Nietzsche Para Estressados

Nietzsche Para Estressados Allan Percy

Resenhas - Nietzsche para Estressados

Renata 02/11/2011

Nietzsche para estressados e adormecidos
Esse é um livro para se ler devagar, interrompendo a leitura a cada pouco, para refletir sobre o que se leu, fazendo associações entre o texto e a nossa vida, nossas posturas, nossos valores.
Muitas vezes deparei com "verdades" que já são consolidadas dentro de mim, mas que no entanto estavam como que adormecidas.
Noutras vezes, vi que é possível pensar de maneira diferente sobre assuntos que fazem parte de meu cotidiano.
Um excelente exercício de reflexão.
CACAU TOSTES 17/11/2011minha estante
Realmente este é um livro para se apreciar com reflexão e muita paciencia.
É um livro para reler várias vezes.

Nita 01/06/2012minha estante
Bacana Renata, estou lendo e sinto desse modo. Legal.

Muito bom mesmo !!

Luiz 07/03/2014minha estante
gostei do livro sempre que posso reeleio para uma reflexao na minha opiniao e uma leitura que agrega conhecimento

cyda.guedes.980 20/07/2021minha estante
Este livro serve para cabeceira,assim quando vai para cama e leva os problemas pro travesseiro.

Fê Madeira 15/02/2012

Nietzsche para Estressados
Não acredito que Nietzsche possa ser enquadrado em uma simples seção de auto-ajuda de uma livraria ou biblioteca. Seria até piada, pois o cara passou a vida inteira questionando seus pensamentos a fim de encontrar a sua “própria auto-ajuda”. E veja o que ele conseguiu! Um vasto legado de teorias filosóficas, embasadas em seus pensamentos mais primitivos.

É importante lembrarmos sempre do contexto social em que Nietzsche viveu; foi criado pelas mulheres de sua família após a precoce morte de seu pai, foi abandonado por seu grande amor, que o trocou por um amigo... Muitas coisas se explicam quando sabemos os motivos os quais as levaram a ocorrer. Então deixe seus preconceitos sobre filosofia de lado e permita que Allan Percy te explique algumas coisas sobre os aforismos* do filósofo em questão!

Em seu livro, “Nietzsche para estressados”, Percy trata através de tópicos, célebres pensamentos de Friedrich Nietzsche, fazendo analogias aos grandes nomes da história como Buda, pensadores como Platão e Proust e também escritores como Oscar Wilde. Além de exemplificar o nosso dia-a-dia. Fica bem fácil entender as máximas dele, quando você pode trazê-las para o seu cotidiano e experimentar sua aplicabilidade.

Veja esse exemplo:

“Toda convicção é uma prisão”

Agora pense: se você mantiver um pensamento do tipo “Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”, de que vale uma vida inteira? Se você não puder mudar conforme conhece alguém que te apresenta algo novo. Se você não puder se apaixonar novamente por alguém, uma música ou um novo livro?

Você estará preso às suas convicções, certo!?

É isso que Nietzsche quer nos mostrar através de suas colocações, muitas vezes, duras, porém extremamente reais e atemporais.

Há quem diga que o filósofo foi um cara mal humorado. Tudo bem, concordo que a vida dele foi de muitas perdas, como a de muita gente também já foi, é ou será... Mas cabe às pessoas que usem suas dificuldades para encontrar as respostas. E foi isso que Nietzsche fez; ele foi tão bacana que não só as descobriu, mas também deixou as perguntas certas para que nós descobríssemos as nossas verdades.

Voltando ao livro de Allan Percy. Nas doses homeopáticas de “Nietzsche para estressados”, o autor preserva totalmente o pensamento filosófico, muitas vezes utilizando-se de metáforas para explicar uma máxima ou, até mesmo, uma fábula indiana ou chinesa. Allan (e Nietzsche!) acredita piamente que os pensamentos orientais estão alguns anos à frente dos nossos, que a conexão com a terra/Terra, a meditação e o escutar da nossa própria voz interior é capaz de trazer à tona, a ponta de um grande novelo de idéias chamado pensamento.

Eu gostei muito do livro e me vi em diversas situações, nos mais diferentes aforismos*. Mas a máxima de Nietzsche que carrego comigo desde sempre, com certeza, vocês já ouviram por aí... “Aquilo que não me mata me fortalece”

E é isso que eu penso todas as manhãs quando acordo!

Tenho certeza que vocês ficaram curiosos com os pensamentos de Nietzsche… Experimentem filosofar, é amor, na certa!
Marina 22/11/2012minha estante
Amei sua resenha, acho que vc entendeu perfeitamente a idéia do livro. Não vejo problema nenhum em filosofia virar auto-ajuda. Eu acho muito bom isso, como diz no final do livro - muitas pessoas não tem doenças mentais e são consideradas equivocadamente como doentes. Muitas dessas pessoas seriam bem mais felizes se ao invés de tomarem antidepressivos simplesmente filosofar mais um pouco. Muito bom, dei 4 estrelas. Só não dei 5 porque achei que o autor devia ter desenvolvido mais um pouco as ideias.

