Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Taína 30/11/2021

Mais do mesmo!
Neste quarto livro da série achei a história muuuito arrastada.

Nos primeiros livros, tínhamos um grande acontecimento / causa pela qual os personagens lutavam e buscavam solucionar ? com o decorrer da série as motivações dos passaram a ser por coisa infinitamente menores, o que me deixou bem desmotivada a continuar.

Ao longo da leitura senti que muitos capítulos não acrescentavam em nada na narrativa e não precisariam estar ali, tornando assim a leitura + fluída! Enfim? talvez um dia continue essa série. Por ora, vou dar um tempo :/

Gisele 30/11/2021

Outlander - Os Tambores do Outono parte I
Os livros de Outlander são verdadeiros calhamaços, Diana Gabaldon é detalhistas no que diz respeito ao cotidiano dos personagens e também gosta de se aprofundar nos aspectos históricos da época em que os personagens estão vivendo.

A escritora também não pouca seus leitores de sentimentos controversos e profundos e é por isso que esta primeira parte do livro IV da série Outlander (Os Tambores do Outono) resume o que todo fã da saga quer: Claire e Jaime juntos, não importa as circunstâncias.

O foco deste livro reside no nosso casal favorito se estabelecendo como colonos em meio à mata selvagem dos Estados Unidos colonial, enquanto que Brianna e Roger vivem suas vidas na década de 1970.

Juliana 14/12/2021

Sou fã da serie e da história, fica sempre difícil ser imparcial, acho muito especial o livro ter uma narrativa longa, assim posso me deleitar de cada aspecto do mundo outlander, pois a autora narra fatos que parecem desnecessários, mas são de fato importantes para conhecermos e vivenciarmos junto com os personagens.

Jezinha 17/07/2023

Novo mundo, nova vida, novos desafios
O que eu mais gosto em Outlander é ver como os protagonistas se entregam de corpo e alma ao que fazem: Claire e Jamie não ficam lamentando o "e se", eles vivem com o hoje, trabalham duro hoje para que o amanhã seja melhor não só para eles mas para a família.

Há um grande senso de responsabilidade e amor à família nesse livro, seja ela de sangue ou agregada.

Ao pisarem no Novo Mundo, nossos protagonistas sabiam que enfrentariam desafios mas nunca os que de fato enfrentaram, eis alguns: se depararam com o horror da escravidão, foram roubados, atacados por ursos, por índios, passaram perrengues na neve, estupro, etc. Isso sem falar na Brianna e Roger que foram testados de todas as formas ao viajarem no tempo para encontrar Jamie e Claire.

O que fica pra mim dessa história é como o amor é a força que move os personagens de Outlander: amor entre marido e mulher, amor filial, amor amigo e amor ao seu povo.
Diana Gabaldon soube inserir com perfeição Jamie, Claire, Brianna e Roger nesse novo e maravilhoso mundo cheio de maravilhas e perigos.

Sarah 17/07/2023

Eu não consigo dar outra avaliação pra outlander, né?
É incrível o jeito dessa mulher de descrever cenas, personagens e diálogos.
O jeito que ela consegue passar o amor, a tristeza, a euforia, raiva e até o tesao com as palavras me deixa estarrecida!
???

Juliana 30/12/2021

Por quê me fazes sofrer, Diana Gabaldon?
Com novos desafios para enfrentar, agora Clare e Jamie devem fixar residência na América.
O relacionamento de Brianna e Roger vai evoluindo em 1969.
Esse livro foi menos agitado que os outros, pode parecer até um pouco arrastado em algumas partes, mas a autora driblou isso colocando doses de emoção em seguida.
Esse livro só me confirmou ainda mais o quanto Lorde John Grey é fantástico, e que eu queria ter um Rollo na minha vida.

