A Viajante do Tempo

A Viajante do Tempo Diana Gabaldon

Resenhas - A Viajante do Tempo

Eduarda.Gomes 27/03/2024

Meu xodó ?
A Viajante do Tempo, é um romance histórico de viagem no tempo que conta a história de Claire Randall, uma enfermeira inglesa que, em 1945, é transportada para o ano de 1743, na Escócia.

Claire é uma mulher forte e independente, que não se deixa abater pelas adversidades. Ela é uma ótima enfermeira e uma sobrevivente nata. Quando se vê transportada para o passado, ela usa sua inteligência e determinação para se adaptar à nova realidade.

Ao chegar na Escócia, Claire se vê no meio de uma guerra entre os jacobitas, que defendem o rei católico Jaime Stuart, e os ingleses, que apoiam o rei protestante Jorge II. Ela também conhece Jamie Fraser, um jovem escocês que se torna seu guia e protetor.

A relação entre Claire e Jamie é um dos pontos fortes da história. Eles são dois personagens complexos e bem desenvolvidos, que se apaixonam perdidamente. O romance deles é intenso e apaixonado, mas também cheio de obstáculos.

Além da história de amor, A Viajante do Tempo também é um romance histórico bem escrito, que retrata a Escócia do século XVIII com riqueza de detalhes. A autora faz um ótimo trabalho de pesquisa e consegue criar um mundo que parece real e palpável.

? O livro é longo, com mais de 800 páginas, mas a leitura é fluida e envolvente. É impossível parar de ler até o final, para saber o que vai acontecer com Claire e Jamie.

Pontos positivos:

História envolvente e cheia de suspense
Personagens complexos e bem desenvolvidos
Romance intenso e apaixonado
Retrato realista da Escócia do século XVIII

Pontos negativos:

Livro longo, pode ser cansativo para alguns leitores.

? Recomendação:

Se você gosta de histórias de viagem no tempo, romance histórico, ou simplesmente gosta de uma boa história bem escrita, A Viajante do Tempo é um livro que você precisa ler.

Rebeca 26/03/2024

Não foi o esperado
Despropositadamente consegui esse livro por uma troca no skoob. Só queria ler alguma que fugisse um pouco dos policiais nos quais eu estou frequentemente me embrenhando.
Pobre de mim.
No início, não me pegou, achei a Clarei uma chata e queria que ela ficasse com o Frank (que era muita areia pro caminhão dela) e que acabasse por aí.
Aí teve um momento em que a autora realmente soube jogar com as tragédias e cinismos dos personagens - aí virou a chave.
Fiquei presa na estória e só queria chegar em casa pra ler logo. Os personagens, a cultura, a história... tudo muito bem amarrado numa escrita primorosa.

PS. Me senti o Loki na mão do Hulk e partamos para A libélula no âmbar.

Alaine.Nunes 26/03/2024

Outlander - a viajante do tempo
A história da Clare te envolve e te surpreende. O livro conta um pouco da vida dela no pós 2ª grande guerra, na qual ela atuou como enfermeira, com o marido Frank Randall, um homem fascinado por história e obstinado em saber mais sobre Jonathan Randall, seu antessor.
Tudo seguia normal, até que, do nada, Clare viaja no tempo, ela volta quase 200 anos no tempo, na época que Jonathan era vivo. Ela Jamie Fraser, homem pela qual ela se apaixona. É nesse ponto que a história começa realmente. Vale muito a leitura. A única coisa que eu não gostei muito, foi o fato do livro ser bastante descritivo.

Spidwrpool 25/03/2024

"Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras. É tudo. É imortal. E se basta."
Esse foi um livro que me fez ter vários sentimentos conflituosos, ele me fez chorar de emoção e tristeza, assim como ele me fez passar extrema raiva e incômodo, justamente por não ser um gênero que me agrada muito.
Tem muitos fatores que me levaram a essa confusão sobre gostar ou não.
Tento levar em consideração que se trata de um livro de época, nao posso criticar tanto algumas atitudes e acontecimentos por ser uma cultura diferente da nossa atual, isso tbm não quer dizer que não me incomode bastante.