Marina 22/11/2012minha estante
**simplesmente filosofassem mais um pouco

Douglas 30/01/2013minha estante
O povo vê o termo auto- ajuda com um enorme preconceito. Que permaneçam na inércia ! ;p

Valdo.Alencar 07/04/2022

Acabei de fazer a releitura desse livro. Nietzsche é meu filósofo favorito, e com essa nova leitura, pude relembrar algumas de suas mais célebres frases e afirmações. No entanto, se você se interessou pela leitura, lhe advirto: esse livro possui um conteúdo filosófico muito raso, pois a proposta do autor é comentar brevemente sobre cada máxima nietzchiana. Meu parecer sobre o livro é: oferece uma síntese frugal sobre o pensamento de Nietzsche, mas a forma como esse conteúdo é apresentado pelo autor (Allan Percy) deixa evidente o caráter de autoajuda que esse livro tem, coisa que, por sinal, já pode ser inferida pelo título do livro.
x_lauram 27/11/2022minha estante
você sugere este livro como uma introdução a filosofia de nietzsche? para quem é leigo?

Valdo.Alencar 27/11/2022minha estante
Sim, mas é importante frisar que o livro é bem limitado. Se queres começar a ler Nietzsche, recomendo que leia "A Gaia ciência", "Assim falou Zaratustra", "Genealogia da moral" e outras obras magníficas do filósofo.

Amanda | @ttsablo 17/04/2020

O livro para pessoas estressadas chegou a mim em uma ótima ocasião, me fezendo pensar sobre cada pedacinho da minha vida, e soa até clichê dizer que com suas obviedades Nietzsche me deu vários tapas na cara. O filosofo e suas frases cruas como ‘’Análise tudo de todos os ângulos possíveis’’ ou ‘’Não se aprende a voar voando’’ me fez ver que o mundo não é, e está longe de ser da maneira que desejamos.
Nietzsche para estressados é mais um daqueles livros de autoajuda que te da diversas soluções e ensinamentos para se equipar viver de forma mais leve, táticas e esclarecimentos que se lembrados pode em algum nível te mudar.
Gabriel 17/04/2020minha estante
Recomenda?

Amanda | @ttsablo 17/04/2020minha estante
@gabrielmoreirapng Sim, demais.

Laryssa.Bravo 31/12/2022

Para quem quer começar a ler filosofia...
O livro traz diversas frases de Nietzsche, explicados e com analogias a situações de nosso dia a dia.
Através dessas anologias, o autor leva o leitor a pensar sobrr o que leu, e como está diretamente relacionado com situações em que as pessoas podem se identificar, o conteúdo se torna mais fácil de compreender e absorver
São tantas das frases que eu gostaria de transcrever e abordar, mas me contento em resumir em apenas um trechinho: "A vida é simples, nós a complicamos. Tudo o qur precisamos está dentro de nós, e procurar fora só nos traz frustrações e infelicidade".
Ludmila 22/01/2023minha estante
Como faço pra ler

Laryssa.Bravo 18/02/2023minha estante
Esse eu ganhei de presente!
Mas acredito que seja de fácil localização, tanto como midia digital, como física. ?

Paty 24/03/2014

Trata-se de um típico livro de autoajuda. Após cada frase, Percy lança uma análise, a fim de ajudar o leitor a superar seu estresse. Contudo, a abordagem é totalmente contraditória, pois, além de se fazer uma interpretação rasa das frases do filósofo alemão, oferece uma análise dos aforismos às vezes totalmente fora de contexto em relação com o que, talvez, Nietzsche tenha querido dizer. A obra ensina, superficialmente, a meditar, a calar e a falar: daí a contradição.
Recomendo para aqueles que estejam esperando o avião no caos aéreo ou que passem horas num consultório médico ou odontológico, esperando o atendimento.
Pedrinho 30/03/2014minha estante
Sério? Imaginava ser uma leitura totalmente diferente. Valeu pela dica!

Daisy 14/07/2016minha estante
Concordo!

Bia 06/12/2020

Óbvio demais...
Por mais que eu tente gostar de livros de desenvolvimento pessoal, não consigo kkkkkkk as informações e ensinamentos que esses livros trazem são tão óbvios que cansam. A teoria todo mundo sabe, difícil é colocar na prática...
Ally 24/01/2021minha estante
Concordo! Comprei há anos, comecei a ler e parei, rs. É leitura cansativa mesmo.

Natanne 18/02/2017

A proeza de reunir Nietzsche e auto-ajuda
Antes mesmo de ler Nietzsche Para Estressados, eu já havia visto alguns de seus trechos da obra pela internet, em fotos no Instagram. Numa primeira impressão, gostei da estética do livro e a ideia de misturar auto-ajuda e filosofia me parecia interessante. Eu gosto de ler filosofia, até já havia lido Nietzsche em outra oportunidade, porém, comecei a ler a obra de Percy despretensiosamente quando uma amiga a deixou em minha casa por esquecimento.

