Sereia

Sereia Tricia Rayburn

Resenhas - Sereia

Manuzinha 22/05/2020

Eu achei a historia bem interessante e envolvente mas o final aberto me deixou com muita curiosidade e saber que não tem continuação decepcionou
Carol 24/06/2020minha estante
Tem continuação, sim. É uma trilogia. O segundo chama ?Encanto? e o terceiro ?Profundezas?.

Leti.Santana 20/05/2020

Frustrante
RESENHA COMPELTA NA IG @lelunalima

Confesso que fazer a resenha desse livro para mim, foi um desafio. Sereia tem uma proposta que tem tudo pra dá certo, mas não funcionou para MIM. A trama nos apresenta uma protagonista paranoica que tem medo de tudo (se duvidar até da própria sombra), mas que por amor a irmã enfrenta seus medos em busca de respostas. A narrativa é feita em primeira pessoa, narrador personagem, e neste caso a própria Vanessa que nos conta tudo.?
...
Tricia Rayburn poderia ter criado uma história incrível, mas me pareceu que deixou tudo pra acontecer depois, no segundo livro. Apesar dos pontos negativos já citados, o suspense por mais que seja previsível nos prende porque tem muitas questões que precisam ser respondidas e o final é bom, considerando tudo.?
Não sei ainda se irei ler os outros livros, porém tem algumas questões que ainda não foram esclarecidas e que, de certa forma, me deixaram curiosa. Um bom livro, mas não é a melhor fantasia que já li na vida.?
Beijos da Lua

Thyta 04/02/2015minha estante
Eu gostei. Com certeza vai pra minha lista...

Paty 24/04/2020

Gostei bastante do livro e desse ar de mistério que ele traz e por ele falar de sereias claroooo, também adorei como a Vanessa foi amadurecendo ao longo da história. Sem contar esse casalzinho fofo que é ela e o simon (to shipando bastante hehe) quero muito ler o próximo livro e descobrir todas essas pontas soltas que o livro deixou

Nalu 23/04/2020

Surpreendente
Achei o livro incrível e surpreendente, não é um romance bobo sobre sereias. A autora vai jogando as dicas desde o começo do livro e o desenrolar da história é realmente incrível. Uma leitura boa e fisgante. Ansiosa para ler o próximo.

Lidia 10/02/2020

null
Livro fácil de ler, uma historinha gostosinha. Você vai lendo e quando vê já acabou o livro. Vamos para a continuação

BahiBehn 06/02/2020

null
Li este livro na praia. Literalmente na praia, não levei muito tempo, pois é uma leitura fácil. Recomendo

Man 23/07/2019

Achei o começo do livro confuso, não entendia o que estava acontecendo porque a personagem tinha tanto medo, mas conforme fui lendo fui entendendo.
O livro não é bem amarrado, algumas coisas ficaram dispersas mas espero que no próximo isso seja arrumado.
Gostei da relação de Simon e Vanessa e espero que ela se desenvolva.

Gabyh 02/04/2019

"Simplesmente olhou para mim como se lamentasse muito e, como se tudo que pudesse fazer fosse deixar os braços ao lado do corpo, em vez de se aproximar e me puxar em sua direção."

Vamos começar pela capa linda desse livro, que tem um grande destaque para uma garota de rosto pálido e olhos com uma tonalidade fora do comum, que lembra a textura utilizada no fundo da fonte utilizada para escrever o nome do livro na capa. Os cabelos da garota parecem estar em um movimento leve, como se a garota estivesse debaixo da água. Outro ponto do livro são as páginas que apresentam uma bolha de água no canto superior direito, onde ficam o número da página, contudo o inferior de cada uma delas apresenta alguns detalhes de água.

"Queria dizer a ele que eu não me importava, que aquilo não tinha importância, porque o que eu sentia não tinha nada a ver com poder, controle, ego. Tinha tudo a ver com ele e comigo. E a maneira como ele me ajudou a encarar a escuridão não tem como algo a temer, mas como algo que fazia com que a luz fosse muito mais brilhante..."