O começo achei um tanto parado, sem contar a encheçao de linguiça e excesso de descrição das atividades que a protagonista fazia ao longo do seu dia.
Porém um pouco depois da metade, você consegue engatar mais na leitura, ela te prende bastante, foi realmente bem viciante a partir desse ponto.
Se você é um leitor que adora romance de época, esse livro é um prato cheio, certeza que irão amar!

Referente a protagonista, Claire, notamos que ela é uma mulher realmente madura e inteligente, que não fica fazendo drama e sabe o que quer.
Mas tem uma coisa que realmente me incomodou ao longo de toda a leitura, que eu acho que foi mais uma questão de escolha de escrita da autora na narração da Claire(?)
Eu tinha em mente que a Claire teria um choque de cultura maior a diferença das épocas.
Foi uma expectativa que eu coloquei, porém fui notando que ela não se incomodava ou se chocada com a maioria das situações que passava.
Senti falta da demonstração de emoções da parte dela, como estou acostumada nos livros, as protagonistas estarem sempre expressando sua emoções em momentos impactantes
Mas eu não via isso na Claire, ela não parecia realmente querer voltar pro seu tempo na maior parte do livro, não vi também tanta hesitação em dormir com outro homem ainda estando tecnicamente casada , ela parecia esquecer o Frank frequentemente.

Ou quando matou alguém pela primeira vez e simplesmente seguiu a vida como se não fosse algo marcante, o máximo que ela fez foi rir da situação depois, nunca mais foi citado o ocorrido
Ou oq realmente me irritou, ela passa por situações em que os caras tentam abusar dela ou acabam abusando/assediando mesmo, porém ela segue a vida como se nada tivesse acontecido, logo tá sendo amiguinha deles E brincando.
E tem a parte de deixar um bebê pra morrer sem se questionar muito ou tentar fazer algo, eu achei isso muito revoltante.
Essa total indiferença dela aos acontecimentos, a falta de emoção me irritou extremamente.

O romance em si foi feito de forma devagar no decorrer da historia, muito bem construído, a química deles é ótima, são super apaixonantes.
A diferença de idade é algo bem interessante também, o fato da protagonista ser mais velha que o mocinho é algo inusitado e bom, sendo uma época antiga, ela ter mais experiência que ele, foi um ponto muito positivo.
Eu preferia só que o início do romance demorasse mais pra acontecer, que o casamentos fosse só mais pra frente, eles percebendo que se gostavam aos poucos e isso fosse crescendo.
Não eles se casando direto sem nenhum sentimento envolvido ainda, só tendo uma amizade e um hot sem primeiro aquela tensão sexual, como aconteceu.
E por falar em hot, senti tanta falta dele, de algo mais explicito e detalhado, espero que melhore esse ponto nos próximos.

"Eu a desejei desde o primeiro instante em que a vi, mas eu a amei quando você chorou nos meus braços e deixou-me confortá-la"

Jaime é um dos pontos altos do livro, ele foi um dos motivos que eu tava mais ansiosa pra ler
O cara é um verdadeiro romântico e tão fofo!!
Uma das coisas que adoro nele é o fato dele ser um Golden, oq eu amo, um amor de pessoa, é impossível não gostar dele.

Mas o final da parte III me incomodou bastante, fiquei decepcionada com o Jaime, com as coisas que ele acaba fazendo e dizendo, achei desnecessário ele ter que bater na Claire, isso foi algo que eu não consigo perdoar apesar de tudo.
Porem tem algumas outras atitudes do Jaime, apesar deu gostar da personalidade, não combina com a imagem que acabamos criando dele.
A forma com em alguns momentos ele xinga mulheres, tanto a Claire, como a irmã de vagabundas, prostitutas e outras coisas, dizendo que a culpa é da Claire por sempre estar numa situação de quase ser estuprada.

