A Viajante do Tempo

A Viajante do Tempo Diana Gabaldon

Resenhas - A Viajante do Tempo

Alessandra 03/02/2011

Este livro destruiu minha paz...

Tudo começou quando eu fui a Saraiva Megastore tentar achar alguma coisa, qualquer coisa para ler, para tentar livrar minha mente do vício da saga Crepúsculo. Encontrei este livro inadvertidamente, escondido na prateleira de "autor estrangeiro", uma unidade apenas. Me interessei pelo título, porque aaaamo viagens no tempo (era apaixonada, quando criança, pelas séries "Túnel do Tempo" e "Voyager"). Comecei a ler a orelha e levei um susto com o tanto de informação contida ali (dica: compre este livro mas não leia a orelha! Tem spoiler pra caramba). Mas gostei do resumo e comprei a obra, tendo começado a ler assim que cheguei em casa. Era o ano de 2008.
Mal sabia eu que, com esta decisão, minha vida ia mudar radicalmente, e anos depois eu ainda ia sofrer horrores com a saga outlander - série de sete livros escritos por Diana Gabaldon, cujo primeiro é a "Viajante do Tempo". Como começar a descrever uma das melhores e mais bem escritas sagas de romances históricos que já li na minha vida? Este livro trata do começo da história de Claire, uma enfermeira que no cenário pós Segunda Guerra Mundial tenta reconstruir o seu casamento com uma viagem à Escócia com o marido, Frank. Mas durante um passeio pelas colinas daquele país, encontra um círculo de pedras misteriosas, que acabam levando-a a uma viagem no tempo, direto para a Escócia do século XVIII, no começo da batalha dos clãs escoceces contra o jugo da Inglaterra.
Ali, naquela época, Claire conhecerá um grande amor; e viverá aventuras maravilhosas, bem escritas, encontrando personagens cativantes e carismáticos.
O que mais eu gosto nos livros de Diana é que os personagens são críveis, tem vozes próprias, por assim dizer. Você acredita muito nos personagens; eles parecem falar com você. Quase que se pode sentir sob seus olhos as suas falas, seus dissabores e alegrias...isso é o que eu chamo de livro bom, minha gente.
Mas só dou um aviso: a Diana escreveu sete livros da saga Outlander. Seis estão traduzidos em português; o último, "An Echo in the Bone", não tem tradução. Meu desespero foi tão grande ao terminar o sexto livro que li em inglês mesmo o sétimo (penei horrores com todos os termos escoceses que a autora usa nas falas de alguns personagens), mas consegui. E agora estou aqui, pensando na história o tempo todo, sofrendo à espera do oitavo livro que só vai sair em 2012!!!
Vou na Saraiva Megastore de novo hoje...
bibinharamos 08/04/2012minha estante
Nossa...nem me fala nessa espera pelo 8º, q pelo jeito só ano que vem agora...

Savina 21/08/2012minha estante
Comigo foi mais ou menos a mesma coisa. Conheci o livro há uns cinco anos, bem antes dele começar a fazer realmente sucesso aqui no Brasil. Estava na livraria a procura de um novo livro quando encontro "A Viajante do Tempo" escondido em uma prateleira, também único exemplar da loja. Peguei para ler a sinopse no verso e ia desistindo do livro quando a última frase me chamou a atenção "Uma pergunta martela os seus pensamentos, insistente: o que fazer quando se conhece o futuro?". Comprei só por essa frase. Agradeço a ela até hoje. Já li uma quantidade razoável de livros (e grande parte excelentes), mas ainda não encontrei nenhum como a Viajante do Tempo. Quase morro esperando o segundo volume da série (que conseguiu se superar: nunca pensei de chorar tanto!). Hoje também estou esperando para comprar o 8°. Até já saiu, mas fiquei tão arrasada com o final do 7° que ainda não tive coragem de ler os dois últimos.

Nana 05/12/2012minha estante
SPOILER - Sério que vocês gostaram tanto assim? Tipo, minha história foi bem parecida com a de vocês, peguei o livro por acaso e chegava a sonhar o um escoces lindo que ia arrematar meu coração. Mas, depois que - SPOILER SPOILER SPOILER - a Brianna foi encontrar o Jamie e o George foi atrás e a história do bebê e tudo mais eu odiei e parei de ler. Fiquei muito decepcionada depois desse livro...

Autora Audrey Rose 06/08/2014minha estante
Gosta de viajem no tempo? não sei se curte mangá, mas deveria ler Anatolia Story, é muiito loco rs

Luciane Leite 04/11/2014minha estante
Meninas, eu ganhei Outlander 1 e quero começar a ler e fui procurar as continuações para comprar, mas só acho o volume 2 pela mesma editora e achei dois livros com o subtítulo de O Resgate no Mar na Saraiva, mas pela Rocco. Não quero começar a ler antes de saber da continuação, pq sou muito ansiosa. Vcs leram traduções de grupo ou eu que não estou sabendo procurar?

Edméia 09/04/2016minha estante
* Alessandra , comecarei a ler este livro hoje ! Estou aderindo aos livros digitalizados e estou gostando muito deles ! Bom , fiquei admirada com o número de páginas ! Todavia , diz minha intuição que eu gostarei muito ds história ! Teu comentário me ajudou , Alessandra ! Muito obrigada !!! ???

Telma.Almeida 02/01/2017minha estante
Estou obcecada pela série. Viciada. Quero e preciso ler todos. Não penso em outra coisa!

JAssica.Albano 07/06/2017minha estante
Eu iniciei a história esse mês, e como todas, foi amor a primeira página! No entanto, estou me sentindo traída com o segundo livro. Eu esperava muito saber o que aconteceria em XXX (vamos evitar os spoilers) e estava imaginando a cara do Jamie quando conhecesse a Brixxx... e aí abro o segundo livro e PAH! 20 anos depois!!!! O Jamie nunca conheceu a Bri???? Agora serei obrigada a parar de viver para conseguir ler tudo em 2 dias e entender como a autora pode me trair dessa forma.

kelka 29/07/2017minha estante
Não dei muita atenção quando vi o livro na internet. Mas encontrei a série no Netflix e comecei a ver ... logo fui atrás do livro...Nossa!! Destruiu a minha paz também!! Fiquei impressionada com os efeitos desse livro...me arrasou. Ainda estou no segundo livro, lendo em doses homeopáticas com medo de cada capítulo...rs

Bruna 05/10/2017minha estante
Estou assistindo a série e estou alucinada!!! Li sua resenha (6 anos depois) e só por causa disso percebi que também preciso dos livros! rsrs Obrigada!

Debs 22/12/2017minha estante
amei sua resenha, ainda bem q ou começar a ler agora em 2018, e nao vou ficar sofrendo esperando o lancamento dos livros.

Bruna 03/12/2018minha estante
Então por que você deu zero estrelas? kkk

Lele 21/06/2020minha estante
Alguém pode me dizer se vale a pena ler os livros se já vi a série?

Nivea Ceroni 05/07/2020minha estante
Leia a série Filha da Floresta e a trilogia Boudica! Vai se apaixonar também.

Edméia 07/07/2020minha estante
*Lele, o livro sempre vale a pena ser lido ! Boas leituras , menina !

julietesantoss 20/08/2020minha estante
Alessandra do céu. Melhor resenha da vida kkkkk. Uma dívida: vc já assistiu a série? Gostou?

aline.almeida25 09/09/2020minha estante
Li o livro pq amei a série! Mas o livro consegue ser melhor! Amo livros q vc se sente dentro da história. É um livro muito detalhado, você consegue ver e sentir tudo que os personagens estão passando. Super indico ? Estou lendo o 5

Nathiellen 19/10/2020minha estante
O oitavo livro vai ser lançado esse ano

Nathiellen 19/10/2020minha estante
Ja está na pré venda

Lury.Castro 09/11/2020minha estante
Estou aqui, 10 anos após este comentário, lendo o primeiro livro ^^ tenho um longo caminho pela frente!!! A Claire e o Jamie já roubaram meu coração, não tem mais volta!!!

Edméia 09/11/2020minha estante
*Lury , o tempo não importa ! Penso que ler deve ser um PRAZER ! Nada de obrigação, imposição !!! Boas leituras pra ti ! Um abraço.

Lenise.Xavier 15/11/2020minha estante
Também tem a saga spin-off do Lorde John. E outros livros, da autora, que enriquecem mais ainda a história

Dri 17/12/2020minha estante
Eu li todos! Amei cada um... estou à espera do 9°... no desespero...

Sarima55 04/01/2021minha estante
Se vc vir esta, hj em dia tem o seriado, vc sabe disso?