Adarita 30/06/2023

Gostei muito desse livro, a nova jornada da Claire e do Jaime!
Uma nova vida em um novo lugar!
Emocionante ver cada passo deles, cada conquista.
A chegada da Bree e do Roger, ela conhecendo o pai biológico foi emocionante!
Passaram por muita coisa difícil mas conseguiram superar tudo e ficarem juntos!
Ansiosa pra continuar a história no próximo livro.

Caroles2 04/02/2022

Eu gostei muito dessa sequência, de como foi a inclusão dos novos personagens na narrativa, e de acompanhar mais um pouco do casal! Estou muito ansiosa para começar o próximo.

Super recomendo!

Jéssica 04/05/2023

Muito bom, mas...
A história como sempre é incrível e absurdamente legal acompanhar a saga da Claire e sua família no século XVIII. Infelizmente, assim como todos os livros de Outlander, tem alguns pontos bem arrastados e no final parece que a história corre demais. A sensação é que quando a história finalmente está ficando boa as coisas começam a se atropelar e nós ficamos com a sensação de quero mais e o mais infelizmente não vem.

Tirando esse pequeno problema de toda a série, o livro é muito legal. É muito bom ver a interação da Claire com a filha. A construção de um novo lar para Claire e James também é bem interessante, sem contar as aventuras com os nativos americanos e a exploração da terra "nova".

Lullypoppys 20/03/2022

eu li 90% do livro, porem o personagem do Roger se tornou tão insuportável que foi impossível continuar ate o final do livro.

bibica3 12/08/2022

é..
Não foi meu favorito de Outlander, a constância de eventos não foi boa o suficiente pra me prender e eu levei alguns meses pra conseguir finalizar mesmo que ver o Jaime e a Claire finalmente juntos e bem seja ótimo, o custume do caos me fez sentir falta de reviravoltas emocionantes, espero que eles sejam felizes e tenham novas aventuras agora que estão numa terra nova, a aparição do filho do Jaime foi uma surpresa pra mim e não sei onde a história vai com isso, eu adorei saber um pouco sobre a história indígena e espero saber mais na continuação.

Adriele.GuimarAes 07/08/2022

Marcante principalmente a mudança de ambientes, de personagens mas gostoso de ler como todos os outros indo ansiosa para a parte 2

Simone.Ribeiro 04/05/2022

Perfeito
Outlander como sempre perfeito! É calhamaço e demora pra ler, com certeza! Mas gente o que é isso.... Amo demais!!!
A jornada da Claire e do Jamie maravilhosa!! Muito amor por essa historia?????

Karini.Couto 01/04/2016

Sou completamente suspeita quando se trata de Outlander, quando se trata de Jamie e Claire! Amo mais que coca cola! Meu casal favorito da ficção!

Outlander traz um histórico romântico, mesclado com pitadas de cultura, lendas e muito drama que promete arrancar lágrimas do leitor mais durão!

É difícil escrever uma resenha sem soltar spoilers dos livros anteriores, afinal, por mais que seja meu maior desejo, tenho certeza que nem todos que chegarem até essa Resenha terão lido seus antecessores. Vou tentar escrever sem entregar muito, apesar de ter muita vontade de escrever "a bíblia da história de Jamie (gostoso, lindo) Fraser".

"Charleston, junho de 1767
Ouvi os tambores muito antes de eles aparecerem. As batidas ecoaram na boca do meu estômago, como se eu também fosse oca."

Tambores de Outono - parte 01 é o quarto livro da série Outlander (que também virou série de tv - um pouco diferente da história dos livros - porém tão boa quanto) nele temos a primeira parte onde Jamie, Claire e Ian (sobrinho do casal) foram para a América em busca de um recomeço - ano de 1767. Nessa passagem conheceremos um pouco de história onde será relatado o período colonial com muita riqueza de detalhes e com isso percebemos o quanto os personagens estão amadurecendo diante de tudo que viveram e estão vivenciando e o quanto anseiam por uma vida melhor e mais calma. Diana Gabaldon consegue "tocar" o leitor com suas palavras que fluem de maneira emocionante!