Porem da pra passar um pouco o pano pra ele se formos considerar a época e tudo que ele sofreu, e pensa num cara que sofreu!! Do início ao fim, só se lascou e foi judiado, os capítulos finais da uma dor no coração com oq acontece com ele, é uma tristeza, quero ver como ele vai lidar com isso nos próximos livros

Apesar dos pesares, foi uma história que me intrigou muito e viciou, terei que continuar a ler e até mesmo assistir a série de TV que só ouso elogios!

Estou bastante curiosa com a parte da trama, da viajem no tempo, como isso vai ser explicado, quantas pessoas já passaram pelo portal e porque?? A Claire vai voltar? Muitas perguntas que quero respostas.
Valesca.Castelani 25/03/2024minha estante
Eu sou suspeita a falar pois amo eles ?

anghel.gusmaodo 24/03/2024

Final perfeito!
Eu recebi boas recomendações do livro e, como estava disponível no KU, resolvi dar uma chance. Eu não assisti a série (ainda) então eu não fazia ideia do que esperar. Cada acontecimento foi uma surpresa, eu não sabia se Claire iria ou não voltar ao círculo de pedras, se ela conseguiria retornar ao seu tempo, se ela iria e depois voltaria para o passado de novo, se em algum momento ela contaria a verdade para alguém? enfim. Não sabia de nada. Então cada acontecimento do livro me pegou de muitas maneiras.

Foi uma jornada incrível, a escrita da Diana é espetacular. No começo foi um pouco difícil se habituar por ser uma linguagem um pouco diferente da coloquial que estou habituada a ler. Existem muitos termos formais e obsoletos que a gente quase não se lê mais, com tanta frequência, mas depois que me acostumei ficou mais fácil. As descrições dos lugares, do cenário, tudo muito rico, embora eu pudesse passar tranquilamente sem toda essa riqueza de detalhes, de qualquer forma, é algo que te transporta mesmo para as Terras Altas e para a vida naquele lugar antigo.

A Claire é uma protagonista incrível, ela é forte, muito inteligente e extremamente resiliente. Não sei como ela não surtou ao primeiro sinal de que estava no passado, mas ela foi muito astuta e agiu de forma bem pensada em vários momentos.

O Jamie é maravilhoso! Considerando todo o contexto da época, é claro. Ele tem sérias imperfeições e é muito machista (como qualquer pessoa no século XVIII), coisas que num contexto atual seriam inteiramente imperdoáveis, mas é preciso entender o contexto histórico, a autora nada mais é do que REALISTA. Mas mesmo assim, ele ainda consegue se sobressair, é realmente muito difícil não se apaixonar por aquele Escocês lindo e teimoso. A Claire, sua ?sassenach?, consegue se impor e ele, mesmo com sérias dificuldades de aceitar a palavra de uma mulher, também consegue ouvi-la e respeitá-la.

O final do livro foi perfeito. Depois de tudo o que passaram, depois de tudo o que Jamie sofreu, Claire é uma verdadeira guerreira. Apaixonante! Amei o livro e com certeza vou assistir a série tbm.

thaiba 22/03/2024

O melhor romance atemporal que já li/assisti
Pela minha memória de leitora, foi o livro mais bem escrito, com riqueza de detalhes sem ser cansativo. O cenário incrível, a fantasia se juntando com a realidade... Perfeito!

Helen 19/03/2024

Aaah Claire... ?
Amo a série com todo meu coração, e o livro me cativou demais. Acho impressionante como a autora consegue te colocar dentro do texto, e imaginar exatamente a cena que esta acontecendo. Os detalhes são incríveis. Já terminei há mais de um ano.

samys1 18/03/2024

" Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos. "
Meu primeiro calhamaço e eu adorei ????? Sou maior fã dessa série e quando eu vi que tinha livro fiquei louca pra ler. Demorei um pouco pra ler ( cerca de uns quase 2 meses), mas foi por falta de tempo. A história e a escrita são igualmente envolventes. É tão lindo ver a relação do Jamie e da Claire, eles sempre se protegendo mesmo quando não havia muita chance de salvar, sabe? Eles são verdadeiras almas gêmeas. Já quero reler novamente ??

