrieta não devia ter nascido. Fruto de uma relação conturbada com seu falecido marido Ralph, Carrie se torna a personificação de tudo que sempre consumiu sua alma e seus pecados. Margaret via sangue em tudo. O sangue do parto que trouxe o pecado ao mundo, o sangue do desejo que consome a todos como a consumiu no passado, assim como o sangue do Cordeiro de Deus que lava e purifica tirando o mesmo da terra. Sua fé deturpada a cegou, o rubro que cobre seus olhos em breve vai cobrar sua vida. Carrie que sempre fora culpada de tudo está cansada de ser “oferecida em holocausto”. Ela está voltando para cobrar tudo aquilo que lhe foi tirado, e uma mãe ou uma cidade inteira, podem não ser o bastante.

“Usava farrapos do que devia ter sido um vestido de festa, e estava toda ensopada de água do hidratante e coberta de sangue(…) Mas estava rindo. Nunca vi um sorriso daqueles. Parecia uma caveira.”

SENTENÇA

Esta pequena obra é o invólucro embrionário de um monstro. Um monstro literário. A primeira obra publicada do mito do terror Stephen King. Mas as pessoas não costumam olhar a mesma como tal. Sua protagonista Carrie sofre de preconceito assim como esse livro. Raros são os leitores que se aproximam deste livro sem compara-lo com suas obras mais consagradas, posteriores e maduras. Sem contar que sua história é amplamente conhecida, seu começo, meio e fim, o que torna “previsível” seu suspense, logo sua graça desvanece. Uma obra esmagada pelo vulto de seus “irmãos” maiores. Mas não se engane, mesmo jovem, um monstro já pode matar, e poucos são tão mortais como o rei King. Todos os elementos de construção dos personagens, suspense, terror e sua escrita contundentemente envolvente já estão presentes. Ao longo da trama, Carrieta vai desenvolvendo seus poderes, assim como King sua escrita. Um livro curto e certeiro para todos aqueles que querem uma introdução a sua obra, afinal, que maneira melhor de se começar do que pelo princípio de tudo?

site: http://acervodoleitor.com.br/carrie-a-estranha-resenha/

Rodrigo505 16/03/2018

Meu xodó
Até o momento o melhor livro do King, tanto q já o li 3 vezes

Lucas.Costa 23/03/2018

Desde o princípio, King sempre escreveu como King
Eu não esperava gostar muito desse livro, já conhecia o clímax da estória, afinal, a cena do baile é uma das mais icônicas da cultura pop, além de ser uma estória bem curta, talvez mais um conto que um romance! Como é bom estar enganado.

ENREDO

Escrito como um texto documental, apoiado em depoimentos, reportagens, trechos de livros escritos sobre e até mesmo artigos científicos, Carrie apresenta ao mundo o gênio Stephen King. É impressionante como um livro com spoilers de 30 anos não perde a graça, afinal, como é marca do autor, ele mesmo te da spoilers sobre acontecimentos futuros, e a estória se mantém envolvente e empolgante.
O Roteiro é muito simples e traz conceitos que, mesmo depois de 40 anos, são extremamente atuais! A questão do bullying e suas consequências mais árduas é retratado aqui de maneira primorosa...
É impressionante como ao longo da obra vamos nos convencendo que o verdadeiro monstro não é Carrie, mas seus colegas, e as mortes deles se tornam um deleite...kkkk
Soa até psicopata uma frase dessas, mas acontece.

PERSONAGENS

A estória é contada sobre alguns pontos de vista, mostrando que a personagem principal não é a verdadeira estranha, mas alguém privado do mundo por uma mãe neurótica! Dois personagens muito bem construídos e nada genéricos...
Os colegas de Carrie cumprem um papel único de levar a personagem ao clímax, algumas estórias acerca deles são deveras desinteressantes, mas por serem curtas, não atrapalham a experiência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pra quem já leu outras obras do autor, logo se nota que a escrita dele foi evoluindo, mas os pontos centrais de sua genialidade já se mostram: a construção do clímax e dos personagens, os mini spoilers antes de acontecimentos... Uma leitura obrigatória para os fãs de sua escrita...