Sarima55 04/01/2021minha estante
Conheci a saga de Claire no início da pandemia, estou apaixonada.

Natty 12/02/2021minha estante
Como está a leitura do 8°livro?

Jade 08/06/2021minha estante
Vocês acreditam que eu conheci essa obra maravilhosa por uma fanfic?? Agora sou completamente apaixonada por tudo que tem a ver com essa divindade

Aryane Marques 12/07/2021minha estante
É melhor ler em português ou inglês? Tipo na versão traduzida a riqueza linguística de é diminuída? A experiência é melhor lendo em qual língua?(obs: não tenho problema em ler seja em inglês ou portugues)

Natty 12/07/2021minha estante
Meu inglês é bemmmmm fraco rrsrs...Bom ,ao meu ver ler no original é sempre melhor .

Aryane Marques 12/07/2021minha estante
Obrigada pela resposta :)

Natty 12/07/2021minha estante
Boa leitura ?

Viviane.Xavier 16/11/2021minha estante
Apaixonada pela série. Iniciei hoje o viagem no tempo. Amando

Edméia 18/11/2021minha estante
*Viviane, li o primeiro e o segundo livro ! Preciso comprar e ler os dois volumes que compõem o terceiro livro : "O Resgate no Mar" ! Parece que a Amazon oferece este livro em volume único ! Ele possui um total de 1431 páginas !!! O.O Um baita CALHAMAÇO !!! (Curto livros com mais de 500 páginas !!! Hehehe ). Boa leitura, Viviane Xavier ! Fiques com Deus. Um abraço.

Naty_loureiro 10/12/2021minha estante
Comecei a ver a série há uns três anos, pela Netflix, de forma totalmente despretensiosa, até pq, não curto séries. Mas, OutLander me laçou!! Eu não fã de romances, mas amo história! E o que mais tem em OutLander é conteúdo histórico.

Esse ano que comecei a ler o primeiro volume. Estou nas primeiras páginas e ...é ainda melhor do que a série ( como sempre!)!!! Pretendo devora-los!

Recomendo mesmo estando bem no início do primeiro livro. É fascinante !

Pitchulinha 25/01/2022minha estante
Como faz pra ler o livro?

Alice 05/04/2022minha estante
Você saberia me dizer a classificação?

Natty 05/04/2022minha estante

KKKKKKK "este livro destruiu a minha paz", me identifico TANTO

lady.irrelevante 08/06/2023minha estante
Compensa ler?

Angela 10/09/2023minha estante
Assisti à série e estou acompanhando pois após quase uma década acharam de continuar, é maravilhosa, fantástica, muito forte e realista, tanto que as vezes me deprime saber que tudo aconteceu com o povo daquele século.
Espero que o livro traga as mesmas sensações, costumo dizer que nunca retratam fielmente as letras.

Andréia G. 02/11/2023minha estante
Assisti a série e como vi nos comentários que o livro é muito melhor, já estou indo procurar na Amazon. Obrigada a resenha foi ótima.

Andréia G. 02/11/2023minha estante

Esperando o livro 8.

Luana 13/12/2023minha estante
Eai amg conseguiu ler?

Márcia Naur 16/08/2016minha estante
Também achei. Bem cheguei ao final.

Fê Gaia 18/08/2016minha estante
Achei uma pena, Márcia... tinha tudo para ser uma ótima história.

Márcia Naur 18/08/2016minha estante
Verdade Fe! Ela se perdeu totalmente.

Karen 20/08/2016minha estante
Não sei como consegui terminar o livro, estava com a mesma sensação que vc, tinha nojo, e estava com vontade de jogar o livro na parede, mas pra ter uma opinião completa resolvi terminar de ler, e com certeza não quero ler os outro livros da serie!!

Ari Phanie 21/08/2016minha estante
Fê, eu ainda nem cheguei na metade do livro e já tô achando difícil continuar. Achei que era um romance histórico com uma história de amor como fundo, e não o contrário. E o fato da Claire ser uma personagem colocada o tempo todo no papel de vítima, precisando ser salva por um homem, sendo até mesmo obrigada a casar com um, ficando a sua mercê e ainda por cima sendo agredida uma hora ou outra, me faz ficar bem perto de abandonar o livro.

Márcia Naur 06/09/2016minha estante
Adorei sua resenha! Perfeita :=)

Fê Gaia 08/09/2016minha estante
Obrigada, Márcia! :)

Márcia Naur 08/09/2016minha estante
:=)

sabcarmo 13/10/2016minha estante
Ótima resenha. Estou na metade do livro e questões como as tentativas de estupro, machismo e o comportamento abusivo de Jamie com Claire conseguiram acabar com o meu entusiasmo pelo livro. Sinceramente, não consigo entender como tantas pessoas amaram o livro

Juliana.Cantuaria 21/11/2016minha estante
Amei sua resenha, você conseguiu traduzir todo o meu pensamento. Fiquei completamente indignada com a submissão à qual a Claire se submete com uma anuência explícita. Ainda não consegui chegar ao final, estou lutando pra acabar, ufa! Mas está sendo bem difícil...

vivi/mybookstation.com.br 17/03/2017minha estante
É com resenhas assim que decido se quero ou não ler um livro. Odeio toques de estupros em livros, e tem canal que vejo resenhas e fantasiam tanto que vc fica louca pra ler... Depois de começar bate arrependimento. Comigo foi Loney, comprei pq foi bem promovido e eh horrivel..

Fê Gaia 19/04/2017minha estante
Obrigada pelo feedback, meninas. :)

Kath 18/06/2017minha estante
Olá Fé, estava aqui a visualizar tantos comentários maravilhosos e sabia que uma hora ou outra me depararia com alguma crítica, até por que eh normal. Mas diante dá sua resenha e do quanto houve apoio a ela me senti impossionada a dar minha opinião também. Respeito as vossas opiniões mais peço que repensem. A mesma sociedade que está aqui a criticar Diana por revelar uma característica tão relevante dá época e do local, sim por que gostem ou não séculos atrás era assim. O que vcs queriam, que ela escrevesse sobre um guerreiro escoses do século XVIII como se fosse um exímio cavalheiro do século XX? Essa mesma sociedade (sem julgar, pois pode ser que os que aqui estejam não aceitem) eh quem lotou as salas de cinema a assistir 50 Tons de Cinzas, e bem mais 50 Tons mais escuros, que eh pior pelo que ouvi falar (eu mesmo me recuso a assistir ); são os mesmos que aceitam e curtem aquelas letras de fank que eh uma total apologia a depravação dá mulher?
Como disse eh apenas minha opinião, a de que acho essas críticas ipocresia!

Fê Gaia 02/01/2018minha estante
Olá, Kath, tudo bem? Acho que você não entendeu muito bem minha resenha, então vou tentar esclarecer. Acho que ninguém esperava um comportamento melhor por parte de Jaime, pois o personagem é um reflexo da época em que vive. A crítica foi direcionada à submissão e anuência que Claire (uma mulher esclarecida do séc. XX) apresentou à violência a que estava sendo exposta, além de todo o ar de romantismo que é dado pela autora a esta situação. Quanto aos exemplos contemporâneos que você citou, também não me agradam e abrem margem para outras discussões, embora eu creia que aqui não seja o local para isso, já que estamos tratando da resenha de um livro específico. O fato é que não há nenhuma hipocrisia da minha parte, apenas uma opinião honesta. Além disso, acho que você deveria evitar fazer suposições e acusações deste tipo, pois só empobrecem o debate; e a verdade é que, se analisarmos em termos de probabilidade, é bem mais fácil os donos das resenhas elogiosas à obra de Diana também terem gostado "Cinquenta tons..." do que o contrário, já que as duas histórias se apoiam nos mesmos alicerces. De qualquer forma, fico grata por sua manifestação.

Jessica M. 06/09/2023

É difícil fazer uma resenha desse livro porque a grande maioria é fã da série (que nunca assisti e não irei), e, de certa forma já estão apegados aos personagens da série que é um fenômeno.
A premissa é interessantíssima. Voltar no tempo deveria ser mágico, exceto pelo fato de que o choque cultural pode ser imenso (concordo, eu mesma não me adaptaria) e o contexto histórico da Escócia em 1743 não era convidativo. No começo fiquei super empolgada para saber o destino de Claire e como ela faria para voltar para o tempo dela.
MAS...

Fui avançando e só lia páginas e mais páginas sobre ESTUPROS. Sei que não era fácil viver nessa época, especialmente para as mulheres (fato!), mas meu maior problema foi que a autora se apoiou unicamente nesse assunto para sustentar todo o livro, quando ela poderia explorar qualquer outra coisa, ainda que mencionando esses tristes detalhes sobre a época, não era necessário se aprofundar SOMENTE nisso. É como se a autora tivesse inúmeras fantasias sexuais e colocasse tudo num livro.

