O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Rodrigo837 17/05/2023

A minha primeira leitura de Dom Quixote.
Um dos melhores livros que eu já li em toda minha vida . recomendo bastante essa edição para os iniciantes em Dom Quixote,pois se trata de uma tradução mais adaptativa para os novos leitores,com uma tradução que evita o máximo de termos arcaicos, com uma linguagem mais moderna por assim dizer, e depois fazer uma releitura com uma tradução mais literal ao texto de Miguel de Cervantes,pois vale muito pena ler essa grande obra mais de uma vez.

Livia Garcia 02/09/2022

Resenha do livro Don Quixote

A história conta sobre as aventuras de um fidalgo cavaleiro, Dom Quixote. Junto com ele, estão seu cavalo Rocinante e seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Dom Quixote cria seu próprio mundo quando começa a ir em diversas aventuras.
Ele vai em busca de justiça e de sua bela donzela imaginária (Dulcineia), igual tinha nas novelas de cavalaria.
Ainda que muitas passagens sejam “invenção” de D.Quixote, o romance possui um caráter b bem realista.
O seu companheiro Sancho apresenta discursos mais realistas que seu D. quixote.
Um livro um pouco complicado de entender na minha opinião
Um livro clássico e na minha opinião um pouco difícil de entender, mas é bem divertido e prende sua atenção.

Rachel124 18/01/2021

Incrível
Não esperava gostae tanto, principalmente por ser um livro tão longo. Mas me acabei de rir o tempo todo.

Eva 18/05/2021

Dom Quixote era Alonso Quijano fidalgo que de tanto ler histórias cavalaria enlouqueceu e assim se pôs no mundo em busca de aventuras criadas em sua cabeça a exemplo das histórias lidas nos livros de cavalaria, com ajuda de seu fiel escudeiro Sancho Pança, melhor personagem, diga-se de passagem. Irão figurar nos mais hilários momentos da literatura.
Nesse romance, escrito por Miguel de Cervantes, publicado em 1605 o leitor vai se deparar na primeira metade do livro com muitos momentos de puro divertimento com tantas situações atrapalhadas criadas por Dom Quixote e com tantos diálogos entre ele e seu escudeiro em que Sancho demonstra tanta sinceridade e ingenuidade não tendo como simpatizar com esse personagem.
A segunda metade a leitura se torna mais lenta pois aparecem vários personagem secundários e Cervantes dá muito espaço pra suas histórias, ficando Dom Quixote e Sancho quase esquecidos por capítulos. Em resumo, o primeiro volume poderia ter metade do tamanho, pois essas histórias secundárias poderiam ser suprimidas que não alteraria a história de Dom Quixote e a grandeza da obra.

Mas não pense o leitor que esse primeiro livro trata-se apenas de risos e sátiras, Cervantes irá nos fazer refletir também sobre a condição de Dom Quixote e sua loucura, em especial na última parte em que tem o seguinte diálogo com Sancho: ?Eu sei e tenho para mim que estou encantado, e isto basta para a segurança da minha consciência, e muito a carregaria se eu pensasse que não estou encantado e me deixasse estar nesta jaula preguiçoso e covarde?

Entre risos e reflexões não tem como passar pela literatura sem saber quem foi Dom Quixote, sem saber da relevância desse clássico que vive entre leitores desde o século XVII, atraindo novos leitores, como eu, e releituras durante séculos.

Aline Mari 19/11/2020

Clássico
Livro maravilhoso! Um verdadeiro clássico da literatura mundial que merece ser lido por todos!
A obra trata das aventuras de um fidalgo que, após ler diversos livros de cavalaria, passa a acreditar na veracidade das histórias e decide tornar-se também um cavaleiro andante, percorrer caminhos em busca de aventuras que honrarão seu nome como o cavaleiro mais destemido, forte, corajoso e leal jamais visto.
Para isso, certifica-se de que esteja cumprindo todos os ritos da cavalaria andante: cavalo para percorrer os caminhos, armadura, espada, elmo, uma donzela para amar e honrar e um escudeiro para ajudá-lo nas empreitadas, que nesta história é nosso querido Sancho Pança.
O livro tem muitas partes engraçadas, mas também alguns trechos me entristeciam, ao ver como as pessoas faziam Dom Quixote de bobo, aproveitando de sua loucura e inocência.
Apenas não dei 5 estrelas porque algumas partes do livro são um pouco arrastadas, o que me fez demorar bastante para finalizá-lo.
Evandro.Albanez 19/03/2021minha estante
Fala bonito, heim, cunhada? S2

Aline Mari 02/04/2021minha estante
??????

