Quarto

Quarto Emma Donoghue

Resenhas - Quarto

isabellant_ 18/04/2024

Sutil, mas real
Tudo acontece de forma muito cotidiana e habitual a Jack, um garotinho de 5 anos que narra toda a estória. O mundo pra ele é o Quarto, e nada mais lá fora existe, a não ser o espaço sideral. Mesmo a narrativa tendo sido totalmente de uma visão dele, eu não pude de deixar de enxergar como a Mãe, que nem mesmo chegamos a saber o nome, é tão forte e luta todos os dias pra sobreviver àquela situação. E apesar de todas as circunstâncias, ela tentou fazer do Quarto o melhor lugar do mundo para o Jack.
No decorrer da leitura, houve muitos pontos de estranheza pra mim, e me fez pensar muito na maternidade naquela situação, já que a Mãe, apenas é a Mãe, na visão de Jack. Como mulher, eu não posso deixar de contar os inúmeros abusos e violências que ela passou. É tudo muito doloroso e delicado.

Isso me trouxe um pensamento de que, tantas pessoas são sequestradas todos os dias, e não paramos pra pensar nisso. Eu nunca tinha parado pra pensar, no real sofrimento que deve ser, e após pesquisar que o livro foi baseado em fatos reais, meu coração doeu mais ainda...

Não creio que seja uma leitura para todos, tem muitos gatilhos: sequestro, cárcere privado, estupro, violência e abuso. Mas caso você se interesse por gêneros assim, mais reais e pesados, indico.
Uma leitura difícil, mas necessária.
A todas as Mães e Jacks vivendo em situações como essa, eu oro pra que esse inferno acabe logo, e que vocês sejam livres, e felizes o mais rápido possível.

Ray.Cass 13/04/2024

Uma leitura densa
? porém de uma sensibilidade ímpar. É a segunda vez que li o livro, e minha percepção nessa segunda leitura não foi muito diferente da que tive na primeira, apenas algumas coisas que me incomodaram na primeira que consegui entender e até aceitar melhor dessa vez.
Eu tinha ficado frustrada com a Mãe na primeira leitura, mas dessa vez eu consegui ser mais complacente com a personagem, certamente não é fácil você voltar a uma ?vida normal? depois de passar pelo que ela passou, e ainda mais difícil quando tem uma criança para quem toda essa ?vida normal? é uma novidade.
Mas eu continuo não ficando bem com a reação do pai dela, muito embora seja razoável que ele tenha problemas para aceitar Jack, porque apesar de o menino ser inocente, ele acaba sendo uma lembrava desagradável do que aconteceu com a filha dele.

talilittle 06/04/2024

Avassalador
Primeiro cinco estrelas do ano, que leitura avassaladora.

a história é de uma tristeza, que meu deus. gostei muito do livro ser narrado pelo Jack, a visão dele deixa a história muito delicada e instigante.

?eu não sei como as pessoas empregadas fazem o trabalho e toda a vida também?.

plautzble 31/03/2024

O livro, a história é muito boa, tocante. É incrível ler a perspectiva de uma criança que nunca conheceu o mundo e que, de um dia para o outro, vê sua vida mudar completamente. É triste, comovente, mas a escrita em si não me agradou muito. Queria ter visto o ponto de vista da mãe também, que foi a que mais sofreu com os acontecimentos.

Bruna 31/03/2024

Estava louca para ler esse livro, mais ao mesmo tempo estava com um pé atrás por saber sobre o que se tratava, bem como o fato de ser narrado na visão de uma criança. Ademais, super recomendo. É o tipo de livro que muda seu jeito de olhar as coisas.

lara jean 25/03/2024

é um bom livro mas nao sei se o timing nao tava legal, eu achei bem massante e demorei pra terminar, algumas partes foi bem cansativa

Maressa 19/03/2024

Um crime horrível através dos olhos de uma criança que só conheceu uma realidade durante seus cinco anos de vida.

Sua mãe fez o possível pra cria-lo longe do horror que ela tinha que passar toda noite com seu sequestrador, como é incrível a força de uma mulher, a força de uma mãe.