Eu gosto de cenas hot, contanto que sejam bem escritas e tenham propósito para estarem ali, mas aqui as cenas são em sua maioria, ofensivas e desconexas com a história.

Claire foi forçada pelas circunstâncias a se casar com ele, tudo bem, mas Jamie a agride como punição porque, em sua visão, “ela merecia”. Após essa passagem, coloquei o livro de lado para abandoná-lo, mas eu resolvi dar mais uma chance porque estava torcendo para que Claire conseguisse escapar de Jamie e voltasse para Frank. No entanto, a autora decidiu que mesmo assim os leitores deveriam torcer por essa história de amor (?) e nos presenteia com o diálogo:
Jamie: “Depois bati em você até quase matá-la e lhe conto todas as coisas mais humilhantes que já me aconteceram e você diz que me ama.”
Exatamente, isso é um relacionamento tóxico sendo normalizado porque “naquela época era assim mesmo”, então vamos tolerar isso num livro. Depois, Jamie também a estupra (porque ela é sua esposa e mesmo não querendo, deve obedecê-lo).

Ok, passando adiante, temos... (adivinha?!) mais estupros descritos com precisão, sugestões de relação incestuosa entre irmãos e homem violentado com cenas sádicas de cortes de sangue (tentei evitar um spoiler aqui).

No fim, a história sobre viagem no tempo ficou apenas em segundo plano, e poderia ter trazido qualidade para o livro se tivesse sido explorada de diversas outras formas que não a ênfase na brutalidade da época.
Canoff 06/09/2023minha estante
Ótima resenha, Jéssica! Você conseguiu explicar a sua insatisfação muito bem. Acredito que se eu lesse e encontrasse a romantização de estupros, também não gostaria e avaliaria o livro negativamente. Pelo que vejo, a série foi repaginada para se tornar mais receptiva aos espectadores, já que o livro é tão pesado. Não descarto a possibilidade da Diana ter afeição por coisas problemáticas, pois desde que iniciei a série, percebi logo de imediato que havia uma romantização descabida, e agora, com a sua resenha, tenho quase certeza disso.

Carolina 06/09/2023minha estante
Cruzes. Eu comecei a assistir a série anos atrás, mas achei chato. O livro consegue ser pior.

Jessica M. 06/09/2023minha estante
Obrigada, Robson! De fato, eu vi muita gente comentando que a série é melhor porque esses detalhes são mais suavizados.

Jessica M. 06/09/2023minha estante
Pois é, Carolina. Eu não sou muito fã de séries, mas nem o piloto eu quis assistir depois disso!

Helô 08/09/2023minha estante
Repulsa e raiva me define nesse momento! Não lembrava dele agredir ela. Como assim? Caraaa, que ridículo! E pior que os fãs passam maior pano pra isso.

Canoff 08/09/2023minha estante
Helô,

Acredito que os fãs estejam falando da série. Nunca vi ninguém falar que o livro é pouco denso. A série consegue distribuir muito bem essas cenas.

Helô 08/09/2023minha estante
Eu soube do livro a pouco tempo tb! Vi a série a tanto tempo, que nem lembro muito bem das coisas. Só do estupro... provavelmente a série aniquilou esses contextos pesados do Jamie, pra romantizarmos ele

Jessica M. 09/09/2023minha estante
Helô, fiquei horrorizada também. Nos Estados Unidos há muitas resenhas que criticam isso, mas aqui não vi quase ninguém falar sobre. Bizarro!

Helô 09/09/2023minha estante
Então menina, vi esses dias uma "bookstan" falando super bem dessa coleção, que ama as capas antigas, que a história é incrível. Agora tô horrorizada kkkkkk

Jessica M. 09/09/2023minha estante
Foi uma decepção para mim também kkkk

Caroline Gurgel 18/02/2014

Dilacerante e cruel, mas ainda assim, cativante...
Lá estava eu, me sentindo "órfã" após o término de uma trilogia incrível e arruinada para qualquer estória que não fosse, oh!, tão magnífica quanto aquela! Lia uns e outros e, mesmo gostando, sentia falta de algo grandioso. Um belo dia não tão belo assim, pois esse livro foi dificílimo de encontrar resolvi escutar as recomendações de umas amigas e ver o que de tão bom tinha em Outlander. Tudo que eu sabia era que a moça caía 200 anos no tempo, mais nada.

Primeira página: Inverness. Ponto. Ganhou-me! Se você é alucinada pela Escócia como eu, vai enlouquecer. Se não é, vai ficar.

A inglesa Claire, enfermeira durante da II Guerra Mundial, casou-se com Frank Randall, um professor universitário, pouco antes do início da Guerra, que logo os separou. Após a guerra e novamente reunidos, seguiram para Inverness - norte da Escócia. Frank era fascinado por história e por seus antepassados. Certo dia, Claire vê uma cena esdrúxula e um tanto mística em Craigh na Dun - uma espécie de Stonehenge fictícia, um círculo de pedras misterioso - e resolve retornar ao local e ver se poderia encontrar algo por lá que explicasse tal cena. E é aí que tudo começa.

Claire passa por uma pedra, como uma fenda no tempo, e surge cerca de 200 anos antes, em 1743, no mesmo local, com as mesmas roupas que usava. Os homens das Highlands que a encontram não entendem quem é aquela mulher. Uma prostituta? Uma espiã? Uma bruxa? Na dúvida, levam Claire até que descubram quem ela realmente é. Eis que surge Jamie, e se seu coração pulsa e você precisa de ar para viver, anote minhas palavras: você vai cair de amores por Jamie, muito! E você vai sofrer por ele, tanto, tanto...

Para os mais avessos à fantasia, asseguro-lhes que a única parte que caracterizaria essa história como tal é a "queda" no tempo e nada mais. Todos os personagens são plausíveis e suas atitudes completamente condizentes com a época e o local. A autora mistura mitos da região, contos, religião, medicina, crenças, batalhas, brigas, amor e ódio... Nos transporta para uma época em que a tortura e o abuso eram rotineiros e os homens, uma espécie de brutamontes. As mulheres que conheciam ervas e misturas que curavam eram confundidas com bruxas e queimadas em praça pública ou condenadas à forca, atraindo curiosos que aplaudiam fervorosamente.

Se eu fizer uma analogia entre o livro e um castigo, eu diria que a autora começa com uma palmadinha, passa para um tapa, um soco, uma surra, até que, no final, açoita e deixa tudo em carne viva. Então, não se enganem com o início leve e divertido dessa história, que certamente não é para os mais frágeis. Os capítulos finais são de uma dureza que eu jamais tinha experimentado em um livro. Aquilo doeu em mim, lá dentro, dilacerou meu coração, corroeu tudo que podia, esgaçou cada pedacinho do meu peito. Fechei e reabri o livro infinitas vezes, e quando parecia que a ferida ia cicatrizar, a autora vinha e botava o dedo, fazendo todo o sangue jorrar novamente. Por mais que eu tentasse - e eu tentei, ó, como tentei - não visualizar a cena, ela estava lá, a cada fechar de olhos, a cada pulsar, na minha cabeça. Oh, doce Jamie! O que eu faria por você?

Vi alguns poucos comentários na Amazon falando do "absurdo" de um certo castigo que ocorre lá pela metade do livro, que as pessoas não deviam admitir isso e bla-bla-bla. Que parte perderam da leitura? Certamente a de que a estória se desenrola em meados do século XVIII, em plena região das Highlands escocesas! Estive em Inverness em 2010 e é fácil imaginar como era aquilo séculos antes. Se nos dias de hoje a lenda - mesmo contada como lenda - do monstro do Lago Ness ainda sobrevive e é um dos principais atrativos da cidade, imagine o que não era aquela região em 1700?

Apesar das torturas, boa parte dessa estória é alegre e até engraçada. A maneira como os personagens principais se provocam nos mais inusitados momentos levaram algumas boas risadas minhas. Além disso, a excelente caracterização da época, dos costumes locais, da tradição dos kilts, da relação entre pai e filho e entre marido e mulher, da arquitetura e da natureza, as brigas entre os clãs, entre ingleses e escoceses, foram um deleite e um aprendizado à parte. A escrita é outro ponto alto, sempre envolvente, elegante e formal, cativa o leitor desde as primeiríssimas páginas.