Ruth Roland 27/02/2020

Atravessando gerações
Um super clássico, Dom Quixote de la Mancha, um dos livros mais lidos do mundo. Um cavaleiro maluco e seu escudeiro mais doido ainda por acreditar nas loucuras de seu amo. Será? Mesmo vendo os dois aprontando coisas que qualquer um duvida, em muitos momentos, DQ e Sancho se mostraram muito lúcidos. E acho que isso que é interessante na história: mesmo a loucura, pode ter um ppuco de lucidez. Foi muito bom acompanhar esses dois em tantas aventuras. Livro bem extenso, e que ficou um pouco enfadonho em algumas partes, mas logo dava pra seguir em frente. Dei boas risadas com essa história. Realmente um livro muito bom e que continuará a conquistar gerações.

Gabriela 09/08/2020

Incrível!
Que história!! Simplesmente me diverti demais com as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. O final foi emocionante e inesperado. Dom Quixote cumpriu sua missão e permanecerá eternamente vivo através dos livros que relatam sua incrível vida!

Rafa 09/07/2020

Difícil. A leitura é fluida e as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança são tragicômicas e divertem. Porém, o que me incomodou um pouco foi a quantidade de contos dentro da narrativa, não que estes não tenham valor para a estória, mas achei difícil me conectar com as novas personagens que eram indroduzidas nesses contos e a sensação era de que estava lendo outro livro.
Alipio 23/07/2020minha estante
olá Rafa, tudo bem?

eu tambem fiquei indignado com isso e passei essa percepção na minha resenhs.

no instagram ( @livros.historia ) eu tb discuti essa questào

mas, como falo na resenha, Dom Quixote, nos leva à grandes gargalhas

ps: vc tirou as mingas duvidas, pois achava que a versão da Nova Fronteira era diferente wuanto a isso.

Dani.Della 21/06/2021

Dom Quixote de la Mancha
Para um trabalho da escola precisei ler um livro, o livro que eu escolhi foi Dom Quixote de lá Mancha, pelo fato de ser uma obra tão reconhecida e mencionada em vários locais, sempre tive a curiosidade de ler esse titulo escrito por Miguel de Cervantes e que surgiu a sua primeira parte em 1605.
A historia conta sobre as aventuras de Dom Quixote um homem inspirado por livros de romance, para se tornar um cavalheiro, para essas aventuras ele precisou de um cavalo, seu fiel escudeiro, armadura e também muita fé em suas imaginações, tanto em suas aventuras quanto na existência de sua donzela Dulcineia que era uma pessoa imaginaria em que ele depositava sua esperança e seu amor.
As minhas expectativas para essa obra eram realmente grandes, porem esse clássico da literatura não me decepcionou, foi um livro que me prendeu muito por conta de suas aventuras e da imaginação fértil de Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho pança, a paixão de Dom Quixote por um ser imaginário foi algo tão bom de observar, essa com certeza é uma obra que eu recomendo muito para que vocês leiam pois tenho certeza de que vão amar.
Gabriel Carlos 28/06/2021minha estante
muito mal construída

José 28/05/2021

Muita expectativa e pouca satisfação
Sempre ouvi falar muito em Dom Quixote até que aos 34 anos de idade resolvi ler este livro que muitos diziam ser " uma das maiores Revoluções Literárias de Todos os Tempos".
Talvez tenha sido tudo isso na época em que foi escrito, por que não encontrei nada emocionante ou incrível neste livro.

Georgeton.Leal 12/03/2023

O louco mais sensato da literatura
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que se sobressaem acima disso. Cervantes estava à frente de seu tempo e não há como duvidar de sua maestria nesta obra, a qual já trabalhava elementos que mais tarde fariam parte do romance moderno. Os diálogos do cavaleiro andante com seu escudeiro abordam questões universais que permeiam a humanidade há séculos e não é de se admirar que mesmo após mais de 400 anos, Dom Quixote ainda seja uma obra tão fundamental no cânone literário.
Tanto o contexto da história como os personagens cativam pelo tom tragicômico e pelas diversas reviravoltas. Em sua loucura, Quixote inventa adversários e situações imaginárias, sempre relacionadas às aventuras de cavalaria. Sancho, mesmo vendo o delírio de seu amo, acaba sendo conivente com tudo e por fim se mete nas mais constrangedoras confusões juntamente com seu mestre. Apesar da notória falta de juízo de Quixote, vemos que suas motivações são nobres e muitas vezes até ingênuas. Ao moldar a realidade à sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha. Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comprovação de seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.
Uma das coisas que mais me surpreenderam nesse romance foram as histórias paralelas (que eu nem sabia que existiam), como as de Cardênio, Doroteia e a do capitão Viedma com a moura Zoraida. Tais narrativas poderiam facilmente funcionar como contos independentes em qualquer antologia, mas na saga de Quixote, elas se entrelaçam com a sina do cavaleiro andante, enriquecendo sobremaneira os capítulos da trama.
Simplesmente esse foi um dos melhores romances que já tive o prazer de ler e não tenho receio em afirmar que "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezem pela boa literatura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/03/o-louco-mais-sensato-da-literatura.html

