Dívida de Honra

Dívida de Honra Tom Clancy

Resenhas - Dívida de Honra

Augusto Bogo 19/01/2023

Nunca me arrependo de ler Tom Clancy. Ele sabe como contar muitas histórias diferentes ao mesmo tempo e se uni-las majestosamente no final.
Incrível, um dos meus preferidos!

Clio0 19/03/2020

Dívida de Honra é um livro de altos e baixos.

Em matéria de trama, ele lembra muito os primeiros trabalhos do autor, ou seja, ele é dinâmico e cheio cenas tensas de ação. Nada é demais, somos brindados com ataques aéreos, bombas nucleares e pequenos detalhes estilo o-que-fazer e o-que-não-fazer.

É também um livro da série Jack Ryan, o estrategista/agente que foi a inspiração para outros bem conhecidos como Jack Reacher e Jack Bauer.

Contudo, esse livro é parte do estilo "Estados Unidos salva o mundo". Então, esteja preparado para uma saraivada de propaganda norte-americana, racismo e estereótipos declarados, personagens caricatos e toda aquela gama de clichês do gênero ação.

Ainda assim, recebe uma boa nota. É um livro escapista e cumpre sua proposta. Leia se gosta do estilo, caso contrário passe longe.

Bruno 18/11/2014

Clássico
Dívida de Honra é um daqueles livros que merecem lugar especial na estante de qualquer fã de Clancy ou simplesmente, de qualquer leitor que goste de uma boa trama de espionagem.

Dívida de Honra se resume assim: uma chumaço de mais de 800 páginas onde o leitor irá encontrar de tudo um pouco. Desde economia e mercado de capitais, passando por assuntos de estratégias puramente militares e enfim chegando ao clímax da ação, Clancy demonstra que é bastante flexível quanto ao conteúdo de suas obras. Para quem conhece um pouco sobre economia por exemplo, vai perceber o talento que o autor tem para explicar aspectos economicos e financeiros e como o mesmos se inserem na obra. Enfim,o autor em vez de "jogar" o assunto na obra, explica todos os detalhes como maneira de posicionar o leitor. O mesmo se percebe quando o foco de determinado capítulo é por exemplo assuntos militares. Enfim,se você não conhece muito desses assuntos pode ler sem medo, com certeza no final você estará bem entendido ao conteúdo da obra.

Com relação a história Clancy capricha. Criando uma guerra econômica fictícia entre EUA e Japão, o autor mostra que a vida poderia muito bem imitar a arte. Não espere uma obra fantasiosa demais, o que você ler neste livro poderia muito bem estar num livro de história, não fosse ficção. Quanto ao personagens, dizer que se trata de uma história tendo como protagonista Jack Ryan dispensa comentários. Sem falar em outros personagens como John Clarke e Domingo Chavez que adicionam e muito na história. Personagens bem construídos, firmes e com personalidade forte, é assim o mundo de Clancy. Como disse antes, a história mescla economia, militarismo, espionagem, política, suspense e ação. Muitos leitores vão achar a primeira metade do livro um pouco cansativa pelo fato de a ação nesta parte quase não existir. Não desanime, apesar da falta de ação neste ponto a história segue um ritmo constante e conciso que vai te deixar bem amarrado e ligado nas páginas. Outra coisa, o final é de tirar o folego e ao terminar o livro você pode continuar a história,pois o fim de Dívida de Honra é o começo de outra história de Clancy, que não posso dizer o nome agora, pois estarei revelando o final. Leia e descubra rsrs.

Vale deixar aqui a queixa com a editora Record, que fez uma edição com uma revisão horrível, muitos erros ortográficos, erros de pontuação e disposição dos parágrafos. Não chega a atrapalhar,mas uma clássico desse merecia edição melhor e mais bem revisada. Pisada de bola feio da Record.

Enfim,Dívida de Honra é imperdível e vale muito apena para os amantes de um bom suspense de ação militar.

Diogo 31/03/2014

Adorei
É a melhor novela de Clancy que já li. É sobre uma guerra comercial e militar do Japão contra os Estados undios, comandada pelos "zaibatsu", um grupo de executivos que controlam o governo japonês. Comparando com outros livro de Clancy, a leitura não é tão cansativa já que a "ação", não fica para o final do livro, mas vai se desevolvendo igualmente, até chegar ao clímax de uma guerra moderna entre o Japão e os EUA.