É uma bela história de amor entre duas pessoas de épocas tão diferentes, mas que encontram um no outro tudo o que precisam. Um é a base, o outro a estrutura. É daqueles amores assim, difícil de esquecer, que marca, que permanece, que dá saudades, que te prende. É daqueles amores inquebrantáveis, sólidos, raros, que abdica... Jamie e Claire, um herói e sua heroína, no mínimo, fascinantes.
Mariana 18/02/2014minha estante
Mais uma resenha espetacular, Caroline
Parabéns

Camila 18/02/2014minha estante
PQP! Que resenha incrível!
Você tem um dom pra escrever resenhas e demonstrar o que sentiu no livro que é único.
Bjus

Sabbra 19/02/2014minha estante
Nossa Carol, se eu ja tinha ficado curiosa pelo livro agora então.....Você escreve super bem mesmo, Parabéns,

Sabbra 19/02/2014minha estante

Caroline Gurgel 20/02/2014minha estante
Obrigada, meninas!
Vocês são umas fofas, mas a culpa é do Jamie! haha
bjss

Carol 21/02/2014minha estante
Ótima resenha, xará! Descreveu exatamente o que eu senti. Leitura imperdível!

Caroline Gurgel 15/08/2014minha estante
Obrigada, Carol! =))

Andréia Karoline 27/11/2014minha estante
Amo tanto tanto tanto que não consigo fazer resenha! Ótima resenha, parabéns.

Andriele 26/08/2015minha estante
Carol, suas resenhas são sempre as melhores!

Adriana.Fonseca 09/08/2018minha estante
Parabéns, resenha maravilhosa.

Doufe 05/04/2014

Um Guia XY de como ler Diana Gabaldon
Apesar de ser voltado para as moçoilas, é possível que alguém do público masculino aprecie a história se você souber quais trechos pular!

Passei por cima de capítulos inteiros e, ainda assim, não senti qualquer perda na coesão do enredo. Isso porque dá para encarar A Viajante do Tempo de duas maneiras:

1. Como um romance meloso, cheio de frases emotivas e absurdas feitas para pessoas que também gostaram de ler Stephanie Meyer ou Nora Roberts (embora a Diana faça tais coisas com muito mais estilo)

2. Ou como uma aventura histórica inteligente e bem detalhada.

A boa notícia é que os Trechos-Açúcar predominam no meio do livro. É uma pena que, logo após um desfecho brilhante para um dos conflitos do enredo (o casamento "arranjado", e o posterior segredo do Jamie, foram resoluções muito engenhosas e divertidas), ela tenha se aprofundado em mimimis erótico-contemplativos (normalmente um escritor teria suprimido essas partes e as deixado a encargo da imaginação do leitor, mas suponho que as meninas se derretam com esse tipo de coisa). A dica é: quando ela começar a descrever demais os cabelos ruivos, o corpo másculo e forte, ou os cílios do mocinho cílios que começam claros e terminam escuros? Deus, francamente! pule! Pule tudo até aparecer o nome de alguém que não seja Jamie.

No geral, porém a estória de uma enfermeira em lua-de-mel nas Highlands escocesas; que, por meio de uma Stonehenge fictícia, vai parar no séc. XVIII; e que, por causa de suas roupas do séc. XX, é tomada por prostituta pelo ancestral do seu marido tem que ser uma aventura brilhante!

O ponto alto da Gabaldon é que ela tem umas reviravoltas de enredo fabulosas. Tem muita coisa inesperada e engraçada (para uma mente masculina, pelo menos. Eu ria de quase tudo). E, mesmo narrando em primeira pessoa, ela consegue criar um mundo exterior muito vívido - dá pra sentir o cheiro de todos os lugares aonde a Clair vai. Além de que ela tem um estilo textual muito bonito e apropriado pra ambientação da narrativa. Se for possível ler em Inglês, essa característica se acentua.

Embora os momentos de romance sejam incompatíveis com testosterona (risos descontraídos salte-os! Pule-os! Ignore-os todos!), devo dizer que me impressionei com o livro. A imagem que ficou foi: uma autora extremamente imaginativa e altamente meticulosa com seus detalhes. Não é à toa que já se conte mais que uma década desde que ela começou a escrever a série.

Michelle Gimene 12/04/2014minha estante
Hahaha... adorei sua resenha/guia XY para livros femininos. Concordo plenamente com você. Eu detesto livros melosos, então posso imaginar que, para um homem, deve ser ainda mais irritante. Mas nem todas as escritoras apelam para o açúcar, viu? Há muita coisa interessante por aí, basta procurar. ;)

Ana 03/07/2014minha estante
Excelente! Ando meio chega pra lá de livros melosos, pulei algumas partes tb kkk, mas o livro é ótimo! Vale a pena!!! Vou mostrar essa resenha pro meu esposo pra ver se ele dá uma chance ao livro hahaha

Vanessa 09/09/2014minha estante
Nunca achei esse livro meloso e me espanto quando alguém diz que é, não sei porque, eu acho o romance deles natural, diferente de outros livros atuais, aonde o romance cada vez mais fica banalizado e não convence tanto.

Janaina Beserra 15/10/2014minha estante
rsrs gostei da resenha! principalmente por vir de um homem.
Vou começar ler o livro hoje e já ouvi tanta coisa dele, que estou com medo de ficar decepcionada.

Daniela 12/02/2015minha estante
Adorei a sua resenha , tipicamente masculina... mas não achei o livro meloso e confesso que gostaria de ter um romance como o deles, leve, cheio de hãn... se é que você me entende (suspiros, suspiros...)
Grande abraço!!

luanna.jales 16/05/2016minha estante
Ah pelo amor de Deus... Como se o George Martin não descrevesse cada pêlo no corpo da Cersei também, ou o Victor Hugo não tivesse capítulos que me faziam revirar os olhos de tanta melozice. Livros deste tipo não são exclusividade de mulheres, nem apenas para mulheres. Não acho que a sua review seja ruim, mas que é um tantão sexista, isso é, porque você se admira com a capacidade dela como escritora, APESAR de ser mulher.
Só pra avisar, Nicholas Sparks, rei da literatura água com açúcar, é homem, e tem o John Green também.

Doufe 04/07/2016minha estante
Oi, Luanna, obrigado por sua resposta.

Desculpe-me se pareci sexista, mas não quis dizer que os excessos descritivos sejam exclusividade da autoria feminina - também acho G. Martin uma canseira sem fim nesse aspecto. Digo, ao invés, que o tipo de idealismo na figura do Jamie trazido pela Gabaldon seja sim direcionado ao público feminino, o que em si não é um defeito na minha opinião.

Vou me abster da discussão sobre se a ótica diferenciada das mulheres sobre os assuntos existe ou não (e que, por sinal, acredito que tenham, e por isso me ocupo bastante lendo o estilo particular de escritorAs), por qualquer que sejam os fundamentos - biológicos ou culturais. No entanto, longe de mim admirar a boa escrita da Gabaldon "apesar de ela ser mulher". O centro do meu argumento é que o livro é muito bom "apesar de" eu ter pulado vários pedaços.

zafirakc 29/05/2017minha estante
Douglas, achei a sua resenha muito interessante! Após meses vendo somente o ponto de vista feminino, confesso que sua opinião é bem coerente com a visão masculina do romance. Nem sei explicar (apesar de ser mulher e ter gostado MUITO do livro) o que ele tem de tão especial. Não sou uma pessoa romântica, exatamente, pelo menos na maioria dos casos. Talvez a Diana Gabaldon tenha colocado um personagem masculino que é tudo que as mulheres sonham: corajoso, justo, valente, bem humorado, forte, destemido, jovem e lindo (dá pra resistir a tudo isso?). Essa receita é infalível. Mas para o público masculino deve ser bem enfadonho esse mimimi. A pesquisa histórica apresentada ao longo dos capítulos é minunciosa e é um dos pontos fortes do livro, na minha opinião. Mas tudo fica em segundo plano quando estamos lendo sobre Jamie e Claire... esse amor que desafia o tempo, as adversidades, as guerras, os clãs. E como se amam esses dois. Água com açúcar total, dramalhão assumido e muita vontade de saber como isso vai acabar. Mas, serão 10 livros e o último nem está pronto ainda. Haja potes de mel...

Pri 04/09/2016

O que o passado reserva...
Já tinha lido vários elogios sobre essa série e a história sobre viagem no tempo me deixou realmente curiosa. O número de páginas é um pouco assustador, mas quando entrei de férias da faculdade não me intimidei e devorei o livro. É muito bom!

"Ninguém nunca para e pensa no que se baseiam os romances. Tragédia e terror, modificados pelo tempo. Acrescente-se um pouco de arte à redação e voilà!, um enredo emocionante, capaz de fazer o sangue correr mais rápido nas veias e as mocinhas suspirarem."