NoronhaDT 27/03/2018

Carrie White!
Eu nunca havia me perdoado por nunca ter lido esse clássico do mestre. Pela sinopse e pelo filme (e suas dezenas de remakes ao longo dos anos) sempre me pareceu uma história boba. Com a minha decisão de ler a obra do King por completo desde o início, lendo os que nunca li e relendo os muitos que já li (tarefa árdua, talvez lá pros meus 60 anos eu termine), eu tive que começar por esse que foi o primeiro livro publicado por ele. Agora que terminei, considero um dos melhores que já li. A delicadeza e a sensibilidade ao tratar de assuntos tão sérios como a repressão social sofrida por muitos jovens deslocados, o que chamamos hoje de "bullying", perpetuado por crianças e adolescentes negligenciados pelos pais, com péssima educação e pior, consentido por professores, pais, vizinhos. O fanatismo religioso, que reprime mental e fisicamente, potencializa problemas psicológicos e destrói a liberdade individual. E esse é um livro publicado pela primeira vez em 1974. É claro que King como quase sempre utiliza o sobrenatural e o extraordinário para potencializar as questões que ele quer explorar em suas histórias, e por isso sempre digo que ele não é um escritor de terror (apesar de ter histórias de simples e puro terror), mas um cara que escreve sobre seres humanos e usa o terror para potencializar ao máximo os horrores dentro de cada um de nós. Me emocionei, senti pena, fiquei angustiado e revoltado com a história de Carrie White. Uma leitura curta (200 páginas) mas que recomendo a todos.

Pombo Sincero 27/03/2018

Carrie, a estranha
Foi uma das primeiras obras que li de King, devo confessar que pela sinopse parecia promissora, uma garota com poderes que sofre bullying e uma mãe extremamente religiosa.
Devo dizer que em certos momentos eu odiei a mãe de Carietta (Carrie pros mais íntimos), com seu fanatismo doentio, as garotas da escola são típicas bulinadoras.
O livro em seu começo é bem interessante, mas vai perdendo o brilho pela metade e o final é bem desinteressante (broxante, se me permite o linguajar)
É uma das primeiras obras de King, rendeu muitos filmes e um bom começo na sua carreira.
Se você quer começar a ler as obras de King, comece por outro livro. Se você já leu mais obras dele e quer ler essa, leia por sua conta e risco.
Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Annalu 16/04/2018

King sendo King!
Carrie se tornou um dos meus favoritos quando o assunto é King, adoro a escrita do autor, e essa personagem foi muito bem elaborada, sua narração, contada através de fatos, é genial e nos faz entrar de cabeça no universo de Carrie.

Everton 18/04/2018

Pra refletir
O Bullying é um assunto tão em pauta hoje em dia, é impressionante ver o autor tratar disso num livro de 74. A questão é: E se a vítima pudesse se defender dos agressores? E se ela pudesse se defender de uma forma assustadoramente perigosa? Bem... Carrei pode.
Um livro muito bem escrito e saber que é um livro de início de carreira, um rascunho que quase foi pro lixo é realmente incrível.
Sem dúvida nenhuma é muito melhor que o filme. E faz a gente pensar sobre como tratamos as pessoas ao nosso redor.
robertosoares 18/04/2018minha estante
Carrie

Biahhy 04/05/2018

A estranha
Primeiro livro escrito e publicado por Stephen King, é que ganhou uma adaptação cinematográfica das mais conhecidas possíveis por todos.

Nunca assisti o filme todo apenas algumas partes e agora depois de concluir e ler finalmente o livro pretendo assistir. Estou tentando ler todos os livros do King em ordem cronológica e não poderia começar sem esse livro claramente. Eu tinha uma visão um pouco diferente dessa história.

O livro boa parte é narrado pela própria Carrie, mas temos pelo ponto de vista de vários outros personagens, depoimentos sobre tudo que aconteceu,trechos de bate papos, livros e pesquisas sobre Carrie. O que faz com que complementem o contexto geral da história, que gira em torno de Carrie, mas passa a Girar em torno do acontecimento na escola no dia Do baile de Formatura! Uma das histórias mais conhecidas se assim posso dizer e que justamente por que eu não fazia ideia da história que me surpreendi tanto.

Não foi um dos livros que mais amei do King tenho que confessar,e ainda por ser o primeiro livro dele, vemos a diferença na escrita e no desenvolvimento da história. Mas ainda sim é uma boa história, que poderia ter sido narrada aqui de outra maneira mais viável mas gostei, o final apesar de ser bem questionável foi ao mesmo tempo plausível a história.

site: https://emmeioacalmaria.blogspot.com/2018/07/dica-de-livro-carrie-estranha-de.html
Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Biahhy 05/12/2018minha estante
Não tenho esse livro fisico, li em e-book na epoca.

Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Ah sim, entendi obrigada! ?

Biahhy 05/12/2018minha estante
Por nada!

