Refúgio de verão

Refúgio de verão Susan Wiggs

Resenhas - Refúgio de verão

Naty 30/05/2011

www.meninadabahia.com.br

"Você me perguntou onde era o paraíso.
E minha resposta ainda é a mesma.
Bem aqui, meu menino. Bem aqui com você."
Pág. 293

George e Charles são irmãos. Irmãos que não se falam há 55 anos.
George e Charles se apaixonaram pela mesma mulher.

NOTA: Preciso situar vocês na história e dizer que quando descobri que o livro se tratava de um novo ramo dos Bellamy eu detestei, mas depois que terminei de ler... Bem, esse livro é o meu favorito, até agora, de toda a série Diários do Lago! Provavelmente esse novo ramo signifique mais livros na série.

De forma direta ou indireta, todos os personagens estiveram no Acampamento de verão Kioga.

1. Verão no lago (Olívia Bellamy, neta de Charles, & Connor)
2. Pousada de inverno (Jenny Majesky, amiga de Olívia, & Rourke)
3. O Cais (Greg Bellamy, filho de Charles, & Nina)
4. Neve no lago (Sophie Bellamy, ex-mulher de Greg, & Noah)
5. Jogo da vida (Bo Crutcher, amigo de Noah, & Kimberly)
6. Canção de amor (Maureen & Eddie Haven, amigo de Noah)
7. Refúgio de verão (Ross Bellamy, neto de George, & Claire/Clarissa)
8. Marrying Daisy Bellamy (Daisy Bellamy é neta de Charles e está envolvida num triângulo amoroso entre o pai de seu bebê e o meio-irmão de Connor)

George Bellamy tem uma doença terminal. Cansado de lutar, e perder para o câncer, resolve dar um novo sentido ao restante de sua vida. Ele monta uma lista de desejos. Algumas coisas são triviais como andar de motocicleta e outras mais ousadas, como saltar de paraquedas. Mas, os dois itens principais são: reencontrar seu irmão mais novo, Charles, e arrumar um amor para seu neto preferido, Ross.

Para isso ele conta com a ajuda de Claire. Claire é enfermeira e preenche todos os requisitos de George: solteira, bonita, caridosa e ainda é enfermeira. Perfeito para ele e para seu neto! Com Claire ao seu lado ele parte para Avalon, no Condado de Ulster, NY.

Ross, que estava no fim da prestação de serviço como piloto de resgate médico no Afeganistão, foi atrás do avô, a pessoa mais importante do mundo para ele.

Ele e Claire são o típico casal perfeito: faíscas à primeira vista, paixão imediata. Não é que o velho George Bellamy se tornou um verdadeiro cupido?

'Como se houvesse sentido o olhar de Ross, Claire abaixou a Mao e o fitou.
- O que foi?
- Nada. Estou apenas lhe comendo com os olhos e tendo uma fantasia sexual com você.
- Ross.
- Eu sei, sou um idiota. Pode me processar.'
Pág. 291

Ross tem seus traumas da guerra, que não é nada se comparado ao trauma que Claire carrega consigo, dia e noite, e durante o sono. O pesadelo de sua vida vive pairando no ar. Claire vive em constante estado de tensão.

Refúgio de verão, de Susan Wiggs (Harlequin Books, 420 páginas, R$ 41,90), é muito mais do que uma história de amor com final feliz, é sobre a vida e o que fazemos dela. Saia da rotina e aproveite a vida, é a mensagem nas entrelinhas.

Li com uma caixa de lenços ao lado. Li devagar, não queria que a história terminasse. Pior, não queria ler sobre a morte do bondoso George. É um livro, eu sei, mas isso acontece todo dia com alguém. É triste ver quem amamos partir.

Mas não pensem que o livro é triste. George é um guerreiro, quer curtir o restante de sua vida com o máximo de alegria possível, quer proteger os que ama e quer vê-los felizes também.

' George não iria encontrar uma cura para sua doença, mas outra espécie de cura estava acontecendo ali. Ela podia ver que Ross também percebia isso, enquanto observava seus tios e tias dispensando abraços, lágrimas e sorrisos. Ainda que fosse terrível, uma doença terminal também era uma oportunidade de união para uma família. Claire sentia-se feliz pelos Bellamy terem decidido aproveitar essa oportunidade.'
Pág. 295

George é um apaixonado por literatura e ao longo da leitura somos apresentados a algumas obras. George é um bookaholic. Quem se identificar com as frases abaixo, também é!

'Livros são companheiros maravilhosos para mim'
Pág. 174

' Queria ter sido um leitor mais veloz. A propósito, eu queria que alguns dos meus escritores favoritos fossem mais rápidos. Para minha decepção eterna, provavelmente nunca lerei o novo livro do Ken Follett.'
Pág. 139

Por favor, atenção à página 177.

Refúgio de verão é fantástico. Não deixe de ler. Recomendo!
Jenifer.Pastore 03/08/2020minha estante
Olá, vou começar a ler agora, poderia me dizer se ele é uma sequência? Tem que ler na ordem? Eu só tenho o refúgio de verão ?

Liliana 08/06/2011

Lindo!
Esse é livro é muito lindo. Susan nos brinda com uma história belíssima de amor. Na verdade não uma mais várias histórias de amor. E uma das principais e mais belas a história de amor de uma família. Emocionei-me muito com o amor de Ross e seu avô. Sabe aquele amor de pai-filho. Eles têm esse amor ao cubo.

"Você me perguntou onde era o paraíso.

E minha resposta ainda é a mesma.

Bem aqui, meu menino. Bem aqui com você.

George Bellamy"

George foi diagnosticado com uma doença terminal e não quer deixar nada que poderia fazer hoje ou já ter feito para ontem. Decidi sair em busca de realizar esse desejo e o mais importante de curar alguns feridas do passado. Contrata Claire para ser sua acompanhante (uma enfermeira capacitada). Sua familia acredita que ele fugiu com uma caça-dotes. Quando Ross chega da guerra (onde esteve pelos últimos dois anos a serviço do exercito) fica encarregado de livrar o avô dessa mulher. Mal sabia ele que o avô (que foi mais seu pai do que propriamente avô) já tinha outros planos para esses dois.
George fez uma lista de todos os desejos que gostaria de realizar antes de morrer. Por mais esdrúxulos que sejam ele convence Claire a ajudá-lo a realizar. Será que Ross também vai ajudar?
O livro também nos mostra que as escolhas que fazemos em nossas vidas podem influenciar todo o decorrer dela. Mesmo que tenham passado 55 anos.
Leiam. Susan escreve com maestria. É um livro para ser lido, lido novamente sempre que tiver vontade e guardado com muito carinho.

Olivete.Pessalli 16/06/2017

Refúgio de verão
Livro maravilhoso, com uma história envolvente, George Bellany termina a saga dos Bellany no Brasil. Infelizmente Diários de lago termina no Brasil com esse livro.

Shirlei 27/02/2021

Livro maravilhoso.

Uma história a mais q um romance água c acucar, geoge tem uma doenxa terminal e uma lista de coisas p fazer antes de morrer.

Derrubei umas lagriminhas...

saramaximo 11/12/2023

Amei
Comecei a ler sem expectativa alguma, mas acabei amando o livro. Eu esperava que o foco fosse ser o romance entre Ross e Claire, mas o mesmo não foi tão desenvolvido, pelo menos como eu imaginava. Foi a história de George que me conquistou completamente. Foi incrível acompanhar o passado e o presente dele e ir descobrindo elementos importantes da história conforme o livro se passa.