Claire é uma mulher jovem, que atuou como enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, em 1945, ela finalmente reencontra o marido, Frank Randall, e os dois decidem viajar para as Terras Altas, na Escócia, em uma segunda lua de mel, para curtirem um pouco do casamento que perdeu alguns anos de convivência.
Frank é professor de história em uma universidade e seu maior hobby é pesquisar sobre sua árvore genealógica e descobrir mais sobre seus antepassados. Às vezes isso se torna bem entediante para Claire, mas ela também tem seus próprios passatempos, e adora aprender sobre botânica. Um dia, resolve ir até um misterioso círculo de pedras para buscar plantas, que havia visto após presenciar escondida um antigo ritual secreto. Então o impossível acontece: começa a ter sensações e a ouvir sons esquisitos, até que repentinamente tudo para. Quando resolve ir embora, assustada, depara-se com pessoas estranhas, vestidas de forma antiquada, montadas em cavalos. Após passar por situações perigosas e improváveis, chega à conclusão inexplicável de que viajou no tempo, e está desamparada na Escócia de 1743, duzentos anos antes de seu tempo real.

"(...) Acho que você vem de um lugar onde tudo é mais fácil. De onde você vem, não é uma questão de vida ou morte desobedecer ordens ou tomar decisões por conta própria. (...)
— Sei que você jamais me colocaria em perigo ou a ninguém mais de propósito. Mas pode facilmente fazê-lo sem intenção, como hoje, porque você não acredita em mim quando lhe digo que algumas coisas são perigosas. Está acostumada a pensar por conta própria e eu sei — olhou-me de viés — que não está acostumada a que um homem lhe diga o que fazer. Mas tem que aprender a agir assim, pelo bem de todos nós."

Em meio a essas aventuras, conhece Jamie, um jovem escocês de cabelos ruivos e intensos olhos azuis. Ele é um guerreiro forte e muito teimoso, o que o torna um pouco inconsequente, e no primeiro encontro dos dois ele está ferido. Assim, ela consegue mostrar aos homens que a sequestraram que possui habilidades muito úteis, sendo considerada médica entre aquela população sem conhecimento dos avanços da medicina e tecnológicos.

"— Você diz que tem medo de realizar uma ação aqui por medo de afetar o futuro. Isso é ilógico. Todas as ações afetam o futuro. Se tivesse permanecido em seu próprio lugar e época, suas ações, ainda assim, afetariam o que viesse a acontecer, exatamente como agora. Ainda tem as mesmas responsabilidades que teria lá, que qualquer ser humano tem em qualquer época. A única que diferença é que pode estar em condições de ver mais claramente as consequências dos seus atos. E, novamente, talvez não."

Sendo uma mulher muito inteligente e flexível, Claire rapidamente consegue forjar uma desculpa para estar naquele lugar, já que não poderia revelar o que aconteceu de verdade. Encontrando uma forma de se misturar enquanto planeja um jeito de voltar ao círculo de pedras para retornar ao seu tempo, diversas situações surpreendentes vão fazendo com que fique mais próxima de Jamie, e ela se vê dividida entre o amor e o compromisso com o marido e essa paixão intensa que está surgindo.

"(...) Tentei sorrir, mas os cantos da minha boca oscilaram precariamente. A pressão dos seus dedos nos meus aumentou. Tive a impressão de que um estava sustentando o outro; se um de nós soltasse a mão ou desviasse os olhos, ambos cairiam. Estranhamente, a sensação era reconfortante. Onde quer que estivéssemos nos metendo, ao menos estávamos juntos nisso."

Claire é uma mulher moderna e independente. Tem 27 anos e passou por diversas situações complicadas, principalmente durante a guerra, que a tornaram forte e decidida. Eu não conheço muito os hábitos femininos da época do pós-guerra, mas várias vezes eu achei que ela era moderna e ousada até demais, parecendo mais uma mulher de agora do século XXI. Mas não vou julgar, acho que a autora pesquisou muito antes de escrever o livro (o que não quer dizer que não tenha viajado um pouco nas personalidades, né?). Frank é meio chatinho, com a fixação que tem pela história da sua família (que nem é tão legal quanto ele acha), mas é visível o quanto ama a esposa e como eles se entendem bem. Já Jamie é bem mais jovem, e apesar de viver em uma sociedade antiquada, é muito educado e gentil. Mesmo sendo um pouco bruto às vezes, é muito paciente e respeita e entende a Claire como ninguém mais naquele lugar. É impossível não se apaixonar por ele e tenho certeza que nisso a imaginação da autora falou mais alto. Se nem em 1945 os homens eram tão legais com as mulheres, não consigo imaginar um homem em 1743 assim tão perfeito e compreensivo. Esse é o único deslize que notei na história toda, mas é totalmente aceitável, porque os personagens deveriam ser interessantes e conquistar os leitores, caso contrário não teria o romance esperado e a história não seria tão boa. Então não ligo se é condizente com a realidade ou não, estou apaixonada por esse ruivo! 😍

"E se havia eternidade, ou mesmo a ideia de eternidade, talvez Anselm tivesse razão; tudo era possível. E todo amor?, perguntei-me. Eu amara Frank; ainda o amava. E amava Jamie, mais do que a minha própria vida. Mas cerceada pelos limites da carne e do tempo, não podia ter ambos. No além, talvez? Haveria um lugar onde o tempo não mais existisse ou onde ele parasse? Anselm achava que sim. Um lugar onde tudo era possível. E nada era necessário."

A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Claire. Sabemos sempre o que ela está passando, sentindo e pensando, e sofremos junto com ela em todas as dificuldades e indecisões.
A escrita da autora é maravilhosa. As descrições de lugares e fatos são muito detalhadas e eu conseguia visualizar perfeitamente o que estava acontecendo. Não lembro de ter lido algum romance histórico antes, e fiquei surpresa com a riqueza de detalhes sobre a época em que os clãs ainda dominavam as Terras Altas. Não conheço nada da história da Escócia, mas a autora conseguiu dizer tudo que era importante saber para entender seu enredo.
O ponto alto do livro, além das incríveis descrições históricas, é o romance. Achei que em algum momento a leitura acabaria tornando-se cansativa ou repetitiva, já que no fim das contas não parece ter muita história para contar, mas estava enganada. Quanto mais eu lia, mais queria ler, e a todo momento coisas novas aconteciam. Não sei de onde essa mulher tira tanta criatividade para escrever, porque ainda tem muitos livros enormes até o fim da série. Talvez uma das coisas que mais tenha me surpreendido seja o nível de detalhamento de tudo, inclusive das cenas mais íntimas do casal, o que eu não estava esperando. Não que seja considerado erótico ou algo do tipo, apenas mais ousado do que os livros que costumo ler.
Uma coisa que não chegou a me incomodar, mas me deixou intrigada, é a forma como a Diana conduz o romance entre os personagens. Ela faz isso com tal habilidade que é impossível não torcer para a Claire se render aos encantos de Jamie, apesar disso não ser certo, já que ela é casada.

"(...) É a dolorosa verdade que nós ainda não sabemos por que le bon Dieu permite que o mal exista, mas temos a Sua palavra de que isso é verdade. 'Eu criei o bem', Ele diz na Bíblia, 'e Eu criei o mal'. Consequentemente, até mesmo pessoas boas, acho, especialmente as boas — acrescentou ele pensativamente —, podem deparar-se com grande confusão e dificuldades em suas vidas."

A diagramação está perfeita, como os livros da Arqueiro costumam ser. O livro é dividido em sete partes, que separam os diferentes ambientes em que Claire se encontra. Cada parte possui um número variado de capítulos, que são longos, mas que também possuem algumas divisões.
Só tenho a dizer que gostei muito da história e estou ansiosa pela sequência (apesar de estar com medo da enorme quantidade de páginas). Se você ainda não leu e se interessou pelo enredo, leia, tenho certeza de que vai se apaixonar assim como eu! #Recomendadíssimo

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/09/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html
deby 04/09/2016minha estante
Amei esse livro!!!! Que história!!!! Lindo!!!

Letícia 15/09/2016minha estante
também tenhooo, estou lendo, porque vi a série e amei

deby 16/09/2016minha estante
Vou procurar outros livros da série para ler.

Pri 18/09/2016minha estante
Ainda não vi a série, mas quero muito agora que terminei o livro e me apaixonei! rs

Letícia 19/09/2016minha estante
eu tenho todos os livros, comprei logo de uma vez pra não precisar interromper a maratona kkkk

deby 24/09/2016minha estante
Legal!