A história começa nos apresentando quatro personagens que fazem diferença para o desenrolar dessa história, Justine, Vanessa, Caleb e Simon, eles sempre se encontram no verão e aproveitam para passar um tempo juntos só deles.

"— Quando a gente ama alguém tanto assim — disse ele, colocando os braços em volta da minha cintura e me puxando carinhosamente para ele —, faz qualquer coisa para manter esse alguém seguro. Faz tudo para ter certeza de que essa pessoa está feliz."

Vanessa é uma menina linda – mesmo que ela não acredite muito nisso – contudo também é uma menina tímida e medrosa, o que irrita ela mesma já que nunca consegue ter coragem de embarcar em todas as aventuras como sua irmã Justine que é exatamente o oposto da garota, completamente destemida, gosta de ser o centro das atenções e não tem medo de praticamente nada, por toda a vida sempre tentou ajudar a irmã a superar o medo dela.

"Ele ainda era Simon, o mesmo garoto que apostava corrida comigo. O que sempre ficou para trás comigo quando Justine e Caleb saíam correndo na frente nas trilhas, aquele que cuidava para que os filmes que assistíamos juntos não ultrapassassem minha cota de sangue, vísceras e tripas. Ele ainda era aquele que cuidava de mim para ter certeza de que eu estava bem."

Caleb e Simon são irmãos e vizinhos da casa de praia da família das meninas, os pais sempre confiaram bastante neles e acreditam que suas filhas estão seguras na companhia deles, mal sabem eles que Caleb e Justine são mais do que bons amigos.

"— Sei que pode parecer que eu perdi a sanidade, e talvez eu tenha mesmo perdido. Quer dizer, a maioria das pessoas normais não tem medo do escuro, nem do mar, nem de altura, nem de avião ou de ficar sozinhas. Algumas podem ter medo de uma coisa, mas eu tenho medo de tudo. Não é normal. Eu não sou normal."

Justine sempre gostou de se aventurar e está completamente acostumada a mergulhar de um penhasco pouco conhecido, porém em uma noite as irmãs discutem e no dia seguinte o corpo da garota aparece sem vida no mar, para todos da cidade aquilo parece simplesmente um suicídio, mas Vanessa se recusa a acreditar nisso, afinal ela sente que não foi isso e não é tão simples acreditar nessa teoria como todos fazem parecer.

"Irmãs — Paige lamentou. — Uma benção e uma maldição ao mesmo tempo."

O livro nos faz acompanhar a busca de Vanessa por respostas sobre o que aconteceu com sua irmã, enquanto os pais tentam seguir a com a vida da forma mais normal possível, mas a garota percebe que encontrar respostas não é tão fácil quanto ela gostaria já que Justine não era exatamente quem ela pensava e o namorado da irmã simplesmente desapareceu depois que ela foi encontrada morta, desde então ninguém soube nada sobre o rapaz, o que aproxima Vanessa de Simon enquanto buscam informações tentando descobrir o paradeiro de Caleb e assim conseguir respostas para as perguntas de Vanessa.

"— Tudo o que eu via era ela — ele disse com a voz hesitante. — Vanessa, ela tentou. Ela tentou me fazer reagir, responder a ela. E o que elas fazem é forte. Não se trata de um simples som ou de uma música. Não tem nada a ver com as lendas que lemos na infância."

A autora consegue desenvolver a história de uma forma envolvente, nos mostrando a aflição de uma irmã em busca de respostas sobre aquela que ela achou que conhecia a vida toda, mas pelo visto estava enganada, é uma história envolvente e cheia de reviravoltas.

