It: A Coisa

It: A Coisa Stephen King

Resenhas - A Coisa

laiscunhaf 07/05/2024

Saí traumatizada
Levei um mês inteiro de férias para terminar este livro. Para mim, a narrativa, especialmente do meio para o fim, foi ficando monótona demais e já não me impressionava tanto.

A trama se resume a uma promessa feita entre os membros do Clube dos Otários de voltarem a Derry, se necessário, para enfrentar "a Coisa" - um ser maligno contra o qual lutaram quando eram crianças, mas deixaram escapar. Agora, anos depois, "a Coisa" voltou a atacar, e eles precisam cumprir sua promessa.

O desenrolar entre a primeira luta e a última é uma sequência de idas e vindas ao passado, onde entendemos melhor todas as nuances da história, e principalmente, das relações entre as crianças. Este, inclusive, é o aspecto mais interessante, ao meu ver, de todo o livro: o vínculo fortíssimo de amizade que vemos acontecer quando eram crianças, e que se prova quando já são mais velhos.

Sinto que King extrapolou em alguns momentos, como, por exemplo, toda a explicação sobre a origem da Coisa, confesso que não fez sentido algum pra mim. Porém, o problema mais gritante foi realmente a "solução" encontrada por Beverly e os meninos ao final do livro. Não entra na minha cabeça que o autor viu sentido em uma cena como essa e, mesmo se tivesse alguma lógica, para que inserir algo tão doentio dessa forma? Qual o objetivo? Completamente desnecessário. Por isso, sempre que falam comigo sobre este livro, a primeira coisa que me vem à mente é essa cena e o quão doentio é King sequer ter pensado nela.

Poderia ser um livro incrível, mas o autor escolheu outro caminho.

[2023]

Luana 06/05/2024

Você vai flutuar também?
Demorei sete meses para ler esse livro, simplesmente a leitura não se desenvolvia, achei chato e monótono.

O início do livro é bom, nos mostra a perda e os traumas dos personagens, a personalidade de cada um e os desafios. No entanto a leitura vai ficando chata, muitos detalhes sem importância, que só serviu para preencher páginas e páginas. King viaja no passado de cada personagem, muitas vezes um personagem irrelevante que só aparece em um ponto da história e depois nunca mais.

Dava para ter sido uma história muito boa, digna de cinco estrelas, mas me esforcei para terminar uma leitura que muitos dizem ser a melhor do King. Não consegui achar o fantástico que dizem, é um livro bom, só isso.

Gosto da escrita do King, mas esse livro cansa demais. O desfecho é bom, gostei da alternância entre passado e futuro e como cada parágrafo se conectava, mas dificilmente eu leria esse livro novamente.

Adenilcio 06/05/2024

Uma obra prima de King, riqueza nos detalhes, personagens muito bem construídos. Uma história de superação dos próprios medos!

Dominique53 05/05/2024

Sensacional
Incrível, esse autor sempre me surpreende. Escrita sensacional, conexão, detalhes dos personagens, tudo muito bem encaixado.
O final foi excepcional e eu não tenho nenhuma objeção, pra mim ele não pecou em nada nesse livro.

Gustavo.Fortes 05/05/2024

Livro grandioso
Por muito tempo tive um preconceito enorme com esse livro, achando que se tratava de uma historinha besta pra quem é fã de terror. Nunca fui adepto de fantasias, mas depois que comecei a ler o King sabia que uma hora teria que entrar nessa jornada do It. E quando falo em jornada é ao pé da letra mesmo...uma baita bíblia, mas que te prende. Muito menos pelo terror e muito mais pela aliança de amizade entre os protagonistas. Não curti uma passagem do livro, mas muito por uma questão pessoal, que evidentemente não vem ao caso, mas é um livro magnânimo. Vida longa ao mestre!

Gabriel1994 05/05/2024

Indescritível
O que esse livro é bom é sacanagem tipo não dá pra descrever em palavras, acho que é um dos poucos livros que eu não queria acabar de jeito nenhum pq acabar o livro significa que acabou a história e eu definitivamente não queria que a história acabasse. A imersão que esse cara te faz ficar é absurda e meu deus realmente não tem o que eu fale que chegue a 10% da experiência de ler esse livro.

