Carrie, A Estranha

Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

mug 01/10/2019

Estréia genial
Como pode alguém começar na carreira desse modo? Livro maravilhoso, bem escrito p kct, história que prende, um dos últimos livros que me deu mais prazer de ler. E quando acaba, fica uma sensação de vazio, parece que aquilo de fato aconteceu!!!
Pobre Carrie, uma menina infeliz e amedrontada, nascida de pais cristãos fanáticos, com uma mãe má!... Ela é perseguida na escola e tida como esquisita, até que ocorre o Baile da Primavera, quando acontece o momento chave da história e Carrie mostra do que ela é capaz.

Marina 02/10/2019

Carrie, a estranha
Primeiro contato com o King e amei. Foi um ótimo primeiro contato e começo de carreira pra ele, sinceramente. Sei que dei 3,5 mas acho que é mais porque considero 5 estrelas os livros que me cativam e eu favorito.

A escrita do King é maravilhosa, mas acho que isso é relativo. Gosto do jeito dele ser detalhista, tem gente que se irrita. Única coisa que eu não gostei foi o fato das reportagens no meio do texto meio que sem divisão, apesar de ter um título, eu gosto quando é mais claro que vai mudar o texto.

A Carrie, eu me apeguei demais nela e cada vez que ela sofria alguma coisa, eu ficava tristinha e queria ir falar com ela. A hora do baile eu só queria dar um abraço na coitada.

Mas enfim, já quero ler os outros do King.

Guilherme.Ribeiro 22/10/2019

Tenso e assustador
"Carrie, a estranha" é uma obra extremamente interessante e narrada de forma inteligente, de tal forma que até mesmo surpreende por ter sido a primeira obra do autor, porém o modo como King escolheu intercalar as reportagens no enredo acabou por me fazer tirá-lo uma estrela, porém nada que tire qualquer mérito dessa obra, que, por tratar de algo tão real como o bullying, torna-se assustadoramente possível de algo assim ocorrer, talvez não com telecinésia, é claro, mas alguns horrores acabam acontecendo no mundo real.

@vcdisselivros 23/10/2019

Uma reflexão sobre bullyng e fanatismo
Originalmente um romance, Carrie a Estranha surgiu de uma necessidade do autor, Stephen King, fazer dinheiro rápido. Ele, que precisava pagar o aluguel e as compras do mês, descartou o conto ainda nas primeiras páginas, pois se preocupa estar escrevendo algo pouco vendável.

A esposa de King, conhecida carinhosamente por ele como Tabby, encontrou os rascunhos ainda no lixo do escritório, leu e sugeriu que o marido fosse em frente. Inspirado por duas conhecidas do tempo de escola, Tina White e Sandra Irving, Stephen King escreveu uma reflexão sobre bullyng e fanatismo, tendo como base o sofrimento das alunas que ele reconhecia como “bode expiatório” da turma.

Publicado pela primeira vez em 1974, Carrie é uma adolescente acima do peso, cheia de espinhas, com cabelo opaco, que sofre diariamente violência física e verbal da mãe, fanática religiosa, bem como das garotas populares da escola.

No entanto, diferente das outras, Carrie tem uma habilidade especial, um poder telecinético que permite a ela machucar pessoas e mover objetos com a força do pensamento. Após mais um evento desagradável no vestiário do colégio, em uma cena que causa desconforto ao leitor, vemos o clima de tensão ser criado no que pode ser visto como o início da vingança da adolescente.

Sentindo-se culpada pelas atitudes que teve com Carrie, Sue Snell induz o namorado a convidar a jovem estranha para o baile de formatura. Tudo corre bem, a noite está perfeita e Carrie acredita estar vivendo um sonho, todavia, Chris Hargensen não está contente de ser proibida de ir ao baile e arma um trote na já saturada garota.

A experiência King

Com depoimentos, estudos sobre a telecinese e matérias publicadas, Stephen King deixa claro que algo de muito ruim irá acontecer na história. Para evidenciar a gravidade, o autor inclusive antecipa a morte de alguns personagens, mostrando que Carrie em algum momento irá revidar a opressão sofrida ao longo de tantos anos.

Team Carrie

Com isso, ele estabelece um clima de tensão, aumentando no leitor o desejo de descobrir o quanto antes o que irá acontecer, como será a reação de Carrie. Desse modo, o autor faz com que apesar dos pesares, nós fiquemos do lado da garota, na torcida contra todos que em algum momento fizeram mal a ela.

Ainda atual

Apesar de antigo, Carrie a Estranha aborda um tema recorrente e ainda atual na vida de muitos, o bullyng! Não bastasse todo o sofrimento, ainda presenciamos quão longe pode chegar o fanatismo de uma pessoa perante a religião. Ler a obra causa incômodo, na medida que nos desperta para a realidade. Como Stephen King diz, o poder de Carrie retrata “o que poderia ter acontecido se o mundo fosse tão justo quanto cruel”.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br

Daniel 23/10/2019

Mais que razoável!
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2019/10/carrie-de-stephen-king-resenha-113.html

May 24/10/2019

SANGUE DE PORCO
Carrie White é uma menina fora dos padrões de beleza da sociedade, com uma mãe tão religiosa que beira a loucura. Carrie é frequentemente hostilizada pelos colegas de escola, mas ela não é uma adolescente comum, e um acontecimento vai fazer ela perder o controle.

