Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Bianca Martins 21/04/2023

Fantástico
Um livro fantástico, mas com uma leitura extremamente difícil, então recomendo o áudio book, tem no YouTube.

Para mim foi uma escuta muito prazerosa, pois sou amante da cultura e folclore brasileiro, além de já ter lido e pesquisado sobre muuuitos assuntos dos povos originários brasileiros e conseguir identificar muitas expressões Tupis, o quê facilitou o meu entendimento da história.

Infelizmente não é uma leitura para todos, pois trás muitas dificuldades da língua e contexto. Recomendo assisitir ou ler algumas resenhas antes, para ficar por dentro do contexto e dos acontecimentos, isso ajuda caso se sinta perdide em algum momento, saber o rumo da história é crucial. Entender o contexto em que foi escrito e o porquê também facilita bastante.

Vale a leitura, mas não se pene caso resolva abandonar. É realmente difícil.

lohsun 21/04/2023

Ainda não processei essa leitura
Um livro que não tava nos planos, fui apresentada a ele pela a minha professora depois de eu ter dado uma ideia de ela trazer uma leitura para sala de aula.
Foi uma leitura legal, cheia de coisas surpreendentes.

Carolina.Lazzarett 18/04/2023

Simplesmente não é meu estilo de livro. Para mim, os pontos negativos se resumem a como o autor joga o personagem de um lado pro outro, o que, sem uma leitura atenta, deixa a história bem confusa. Mesmo assim, entendo que isso fez parte da intenção da obra. O conhecimento do autor sobre cultura, lingua indígena e africana, flora e fauna é bizarra de ampla. Provavelmente só lerá esse livro se for na faculdade ou para vestibular. Como passatempo já não recomendo muito não.

Rafinha.B 18/04/2023

Ai que preguiça...
Esse livro é totalmente diferente de todos os outros que eu já li.
Não foi uma leitura por espontânea vontade, mas eu gostei muito da história, apesar de não compreender grande parte dela.

Helena433 16/04/2023

Herói sem nenhum caráter
Um livro que não estava nos planos de entrar pra lista de leitura de 2023, mas fui apresentada às obras do modernismo pela minha professora de literatura e corri pra ler esse clássico.

Se trata de uma rapsódia; utiliza uma trama simples, onde o autor recria poeticamente sobre o folclore e a cultura popular brasileira. Em certos momentos pode-se concluir que se trata de uma paródia de ?Iracema?, de José de Alencar.

Macunaíma é apresentado ao leitor como um herói (sem nenhum caráter) que sai a procura do talismã que ganhou de Ci, sua esposa. Ao longo da narrativa, percebe-se o motivo de ser apelidado de ?sem nenhum caráter?, termo que ao final do livro o autor afirma ter usado em homenagem ao brasileiro e sua falta de caráter psicológico e moral, resultando na esperteza e gatunagem.

Em certos trechos, a misticidade toma conta, deixando as partes da história confusas de serem entendidas. Tais trechos apenas mostram a influência das vanguardas europeias, como o surrealismo, dadaísmo e expressionismo (ações ilógicas). É um livro muito característico dos anos de 1922-1930, onde pode-se concluir que o povo brasileiro não tem um caráter definido e o Brasil é um país grande (como o corpo de Macunaíma), mas muito imaturo.

Felipe 10/04/2023

Pô esquece, muito foda.
Em 2018 eu dropei o livro por achar muito difícil, agora em 2023 ele se tornou uma das melhores coisas que eu já li.

Gabriela 07/04/2023

Que livro maluco, adorei.
Esse livro é viajante e fascinante ao mesmo tempo. teve momentos que eu tava entendendo e outros que eu só lia e aceitava mesmo.

Jheny.CorrAa 05/04/2023

"Bem aventurado"
A história do livro é interessante, Macunaíma se mete em várias furadas e isso acaba prendendo o leitor.
Mario de Andrade descreve bem as características da fauna e flora brasileira.
Algumas coisas são de difícil compreensão, como as partes místicas que são detalhadas no livro, me deixou confusa.
Vale a pena ler, mas é meio cansativo.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 03/04/2023

Resenha: Macunaíma | O herói sem nenhum caráter | Mário de Andrade
Macunaíma, O herói sem nenhum caráter é um clássico escrito pelo autor Mário de Andrade essa edição corresponde a Grandes Escritores da Folha de São Paulo sendo de literatura nacional. Eu já tinha esse livro em versão física, é capa dura e li na leitura coletiva do Clube das Páginas, já havia lido a HQ de Macunaíma e isso ajudou muito a leitura. Quando estou escrevendo já foi o debate do livro na LC e foi ótimo.

