Desespero

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Desespero

jraulim 29/12/2021

"A paisagem de seu pesadelo ainda era o deserto..."
A rodovia 50 é a estrada mais solitária dos Estados Unidos. É nela que se desenrolam as histórias que se cruzam no livro.

Um policial para alguns viajantes sempre com algum subterfúgio para detê-los na pequena cidade de Desespero, às margens da rodovia 50.

O que as vítimas não sabem é que isso não é nem de perto o fato mais estranho de suas histórias.

Personagens que não tem nada a ver entre si descobrem que deverão se unir para saírem da situação em que foram colocados, lutando contra o real e o sobrenatural.

- Minha primeira leitura do King, lá pelos 16 anos.

Maria8774 10/01/2022

Desesperador (com o perdão do trocadilho)
Não é, nem de longe, o melhor livro do King que já li.

A história gira em torno de uma cidade mineira, que acaba por ser atacada por um ser maligno.

Tem como vínculo com a Torre Negra a luta do bem contra o mal, além de alguns conceitos subentendidos como Ka-tet.

Em relação ao seu livro irmão (Os Justiceiros) Desespero traz um suspense muito melhor explicado, com lendas, origem de toda aquela situação e a luta dos personagens pela sobrevivência. Já Os Justiceiros é algo mais voltado para a carnificina e morte.

É um bom livro, mas acredito que faz mais sentido se lido junto com seu gêmeo.

Bice22 20/02/2022

Gore pra todo lado
Desespero
Mais um livro de suspense e terror do véinho King, ?Desespero? conta a história de um policial que aborda pessoas na auto-estrada mais solitária dos EUA, e as leva para uma cidadezinha onde as coisas desandam.
Esse foi o primeiro livro do Stephen King que eu fiquei imersa na história em 100% do tempo durante a leitura, além da escrita ser maravilhosa como sempre a história se desenvolve de forma em que o leitor fica curioso o tempo todo. As personagens também merecem elogios pois são todas muito cativantes e fáceis de se apegar, principalmente o pequeno David, somando a tudo isso tem também todos os plot-twists que são muito surpreendentes e bem construídos.
Acho importante deixar claro que esse é um livro muito violento e que contem muito Gore o tempo todo, então se você for sensível é bom ler com cuidado. Definitivamente favoritado, recomendo muito para ps amantes de terror, gore e suspense.
?Deus é cruel?

Carlos.Emanoel 08/04/2022

Leitura interessante, começo do livro muito bom, o modo que o autor estabelece o antagonista principal é ótimo, porém da metade pro final acaba ficando meio sem sal

Duan Baptista 24/06/2012

Muito bom!
Apesar de no começo enrolar um pouco, o livro conseguiu me prender de tal forma que eu tinha que acabar logo! Um dos melhores do KIng!

Paulo Ricardo 07/12/2012

King is King
Bom, dizer que ele é o mestre do terror é chover no molhado. Na verdade ele é um mestre da literatura!
Se existe alguém que consegue fazer com que o leitor sinta medo, angústia, terror, horror, tristeza, alegria e todos os sentimentos possíveis, esse cara se chama Stephen King.

King tem o dom de nos fazer acreditar no inimaginável de forma única, e para que isso acontece ele usa de uma ótima artimanha, faz com que o leitor entre na história de uma forma surpreendente, usando de situações do cotidiano, de sentimentos que todos os seres humanos têm em grande parte do livro para que assim no momento exato aquilo que achamos ser impossível aconteça tão naturalmente que nem percebemos o quão estranha e anormal é. Para alguns esta forma de escrever de King, faz com que as pessoas o chamem de prolixo, mas na verdade faz parte da forma que o mestre usa para nos colocar de vez em suas histórias, e essa não é diferente.

Desespero é uma cidade tomada pelo mal, uma cidade onde um grupo de pessoas é colocado à prova, e que sentem na pele a crueldade de Deus, isso mesmo neste livro Stephen King passa a ideia de que Deus é cruel, e essa ideia é muito bem exposta. A luta entre o bem e o mal é um dos atrativos do livro, pois os personagem também têm seus papeis fundamentais na trama, principalmente o garoto David Caver, cristão fervoroso que não escapa da crueldade de Deus.

