Assassinato na biblioteca

Assassinato na biblioteca Helena Gomes

Resenhas - Assassinato na Biblioteca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ifsclari 05/04/2024

Um livro ótimo. comecei a ler depois de uma longa ressaca literária, mas a historia me prendeu, assim que comecei a ler não consegui parar

Jeo. 28/03/2024

Recomendo
Livro muito bom, muito fluído e fácil de ler, voce devora ele sem perceber. O que me prendeu mesmo foi a forma do livro abordar a ditadura militar, mostrando um pouco do quão sombria foi essa parte da história brasileira, porém num linguagem acessível.
"Assassinato na Biblioteca" tem mistério, plot twists, personagens incríveis e um ótimo enredo. E, apesar de não ter muita afinidade com o protagonista, isso não atrapalhou em nada minha leitura na tentativa de descobrir o autor dos assassinatos porque o livro se sustenta muito bem na sua teia de mistérios.

Tsuki 22/03/2024

Um dos melhores
Esse livro com certeza é um dos melhores livros nacionais que eu já li, por ironia eu peguei ele na biblioteca da escola pra ler.
É tão rico de informações históricas sobre um dos períodos mais importantes do nosso país que só isso já é uma rica fonte de estudos Porém a autora consegue nos prender mais ainda com a história em si, com os personagens, e a leitura se torna simples e fluída apesar de ter tantas conexões, tantos mistérios.... Amei demais, amei os plots e os protagonistas. Comecei odiando alguns personagens e acabei amando depois.

Nicole822 18/02/2024

Eu achei ele incrível, tinha 0 espectativa e ele me surpreendeu muito
Fala sobre história e mistério foi uma combinação maravilhosa

rossi 13/02/2024

Cálice, afasta de mim esse CALE-SE
| Quinto livro do ano! ??

Toda vez que eu pegava esse livro, eu só me lembrava dessa música, como pode.

Ok, eu não sei como a autora conseguiu colocar uns mil plot twists em um só livro, mas eu adorei (e quase morri batendo cabeça com) cada um deles!

Gostei muito e recomendo!! Apenas isso. :)

É isso. Beijos e até a próxima resenha! ?

Gabryela27 15/12/2023

Incrível!
Peguei na biblioteca da escola, livro excelente! Te prende do início ao fim e reviravoltas muito boas.

Livinha 14/12/2023

"porque o tempo é uma invenção da morte"
Assassinato na Biblioteca, escrito por Helena Gomes, é um livro com uma escrita que te prende do começo ao fim. Cheio de reviravoltas com uma pitada de adrenalina.

Além disso, ele é contado entre o passado e o presente, o que torna mais fácil você entender toda essa história cheia de mistério e um pouco do Sobrenatural.

A autora aborda questões como dificuldade de relacionamento dos jovens em uma nova estrutura familiar. A Narrativa envolve o leitor levando a uma atmosfera de suspense que tem um pé na realidade e outro na fantasia, demonstrando grande habilidade narrativa para se comunicar com os jovens.

Resumindo, a obra é uma leitura envolvente e surpreendente. Recomendo para todos os leitores que gostam de suspense com um pouquinho de drama.

Biggie 11/12/2023

História boa que te prende, sem enrolação.
Livro conta a história e Igor, um adolescente problemático de 14 anos que acaba de se mudar para uma nova cidade. Ele vive trancado em casa, tem dificuldade de fazer amigos e se misturar com os colegas da escola, fugindo parar a biblioteca para ficar sozinho. É justamente numa de suas manhãs na biblioteca vazia que a bibliotecária idosa é assassinada. Como só tinha ele além da bibliotecária na hora do crime, se torna suspeito. Para provar que ele não é o assassino, Igor conta com a ajuda de Lara, uma garota fantasma que mora na biblioteca, local em que foi assassinada, em 1970 durante o Regime Militar, quando tinha apenas 14 anos.

Marta 07/11/2023

Simplesmente um dos melhores livros que já li. É um livro que te prende na leitura. Cheio de mistério e plot twist. Além de ser o puro suco da fofoca

Sanjigor 06/10/2023

Um Intrigante Quebra-Cabeça
Se você é um aficionado por enigmas, literatura e mistérios, "Assassinato na Biblioteca" é um livro que não pode faltar na sua estante. Com sua narrativa habilmente construída e personagens cativantes, esta obra é uma jornada fascinante pelo universo da leitura e do crime.
O enredo nos leva até os corredores de uma biblioteca, um lugar que exala conhecimento e tranquilidade. No entanto, quando um assassinato ocorre num ambiente tão sagrado para os amantes dos livros, o palco é montado para um mistério que desafia as mentes mais perspicazes.
Helena nos presenteou com uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes, tornando impossível resistir à tentativa de desvendar ou perigoso. À medida que seguimos as pistas, somos apresentados personagens complexos, cada um com seus segredos e motivações, tornando a investigação ainda mais envolvente.
O verdadeiro charme deste livro, no entanto, reside na forma como ele celebra a literatura. Referências literárias saltam das páginas, e o autor tece uma tapeçaria de palavras que faz com que o leitor se sinta em casa na biblioteca. É uma experiência que aquece o coração de qualquer amante da leitura.
Portanto, se você está em busca de um mistério intrigante, regado com doses generosas de literatura, "Assassinato na Biblioteca" é uma escolha imperdível. Esta obra é uma homenagem à paixão pelos livros e ao poder das palavras, enquanto mantém você no limite do seu assento, ansioso para desvendar o enigma. Recomendo este livro a todos os que desejam uma leitura que envolve, desafia e encanta.