"Maanape e Jiguê resolveram ir com ele, mesmo porque o herói carecida de proteção." p.37

Ele é um herói sem caráter, que representa o povo brasileiro. Ele nasceu numa tribo indígena mas ele era totalmente diferente dos demais. Totalmente preguiçoso diferente dos irmãos, aprontava muitas travessuras. Esse nosso herói vai para cidade com os irmãos e conhece a Si, e se apaixona por ela, eles tem um filho que falece que nasce e se transforma em um Garenal, e a Si falece também e ao morrer deixa para ele um amuleto o Muraquitã e ele vai tentar reaver o amuleto que ele acaba perdendo por quem roubou.

"Ai! Que preguiça!..." p.9

Esse livro tem muitas palavras indígenas e muitas lendas, mitos brasileiros conhecidos e desconhecidos. Acompanhamos o nosso herói nesse clássico nacional. Esse livro quem indica muito é o Nifrido e o Evezel ambos leram esse livro e indicam. Essa edição possui diversos prefácios diferentes e notas adicionais escrito pelo Mário de Andrade. No livro possui partes com sex0.

"Jiguê levou Sorará pro pai dela e dormiu folgado na rede." p.14

Eu gostei desse livro, é uma ótima experiência de leitura. Pretendo ler futuramente mais livros desse escritor. Nesse livro temos mitos, lendas e esse nosso herói sem caráter. Essa edição tem uma ótima diagramação, todo o livro é bem interessante e eu indico.

"Então o Pai do Mutum mexeu uma asa mansamente se despediu do herói."

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/04/resenha-macunaima-o-heroi-sem-nenhum.html

sandim_steh 01/04/2023

IG: @PAPEANDOSTEH
{5 MOTIVOS PARA LER?}

Hey meus amores, recentemente trouxe a resenha do clássico ?Macunaíma? para vocês e hoje trouxe a versão em HQ, mas para não ficar repetitivo com mais uma resenha, resolvi trazer motivos para ler a versão em HQ!

Bora lá?!?

CONFIRA A POSTAGEM COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

primolinis 29/03/2023

Macunaíma
Eu gostei da história e do significado de muitos elementos que aparecem na história, porém por a principal característica ser um livro indígena, eh importante fazer a leitura com o dicionário ao lado para melhor interpretação??
primolinis 29/03/2023minha estante
eu li a versão original e a em quadrinhos! mas sem dúvidas a HQ eh bem mais fácil de entender e tb os desenhos ajudam muito!

Charleees 28/03/2023

Tem leituras que nos fisga logo no primeiro parágrafo e o percursso é fácil como atravessar uma rua sem carros, já outros até nos consegue fisgar nas primeiras páginas, mas a leitura transcorre com certo "sofrimento" embora a leitura não seja ruim.
MACUNAÍMA foi sem dúvida o desafio do ano para mim, vindo de leituras gostosas, atraentes, biografias de artistas que admiro, teatros, romances... cair na primeira fase do modernismo com Mario de Andrade, em uma rapsódia popularmente e culturalmente brasileira me tirou da zona de conforto em que estava. O livro faz parte do movimento antropofágico criado por Oswald, Tarsila e outros artistas tempos depois do lançamento do livro.
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é um livro inteiramente BRASILEIRO e por estarmos tão acostumados com o estrangeirismo que com a nossa própria Cultura, com a nossa verdade, talvez encontremos ai a dificuldade na leitura. O linguajar indígena, regional, as lendas, os mitos, o folclore vai nos causando tanto estranhamento e evidenciando que a nossa Cultura é mais estrangeira que o próprio estrangeirismo.
A premissa do livro é simples, a história de um índio que por alguns percalços da vida acaba caindo na cidade grande e observando o distanciamento que há ali de sua terra natal, de suas origens. O livro também é crítico em vários momentos, como quando Macunaíma manda uma carta aos seus, falando da língua de São Paulo que é uma escrita e outra falada, exemplo claro do grande abismo que há entre a linguagem culta (escrita) e a linguagem coloquial que é a que estamos acostumados a usar no dia a dia.
Macunaíma me trouxe várias coisas boas, embora não tenha sido fácil chegar ao final, não assimilei tudo e pretendo ter novos encontros com ele. Por enquanto fica aqui minha saudação a Mario de Andrade que presenteou seu povo da melhor maneira possível, mostrando a sua verdade, as suas origens. O seu povo!

* Resenha editada em Novembro de 2017

josue.santt 25/03/2023

Herói da nossa gente.
Leitura meio difícil, já que não estou habituado com clássicos, mas é uma delícia mergulhar nessa loucura que é a vida de Macunaíma.

ju.vol 25/03/2023

A leitura foi MUITO difícil. Não fluiu nada e a história era difícil de entender.
Minha professora disse que livros assim são interessantes para compreendermos a sua importância dentro da história da literatura, e realmente, admiro Mário de Andrade por ter sido capaz de quebrar padrões do academicismo e se opor a isso, mas espero não voltar a ler esse livro nunca mais.