Leonardo.Broinizi 13/01/2021

Clássico e indispensável.
Este livro é fantástico. Afirmar isso, assim como falar do enredo é "chover no molhado", pois esse é um dos maiores clássicos universais reconhecido amplamente. Então vou comentar apenas algumas impressões.
Apesar de ser um livro grande, é de fácil leitura (pelo menos na tradução que li), muito gostoso e divertido. Muitos dizem que é um livro complexo e cheio de significados, mas ressalto que é um livro acessível, que pode ser lido como uma comédia agradável. Já sinto falta de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, mas sei que de alguma forma me acompanharão pela vida. Livro incrível.

Milly 30/05/2020

Cavaleiro Andante de Cervantes
Isto não é uma resenha ->
Alonso Quijano, quando senhor que precisa dos cuidados da sobrinha e da doméstica, Dom Quixote, quando cavaleiro andante em busca das maiores aventuras. Alonso é um leitor voraz das leituras de cavalaria e de tanto ler começou a acreditar que tudo existia de fato, magos bons ou maus, donzelas em apuros, ogros e dragões. Não só acreditar bastou, inspirado naqueles nobres cavaleiros, decidiu tornar-se um. O livro traz duas perspectivas ao leitor, a de Dom Quixote e da realidade, o que é uma desventura para qualquer cidadão, é vista com aventura na visão de Dom Quixote que enxerga uma missão em todo lugar, moinhos de vento podem ser dragões ou ogros, rebanho de animais passam a ser exércitos batalhando e hospedagem, castelos. Os trabalhos que para ele são heróicos, para o povo são cômicos. Assim o cavaleiro andante de Cervantes ganha fama pelo mundo.

Sérgio 27/03/2021

Um clássico que jamais deve ser esquecido
Que Dom Quixote é um clássico da literatura mundial, isso não é novidade; e nem é a afirmação falsa. Tudo o que um dia lhe falarem de positivo a respeito deste livro, você poderá tranquilamente elevar à décima potência, e continuará sendo verdade. A obra prima de Miguel de Cervantes é uma caricatura perfeita dos romances de cavalaria, e nos permite rir exaustivamente de diversos momentos e diálogos em que nossos dois personagens principais estão presentes. O livro, que não é pequeno, realmente amedronta o leitor desavisado, mas creia: você desejará que ele tivesse duas vezes o seu tamanho, para que as histórias de Dom Quixote e Sancho Pança demorassem ainda mais para encontrar seu derradeiro fim. Quantos aprendizados, quantos exemplos de honradez e quantas risadas esse livro foi capaz de proporcionar! Seguramente, Dom Quixote é um livro que deve, obrigatoriamente, figurar na estante de qualquer pessoa, independentemente de tempo e de sua preferência literária, porque o que é belo e sublime, jamais deixará de sê-lo.

Alipio 22/07/2020

Dom Quixote " e outras histórias"
Comentei em postagem anterior sobre o desejo de ler a obra integral de Dom Quixote, apesar de ter lido a obra resumida há anos atrás.
Na minha humilde opinião, a Obra deveria ter o título: " Dom Quixote e outras histórias". Tinha ciência que alguns contos foram inseridos na obra para atender à um público que prezavam por leituras de romances. ( mas não imaginava que seriam tantos). Nessa edição o tradudor afirma que alguns contos com frágeis vinculos com a história principal foram adicionados, evoluindo a obra de conto para romance.
Bom, vamos às impressões sobre a história principal do primeiro volume.