Camila.Dias 01/06/2018

Stephen King é incrível!
Incrível como Stephen King consegue nos transportar pra dentro da história!
Mesmo conhecendo a história, por conta das adaptações para o cinema, vale muito a leitura, já que a experiência de ler os livros do autor é única.

@injoyce_ 02/06/2018

Carrie, a Estranha
A história se passa como se a história fosse contada pelas publicações de revistas sobre o caso que abalou toda uma cidadezinha.
Carrie pensou no ocorrido acontecido na escola e no baile, que para ela, tem a mesma intenção e propósito (em relação a menstruação) rirem dela. O ódio foi tão avassalador que ela riu.
Claro que também senti ódio daquelas pessoas, estava lá em tempo real, eu me senti tão péssima e tão vingativa no final. Me senti viva, quando ela queimou toda a cidade, acho que na minha opinião faria o mesmo em relação a toda a cidade, e quanto a mãe, acho que já a teria matado desde o começo. Realmente não é coisa que se fale, mais ter uma mãe daquela realmente nem precisaria ir para o inferno, por que ela já vivia nele, coitada.
O livro mesmo sendo de terror ensina muito, se eu fosse professora, mesmo que fosse contra as regras, passaria esse livro para meus alunos lerem, pois o bullying apesar de estar em todo lugar, o foco principal são nas escolas. Tenho certeza que ensinariam e se não ensinassem com certeza ficariam com medo e ficando com medo, pensariam duas vezes antes de falar ou fazer alguma coisa.
Esse foi um dos motivos de adorar o filme e ser o primeiro livro que desejei de Stephen King, pois desde os 8 anos eu assisto esse filme e adoro demais, me ensinou muito.

Cláudio Dantas 16/06/2018

Esse autor nasceu fod@
É impressionamento como o estilo de escrita do Stephen King já é em seu romance de estréia muito característica. Confesso que não esperava todo esse domínio das palavras em seu romance de estréia, como ele já havia demonstrado nos outros livros que já li. O desenvolvimento de personagens secundários com papéis minúsculos já estava presente. A estratégia de contar “mini-spoilers” de sua própria história afim de alavancar o sentimento de angústia e expectativa também.

Ele poderia ter escrito esse livro da forma mais tradicional possível, mas utilizando trechos de livros, artigos de jornais e depoimentos foi o verdadeiro diferencial dessa história. Claro, além de sua escrita tradicional.

Apesar de ser uma história bem conhecida, o suspense é tão bem construído que não deixa de ser sufocante mesmo você sabendo como vai acabar.

O que me faz amar mais ainda esse livro é que eu tenho para mim que se ele tivesse sido pensada por qualquer outro autor que não o King, ele não teria tido tamanho impacto na cultura pop.

Mari 25/06/2018

Sem dúvida um dos livros mais marcantes do King, mostrando não uma carrie má, mas uma garota doce que infelizmente era oprimida tando na escola quanto em casa, além de citar o bullying, também nos mostra quanto uma pessoa pode ser obcecada por uma crença...

Nanna 12/07/2018

Carrie
O livro mescla vários tipos diferentes de texto, como a apuração de um caso real. Nós temos a perspectiva de algumas personagens, trechos de livros acadêmicos, transcrições de interrogatório… Mas as coisas são bem encaixadas e funcionam direitinho. A pessoa que escreve o livro – que parece ser um investigador – fala consco do futuro, onde os acontecimentos narrados já passaram. Ele não menciona qual é o ” grande motivo da investigação”, mas as pistas que ele dá – somadas às pelo menos 3 adaptações cinematográficas – meio que matam o suspense. Mas eu imagino que esse negócio quando foi lançado em 1974 deve ter deixado as pessoas chocadíssimas.
Pra ver o resto da crítica é só clicar no link!

site: https://universosparticulares.com.br/2018/07/11/carrie-a-estranha-livro-resenha/

Marcos Vinicius 20/07/2018

Detalhado e monstruoso
Carrieta White é habitante de uma pacata cidade americana, mora na companhia da mãe em um bangalô num recanto da cidade e frequenta o 3° ano do ensino médio na única escola da cidade. Desde a infância, a garota apresentou sinais que a diferiam das outras crianças da mesma idade: sofria de um transtorno raro de telecinésia. A família, por sua vez, era muito peculiar: fanáticos religiosos que acreditavam fielmente no pecado eminente e céticos a respeito de quase tudo. Carrie então se desenvolveu como mulher e em toda a sua vida escolar passou por bullying por conta de seu estranho jeito de ser. No entanto, após um ápice de provocações, vinga-se de todos na sangrenta noite de formatura.