Gabriela 18/03/2024

Outlander é uma história pra se apaixonar. A história de Claire que volta acidentalmente 200 anos no tempo já tinha me encantado nas série e me apaixonei ainda mais nos livros.
O livro é fluido, sempre tem uma nova surpresa e parece que o primeiro livro são 3 em um só de tanta coisa que aconteceu, mas os personagens são bem construídos, todos possuem camadas e elas são bem exploradas pela autora.
A história de um romance arrebatador e todas as aventuras de Jamie e Claire é incrível e eu já comprei o próximo (mesmo sabendo o que acontece kk).

Leh150 17/03/2024

Out
Um romance que nos apresenta passagens entre futuro e idade media , contento fatos historicos que nos inticam a querer saber mais sobre o mesmo...
Envolve romance , desentendimentos , dificuldades e muita outras emoções que não imaginamos que poderiam estar presentes nesse período.A escrita da autora nos prende do inicio ao fim , uma leitura de fácil entendimento, com todas as etapas que precisa de para um bom desenvolvimento da historia contata
Se você gosta desse universo , venha da uma oportunidade para esse livro ... pode se surpreender ao final....

Fabiana 10/03/2024

Eu adoro esse universo acho que Claire e Jaime sempre serão meu casal favorito da ficção. Não tenho vontade de largar a história por nada.

Juliana 10/03/2024

RELEITURA APAIXONANTE
Já faz mais de 15 anos que eu comecei a ler esses livros. Li até 7o, a medida que iam saindo. Qnd os últimos volumes foram atrasando, parei. Agora que já sairam todos, esse ano decici maratoná-los e finalmente conhecer o destino de cada personagem! Relendo, agora mais velha, posso reafirmar que Diana Gabaldon sabe como ninguém amarrar uma história e criar personagens apaixonantes. Mesmo que esse livro fosse um único volume, já seria fascinante e o resto eu imaginar com prazer. Não sendo, só me resta partir para devorar o segundo volumet AGORA. Em tempo: o audiolivro em inglês tem uma narradora maravilhosa, Davina Porter.

Michele 05/03/2024

Comecei a ler depois de assistir a série algumas boas vezes. Esperando pela sétima temporada estava ansiosa para mais momentos, mais história, mais emoções, mais Jamie e Claire. Talvez pelo meu apego à adaptação, ainda a prefiro em relação ao livro. Mas o romance não deixa a desejar! Para mim, trouxe uma perspectiva diferente dessa história que tanto amo. Recomendo!!

Lívia 04/03/2024

Eu quero morar na Escócia ?
Esse livro é surpreendente! Apesar de ser um calhamaço, a vontade é que tenha mais e mais páginas (aí eu lembro que ainda tem mais 8 livros gigantes ?).
A escrita é perfeita, a história é colocada de forma interessante, o romance é arrebatador, a ambientação te leva pra dentro de cada lugar descrito.
Cada detalhe desse livro me trouxe um sentimento grandioso de que estava conhecendo um mundo novo.
Favoritado mil vezes, e que venha o próximo ?
Dilva 04/03/2024minha estante
Mora na Escócia é o sonho de todas nós Sassenachs. Emboras os livros sejam bem grossos, a leitura é tão agradável e os personagens tão encantadores, que nem sentimos o número grande de páginas

Lívia 04/03/2024minha estante
Poxa, vida! Com certeza, você realizou o sonho de muitas pessoas ????

Carolina 03/03/2024

Um dos melhores romances lidos até agora !!
Um dos melhores romances q li recentemente.
Assisti a série antes de ler o livro, e posso afirmar que ela foi bem fiel aos acontecimentos, isso me agradou muito. Apesar de já saber o que ia acontecer, isso nao atrapalhou a leitura. Os personagens foram bem construídos e o romance nos prende desde o início.
Estou ansiosa para ler a continuação.