Maria 25/09/2016minha estante
Essa série esta na minha lista de compras, adoro enredos com viagens no tempo. Mas pelo visto parece que vai ter um triângulo amoroso, espero que não pois odeio kk.

Aninha Anjinho 14/11/2016minha estante
Ainda não vi a série, mas quero muito poder ler o livro...
Me parece muito bom.
Pois o que ouço dele tem despertado uma certa curiosidade...

bibinharamos 10/04/2011minha estante
Sueli, li esse livro há pouco tempo pensando que ia ler só esse, mas como o gênero dele é um dos meus favoritos, não consegui parar aí e li todos os outros.
Apesar de não ser uma resenha que faz bastante elogio como já vi várias vezes, adorei a sua por ser bastante sincera. :)
Como me tornei fã da coleção, claro que te incentivaria a ler os outros, mas vou ser sincera com você (isso pode ser considerado 'spoiler'):
Nem Jamie, nem Claire escapam de sofrer mais nos outros livros, principalemte a Claire. Outros personagens importantes são introduzidos e sofrem bastante também. Mas acho que vai ser difícil a Diana nos dar um livro onde nada terrível aconteça. Mesmo com tudo isso, eu adorei e me tornei fã. Espero que meu comentário tenha te ajudado.

Sueli 11/04/2011minha estante
Obrigada Bibinha! Sempre faço minhas resenhas com o perfume que os livros deixam em minha memória.
Portanto, é sempre com grande surpresa que recebo os comentários de quem as lê....Mas, tenho que ser sincera....Eu adoro saber que alguém prestou atenção nos meus comentários!rsrsrsrsrsrs
Vou levar em consideração o que você me disse, principalmente porque como sou curiosa, além de leitora compulsiva, fatalmente voltarei à essa saga!
Fora isso, gostaria que vc me adicionasse. Seria um enorme prazer continuar a nossa conversa.
Bjks

bibinharamos 11/04/2011minha estante
Já te adicionei! :)
Essa série é viciante mesmo; quis tanto ler, que acabei lendo-a toda em inglês, pq não encontrava o 1º livro de jeito nenhum. Depois, não consegui favor a "troca" de uma língua para a outra.

Sueli 11/04/2011minha estante
Infelizmente, eu só leio em português mesmo...
E, continuar a ler a saga, somente depois que eu conseguir esquecer de tudo que o Jamie passou.
Sabe? Eu até que estava gostando do livro, mas como eu disse na minha resenha, eu sou bióloga, portanto, sei que ninguém sobreviveria a tantos
maus tratos....Além de inverossímel, me deixou muito nervosa. Achei a narrativa sombria, mesmo nos momentos românticos, havia sempre os questionamentos sobre um possível adultério...e, onde há culpa, tudo fica muito pesado....
Depois que li "A Cidade do Sol", jurei que, pelo menos nos livros, eu queria ser feliz!rsrsrsrsrs
Bjsssssssssss
Ah, obrigada por me adicionar! Vou adorar nossos papos!

Adri Ramalho 17/04/2011minha estante
Ai, Meu Deus!
Já sofri. Não sei se leio esse livro, até meu rosto esquentou.

Renata 10/03/2014minha estante
Sueli, que resenha maravilhosa, você conseguiu descrever TU-DO o que eu estou sentindo com relação a esse livro (ainda não terminei, estou quase lá). Sem duvida um grande livro, bem escrito e bastante engenhoso. Comprei ao preço equivalente de um rim, nunca paguei tão caro por um livro kkkk. Comecei a ler assim que chegou, empolgadíssima com as resenhas, isso em 2012. Pois é, lá se vão quase dois anos de dúvidas: Abandono, ou não abandono? não Renata, o livro é muito bom, admita!!! sim, mas então, por que eu não compro a ideia, por que eu não me entusiasmo?
Estou chegando ao final de uma das leituras mais estranhas da minha vida, pois para mim é estranho reconhecer a qualidade de uma obra, a relevância de um texto muito do bem embasado, inclusive nos seus aspectos fantásticos, e simplesmente, não obter nenhum prazer com essa obra. Repito, não obtive nenhum prazer com a leitura desse livro, uma agonia toma conta de mim toda vez que eu viro a pagina, parece que eu vou receber uma chicotada.
A minha resolução literária para 2014 foi terminar de ler A Viajante, não iniciar uma nova leitura enquanto terminar. Não vou me permitir abandonar um livro desses, que como eu falei, é muito rico, e não se trata neeeem de longe de uma obra medíocre. Mas acho que vou parar por aqui viu, não aguento mas oito desses nem a pau!
Bj.

Sueli 12/03/2014minha estante
Bem, Renata, imagino que você já tenha terminado de ler o livro. E, espero que você não tenha se decepcionado tanto. Felizmente, eu tenho uma amiga - Adriana Ramalho - que já leu todos os livros publicados, no Brasil, e está aguardando ansiosa pelo lançamento do próximo, e ela me atualiza sobre todos acontecimentos de série.
Eu preferi esperar pelo lançamento da série que está sendo produzida para a TV, e pelo que pude ver, vai ficar uma beleza. É mais fácil assistir uma cena cruel, do que ler todas as violências que ocorrem nos livros. Você não concorda? Eu sempre fecho os olhos! rsrsrsrsr
Esse é o meu truque!
Obrigada pelo comentário, volte sempre para conversarmos, ok?
Bjks

Lauraa Machado 07/01/2019

Interessante, mas um pouco problemático
Quando assisti à primeira temporada da série de televisão Outlander, fiquei impressionada com tudo dela, com a ambientação, com os personagens, com a história. Mesmo tendo desanimado depois de um tempo com as próximas temporada, sempre quis dar uma chance para os livros. Confesso que, mesmo assim, comecei a ler este daqui sem qualquer compromisso em continuar. Minha nota verdadeira é de 3,5, porque teve partes dele que mereciam 4, outras que eu não poderia dar mais do que 3. Uma coisa é certa: seu enredo encaixa bem mais em uma série com vários episódios do que em um livro.

E essa é minha primeira crítica para ele. Apesar de ter achado a leitura bem mais fácil do que eu esperava, ela tem alguns problemas. É uma narrativa bem descritiva e, na sua maior parte, não há o menor problema aí. Mas a autora tem a mania irritante de chamar todas as plantas e pássaros pelo nome de suas espécies, mesmo quando eles não fazem qualquer diferença para a história, que foi difícil de aguentar. Além disso, certas explicações do clima e comportamento da natureza à sua volta não fizeram nenhum sentido em cenas em que a protagonista estava transtornada e definitivamente não deveria estar se preocupando com isso. Esses foram os detalhes que passaram do limite.

Mas o que realmente me incomodou foi que o enredo também se perde em várias cenas inúteis e rotineiras, que ficaram bem em episódios cujo pequeno clímax poderia não mudar muito o resto da história, mas que se tornaram enrolação em um livro. Aliás, não tenho muita ideia de qual é o clímax do livro em si, já que nada vai mesmo em direção a um só, ou se constrói para ele. Poderiam ter tirado de cem a cento e cinquenta páginas aqui pelo menos, e nada se perderia, já que muita coisa é repetitiva.

Um exemplo disso é quando Jaime e Claire estão se conhecendo melhor. Acho lindo criar várias cenas deles conversando sobre coisas importantes, mas elas passaram do limite. Quando vinha já a vigésima, minha vontade era de pular para o próximo capítulo.

É por causa desse tipo de coisa que ainda não sei se vou continuar com a série. Ela tem milhares de livros e cada um maior que os anteriores, mas eu simplesmente não confio na autora para ter escrito só o necessário e trabalhado em cima da sua história. Para mim, ela parece ter escrito com a intenção de ser muito e achar isso bonito.

Agora que li esse livro, tive que reconhecer que relevei muita coisa problemática que tinha visto na série, mas que são bem imperdoáveis aqui. São quatro coisas, duas delas em relação à protagonista, Claire. A primeira é sobre sua viagem no tempo, que ela levou extremamente bem, na minha opinião. Aliás, bem demais. Em nenhum momento ela realmente entra em pânico, em negação ou qualquer coisa assim. Sei que ela é, como pessoa, bem racional, mas eu também sou e isso é uma das coisas que me enlouqueceria mais ainda se eu tivesse passado pelo que ela passou. Se algo que minha racionalidade me diz ser impossível acontece, meu choque precisa ser grande. Ela não teve praticamente nenhum.