A leitura é bastante leve, são vários textos curtos que podem ser lidos com bastante calma, sem pressa. É objetivo nas propostas, que buscam "desestressar" o leitor, não faz muitos rodeios, até porque o livro busca refletir as máximas do autor alemão.

Tenho que ser sincera e dizer que não gostei do livro, bastante pretensioso, redundante e as análises bem rasas. Os 99 textos são enfadonhos, na metade eu já estava entediada porque os aforismos já dizem o bastante, não é à toa que Nietzsche utilizou a técnica. Além do mais, a filosofia de Nietzsche passou longe do livro, que distorce bastante as ideias dele. Obviamente a intenção do autor não foi transmitir a filosofia niilista, que de fato não ajudaria ninguém com elevados níveis de cortisol (rs). Mas usar os aforismos para dar sutis lições de vida. Curioso observar que ao final do livro há uma "Bibliografia recomendada" e não há um livro sequer da grande estrela da obra citado.

Pessoalmente, não gosto de auto-ajuda, mas já li, com certeza, livros do gênero muito melhores. No mais, admiro a proeza do autor de trazer essa filosofia tão ligada à descrença, para um campo tão espirituoso quanto a auto-ajuda.
Ronaldo.Refundini 05/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Luiz 24/10/2016

Esquecível
Não gostei muito, talvez pela falta de uma narrativa, as frases muitas vezes são auto explicativas, não há necessidade de uma abordagem mais ampla, e isso acaba parecendo uma encheção de linguiça. O título tbm não deixa claro a proposta do livro.

Thais.Cardoso 26/09/2016

Esperava mais ...
Quando comprei livro esperava que fosse mais um pouco de 'auto ajuda' e o que eu encontrei foi varios relatos de temas mais parecendo comentarios do que ajudas. O lado positivo foi que encontrei muitas dicas de outros livros que talvez me ajude mais.

Juliana.Cantuaria 11/01/2017

Excelente
Não é um livro para se ler corrido, fazer uma resenha e deixar na estante para todo o sempre. É uma coletânea de pensamentos, que podem ser consultados a qualquer momento da vida, uma página aleatória pra um momento de ansiedade, dúvida...Quem sabe a mensagem que sai não é exatamente aquela que você está precisando ler? Ainda assim não pude resistir a ler tudo de uma vez, pois sou desse tipo de leitor.
Todas as mensagens são realmente válidas para pessoaas que vivem em mundo frenético, ou seja, é indicado a QUALQUER pessoa, sem contra-indicação. Super recomendo!!

Helen 28/12/2015

Nietzsche Para Estressados
Livro chato.
As passagens são muito superficiais, o autor não explora bem os temas, são simples frases motivacionais.

Jeef 05/09/2017

Bom.
O livro é bom, uma coletânea de pensamentos do grande filósofo Nietzsche, que podem ser aplicadas no dia a dia das nossas vidas. Mas apesar do título do livro, nao esperava ser auto ajuda.
Jeef 05/09/2017minha estante
undefined

Debora 18/10/2012

Vale a pena sim!
Uma leitura leve e rápida que vale a pena ser feita.
No entanto, como já afirmaram em resenhas anteriores, mais vale você ler devagar absorvendo do que tentar terminar logo o livro por ele ser pequeno.

Não acho que o livro vá me deixar ou deixar alguém menos estressado, de fato. Não vai mudar ninguém. Ele apenas te faz relaxar durante a leitura, fazer planos de ser alguém melhor, mais elevado, bondoso e ― por que não ― poeta, filósofo? Eu me senti em paz lendo, como se nada pudesse me atingir. Não é uma autoajuda. É quase como "1 minuto de sabedoria".
Autoajuda tenta te impor como você deve agir pra se sentir melhor, ou para ter algum êxito/sucesso na vida. O livro apenas expõe a visão do autor ― Allan Percy ― sobre os aforismos de Nietzsche. Eu ou você poderíamos ter escrito esse livro com nossas interpretações também.
Ele enriquece o livro citando trechos de outros livros ou filmes que complementam o que Nietzsche tentou passar.
Eu achei válido.

Em algumas páginas, acho que ele se perdeu um pouco e acabou alterando o significado do aforismo. Não sabia o que ia dizer, escreveu qualquer coisa pra complementar e mandou!
Mas de qualquer forma isso não torna o livro ruim. Vire a página e prossiga, somente...

Adorei muito, era o que eu estava precisando pra esses meus dias!
Douglas 30/01/2013minha estante
É daqueles para ler e reler. Pode ser a tradução que tenha confundido tb, né? :D

Barbara 02/12/2015

O nome é bem a cara do livro mesmo. Quando você estiver p*** da vida, abra uma página qualquer e leia o conteúdo dela, vai ajudar a refletir se o estresse realmente vale a pena, pode ser que te ajude. Me ajudou em alguns momentos.
E quem é esquentado vai me entender quando eu digo que é sempre bom saber que existe alguém que nos entende.