Login
Livros | Autores | Editoras | Grupos | Trocas | Cortesias

Macunaíma

O herói sem nenhum caráter

Mario de Andrade
Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Helena 19/08/2014

Macunaíma- um herói de caráter brasileiro
Bom, é sempre complicado tecer qualquer tipo de crítica a um clássico, mas devo admitir que a leitura não foi das mais agradáveis, embora eu reconheça o valor histórico que a obra teve naquele período. Acostumada à leituras lineares e dentro da norma culta, quando me deparei com a escrita de Mário de Andrade fiquei muito confusa (parágrafos imensos com pouquíssimas vírgulas)e tive que reler várias passagens para poder continuar a leitura da obra. Acredito que este livro seja daqueles que é preciso ler mais de uma vez para que seja -mais que entendido- compreendido.E não tem como fazer a leitura sem antes se inteirar do momento histórico e cultural que circundava a obra, o movimento Modernista. Ademais, a obra é salva pelos toques de ironia e sátira que estão na pessoa do Macunaíma, indivíduo preguiçoso e safado que só quer saber de "brincar". Muitos o consideram a imagem do povo brasileiro, eu concordo em parte.

Fabiana 03/08/2014

Uma música-apanhado sobre o herói Macunaíma

Bella 24/06/2014

Totalmente nacional!
Não vou mentir, li o livro porque era para trabalho de escola. O livro é chato no começo, tem umas palavras que só mesmo quem escreveu para entender. Mas, depois que você pega o ritmo da historia, ele vai se encaixando e você vai entendendo, depois do meio do livro comecei a gostar e tive que voltar para entender melhor a historia.Ele é completamente brasileiro, e tem umas coisas muito FICTÍCIAS. Mas, gostei bastante de ler e recomendo, somente para quem quer entrar em um mundo totalmente fora do ritmo da realidade.

Bjus, Bella.
Bella 16/10/2014minha estante
É isso ai Naty. Para um bom leitor meia explicação basta, eu não preciso ficar explicando coisas da nacionalidade porque tem tudo no Google. E Mary, sei muito bem da literatura brasileira e de cultura também.
Não preciso dos seus comentários nada cultos.Okay? Bjus.

Nath 15/10/2014minha estante
Mary, você que estudou tanto assim o movimento modernista devia entender que, quando Bella diz que o livro é totalmente nacional, está mais que correta e que existem muitos livros de escritores brasileiros da mesma época de Mario de Andrade e até antes que tinham aspectos muito estrangeiros, transformando as histórias que se passavam no brasil em cópias de romances franceses e portugueses. O modernismo negava a influência estrangeira, por isso o livro é completamente voltado para os costumes e a natureza brasileira. Mesmo dentro do movimento modernista haviam autores que se inspiravam em obras estrangeiras, como Oswald de Andrade. O argumento da Bella é que, dentre tantos livros nacionais com influências estrangeiras, este se destaca especificamente por ser 100% brasileiro. Seu comentário é típico de gente pseudo cult que acha que sabe mais que todo mundo e querendo desmerecer a opinião alheia. Ninguém é obrigado a saber tudo sobre literatura brasileira.

Mary 15/10/2014minha estante
Mário de Andrade morreu em 1945. Paulo Coelho é contemporâneo. Lembrando que o Paulo é mundialmente conhecido e os livros dele são traduzidos em vários idiomas.
Eu sei muito bem que existem escritores brasileiros que escrevem sobre outros países.
Mário de Andrade foi um escritor modernista, e o movimento modernista tinha como FOCO elementos da cultura brasileira.
Você deveria estudar melhor literatura antes de escrever isso, ok?

Bella 15/10/2014minha estante
Mary, há livros de escritores brasileiros que escrevem sobre países de fora ex: Paulo Coelho.
Você deveria ter informado melhor sobre isso antes de escrever isso. Okay? Bjus.

Mary 15/10/2014minha estante
"Totalmente nacional", "completamente brasileiro". Oi?
É um livro escrito por Mário de Andrade, que foi um escritor brasileiro. Não é de se espantar que ele escreva um livro que retrate o Brasil...

Rubio 13/06/2014

O livro que me ingressou no mundo litérário
Macunaíma é um livro divertido, empolgante bem desenvolvido e um clássico da literatura brasileira , li esse livro em 2009 na biblioteca da escola no ensino médio , peguei sem comprometimento , vi o autor conhecido Mario de Andrade e resolvi ler, me agradou de primeira , o humor bem elaborado, a narrativa com suas palavras indígenas, um marco no movimento literário brasileiro , que consolidou o autor num dos melhores escritores do mundo.
Recomendo esse livro , pra ler com calma e interesse se pudesse dava 10 pontos pra esse livro , muito bom!

Viviane 03/04/2014

Ruim demais - só quem faz Letras pra ler um livro ruim desse jeito. Não dá, muito confuso, a história não é linear e você chega no meio do livro sem entender bulufas do que está acontecendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Publicidade

logo skoob beta
"Diferentemente das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido."

Estadão