Além disso, em nenhum momento desde que viajou no tempo, ela pensou sobre seu marido, Frank. E eu quero dizer pensar de verdade, sobre ele, lembranças dele. No máximo, ela resumia na narração que tinha pensado sobre ele, sem a gente acompanhar seu raciocínio e seu teórico luto. Se isso foi uma tentativa da autora de nos fazer escolher o Jaime sem qualquer remorso, não conseguiu. Pelo contrário, me senti ainda pior pelo Frank, que foi esquecido em dois segundos e só lembrado pelas piores razões.

Mas esses são defeitos pequenos. Tenho outros dois bem maiores para criticar. Sabe, eu tentei manter em mente que o Jaime era um homem de 1700s, que a própria Claire, super civilizada comparada a ele, era da década de 40 e bem ultrapassada em relação a mim. Também não me deixei esquecer que esse livro foi publicado em 91, mas ainda não consegui perdoar certas coisas.E eu vou dar alguns pequenos spoilers no resto desse parágrafo, então, se você quiser fugir, vá para o próximo (depois do espaço).
Eu já estava preparada para a cena em que Jaime castiga Claire, ou seja, bate nela. Juro que entendo o que levou a autora a criar essa situação, mas ainda acho que ela poderia ter tido mais tato ao lidar com ela e a explorar. Para mim, se eu estivesse no lugar da Claire, não haveria o que me fizesse olhar para a cara do Jaime, confiar nele ou até chegar perto dele de novo. Mas foi bem pior quando a autora o fez a estuprar, com a desculpa de que ele era seu marido e ela teria que obedecê-lo. Acho imperdoável quando ela pede para ele parar, porque a está machucando, e ele continua.

Além dessas duas cenas serem terríveis, tenho que falar que elas não combinam em nada com a personalidade do Jaime, que até então eu estava achando perfeito quase demais. Mesmo depois delas, ele volta a parecer o Jaime de antes, como se elas fossem um desvio que a autora forçou para criar - não sei bem o que ela poderia querer aqui, - controvérsia, polêmica, choque de culturas, vai saber. Só sei que eu não consigo encaixar essas duas cenas na pessoa do Jaime, que é incrível e apaixonante em todos os outros aspectos.

Ainda mantendo em mente a época da qual cada personagem e a própria autora fazem parte, não consigo também relevar o fato de que esse livro é um desserviço a pessoas LGBTQ. Existem dois homens aqui, um gay e outro bi, aparentemente, que são retratados extremamente mal. Um é o grande vilão, perverso e pervertido, cruel em todos os sentidos. E o outro é feito de ridículo, ainda abusador, de garotos menores de idade até. Não importa o que pode vir em livros futuros - e o que eu sei que vem, - porque a mensagem que ela passa com este daqui é bastante tóxica e me incomodou muito.

Existem dois jeitos em que você pode retratar algo como homossexualidade em uma época em que não estava nem minimamente perto de ser aceito. Ou você retrata tudo como a autora fez aqui, do jeito preconceituoso como era e com a protagonista se fazendo de tonta, apoiando mas não abertamente. Ou você coloca a cara (dos seus personagens) a tapa, deixa eles terem mesmo os preconceitos só para quebrá-los durante a história e mostrar como estavam errados. Mas perpetuar essa ideia doentia de que ser homossexual é ser pervertido e abusador é a pior coisa que você pode fazer.

Outlander poderia ter sido muito melhor, é verdade, mas, para ser honesta, também estava esperando detestar, então foi melhor do que achei que seria. Algumas cenas são bem bacanas, alguns personagens (como a Jenny) também, mas não posso dizer que me conquistou, por exemplo, como a série de televisão tinha me conquistado. Não sei ainda se vou ler o próximo, principalmente, porque até as partes boas estavam começando a me irritar depois de um tempo. É um livro grande demais, com dezenas de páginas desperdiçadas em nada. Imagine que todos os próximos são ainda maiores, alguns têm o dobro desse aqui. Não sei se vou ter vontade, mas quem sabe, né?
Camile 07/01/2019minha estante
Eu assistia a serie, e estava adorando... até a cena do "castigo" na primeira temporada. Eu fiquei com tanto desgosto que abandonei a série no mesmo episódio. Eu sempre tive curiosidade de ler o livro e ver se eu acharia a coisa toda tao problemática nele tbm, mas pelo que ouvi e a sua resenha so reforçam a ideia de que sim :( É mto triste pq eu tinha gostado da série até aquele momento.

Lauraa Machado 07/01/2019minha estante
Então, achei bem mais problemático no livro do que na série. Acho que vale a pena continuar vendo a série até, mas só relevando isso. Eu queria até rever! Haha mas, se precisar de indicação de outras séries de televisão, até históricas, é só falar!

Andréa Araújo 07/01/2019minha estante
Eu não acredito que você esperaca odiar e escolhei como leitura conjunta!!! Tô muito indignada haha

Lauraa Machado 07/01/2019minha estante
Haha eu achei que ia odiar a escrita, achar chato, arrastado e difícil de ler. Não acredito que foi nessa parte da resenha que você prestou mais atenção haha

Andréa Araújo 07/01/2019minha estante
Foi ne. O resto eu ja sabia, já que li junto com um livro que tu esperava ser ruim!!! Sigo indignada!

Alan188 30/05/2019minha estante
Adorei a resenha! Tenho feito as mesmas críticas a série... Mas quase apanhei em casa kkkk... é isso... vejo esses mesmos problemas que se repetem em outras "obras"... já tô desenvolvendo uma teoria de que o sadismo(etc) habita, com propriedade, no imaginário coletivo kkkk e ganha forças nessas representações que procuram "explicar" da maneira mais simples e natural heuahueha enfim, o lance do frank ser 'esquecido' assim tbm passou pela minha cabeça, mas achei que era por ser homem que isso tinha me incomodado... ufa... o agravante é que parece que eles não estavam bem no relacionamento né? não sei... enfim... obrigado pela resenha lúcida! :D

Cris 15/12/2023minha estante
Uau, que resenha! Li o livro recentemente e sou obrigada a concordar com tudo o que você escreveu. Não consigo deixar de me espantar com tantas opiniões favoráveis a este livro.

Lu 05/04/2014

Abaixo das expectativas
Eu já tinha me conformado com o fato de que nunca leria a série "Outlander". Não apenas pelo preço salgado, mas porque... sei lá! Nunca parecia ser a hora certa de comprá-lo...até duas semanas atrás. Ao olhar a capa, o tema, imaginei que Gabaldon não apenas curaria minha depressão pós- O Cavaleiro dos Sete Reinos, como me manteria ocupada até o lançamento do próximo volume de "Os Heróis do Olimpo".

Não chegou nem perto, amiga.

Veja bem, o livro da Diana começa muito bem. Sua narrativa é envolvente e Claire é simpática. A autora fez um belo trabalho na construção da atmosfera de Leoch e dos seus personagens. Adorei que ela tenha levado um tempo mostrando o relacionamento de Claire com Frank. "A viajante do tempo" prometia, assim como a capa, como Jaime.... "suspiro"

O grande problema do livro é, creio, sua falta de ritmo. Ele é cheio de altos e baixos, com Diana alternando entre partes interessantes e longas páginas de cenas repetitivas e melosas, que não chegam a lugar nenhum. Isso tornou a leitura, para mim, bastante cansativa. Alguns plots são repetidos e exagerados... E transformaram Claire e Jaime num dos casais mais enjoados que eu já vi.

Creio que, minha antipatia se dirige principalmente a Jaime. Entendo o contexto de suas ações e de sua personalidade. Ele vive em outra época, as pessoas se comportavam e pensavam de outra maneira. Mas é um bruto. E eu odeio a forma como a autora parece glorificar sua violência. Pior, quando eu esqueço o assunto, ela resolve voltar a ele.

Não vou negar que talvez a culpa seja minha: eu criei grandes expectativas lendo as resenhas aqui do skoob. E até pela capa, mesmo. Eu imaginava algo estiloso e elegante como os livros da Marion Zimmer, e não com o tom meio folhetinesco que foi apresentado. Enfim, acho que a Diana Gabaldon é um caso parecido com o da Rachel Gibson: todo mundo gosta, menos eu.

Eu até estou curiosa para ler os outros volumes e até vou dar uma olhada na adaptação da Starz, mas não estou com pressa nenhuma.

Não recomendo.

Doufe 05/04/2014minha estante
Pensei que eu tivesse sido o único a morrer de tédio nessas partes melosas. Mas a maioria das meninas curte.

No entanto, acredito que o realismo da ambientação e as boas cenas valham a pena.

Suponho que você não vá gostar muito da sequência, rs. Eu achei algumas coisa ainda mais exageradas que no 1o volume. Mas vale tentar, rs.

Lu 06/04/2014minha estante
Meu Deus, a sequência é ainda mais melosa? Argh!