Muitos são os detalhes que li sobre a nova caminhada do casal Fraser e percebi que ambos, pouco a pouco foram encontrando a ligação perdida no meio de tanto sofrimento.. O amor entre eles é como andar de bicicleta, uma vez que se aprende .. jamais se esquece como fazer! No caso de Jamie e Claire, impossível não se sentirem atraídos um pelo outro independente das adversidades enfrentadas!

"E então a espada de fogo me tirou a consciência e incendiou meu corpo. Nós ardemos juntos, brilhantes como estrelas no céu do verão, e então voltamos queimados e sem controle, cinzas dissolvidas em um mar primordial de sal cálido, surgindo com os movimentos nascentes da vida."

Veremos também a história de Brianna Randall (filha do casal mais querido Jamie e Claire) e Roger MacKenzie (descendente do clã MacKenzie) em 1969 - ambos começam uma relação e é possível perceber todo a tensão dos primeiros encontros, medos, anseios e paixão. A vida de Brianna teve uma grande mudança com a partida de Claire e sua vida sempre foi recheada de suspense com relação ao seu pai verdadeiro, apesar de ter sido criada por Frank Randall, Brianna sempre se viu curiosa quanto a Jamie, e com isso sente-se uma traíra, pois afinal, sempre teve Frank a seu lado. Porém sabendo que o verdadeiro amor da vida de Claire sempre foi Jamie, Brianna sente necessidade de conhecer mais sobre Jamie e o passado de seus pais (ou presente).

"Roger dobrou a carta de novo e a guardou no bolso de dentro, perto do coração. Ela escrevia de poucos em poucos dias, de bilhetes curtos a cartas compridas, e cada uma das cartas o deixava feliz, uma sensação que se mantinha até a chegada da carta seguinte."

Brianna e Roger se ligam cada vez mais na ânsia por saber o que o passado tem a revelar, e os mistérios de sua história! A paixão que surge promete ser tão intensa e verdadeira quanto à dos próprios pais de Brianna e juntos estão caminhando para uma aventura que promete muita emoção!

"Nunca tive medo de fantasmas. Afinal, vivo com eles todos os dias. Quando me vejo no espelho, os olhos da minha mãe estão fixos em mim; minha boca esboça o mesmo sorriso que atraiu meu bisavô.
Não, como poderia temer o toque daquelas mãos que se foram, pousadas em mim com amor desconhecido? Como poderia temer aqueles que moldaram minha carne, deixando seus traços vivos em mim muito depois de partirem?
Temo ainda menos aqueles fantasmas que invadem meus pensamentos. Qualquer biblioteca está cheia deles. Posso pegar um livro de uma estante empoeirada e ser assombrada pelos pensamentos de um falecido há muito tempo, ainda vivo como sempre nas longas páginas repletas de palavras...
Os fantasmas passam por nós e través de nós o tempo todo, escondendo-se no futuro...
Nós entramos e saímos da esfera do mistério e, nesse meio-tempo, tentamos esquecer. Mas há uma brisa que entra em uma sala tranquila e sopra meus cabelos de vez em quando com carinho. Acho que ela é a minha mãe."

Diana descreve com muita riqueza a cultura, e os personagens que são colocados de maneira tão vívida e real que percebemos um misto de sentimento que nos inunda que vai de amor à raiva com determinadas passagens e sofrimentos, pois vou te contar.. "ô série para me fazer chorar e sofrer!".

Gosto muito da forma como a autora relata passado e presente que se entrelaça em um emaranhado que liga tudo e todos!

Estou ansiosa pela continuação da arqueiro, espero que a editora publique logo a continuação com uma capa maravilhosa (amo as capas!) para que meu coração se acalme em ter meus bbs (livros físicos) reunidos e a emoção dos meus personagens favoritos mais uma vez junto a uma boa caneca de café e muitas lágrimas, suspiros e raivas!

É muito amor nessa série minha gente!