Bru 29/03/2019

Desconforto
Confesso que estava com boas expectativas para este livro, apesar de já ter me decepcionado com alguns outros que tinham temática de sereias (um assunto que eu amo, mas que poucos sabem explorar com a devida dedicação). Mas enfim, estava esperando uma boa história, e foi o que recebi, mas não me tocou assim tão fundo. Não sei explicar, mas algo durante toda a leitura me incomodou, e não era nada específico que eu possa destacar do tipo um personagem em particular, ou alguma mania linguística da autora, nem mesmo o desfecho do enredo em si. Era mais como algo abstrato, que permeou todo o cenário do livro e criou seu clima sombrio e misterioso. Sei que este foi um elemento escolhido a dedo e conduzido com maestria pela autora, mas foi este mesmo elemento que me trouxe uma sensação de incômodo, de que algo espreitava nas sombras, de clima pesado. Enfim, foi uma sensação que eu tive e que talvez tenha sido a intenção da autora mesmo de causar esse desconforto nos leitores, pra que pudéssemos nos aproximar das emoções sentidas pelos personagens, mas não sei... Esse desconforto foi tão penetrante que não me deixou curtir o flow do livro, se é que me entendem. Fiquei agoniada, ansiosa, preocupada, e não consegui aproveitar a vibe marítima que tanto amo. Essa história me lembrou muito, muito mesmo, o que senti lendo A Menina Submersa, que também era um livro que tratava de tema de sereismo de uma forma pesada, mais até que esta obra de Trícia Rayburn, mas de qualquer forma ambos me tiraram um pouco da minha zona de conforto literário. Acho que muito desse clima da história se agrava porque ela é contada em primeira pessoa, e vemos tudo pelos olhos da protagonista Vanessa, que é uma personagem que tem medo de tudo no mundo: barulho, escuro, água, altura, e assim por diante. Então imaginem estar dentro da cabeça de uma pessoa paranóica... Óbvio que não tem como sairmos ilesos.Alguns outros detalhes também me incomodaram um pouco, como a subjugação que Vanessa fica fazendo dela mesma enquanto todos dizem que ela é perfeita. Gosto de personagens que realmente são desajustados, não dos que fingem ser.Outra questão foi que acontecem certas situações onde as vilãs da história são pegas em flagrante, mas elas parecem que nem notam o que está acontecendo, não movem uma palha pra se defenderem e seguem a vida como se nada tivesse acontecido. Gente, sem condições! Vê se não era pra elas já terem bolado um plano mirabolante e malígno pra eliminar seus obstáculos? Mas não, elas fingem que nem era com elas. Por favor! E por fim, algo que me irrita em vários outros livros também é o "desfecho de última hora". Sabe quando o livro enrola, enrola, enrola, e nas últimas três páginas resolve dar todo o desfecho da história através da fala de algum personagem em específico, que fica falando por horas a fio? Então! É o que acontece nesse livro. Os autores que trabalham com mistério principalmente, precisam aprender a desenvolver a técnica de ir dando pistas pros leitores ao longo do próprio livro, pra que eles mesmos possam ir montando o quebra-cabeça final em sua mente. Dar tudo de mão beijada nas últimas páginas é desdenhar do raciocínio lógico dos leitores, sem contar que fica um final cansativo demais. Enfim, tirando estes detalhes (importantes) a história em si é boa, bem construída, os personagens são interessantes. Mas não me conquistou mesmo, infelizmente.

site: https://freescura.wordpress.com/

@injoyce_ 16/06/2018

Justine, Vanessa, Caleb e Simon sempre passam o verão juntos. Até que a irmã de Vanessa morre.
Há quem diga que foi acidente, outros que ela se suicidou.
Porém, outros ataques começam a desencadear e ai, o povo começa a perceber, que uma anormalidade está acontecendo.
Para descobrir quais eram as intenções de sua irmã, Vanessa volta para a casa de verão da família.
Junto com Simon, ela tenta descobrir o paradeiro de Caleb. Pois só ele tem as respostas para sua pergunta.
Nesse meio tempo, Vanessa começa a investigar com seu amigo, sobre coisas misteriosas da cidade.
Achando que conhecia perfeitamente sua irmã. Vanessa descobre que nem conheci a si mesma.
Livro muito empolgante e eletrizante. De leitura frenética. Termina com uma descoberta incrível e pontos que deixam para o próximo livro.
Adorei a leitura. Foi super descontraída e rápida.