Isadora1058 22/08/2023

Adorei as reviravoltas
Simplesmente perfeito, as reviravoltas me deixaram com um gostinho de quero mais , peguei o livro na biblioteca da escola sem nenhuma expectativa que iria gostar! Eu amei e chorei quando acabei o livro. Eu recomendo demais este livro, realmente leiam é muito bom.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Assassinato na Biblioteca" de Helena Gomes

"Assassinato na Biblioteca" é um livro que envolve o leitor em uma narrativa cativante, misturando elementos de mistério, fantasia e um contexto histórico delicado, que é a ditadura militar no Brasil. A autora, Helena Gomes, habilmente tece uma narrativa que, apesar de ser considerada um livro infantojuvenil, tem o poder de prender a atenção de leitores de todas as idades, fundindo passado e presente em uma dança narrativa que nos deixa ansiosos por mais.

A história tem início com o jovem Igor, um adolescente problemático que recentemente se mudou para a cidade costeira de Santos. Igor é o arquétipo do típico estudante que não se encaixa nos padrões de sua escola. Ele repete de ano, causa problemas e, em geral, parece desinteressado nas atividades acadêmicas. Sua rotina de faltas e rebeldia, no entanto, muda drasticamente quando ele se vê no centro de um crime misterioso.

É nesse ponto que o livro nos apresenta a fantasma Lara, uma jovem cuja presença é limitada à biblioteca da escola. Lara se torna um personagem central e fascinante na trama. Sua história trágica remonta à época da ditadura militar, um período obscuro da história do Brasil. A morte de Lara, que ocorreu na biblioteca da escola, se entrelaça com o assassinato da bibliotecária Conceição, e é essa conexão que move a história de forma inigualável.

A ambientação da narrativa em Santos, São Paulo, e a utilização do período da ditadura militar como pano de fundo, dão à história uma profundidade única. Helena Gomes consegue envolver tanto leitores jovens quanto adultos, abordando um período sombrio da história brasileira de maneira acessível e envolvente.

O romance não segue uma narrativa linear, o que é uma das características mais atraentes da obra. Helena Gomes constrói a trama como um quebra-cabeça complexo, com peças que vão se encaixando ao longo da história. Essa estrutura não linear aumenta o suspense e a curiosidade do leitor, deixando-nos ansiosos para desvendar os segredos que cercam os personagens e os eventos da história.

A evolução do protagonista Igor é notável. Ele passa de um adolescente rebelde e solitário para um jovem determinado a provar sua inocência e descobrir a verdade por trás dos crimes que assombram a escola. A parceria de Igor com a fantasma Lara é uma das dinâmicas mais cativantes da história.

"Assassinato na Biblioteca" aborda uma série de temas complexos, incluindo a repressão e os abusos cometidos durante a ditadura militar. A autora não subestima a capacidade dos leitores jovens de lidar com questões delicadas, ao mesmo tempo em que mantém o enredo acessível e envolvente. Além disso, a narrativa toca em temas universais, como amizade, justiça e a importância de enfrentar os próprios medos.

A autora usa uma técnica narrativa interessante ao dar voz a diferentes personagens em momentos cruciais da história. Isso não apenas enriquece a trama, mas também oferece ao leitor uma visão mais ampla dos eventos e motivações dos personagens.

Em última análise, "Assassinato na Biblioteca" transcende o gênero de romance policial. É uma imersão em um passado sombrio, um convite para explorar mistérios, revelar segredos e descobrir a verdade por trás dos eventos que assombram a escola de Santos. A forma como a autora conecta a história do Brasil com elementos sobrenaturais e tramas intricadas cria uma experiência de leitura única e envolvente.

Este livro nos cativa desde a primeira página, mantendo-nos ansiosos por desvendar cada enigma e compreender os segredos do passado. Helena Gomes demonstra sua maestria na arte da narrativa, deixando uma marca duradoura nos leitores de todas as idades.

"Assassinato na Biblioteca" é uma obra que merece ser lida e apreciada, independentemente da faixa etária do leitor. Sua capacidade de entreter e educar, combinando um mistério envolvente com uma aula de história, é verdadeiramente notável. A autora aborda um período crítico da história do Brasil e constrói uma narrativa que mantém o leitor totalmente imerso na trama.

Helena Gomes nos lembra que a literatura infantojuvenil pode ser uma poderosa ferramenta para explorar questões sérias e complexas, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência de leitura emocionante e recompensadora. "Assassinato na Biblioteca" é um livro que fica gravado na memória do leitor, provocando reflexão sobre a história do Brasil, a coragem de enfrentar os segredos do passado e a importância da amizade e da justiça. É um romance que nos faz pensar, sentir e continuar virando as páginas até a revelação final.

Débora 08/05/2023

Uma leitura que agrega
A data da leitura que coloquei na verdade é da segunda vez que li. Esse livro eu li na época do meu ensino médio (entre 2009 e 2011) e é curioso o fato de que eu na época achei que o livro era bem mais incrível.
Não me entendam mal, o livro é bom. É uma trama fantasiosa bem elaborada (a proposta da autora é antiguidade ao meu ver), que também aborda a ditadura militar e as ?consequências? de quem se opunha a ela. Um cenário histórico marcante na história do nosso país. O final da uma reviravolta que embora não fosse totalmente inesperada, não deixa de ser uma reviravolta.
Recomendo a leitura, principalmente para quem busca livros de histórias rápidas e fáceis. É divertido e agrega.

1 | 2 | 3 | 4 | 5