Muitos críticos e teóricos interpretam a obra de Cervantes um tanto diferente da que pretendida pelo autor e procuram fazer análises mais formal da obra com alegorias de um contexto social e religioso: " Concilio de Tentro, moralidade do clero, reforma protestante, contra reforma, inquisição representada pela a queima de livros, construção social do individuo, etc.
Acredito que toda obra literária transmite ensinamentos que são absorvidos pelo leitor. A obra de Cervantes não foge dessas características, porém o maior objetivo da história sobre o cavaleiro sonhador, " Dom Quixote de La Mancha", é fazer com que o leitor se divirta com a narrativa desse sensacional romance.
Dom Quixote é uma leitura divertida e prazerosa.
Miguel de Cervantes em sua clássica obra "  Dom Quixote de La Mancha " torna-se o pioneiro do romancismo moderno. A obra tem a capacidade de atrair o leitor da mais tenra idade até os mais idosos pela forma de sua narrativa.
O primeiro volume foi publicado em 1605 e o segundo em 1615.
O protagonista da obra, Dom Quixote, é um leitor voraz de romances de cavalaria que desfaz de parte de seus bens para comprar livros desse gênero. Essas leituras vão influenciá -lo tanto, ao ponto de assumir o personagem de Cavaleiro andante, libertador dos oprimidos. Depois de se paramentar com uma armadura enferrujada, fazer algumas adaptações no elmo, escolher um nome pomposo para seu pangaré, afinal Alexandre O Grande teve o seu Bucéfulo.
Batizando o pangaré por nome de Rocinante e autodenominando " Dom Quixote", sai para cumprir no que acredita ser a sua missão: ajudar as pessoas, corrigindo injustiças que lhes eram imposta.
Com imaginário em transformar moinhos de vento em gigantes , estalagem em castelo, rebanhos de ovelhas em poderosos exércitos, ele cria também a sua amada e venerada donzela, Dulcineia del Toboso.
No primeiro contato com estranhos, em uma estalagem (bordel) que a vê como um castelo, prostitutas como princesa, o leitor já começa a ter seus primeiros momentos de risos pela forma que se porta o " nosso herói " diantes de certas situações.
Na estalagen ( seu castelo imaginário), instiga o estalajadeiro ( castelão)a realizar a cerimônia que o torna cavaleiro com a presença das duas prostitutas vistas por ele, na sua fantasia, como damas de cerimônia.
Mas ainda faltava-lhe algo. Um cavaleiro que se preze, precisa de um escudeiro. Com a promessa de ser bem recompensado , Sancho Pança o segue para seu mundo de aventura e desventuras para combater inimigos imaginários, forças ocultas que são contrárias à sua nobre missão de reparador de afrontas e injustiças
Após ser surrado diversas vezes, ter os dentes quebrados e se meter em muitas confusões por causa de suas imaginações, seus amigos arquitetam um plano para levá-lo de volta à sua aldeia.
Um momento da narrativa que não poderia deixar passar batido aqui em minhas impressões, é a seleção de livros que é feita pelo padre e o barbeiro e que seriam queimados, por serem os que " enfeitiçaram" o sr. Quixana com as suas histórias profanas. Ao decidirem deixar os livros de poesias intactos, a sobrimha questiona: " se o meu tio se curar do feitiço de cavalaria e ler esses livros, pode ser que queira fazer pastor e andar pelos campos tocando e cantando ou se fazer poeta, e seria pior. É melhor que se queime todos"
Em outra situação, poderíamos ficar indignados com a queima de livros, mas a forma que é feita narrativa é tão divertida que é impossível o leitor não cair em grande gargalha.

O teor da obra é transmitir ao leitor a necessidade de se ter empatia e a busca de uma sociedade livre de injustiças
" ...Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas.." ( Engenheiros do Havaí)
.'
Uma coisa é certa. Dom Quixote não viveria as aventuras que viveu se não fosse pela construção de seu mundo de fantasia.
Resumo dos personagens adicionados à história principal:

- Lotário, Alselmo e Camila ( o curioso impertinente) um romance trágico
- Cardênio, Lucinda, Dorotéia e Dom Fernando. um romance conturbado, porém com um final feliz
- Capitão Viedma ( cativo cristão) e Zoraida ( moura) uma narrativa das aventuras de um capitão, cativo e o seu amor por uma moura que se converte ao cristinianismo.
- O ouvidor e sua filha Clara Viedma com outra narrativa romântica de Dom Luis e o do ouvido com seu irmão ( Capitão Viedma) na estalajem , onde todos os personagens das histórias se convergem, inclusive Dom Quixote, que com suas alucinações, conseguem envolver a todos em uma confusão generalizada.
Depois de se envolver em outra confusão com peregrinos de uma procissão, Dom Quixote é levado de volta pra Casa

A obra é boa, as histórias complementares inseridas pelo autor são boas e interessantes. São histórias de amores de donzelas humildes por rapazes nobres, alguns correspondidos outros negados, a pricípio frustados, depois remediados e um outro com final trágico. Se o leitor tiver "apenas" o interesse nas aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, e não estiver disposto a encarar esse calhamaço, uma boa edição resumida da obra é o suficente para conhecer e se divertir com as aventuras do " cavaleiro da triste figura ", Dom Quixote de La Mancha e seu companheiro Sancho Pança