Kelly @leitora_assidua_ 29/08/2017

Uma boa leitura quando não se tem mais nada em mente
Imagine um livro que tem tudo para dar certo, Sereia é um desses. Sinopse,capa tudo contribui para isso.

Você começa a leitura empolgada e então ela se torna arrastada,tensa que te dá vontade de pular paginas. Assim se dá a leitura até o meio do livro, onde a historia toma um rumo mais misterioso e cativante.
Sempre gostei de ler sobre seres mitológicos, e quando o livro tomou esse rumo já comecei a devorar as paginas doida para saber mais sobre o envolvimento das Marchand ,nas mortes miteriosas(que acontecessem cada vez mais )e ,sobre a origem de Vanessa que definitivamente não é quem acha ser.

Confesso que ficaram algumas lacunas , mais como é uma trilogia espero encontrar respostas nos próximos livros. No mais , o livro teve um bom fechamento coerente com a história.
Minha nota é 3 ,já que fiquei um pouco desmotivada com o começo e quase o abandonei,fora isso é uma boa leitura quando não se tem nada em mente.

Artax 17/05/2017

Eu realmente senti muita agonia lendo esse livro. Não é aquela agonia legal de uma história agoniante bem escrita, e sim, de algo chato que não termina nunca.

Sim, Sereia é muito chato. A impressão que eu tive é que o livro não tinha história nenhuma, e que a autora passou as páginas todas enrolando com fatos sem graça e diálogos banais que não empolgam o leitor nem que ele esteja com a maior boa vontade. Eu consegui engolir goela abaixo enquanto pintava o cabelo pra não prestar atenção na conversa do salão. Passei boas horas descolorindo, tingindo, hidratando. Não tinha nada melhor pra fazer, então...Eu lia Sereia!

Uma pena, de verdade. Podia ter sido um livro legal, mas faltou (e muito) conteúdo. Faltou carisma dos personagens. Faltou um estímulo maior que eu tentei a todo custo procurar sem sucesso.

Pra variar, como é moda hoje em dia, a "história" não terminou. Mas pra ser sincera, vou passar longe dos próximos volumes, seja lá quantos forem. Só de pensar em continuar lendo eu já fico entediada.

Ah, achei esse post no Viagem Literária (http://www.viagemliteraria.com.br/2011/04/sereia-tricia-rayburn.html). Basicamente a autora tem a opinião oposta à minha! Então vale a pena ler pra ver o outro lado da moeda. Sinceramente, achei admirável ela ter escrito um texto tão grande sobre uma história que mal me inspirou uma linha!

Joice (Jojo) 23/03/2017

Dispensável
Nada faz sentido na trama de Tricia Rayburn. Desde a construção dos personagens ao desenvolvimento da história em si, tudo carece de um polimento, de coesão.

A autora é mais uma a se aventurar no universo das sereias, e onde outros autores conseguiram criar história bonitas e/ou interessantes (citar Borges é desproporcional, então vou evocar Carolyn Turgeon, com "Mermaid", uma simpática versão do conto original, e Amanda Hocking, com suas ferozes sirenas em "Despertar"), Rayburn não cria nada novo e sequer interessante.

A trama gira em torno da medrosa Vanessa, que perde a irmã mais velha em circunstâncias estranhas e resolve investigar. Nesse processo, ela descobre que a cidade onde costuma passar as férias de verão - e onde Justine, a irmã, morreu - esconde muitos segredos.

Entendo que a autora não almeja construir uma grande história, mas "Sereia" despreza a inteligência do leitor, erguendo-se sobre pilares inverossímeis até mesmo para o "universo" proposto pela autora. Além da trama em si, os personagens não são bem construídos ou carismáticos, o que faz a história se arrastar.

Enfim, não recomendo a leitura. Dispensável.
Lu 25/07/2017minha estante
Ainda bem que li a sua resenha, amiga. Eu estava pensando em pegá-lo numa troca... Quase caí numa roubada.