"Vocês sabem, ela foi esquecida, transformaram-na numa espécie de símbolo e esqueceram que ela era um ser humano tão real quanto você que está lendo estas linhas, com esperanças e sonhos e todo aquele blá, blá, blá."

Uma narrativa em terceira pessoa diferente, dividida em três partes, que mostra a perspectiva da protagonista, e também das vítimas, dos moradores da cidade. E é intercalado com páginas de livros, estudos, reportagens, que contém sobre o que aconteceu no baile. Isso faz com que a experiência seja completa, e deixa nossos sentimentos à flor da pele.

"Não seria exato dizer agora que Chamberlain nunca mais será a mesma. Seria mais correto dizer que Chamberlain nunca mais será nada."

Essa foi minha primeira experiência com King, muitos dos meus colegas esperaram ansiosamente essa resenha. E devo dizer que me surpreendi muito nessa primeira obra. Já havia visto o filme, mas o livro traz uma sensação mais real, e os sentimentos durante a leitura são muitos.

O sentimento de tristeza por ver uma adolescente ser tão hostilizada, humilhada, por pessoas que deviam tratá-la como igual. Mas conforme tudo vai acontecendo, no final fica o questionamento de até em que ponto o ódio dela é justificável.

Talita 30/10/2019

Uma História real com um toque sobrenatural
Em Carrie, a Estranha encontramos uma adolescente de 16 anos, abalada emocionalmente e com um poder paranormal.
Carrie resume-se em : Bullying e suas consequências destrutivas.
Mãe autoritária,abusiva,"religiosa" e totalmente louca.
Padrões de beleza e comportamentos que a sociedade quer impor a contragosto.

Uma leitura rápida, que me ajudou a desacelerar e sair um pouco da ressaca causada por ler mesmices.
Porém, não se engane, Carrie não é a vilã.
vale a leitura.

Jaine.Rosa 01/11/2019

Adorável Carrie, que a deixaram estranha!
É... só quem lê King entende como é complicado vê um livro assim de poucas páginas, parecem mais um conto, hehe!
Como sempre na medida certa mesmo em poucas páginas o autor mostra o mundo que cercava Carrie e que aterrorizou. O quão tóxica era sua mãe, o quão fanática e religiosa era e atormentava sempre sua filha, que fazia de tudo para lhe agradar. Seus próprios colegas também,enfim...
Os detalhes, o cuidado ao trabalhar cada personagem... O autor sempre consegue nos prender, principalmente na parte do depoimento na delegacia.
Quem não conhece ainda o autor indico a que comece por um livro pequeno como este.
Eu fiquei apaixonada por Carrie, podem me julgar , tudo bem.
É um livro Ok.

Larissa.Melo 18/11/2019

Leitura rápida
Em Carrie, a estranha, dá pra notar que o livro não é sobre a Carrie em si, como eu achava, mas sobre a Carrie depois de uma mãe absurdamente fanática com religiosidade. Uma mãe que quer matar a filha em nome da religião, não dá pra esperar nada mais nada menos que Carrie e sua telecinesia. É uma leitura rápida, King realmente estava no início de sua carreira pq comparando com os livros atuais é uma escrita totalmente diferente. Vale a pena ler e conhecer um pouco desse poder, e até onde o fanatismo é capaz de levar o ser humano.

Alessandro.Aguilera 23/11/2019

Esse é o 1º livro de Stephen King, onde ele nos apresenta a Carietta White, conhecida como Carrie, uma adolescente solitária de Chamberlain, no Maine. Carrie é uma menina doce e ingênua que através de uma criação rígida e de um fanatismo religioso imposto pela mãe, Margarete Whtie, ela vem sofrendo constantemente bullying por parte dos colegas de escola. Mas Carrie não é uma adolescente comum, ela possui o dom da telecinese (mover objetos com a mente). Aos poucos ela vai aprendendo a controlar esses poderes e ao mesmo tempo sendo ridicularizada pelas colegas de escola e sofrendo as pressões do fanatismo religioso da mãe. King vai desenvolvendo a história para um caminho sem volta, onde Carrie vai promover um banho de sangue de toda a escola. Um excelente livro que tem todos os ingredientes para uma boa história de terror: fanatismo religioso, bullying, poderes psíquicos em uma trama muito bem amarrada e com personagens muito bem complexos e construídos pelo mestre do Terror. A Narrativa de King é simples e envolvente e desde o começo do livro já sabemos como vai terminar e não como exatamente o desenrolar dos acontecimentos até o clímax final.

"Fiquei assustado... tanto com o mundo juvenil feminino que eu teria de habitar (era um mundo do qual eu pouco sabia) quanto com o nível de crueldade que eu teria de descrever. Também me assustava revisitar o que eu não tivera cabeça nem coragem para conter."