Eu fiquei muito dividida em relação ao que pensar do livro. Como vc disse, ele tem qualidades e bons personagens. Mas também tem essas partes meio "over",

Não que eu não goste de cenas românticas....uma das minhas autoras favoritas é Jane Austen. Mas acho que algumas cenas ficaram fora do tom.

Eu estou torcendo pra gostar mais da série de TV do que gostei do livro. De repente, mais pra frente, eu me animo.

Obrigada por comentar!

Márcia 26/08/2014minha estante
Olá, Lu. Voltando a ser um pouco mais ativa por aqui.

Eu gostei muito desse livro. Também esperava uma coisa diferente, mais "estilosa", no entanto, encarando-o como apenas um romance, o considero criativo e emocionante tendo em vista todo o pano de fundo para o casal. Lembro que as cenas relacionadas ao drama político conseguiam me deixar tensa e que as cenas melosas ora quebravam meu barato ora me relaxavam da leitura.

Concordo quando você observa que o Jaime é muito violento. Senti uma pegada "Cinquenta tons de cinza" beem desnecessário. Mas tem gente que gosta, né? Eu, particularmente preferia que certas coisas ficassem a cargo da minha imaginação apenas, ao invés de serem esfregadas na minha cara.

Ótima resenha, amiga. Beijo.

Lauraa Machado 08/01/2019minha estante
Nossa, super concordo com você! Esse problema de ritmo foi bem irritante. Até lembro de comentar que a parte quatro tinha dois capítulos, o primeiro era insuportável de maçante, o segundo foi meu favorito do livro. Parece que a autora não tinha ideia do que estava fazendo, para onde ia levar a história antes de escrever, e acabou nem revisando e melhorando depois. E as cenas melosas entre Claire e Jaime passaram muito do limite, ficaram bem monótonas.

Angra 13/02/2021minha estante
Apesar de não concordar, (eu recomendo, pois gostei do livro) gostei muito da sua análise e crítica bem detalhada. ?

Lu 13/02/2021minha estante
Muito obrigada, Angra!

Angra 13/02/2021minha estante
De nada =)

Camila.Abreu 05/06/2021

Leiam antes de assistir a série!!!
Recomendo que leiam "Outlander" antes de assistir a série pois ambos são IGUAIS.Eu sou uma fã da série e por isso comprei os livros.Demorei um tempo pra ler já que sabia tudo o que ia acontecer.O que faz sentido já que eu já tinha visto a série.
O livro é incrível e interessante.Conta a história de uma viajante no tempo-Claire- e seu romance com Jaime-um jovem highlander.A história desse casal é incrível,apesar de me dar uma certa pena pois eles nunca têm um momento de paz.Leiam e se apaixonem por Jaime e Claire!!
Lavínia 05/06/2021minha estante
? sério que é igual? Vou ler do mesmo jeito pq adoro a claire, mas pensei que ia ser diferente

Camila.Abreu 05/06/2021minha estante
Menina.É igual!!!Só mais detalhado.É perfeitinho do mesmo jeito mas como eu já sabia tudo o que ia rolar,demorei um pouco para terminar.Mas tenha uma boa leitura!

Lavínia 05/06/2021minha estante
Se bem que já me esqueci de muita coisa da série kkk

Camila.Abreu 05/06/2021minha estante
KKKKK eu aí. Esperei esquecer a primeira temporada pra poder ler.

Giulia 09/06/2021minha estante
Simmmm!!! É idêntico a série, eu fiquei muito surpresa, pois até os personagens condizem com os atores da série. Ansiosa demais para a 6 temporada e ansiosa também para ter dinheiro e comprar toda a coleção, enorme por sinal mkkkkkk

Lavínia 09/06/2021minha estante
Se eu ler os outros acho que vai ser ebook pq são muito caros ? e eu queria as capas antigas ?

Isadora 03/11/2016

Tentei
Pela terceira vez tentei iniciar esta leitura. A premissa da história é interessante, mas não consegui aguentar os personagens e suas motivações, pois tudo me parece muito raso e mal construído. Até onde parei, me sentia lendo uma novela mexicana.
Andréia Meireles 06/11/2016minha estante
Também estou tentando. Mas realmente tá se arrastando. Ainda bem que não comprei o segundo volume da série antes de terminar de ler o primeiro.

Isadora 06/11/2016minha estante
Pois é, também não consegui me envolver. Achei a trama bem fraca.

Juliana.Cantuaria 21/11/2016minha estante
Até que enfim alguém concordou comigo, tava me sentindo tao solitária haha

Day 28/11/2016minha estante
Estou no 6ª livro e é, sem dúvida, a melhor série de livros!!!
Não desiste não! Algumas partes são maravilhosas e emocionantes...você irá chorar muitas vezes. Sem falar no suspense!!!
Melhora muito!!!!
Nota 10!
O meu preferido até agora é o terceiro!

Isadora 28/11/2016minha estante
Rsrs não aguentei também. Achei que ia ser ótimo, mas é uma leitura bem rasa.

Stella 24/12/2016minha estante

Quezia 26/04/2017

Outlander-A Viajante do Tempo
Gente , que livro foi esse?
Terminou o livro e eu fiquei , tipo : - Por que eu já não comprei a coleção inteira ? (Porque sou pobre kkkkkk), enfim , me vi presa do início ao fim , sem conseguir ler nenhum outro livro ao mesmo tempo , pois só queria saber de Claire e Jamie.
Tinha medo de enfrentar aquele casal comum da maioria das estórias, com muita enrolação ou que logo estão juntos em um passe de mágica. Mas não , esses dois tiveram uma pequena história antes do romance ir em frente. Ah,eles se amam sim , mas sem muito melodrama. Achei tudo na medida , e não só na parte do romance, o desenrolar dos acontecimentos e dos fatos é muito bem narrado, tudo descrito na hora certa e sem se tornar enfadonho. Livro grande , mas quando chega o fim , a gente acha que foi pouco. Hehe
Pathy Oliveira 30/04/2017minha estante
Esse livro tem muitas partes de sexo? Você acha que uma pessoa de 12 anos poderia ler normalmente?

Quezia 01/05/2017minha estante
Não indicaria para alguém de 12 anos , considero uma leitura um pouco "pesada" para idade. ?

Pathy Oliveira 01/05/2017minha estante
Ok obrigada.

Pathy Oliveira 01/05/2017minha estante
Você recomendaria para quantos anos?

Quezia 02/05/2017minha estante
Acredito que a indicação deve ser para maiores de 18 anos.

Pathy Oliveira 03/05/2017minha estante
Ah obrigada

Grapette 28/12/2016minha estante

Edna 15/03/2017minha estante
Terminei o livro e vim aqui nas resenhas por que senti exatamente isso que vc descreveu, uma história fraca, longa e cansativa com sexo em demasia. 3/5

vivi/mybookstation.com.br 17/03/2017minha estante
Bem... Pela sinopse já deu pra perceber que não seria isso tudo. Ai, então nem começo pq de livro ruim já bastou Loney pra mim

Clarissa 30/03/2017minha estante
Concordo em gênero, número e grau! Que livro chato e superficial! Personagens pouco convincentes e pano de fundo histórico fraquíssimo.

Edna 31/03/2017minha estante
Fraco

Augusta 20/01/2018minha estante

Mari 03/05/2019

Não sei...
Não sei nem o que dizer sobre esse livro, todo mundo ama essa história e eu cheguei a amar até um certo momento. Vi muitas reclamações em relação a autora ser muito descritiva, e em alguns momentos senti ela "enchendo linguiça" mas nada que atrapalhou a minha leitura. Um romance histórico meio Hot, até então ok, o meu problema começou quando ela abordou certos temas como agressão física e abuso sexual, o pior foi a forma de lidar com isso, totalmente descabida. Senti que ela apenas quis causar para atrair interesse, mas pra mim a experiência foi angustiante.
Luana 08/05/2019minha estante
Oi Mari! Você pretende trocar?

Mari 09/05/2019minha estante
Oi Luana... Não pretendo, até pq ainda estou decidindo se lerei os outros livros da série.

Neylove 14/05/2019minha estante
Amo a serie, comecei ler uma vez e parei, peguei para retornar a ler novamente

Thaís 15/05/2019minha estante
Está em que livro e página?

patita 21/05/2019minha estante
Achei esse livro um tédio sem fim. Abandonei no casamento.

Juana.Carolina 25/07/2020minha estante
Concordo,estava gostando da leitura até chegar nessas partes,como por exemplo *spoiler*
quando a Claire é quase estuprada e logo após ela e o Jamie se envolvem sexualmente,eu fiquei?????