Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Xaaaa 17/04/2022

Falou, falou, falou, falou e não falou nada.
Gente que perca de tempo? Eu comecei a leitura já meio preocupado de odiar o livro porque vi várias VÁRIAS pessoas falando que o livro era muito sem pé nem cabeça; comecei, li umas páginas e gostei! Tava uma coisa bem louca mas que fazia sentido. Mas aí chegou uma parte (perto da página 170 por aí) que ficou uma coisa muito sem graça? O final foi extremamente ?????????

Ok, um clássico (?) e é bom ler? Mas esse eu não recomendo não.
Ella Valentino 17/04/2022minha estante
vish

josefmn 16/04/2022

olha eu nem tenho palavras
essa bomba tem até seu valor porque desafia o leitor devido à linguagem complexa (que eu achava que seria simples por ser modernista), mas a pergunta que não quer calar é: "macunaíma, herói da nossa gente" que gente?? o cara é uma mistura do estereótipo de baiano preguiçoso com um louco transante e ainda por cima transracial. como eu vi em outras resenhas, mistura muitas culturas diferentes como se fossem uma só e as retrata de forma caricata. além disso, não entendi aonde a história queria chegar com tantas loucuras sem sentido. gostei mais do cortiço naturalista determinista do que dessa bomba modernista sim bolsonaro vc está feliz?
luísa 16/04/2022minha estante
KKKKKKKK te amo

William LGZ 14/04/2022

Difícil demais para mim, mas tem o seu valor
Confesso que esse foi um dos livros mais árduos que eu li em toda minha vida, e definitivamente cuja leitura menos me agradou esse ano, mas pela sua importância histórica e sua narrativa que, ao deixar de lado o tanto de expressões e palavras desconhecidas que foram uma barreira imensa para mim, é bem legal e traz algumas passagens interessantes.

Acredito que eu teria amado uma versão em quadrinhos ou uma adaptação cinematográfica dessa obra (que até já existem entretanto não vi ainda) porque ficaria bem mais fácil de entender o que estava acontecendo através dos elementos visuais, sem ter que consultar o dicionário e wikipédia à todo momento.

Mas sei que isso não é problema do autor ou da obra, e sim algo mais pessoal meu e do século que nos separa, e por isso não pesei tanto minhas emoções durante a avaliação, embora mesmo assim esta talvez não faça jus ao marco que foi Macunaíma. Para concluir, eu apenas o recomendo para quem está realmente disposto a viajar na maionese e conhecer um universo de absurdos, além de estar com repertório lexical em dia!

Marie :) 12/04/2022

Definitivamente não é nada do que eu esperava. Apesar de tudo, me diverti lendo as peripécias do herói.

Pode ser um pouco confuso, já que a narrativa só começa a se tornar mais linear lá pela metade do livro, mas você acaba entendendo :)

Gostei do resgate de hábitos de culturas indígenas e de histórias provindas, sempre quis entender mais desse assunto.

(se for ler, procure uma edição que contenha um verbete, por terem diversas palavras que tem signifcados muito singulares)

Rubens.Ricardo 12/04/2022

Chato demais
Livro curto mais demorei muito, pelo fato da linguagem ser muito antiga e o livro ser muito chato, finalizado com desprazer.

Wolsey 11/04/2022

Difícil de ler, mas merece reverência pela sua importância.
Confesso que só consegui entender o que li porque há pouco concluí a biografia do autor. Ainda assim espero ter entendido.
Se fosse lê-lo sem as referências prévias não teria conseguido chegar à metade. Certamente teria largado antes do fim.
O livro nem é grande, mas a leitura é
extremamente difícil pelo linguajar regional, sem pontuação, muitas vezes, e com grafia própria de algumas palavras, em choque com a forma tradicional da escrita.
Mas é justamente aí que reside a preciosidade da obra. Essa era a intenção do autor, pois se trata de uma crítica explícita ao conservadorismo que, ao formatar as artes nos ditames europeus da época, tiravam, na opinião do autor, a personalidade da expressão genuinamente brasileira.
Mário de Andrade é indiscutivelmente um gênio inquieto, com um olhar crítico sobre a brasilidade, sem pudores acerca da "alma brasileira", que lhe custou a antipatia de muitos companheiros de movimento.
Mas se o leitor busca uma leitura por entretenimento, simplesmente, eu alerto: nem comece.

Maria.Faulhaber 08/04/2022

Envelheceu como leite
Socorro história confusa, várias problemáticas que c certeza seria motivo de cancelamento do seu Mário de Andrade, pegador de casada(pasmem, talaricando o próprio irmão) e muita preguiça.Muito bem seu Mário humanizou os brasileiros que tavam sendo representados como heróis durante o naturalismo?transformando a gente em vagabund@

Ps: quem discorda, discorda aí de longe por favor ?