David é capaz de atitudes que os adultos não têm, têm uma sabedoria que muitos adultos não têm, a tranquilidade que muitos não têm. A luta pela sobrevivência do grupo é angustiante e deixa claro o que o ser humano pode fazer em situações de medo e desespero.

O livro é muito bom, muito bom mesmo, vale a pena conferir. Existe um filme do mesmo o qual ainda não assisti, mas assim que possível irei assistir pois o livro é ótimo.

Bruno 09/11/2014

Até onde vai a sua fé?
Ótimo livro do meste King. Diferente da maioria dos seus livros, que começam em um ritmo devagar para depois deslanchar, Desespero vai pregar o leitor às páginas logo nos primeiros capítulos. O livro tem como tema central a batalha entre o bem e o mal tendo como palco a cidade de Desespero. Os personagens são muito bem construídos e bastante diferentes entre si o que permite ao autor construir uma trama que gira em torno da fé e da crença dos personagens e desafiando o próprio leitor a se fazer a pergunta: "Até onde vai a nossa fé?" Enfim, é um livro obrigatório para todos os fãs do mestre King e uma ótima pedida para quem ainda não conhece a fundo a obra do autor. Acredito que este livro seja um dos livros mais tematicamente acessíveis do King. Destaque para as passagens que se desenrolam na mina de carvão de Desespero, que são de deixar qualquer um de cabelo em pé. Avaliação final: imperdível

Jaquelline.S. 09/05/2024

Que porre
Sofri pra ler esse livro, achei bem ruim.
Poderia ter sido bom se não tivesse toda a baboseira sobrenatural. Definitivamente não gosto mais de histórias assim.

Tauan 22/09/2015

Sempre King
Este livro desperta a vontade de ler outros livros de Stephen King.
Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 é o mau agouro que anuncia o que está por vir ao professor Jackson e sua esposa, enquanto eles cruzam esta que é a rodovia mais solitária dos Estados Unidos. A viagem começa a desandar quando eles são parados, de uma forma inusitada, por um imenso policial, que depois de muito assustá-los leva os sob custódia.
O mesmo ocorre à família Caver e ao escritor Jonh Marinville.
Este policial é Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. E o pior é que Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos.
No decorrer da narrativa, o leitor se da conta que neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalíptica entre Deus e o demônio, na pequena cidade de Desespero. Pego de assalto nesse fogo cruzado maniqueísta, está o jovem David Caver, que depois de ver sua irmã caçula ser assassinada passa a desempenhar um importante papel nesta batalha.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
Alysson - @alyssonhp 22/09/2015minha estante
pra mim esse foi o pior livro do King :(

Tauan 23/09/2015minha estante
Ele nem sem compara aos melhores, como Duma Key, It, Carie... mas tem uns que eu acho piores, como Jogo Perigoso...

Alysson - @alyssonhp 23/09/2015minha estante
Rsrrs, eu nunca li Jogo Perigoso

Alixandre 11/07/2016minha estante
Gostei do livro... Duma Key esperava mais, jogo perigoso achei fantastico...

Matheus 02/10/2015

"Ah merda, a múmia está atrás da gente!"
Viajando pela Rodovia 50 (conhecida como a autoestrada mais solitária dos Estados Unidos), os personagens seguem calmamente em direção a seus destinos diversos, que vão desde uma viagem de férias até buscar inspiração para escrever um livro, sem fazer ideia do que os espera em frente. Porém, logo começam a perceber que há algo de estranho acontecendo, pois na placa que indica a cidade de Desespero, no meio do deserto, há um gato morto espetado. Mais a frente, o caminho de todos é interrompido pelo policial Collie Entragian, um homem alto, intimidador e aparentemente perturbado. Entragian convence de algum modo cada um deles a ir com ele para a cidade de Desespero... E é lá onde o medo, a tensão e o próprio desespero começam. Como um vampiro, que só entra em uma casa se for convidado, o mal bateu à porta de cada um deles, e inocentemente, eles abriram.
Ao leitor, no começo, pode parecer que é apenas a história de um policial que abusa do poder, um assassino sociopata procurando suas vítimas (foi achando isso que eu comecei a ler Desespero), mas nada é o que parece ser. Uma influência demoníaca domina a cidade, e ela vai muito além de um simples policial maluco, é maior do que todos os personagens poderiam supor antes de se atolar até o pescoço no mal que lá habita, até que unir-se e vencê-lo juntos se torna o único meio de escaparem vivos.

