A Tragédia de Santa Maria

Yvonne A. Pereira

Resenhas - A Tragédia de Santa Maria

Marcia.Lara 18/02/2024

Sempre aprendizado..
Leitura difícil, linguagem culta, muitos pormenores, muitos detalhes que não acrescentam nada na historia.
Se fosse uma linguagem mais moderna, seria uma leitura fácil e gostosa.
Vale a pena pelo aprendizado.

Carla.Parreira 07/10/2023

A tragédia de Santa Maria
Eis uma pequena citação: ?...As convenções sociais terrenas infelicitam as criaturas! Elas próprias, emaranhadas nos enredos preconceituosos que tecem, estabelecem o agravo das próprias provações, permitindo-se descontentamentos penosíssimos, divorciadas que se aprazem de ficar da simplicidade do coração, que tudo facilitaria em torno dos seus passos!...?
De tão verdadeira, essa frase foi a mais valiosa que retirei para realçar todo o teor educativo do livro. E além disso um ensinamento de Bezerra: ?...Quando alguém não sente o mal que pratica, em verdade carrega consigo a consciência morta. É um morto-vivo...?

jdelisiario 25/08/2023

A tragédia de Santa Maria
Mais uma obra da Yvonne finalizada.
Nela temos a história de Pamela / Esmeralda e Bentinho / Max, além de outros personagens que se encontram para sanar dívidas do passado.

Uma obra tocante, que traz conhecimentos para nossa reforma íntima. Reforçando a necessidade de fazer o bem, a caridade, praticar o perdão e a importância do amor para fechar todas as feridas que se abrem na nossa passagem terrena.

#leituraTerapia

Di Morais 20/01/2022

A tragédia de Santa Maria
Excelente leitura pra quem é fã da literatura espírita.
Ivone tem uma escrita ímpar.
Super recomendo.

Ângela Bittencourt Cardoso 11/09/2021

Livro psicografado
Esmeralda e Bentinho se casam e sofrem uma terrível tragédia em sua primeira encarnação. E na segunda, encontram-se novamente e o caso é solucionado.
É um romance histórico interessante é curioso.

Fabricio268 07/12/2020

Leitura que ensina, consola e salva.
Meus amigos, na minha humilde opinião de leitor, dos mais variados estilos literários, ouso afirmar que os romances espíritas são de longe uns dos mais belos e enriquecedores livros que podemos ter em mãos.
O nosso idioma é tratado com tanto esmero e carinho que faz o leitor imergir na leitura em uma viagem ímpar. São páginas com ensinamentos morais e cristãos simples, puros, maravilhosos, transformadores.
Esta obra em questão está entre as mais lindas, emocionantes e edificantes que já li.

jumorgensten 22/09/2020

A obra é um romance histórico, é dividida em 4 partes e conta as vidas sucessivas de um mesmo grupo, sendo um dos personagens sobrinha de Bezerra.

O livro intercala as histórias das pessoas com as opiniões do amigo espiritual, onde ele vai comentando o seu parecer e onde conheceu os personagens.

A primeira parte se passa em 1951 e tem Pamela como protagonista. A menina é orfã, pobre, sempre passando necessidades e é adepta da Doutrina Espírita. Bezerra conta que já conhecia o seu pai e também ela com outra roupagem encarnatória.

Mesmo passando por necessidades, Pamela tem consciência que aos 25 anos contará com a herança deixada para ela pelo seu tio-bisavô Antônio José de Maria e Sequeira de Barbedo, além da Fazenda Santa Maria.

Já Pamela, dando progresso aos seus trabalhos no Centro Espírita como voluntária e médium, conhece Max e é mostrado ao leitor o desenrolar dos acontecimentos entre os dois.

A segunda parte é contada a história de Esmeralda de Barbedo e se passa em 1863. Ficamos sabendo das suas questões através de Pamela, que desprendida do corpo durante o sono, começa a conhecer os relatos acontecidos na Fazenda Santa Maria. Aqui tem discorre as histórias é o próprio Antônio Barbedo, que também conta os relatos acontecidos com ele mesmo, principalmente quando conheceu sua esposa Maria Susana e seu início na medicina.

Já a terceira e quarta partes se passam na época da escravidão e são o desenrolar com os principais personagens junto com outros indivíduos que vão surgindo na história como o amor de Esmeralda chamado Bentinho, Severina Soares que se deixou levar pelos espíritos dos escravos falecidos na fazenda, a rebelde Ana Maria e a família Souza Gonçalves.

O livro também fala sobre maldade, interesses, a importância dos conhecimentos doutrinários, a cumplicidade de um casal espírita, como um único lugar afeta a vida de várias pessoas e como a fazenda foi se modificando ao longo dos anos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, com alguns momentos truncados. A parceria Yvonne com Bezerra neste romance ficou incrível. Para quem gosta de um bom romance histórico espírita é uma ótima pedida.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/09/22/a-tragedia-de-santa-maria-yvonne-do-amaral-pereira/

Bruno 25/08/2020

A tragédia de Santa Maria
Primeiramente aprendemos a relativizar a palavra tragédia, pois por essa obra linda advinda da psicografia de Yvonne, percebemos o quanto estamos encadeados em uma cadeia de eventos. A tragédia é narrada por Bezerra de Menezes, que fora padrinho da personagem central.

Mi Hummel 26/08/2012

Os conflitos da Família Barbedo!
A "Tragédia de Santa Maria" é um livro psicografado pela médium Ivonne Pereira, vulto importante dentro da seara Espírita. Através dela, Bezerra de Menezes - o ilustre médico dos pobres - narra a história secular de Esmeralda e Bentinho tendo como pano de fundo a Fazenda que dá título à obra.

Bezerra tem vocabulário delicado, descrevendo a tragédia que trouxe tantos dissabores para a honrosa família Barbedo. E aqui e acolá, ele não se esquece de pingar trechos do Evangelho Segundo o Espiritismo, exprimindo os preceitos de amor e bondade.

Em resumo, é uma obra bela. Através do drama das personagens ele deita lições de luz.
Dei quatro estrelas porque, apesar de tudo, ainda sou apaixonada pelas obras de Charles! Não tem jeito. risos.

Uma leitura edificante.
Eric Ramos 08/06/2013minha estante
É a respeito da atual cidade de Mendes-RJ.

Mi Hummel 24/08/2013minha estante
É mesmo, Eric? Não sabia! Agradeço a informação.

Karina Wolf 27/01/2020minha estante
gostaria de ler!