O trauma de ser tirado do único ambiente que ele conhecia e vivia e ser ?jogado? no mundo real é retratado de uma forma inocente e curiosa. Como se realmente fosse uma criança escrevendo essas palavras.

Kamyys_ 12/03/2024

Achei que eu não ia curtir tanto porq eu já tinha visto o filme. Mas mds, perfeito. Assim que eu terminei o livro, fui rever o filme (livro muito melhor)
O livro sendo contado no ponto de vista da criança deixou tudo 1000x melhor. Todas as perguntas, falas, atitudes, parecia mesmo que era uma criança de 5 anos contando tudo.
Tirando que, é tudo muito emocionante, a adaptação deles aqui ?fora?, a evolução do Jack interagindo com as pessoas ??
Enfim tudo lindo ?

Carol Martins 23/02/2024

Ao terminar o livro faço a comparação com o caso real que o inspirou. É assustador o quanto a realidade consegue ser ainda pior do que é narrado!
A arte imita a vida e nos traz um alerta pra termas muito relevantes! É inacreditável saber que existem monstros assim espalhados por aí! Que as vítimas consigam sobreviver e encantar paz no coração algum dia ser for possível!

Naara.Brum 11/02/2024

Muito interessante o jeito que foram descritos os pensamentos do Jack. Só achei longo e um pouco cansativo a leitura.

yasneryst 10/02/2024

Louco
É muito bizarro ver um crime grotesco, horrendo, nojento pelo olhos de uma criança.
Ver o enclausuramento e os abusos por uma visão não apenas limitada pela idade, mas pelo caráter do crime.
O mundo de Jack é do tamanho do Quarto, contém apenas o que entra pela porta, e nada além disso existe de verdade.
Podemos refletir as escolhas tomadas pela Mãe na história, podemos tentar nos colocar no lugar, buscar criar explicações e analogias para tudo, ou saídas melhores que as escolhidas, assim como fizeram as pessoas da televisão vistas pelo Jack.
No fundo, acho que é um daqueles livros em que, apesar de você estar na cabeça de uma das vítimas, você é apenas testemunhas dos horrores apresentados, porque é de fato impossível se colocar naquele lugar, e nem o Jack consegue conjecturar a dimensão dos que aconteceu, do que foi tirado dele, do que fizeram com ele e com a Mãe.
Acho que foi a melhor maneira de contar uma história assim. Colocar tudo no ponto de vista de uma pessoa que não sabe nem do que foi vítima. Para evitar romantizações sem sentido, ou para evitar que qualquer relato não esbarrasse com o que de fato acontece quando você é vitimado dessa maneira. É como ser testemunha ocular da Natascha Kampusch.

Jade.Biazotto 03/02/2024

Eu teria gostado mais se a leitura fosse do ponto da mãe...
Eu não sou o público alvo desse livro, claramente. Achei uma narrativa massante e desinteressante. Me senti mais atraída nos momentos em que os adultos conversavam e infelizmente não durava pois o Jack rapidamente perdia o interesse e ia fazer outra coisa. Não me cativei pela narração e levei uma eternidade para terminar um livro que é narrativamente curto, não leria novamente.

autor_thompson 26/01/2024

Quarto
O livro narra a história de Jack que viveu a vida em um quarto. É incrível como ele pode não saber o que o espera no mundo e como a história no ponto de vista de uma criança pode ser igualmente interessante do que a de um adulto.
Foi um livro que não pretendia ler, mas que acabei gostando demais.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/01/2024

A voz de Jack é um dos triunfos absolutos deste romance; a autora criou um narrador infantil que é um dos mais envolventes em anos.[...] Este é um romance verdadeiramente memorável que pode ser lido por uma miriade de lentes - psicológica, sociológica, politica. Ele tem um modo absolutamente único de falar sobre o amor, ao mesmo tempo em que nos traz urna visão original e expansiva do mundo em que vivemos?'

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576861317

Ray 20/12/2023

Adeus Quarto
Fazia tempo que eu não lia algo que me tocasse tanto. Que livro sensacional e triste. Acompanhar a evolução do Jack, sua coragem mesmo sendo só uma criança... O tipo de livro que desperta no leitor as mais diferentes emoções... Medo, tristeza, esperança, angústia, alegria. Simplesmente sensacional e realista.