Laura Regina - @IndicaLaura 27/11/2019

um Livro sobre a crueldade da sociedade

Carrie White é uma adolescente conhecida pelos comportamentos estranhos de sua mãe religiosa. Mas ela só quer aproveitar seu baile de formatura.

Primeiríssimo livro de Stephen King. Só foi publicado porque sua esposa Tabitha insistiu em enviá-lo para uma editora - deu tão certo que o autor já publicou mais de 60 livros! 😱

Neste aqui já percebemos as características da sua escrita, como a mistura de suspense e terror, os toques de sobrenatural, a violência da sociedade, a crueldade do ser humano, as relações conflituosas. Além disso, Carrie trás dores relacionadas ao bullying que sofre na escola e à rigidez da criação da sua mãe.

King, pra mim, é um excelente autor em mostrar camadas nos personagens, de colocar o leitor naquelas situações e de por tensão em todos os acontecimentos. Foi meu quinto livro de King, e me deixou ainda mais apaixonada.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Luan 03/12/2019

Bom, mas nem de longe entre os melhores do King
Um dos primeiros romances de Stephen King, Carrie a Estranha é um daqueles poucos livros que entregam muito pouco perto do potencial que a história tem a oferecer. Pela fama mundial, principalmente por conta do filme adaptado para o cinema, eu esperava um pouco mais da história. Mas isso não é, necessariamente, culpa do escritor. Por ser simplesmente um problema do leitor, que espera por algo diferente.

Nesta história, Stephen King conta a história da jovem Carrie White, uma menina “desconjuntada”. Diferente dos demais, ela se sente deslocada de todos. É alvo de piadas e excluída. Filha de uma mãe fervorosamente religiosa, ela é obrigada a viver diferente dos outros, reclusa. Mas o principal diferencial da protagonista é que ela porta consigo poderes psíquicos que, quando acionados, poderão causar destruição de níveis inimagináveis.

Hoje já nem tanto, mas quando foi concebido, lá na década de 70, Carrie foi uma trama muito original. Uma história diferente e ousada que só poderia ter nascido da mente de King. O livro toca em assuntos muito atuais, mesmo naquela época. Não me refiro à trama psíquica, mas sim à religião inserida na obra e também ao bullying, que é um dos principais ingredientes do livro e move praticamente toda a história. Mas se fosse escrita hoje, certamente precisaria ser uma obra mais profunda do que foi.

O livro é quase um conto. Muito objetivo e com poucas páginas, a trama que o autor criou é bem certeira e king não dá muitas voltas para contar, ou seja, não se aprofunda. Ele apresenta alguns poucos personagens, que mesmo uma história curta não deixam a desejar. Além de Carrie, destaque para a mãe problemática, para a colega Susan Snell, o namorado dela Tommy, e a jovem vilã que movimenta a história, Chris Hargensen.

O livro começa bastante lento, mesmo sendo curto. A construção desta trama é feita bem aos poucos, do jeito que o autor costuma fazer. Mas quando a parte com ação inicia, que é da metade para o fim, o ritmo fica mais rápido. Foi aí que a obra começou a me agradar como leitor em relação ao que eu estava esperando. E é justamente este o principal problema. O livro não é ruim. Mas a premissa criada por King dá uma possibilidade para uma história muito mais, de muito mais páginas, de muitos mais detalhes. Talvez se ele o escrevesse hoje, teria avançado um pouco mais e entregue uma obra ainda mais profunda e épica.

De forma geral, o livro é bom e merece todo o reconhecimento que teve. É uma das assinaturas de King, daqueles livros que são o destaque do portfólio. E para um autor iniciante, não foi apenas bom, como ousou muito numa época muito diferente da atual. Com temas importantes, King mostrou que desde seu início era um autor diferenciado e que teria futuro ao escrever seus livros, sem entregar uma obra pobre de mensagem por traz de suas tramas de entretenimento.

meuslivros.meumundo 17/12/2019

Minha primeira experiência com Stephen King
Tem resenha no meu Instagram, segue link abaixo, e assim que possível transfiro pra cá. Bjsssss

site: https://www.instagram.com/p/BP-u2VclZdq/?igshid=1wnksdnnbfihy

Senhor Wayne 06/01/2020

Um clássico do terror....
que foi muito bem escrito e envelheceu bem. Tanto pq hoje temos difundidas várias seitas religiosas que pregam o fanatismo freio para suas más tendências numa tentativa vã de agradar a Deus quanto num momento que o Bullying é brutal e leva muitos jovens à morte ou a matar, como visto em inúmeras escolas e cinemas pelo mundo. Carrie é um ser que peitaria Jean Grey, pena que a escola Xavier não existia ainda, senão ela poderia ser aluna do mestre Xavier. A magnitude e o poder que ela exerce sobre a cidade e a maneira como isso é nos mostrado brilha a cada página.... O livro deixa claro nas primeiras páginas e na sinopse que haverá uma mega tragédia. E a forma como ela se desenrola e como é narrada beira algo épico.