Tatá 05/05/2024

Eu sou suspeita pra falar dos livros do King, já que sou muito fã do autor
Essa não é a primeira vez que leio It... É um livro que gosto muito
Tem uma cena que eu achei EXTREMAMENTE DESNECESSÁRIA... Mas tirando isso, o livro é muito bom

Luciana 05/05/2024

Seja verdadeiro, seja corajoso, enfrente.
Todo o resto é escuridão.
Não imaginei que terminaria choramingando. Que livro bom. A criação dos personagens e seu desenvolvimento. A Coisa, todos os medos deles e como eles enfrentaram isso. Não é somente um palhaço, é aquele seu pesadelo mais íntimo tanto quanto criança, quanto adulto. É sobre amizade, amor, superação, fidelidade. Amei de verdade (talvez a parte de eles se esquecerem deles não, a amizade deles era tão bonita ?) Vou sentir saudades de todos.

winter8 03/05/2024

Nome: It a coisa
Gênero: Terror (?), suspense (?)
Data: 14/03 - 03/05
Nota: ????????

Em junho de 1958 George Denbrough foi assassinado após ir atrás do seu barquinho emnum bueiro. Após isso, seu irmão o grupo de amigos começaram a investigar o que o matou.

Um grupo que começou com 7 amigos: Bill, Beverly, Ben, Eddie, Richie, Stan e Mike. Mas nem todos ficaram para contar história.

O livro aborda muito mais que o suspense sobre o que é a coisa e/ou porque ela mata as crianças. Ele aborda relacionamento abusivo, racismo, problemas de confiança.

Achei a cena entre eles e a Beverly muito NOJENTA, e sem sentido algum.. Achei que ela diria que tinha um motivo, mas simplesmente não teve nada, foi praticamente um abuso sexual coletivo, principalmente por terem 12-13 anos.

Além de o final ter sido muito corrido, não sei muito opinar sobre.. Achei que eu gostaria mais, e sentiria algum tipo de medo, mas o único sentimento que tive o livro inteiro foi NOJO. Em todas as cenas que a Beverly aparecia, eu só sentia nojo.

Levi.Lindona 03/05/2024

?Não dá pra ter cuidado em um skate?
Sei o que você provavelmente está pensando: ?Nossa que livro gigantesco?
E eu te garanto ele é mesmo. Mas eu te falo que no fim vale a pena
O livro conta muito mais do que a história de um monstro horrível assassino, conta a história do mal que não está só nas páginas de um livro, mas também no mundo e não muito longe de você.
Livro sinistramente bem escrito e tem momentos que parece que fala contigo, você consegue sentir o que tá rolando
Essa história vai falar de amor, medo, raiva, o poder da amizade e principalmente da infância.
Vai falar de abuso, bullying, psicopatia, relacionamento abusivo e várias outras coisas.
No final, você vai estar refletindo sobre sua criança interior e como ela pode estar apagada.
A leitura vale muito a pena.

Paula.2 03/05/2024

A lenda que é o senhor King
Sempre gostei do filme de It- a coisa e sempre falava pra mim mesma que um dia iria ler o livro do qual ele foi baseado, mas quem diria que eu sentiria mais medo lendo o livro do que assistindo o filme?
Durante toda a leitura senti o medo, as aflições, o amor e a coragem do clube dos otarios, senti a união deles setes. Confesso que chorei com a morte de dois dos integrantes, me senti triste por não estarem completos no fim e me senti mais triste ainda pelo fim ter todo aquele esquecimento.
Uma leitura que não é pra qualquer um, tem muitos temas polêmicos e se me falarem que o King usou drogas enquanto escrevia esse livro, irei confirmar.

Rafael 01/05/2024

1100 páginas para o final(mais importante) ser rápido e nada haver com nada, Stephen King viajou muito no final
Erisney 08/05/2024minha estante
eu sempre tento pensar no livro como algo a se aproveitar durante o processo, e não com a ânsia de ter um final incrível. Tenta ver esse livro por esse lado.

Bianca.Peres 30/04/2024

Não sei
Realmente não sei. Acho que nunca mais na vida vou ler algo tão bom quanto isso (ignorando algumas partes). Queria não ter lido pra não me sentir assim ??????????