"Deus é cruel", é dito incansavelmente nesse livro. E é verdade. No livro é mostrado de modo realista um Deus cruel, insensível e às vezes até egoísta. Mas também é mostrado que tudo é feito com um propósito, e como cada um dos personagens é usado para que esse propósito seja alcançado à qualquer custo, mesmo que muitos tenham que morrer ou sofrer pra isso. Mesmo que não se acredite em um Deus, neste livro ele é apresentado como um personagem.
A narrativa se desenvolve gradualmente, tudo em seu tempo. Personagens antes avulsos revelam aos poucos suas histórias de vida, e tão profundas e realistas elas são que fazem com que o leitor se preocupe e torça por cada um; personagens que no começo não se conhecem (e nem querem se conhecer) logo são forçados pelo mal que os cerca a lutar pela sobrevivência juntos, o que cria relações realistas e profundas entre eles. E as forças malignas que habitam a cidade de Desespero, que no começo parecem não fazer nenhum sentido, ao longo do livro revelam toda uma história de morte, poder e medo.

O livro prende o leitor, sempre dá vontade de saber o que vem a seguir, tem personagens muito bem construídos e despertou minha aracnofobia em vários momentos, haha. Recomendo muito para fãs de terror e suspense que não tenham preconceito com religião.

Luiza 02/01/2016

Confesso que tive sentimentos adversos em relação a esta obra. Primeiramente a premissa é fantástica, as personagens são bem construídas, assim como todo o cenário e fatos que envolvem a trama, e gostei principalmente da consistência da estória, que se fez presente do início ao fim.

Até aqui tudo bem, mas se teve uma coisa que me trouxe certo desconforto ao decorrer da leitura foi o excesso de detalhes em momentos inapropriados. A impressão que tive foi que King queria aumentar o tamanho do livro com tantos monólogos desnecessários sobre a quietude de um ambiente, a roupa que os personagem usavam, ou a disposição de objetos nas cenas narradas por exemplo.

Talvez estes detalhes tenham sido importantes, principalmente para a formação do cenário e personagens, mas foram colocados no momento errado, da forma errada. Digo isso por que a cada momento crucial, no qual alguma coisa importante estava prestes a acontecer, somos interrompidos com um ou dois parágrafos, descritivos até demais em minha humilde opinião, o que tornou a leitura trancada e um tanto maçante.

No entanto, o autor ainda conseguiu passar aquela agonia de nos fazer sentir como se estivéssemos dentro do livro, um real "desespero", portanto, muitos pontos positivos ai. Darei 4 estrelas por que apesar de King ter se prolongado em detalhes minuciosos, a estória não deixa de ser incrível, muito bem explorada e consistente.

Suicide Blonde 25/07/2016

King em sua melhor forma
Uma estrada remota nos Estados Unidos. Vários personagens trafegam por ela, e são abordados por um policial que não deixa passar nenhuma contravenção, por menor que seja. E eis que de repente o sobrenatural se descortina. Eu sou macaca velha em literatura de terror, e senti MEDO lendo este livro de Stephen King. É o autor em sua melhor forma.
Pedroom Lanne 03/08/2016minha estante
Você chama isso de resenha? Essa opiniãozinha chinfrim? Ts, ts, ts...

Pandora Heinstein 22/05/2020

Legal
Achei que seria mais aterrorizante, e foi um pouco desnecessário na minha opinião tanto foco em Deus o tempo todo. Mas no geral o livro é bom.

Carla 28/10/2020

Adoro Stephen King... Tinha esse livro há um bom tempo na minha estante, não sei porque demorei tanto para ler. É uma das histórias mais "sangrentas" dele que eu li até agora. Como sempre, ele é demais!