Aline 04/04/2022

CÔMICO, MODERNO E FABULOSO!
Sem espaço e tempo definido, Macunaíma traz uma apresentação metafórica do Brasil: suas origens, seus mitos, seu povo, sua língua, ao mesmo tempo que também faz crítica ao consumo internacional de cultura, a gramática normativa e a falta de caráter (identidade) do povo brasileiro.
Pra entender Macunaíma, precisa entender o contexto que foi escrito, pois embora seja pequeno, sua linguagem não é tão simples para hoje, mesmo assim, livro clássico, engraçado e importante para nossa história!

Aninha2044 04/04/2022

ai que preguiça
antes de começar gostaria de declarar minha raiva, metade dessa [*****] de resenha tava pronta e eu perdi, te odeio skoob

agora, sobre o livro, hoje eu vou terminar a apresentação sobre ele (que me consumiu duas aulas, porque eu sou aluna exemplar e só tiro nota 10), então finalmente finalizado

gostei de ler? não
mas vou sentir falta de passar raiva tentando entender oq o desgraçado do Mário de Andrade quis escrever

Escrita 0,5/1 ? eu entendi que você tava querendo construir a identidade brasileira e imagino q tenha sudo super jovial na época, mas eu NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE ESTÁ ESCRITO SUDVWIDBIWHWIDJ
Formato do livro 0/1 ? a maioria dos capítulos acontecia muita coisa
Personagens 0,5/1 ? ele desenvolve bem o macunaíma, mas é só ele também né, Jiguê, Maanape e o Piaimã esquecidos no churrasco
Enredo 1/1 ? isso eu não tenho como negar, o enredo foi sim revolucionário pra época, todas as coisas se encaixam, tudo faz sentido (no mundo de macunaíma, claro)
Fator específico (seja lá qual seja o gênero do livro) 1/1 ? queria ser inovador? foi. Queria construir a identidade brasileira? construiu. Não sei exatamente qual o gênero desse livro, mas eu sei que ele conseguiu cumprir de tão abrangente que foi
Mariazinha 04/04/2022minha estante
Caique e seus livros super educativos

Felps 02/04/2022

Puro Suco de Brasil
9 anos atrás, eu tentei ler esse livro e foi um loucura, não entendi nada e acabei abandonando, mas agora eu estava preparado pra essa leitura. Macunaíma parece um enorme sonho; momentos bem surreais, uma narrativa bem animada, engraçada e cheia de referências a cultura popular (quase sempre desconhecida de muita gente). Eu achei uma leitura divertida, mesmo que tenha algumas coisas que não envelheceram muito bem, mas, no geral, eu recomendaria que todo brasileiro lesse esse livro uma vez na vida!

Karina.Maman 30/03/2022

Surpreendente!
Finalmente um clássico nacional que me prendeu e me divertiu demais!
Macunaíma é uma figura e tanto, e acompanhar a sua jornada é uma super aventura!
Livro abarrotado de referências do nosso linguajar popular e do nosso folclore... Macunaíma é uma crítica social que chega a doer na alma, mas a maneira como esse livro é escrito é insuperável!
Clássico a temporal com toda certeza!

Oliveira208 29/03/2022

"Brasileiro não tem caráter"
O melho do livro é o prefácio, no qual Mário de Andrade explica sua motivação para escrever esse livro. Não leria de novo.

Samu in Oz 26/03/2022

Ai, que preguiça
Macunaíma não é minha obra favorita entre o catalogo de clássicos brasileiros, mesmo reconhecendo o peso cultural que possui. Não consegui me conectar ao protagonista ? e muito menos consentir com muito de seus feitos ao decorrer da obra ?, não senti carisma emanar dele ou dos outros personagens e, por conta dos verbetes e vocabulário diversificado, a leitura se torna um pouco difícil. Tive o prazer em ter uma edição com notas de rodapé que ?traduziam? alguns termos, mas ainda assim, não é um livro fácil de ser lido.

jessylins 23/03/2022

Macunaíma
Nossa que livro chato nonsense não acabava nunca foi a pá de cal que faltava pra eu deixar de lado o modernismo.

Usagi a coelha 21/03/2022

Absurdamente engraçado.
Esse livro é uma comédia a parte. Muitas pessoas acham que livros clássicos da literatura brasileira são chatos, mas, Macunaíma prova o contrário. A estória é divertida e engraçada, existem diversos momentos cômicos que chegam a beirar o "no sense". Acredito que a única dificuldade que o leitor irá encontrar nesse livro é a escrita, que está repleta de palavras indígenas e gírias da época, que se você não tiver um conhecimento a parte, você não entende. Então é bom ler enquanto busca o significado do que está sendo dito.