Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Julia5606 22/02/2024

É bão, classicão, né. Meio 🤬 #$%!& de ler às vezes sendo uma mulher do século XXI devido às cenas com descrições muito claras de abuso, racismo, etc. mesmo sabendo que é próprio de sua época, então compreensível. Enfim sou apenas um rapaz latino americano.......

wednesdayeve 20/02/2024

Mário de Andrade é um chato, sua escrita uma fubanguisse sem tamanho e seu livro um festival de horrores e racismo. "ah mas abriu o pré-modernismo" pois que deixasse fechado.
Flavia512 15/03/2024minha estante
Adorei sua resenha kkkkkk. É a mesma coisa que sinto. Tive que ler esse negócio pra faculdade e não passei de umas 5 páginas. Horrivel!

Maria 17/02/2024

Difícil
Olha...
Foi um livro bastante difícil pra eu engatar, comecei e recomecei umas 3x.
Mas percebe-se que o autor estudou bastante pra escrever esta obra, eu diria até que ele "vomitou" propositalmente uma densa brasilidade na cara do leitor. Ele realmente queria mostrar o quanto que nosso país é rico, vasto e plural. Sem contar que aqui temos um personagem anti-heroi, bastante ousado, malandro; que dá humor à obra.
Enfim, foi uma leitura importante.

Nay 10/02/2024

Quase que não vai...
Mas foi! Não posso dizer que é ruim, a história tem o seu valor. São várias histórias sem uma linha do tempo normal, pois Macunaíma conhece personagens do passado distante e outros muito distante; temos figuras folclóricas, lendas e pessoas importantes que fizeram parte da história do Brasil.
Não é uma leitura fácil e muito menos rápida, você realmente tem que ler cada capítulo devagar e muitas vezes procurando saber o significado das palavras, mas isso não é uma crítica. Algumas histórias são engraçadinhas, outras nem tanto...

Maria20007 09/02/2024

Como todo livro clássico, esse foi mais um livro que eu li e foi muito difícil, mas na tortura eu consegui terminar

Fernanda Menon 08/02/2024

Clássico, mas difícil
O enredo é divertido, a história muito bem construida, o herói (que na verdade é um anti-herói) é trabalhado de forma cômica, visto que é retratado como um homem preguiço e que só quer viver na esbornia.
Foi uma leitura interessante, mas confesso que muitas partes foram difíceis de entender e me envolver devido ao fato de o autor ter utilizado um linguajar muito específico, tirandi assim um pouco da minha imersão na história.

rafa_._cardoso 08/02/2024

Viagem que não foi pra mim
O livro é uma viagem doida que se fosse com algum alucinógeno seria uma experiência incrível.

Como não consumo alucinógenos, foi uma viagem sem muitas risadas, sem muitas coisas "pra fazer", sem muita emoção...

Vale pela edição extraordinária da Antofagica. Vai ficar bonito na estante.

Jackson 05/02/2024

Mesmo sendo a maior obra do autor, podemos dizer que é também a mais difícil de ser lida. Temos vários termos indígenas, a abordagem de vários mitos, além de um personagem que se transforma em várias coisas durante a narrativa. Com uma linguagem coloquial, a saga de Macunaíma é cheia de percalços, passando da mata pra cidade. Mas pra concluir a leitura, parafraseando o personagem: 'Ai,
que preguiça'.

Marina516 05/02/2024

Uma leitura difícil
Comecei achando a história interessante e fiquei até empolgada com as aventuras do herói, porém quando ele chega em SP a história fica tão arrastada que foi difícil chegar ao fim.
As expressões indígenas e os mitos que são narrados ficaram "soltos", acredito que o livro seria mais compreensível e fluído se tivessem notas de rodapé.
Cheguei ao fim, entendi o porquê do livro ter se tornado um clássico, mas nunca leria novamente só por prazer.

Juliana 05/02/2024

Salve o momento em que mário de andrade decidiu escrever essa obra-prima!!!!! Macunaíma é o puro suco brasileiro e ninguém tira isso da minha cabeça. Eu devorei esse livro, eu celebrei a literatura brasileira, eu obtive um novo significado quando eu for falar em voz alta e arrastada...."ah, que preguiça!".

Alana413 31/01/2024

Quanta loucura de um não herói
Desculpe me todos, mas Macunaíma não é herói kkkkk.
Foi um pouco difícil no começo, eu não costumo me dar bem com quadrinhos, mas a história é sem pé nem cabeça e eu gosto muito disso. Achei divertida, e o posfácio foi incrível!

Tamy 30/01/2024

Brasil...
Ler Macunaíma não foi tão fácil assim, os inúmeros termos que Mário de Andrade trouxe nesta obra, deixaram-me um pouco confusa no início, porém ao longo da leitura fui me adaptando ao linguajar e compreendendo melhor as peripécias deste herói.

Em meio aos mitos, lendas e folclore nacionais, Macunaíma nos mostra a origem de muitas crenças que passaram de geração em geração e foram formando um jeito de ser e se relacionar que é a cara do nosso Brasil.

Por muitas vezes fui pega lendo trechos que já havia escutado várias vezes de meus avós e pais, explicações para certos acontecimentos, trocadilhos que deram origem a certas músicas, piadas e ditados populares, mostrando como a palavra falada se espalhou e foi adquirindo novas formas de acordo com cada região.

Enfim, apesar do linguajar, não me arrependi de ter lido Macunaíma, até porque me diverti com as artimanhas desse sujeito preguiçoso, malandro, esperto e mulherengo.

tavinescada 29/01/2024

"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são!"
Muito divertido acompanhar a trajetória de um herói como o Macunaíma, preguiçoso e sem caráter até com os seus manos e parentes, mas, ainda assim, o herói de nossa gente.

Gustavohenriqds 29/01/2024

Acho que não tenho nenhuma capacidade para entender esse livro. Não consegui entender nada e não foi uma boa leitura.