Saco de Ossos

Saco de Ossos Stephen King
Stephen King

Resenhas - Saco De Ossos

Lucas_Callisto 30/12/2022

Somos todos sacos de ossos.
Esse é um baita de um livro. Pra falar sobre ele primeiro me faltam palavras. Não sei por qual motivo esse é um dos livros menos comentados pelos fãs do mestre. Aqui temos um terror sobrenatural, mas com um suspense e drama como foco. As cenas são muito bem escritas e tem uma de terror em específico que ficou muito na minha cabeça, lembro como se fosse um filme, e sei que tem adaptação, mas ainda não assisti.

Em Saco de Ossos temos mais um protagonista escritor do King. Como diz na sinopse, Mike Noonan é um escritor famoso por seus romances e um dia sua vida muda completamente devido a morte de sua esposa. Mesmo após anos, o processo de superação ainda não teve fim e ele acaba se mudando para sua casa de verão. Esperando por inspiração, Mike acaba sendo atormentado pelo fantasma de Sara, uma mulher que teve uma vida complicada e que tem ligação com o passado da cidade.

Além disso, Noonan acaba conhecendo a Mattie, que possui um sogro chamado Max Devore, denominado o homem mais poderoso da cidade. O Mike termina se apaixonando novamente e assim entrando automaticamente numa briga com o Max, que faz de tudo para prejudicar a Mattie de todas as maneiras. O Mike, após sonhar várias vezes com a casa do lago, descobre coisas até mesmo sobre sua falecida esposa, adentrando nas diversas camadas que lhe foram sendo apresentadas pouco a pouco.

Desde o começo eu senti um clima diferente ao ler e não foi totalmente por acaso, o King criou um ambiente maravilhoso para essa estória, consegui mentalizar até a estética, porém achei um pouco arrastado em algumas partes. A morte da Jo aconteceu logo no início e foi um baque que só me fez sentir de verdade quando descobri o real sentimento páginas a frente, principalmente na chegada de Mike a casa do lago, onde se inicia o mistério que me fez quase devorar minhas unhas, estava ansioso para entender.

É uma história de um amor muito lindo. Vê-lo reconstruir sua vida até os acontecimentos fatídicos me fez se apegar ao Mike e aos outros personagens, nos quais torci demais por eles. Percebi certos personagens iluminados, me deu flashbacks de momentos em que li outras histórias do King e eu não poderia me sentir melhor com isso. Inclusive falando sobre outras histórias, temos os nomes da Polly e do Alan sendo mencionados, personagens de Trocas Macabras.

Como possui diversas temáticas pode não ser um livro com tanto foco como estamos acostumados com o King, mas são críticas óbvias, com várias informações relatadas ao longo das mais de 500 páginas. Um livro super válido de aproveitar. Ficou tudo muito bem distribuído e só achei um pouco confuso inicialmente. É um compilado de emoções, as vezes eu estava sorrindo de felicidade e em outros momentos estava quase chorando de tristeza ou de raiva.

Uma narrativa muito bonita e sempre desvia do previsível por apresentar essa diversidade nas temáticas. Você acha que sabe qual vai ser o final até que é surpreendido com plots um atrás do outro, bem escritos e pensados. O King mais uma vez me fez odiar com todas as forças mais um de seus vilões, e quando tudo foi revelado eu estava lendo incrédulo. A ligação com o nome do livro também achei perfeita, transformou-se num combo, um nome chamativo para uma bela história.

O forasteiro sempre volta, por todos nós, pois realmente quer o que está no saco.
Cah 17/09/2023minha estante
Além dos personagens de Trocas, tb aparece o Ralph Roberts de Insônia, o farmacêutico que socorre a Jo tb é um personagem desse livro.
Mais de uma vez ele tb cita o escritor Wiiliam Debrough, nosso querido Bill de It, a coisa.
Um verdadeiro fan service, uma delicinha de ler ?

Voorhees 24/07/2009

Lá pelo meio desse livro, me pegue pensando em como ele era bom. A ideia pareceu surgir do nada, e foi aí que eu vi que eu não esperava grande coisa dele. Melhor para mim, que me surpreendi no bom sentido.

Saco de Ossos é uma típica história de casa mal-assombrada, mas com a marca Stephen King ganha dimensões quase épicas. O livro ataca por vários lados para manter a atenção, o que é bom porque ele é bem grandinho. O mistério envolvendo a casa e a briga pela guarda da Kyra são os assuntos dominantes. A história corre num ritmo muito bom, sem criar barrigas em nenhum momento.

Histórias de fantasmas sempre correm o risco de serem repetitivas, sem inventividade. Esse pecado o livro não comete, até porque não apresenta a ideia da assombração desde o início, mas vai introduzindo-a na trama ao mesmo tempo em que mostra que a mulher do protagonista, que morre no primeiro capítulo, descobriu alguma coisa com relação à casa, e pode ser ela a fantasma, querendo comunicar alguma.

No mais, como de praxe, King dá um show ao apresentar personagens inesquecíveis. Em Saco de Ossos, o destaque é o avô da pequena Kyra, uma das criaturas mais odiosas e asquerosas que o King já criou.
Ferreira.Souza 18/12/2020minha estante
melhor prosa s. king

Silvia Cristina 28/09/2023

Suspense com sobrenatural
A história nos mostra pessoas comuns vivendo vidas comuns. Trabalho, tristezas, alegrias e paixões.

Michael é um escritor que passa por uma situação de luto e não consegue mais escrever .
Quatro anos se passam e Michael é atormentado por pesadelos que envolvem uma antiga propriedade, uma casa no lago, fora dos territórios de Derry, cidade onde viveu com a esposa.

E aí que a a história se desenrola quando Michael quer descobrir a ligação da casa com os pesadelos.
Conhece Mattie e sua filha Kyra, e se envolve ajudando a mãe na briga pela guarda da menina que está sendo disputada pelo avô.
Mike também vai descobrir que a sua residência no lago não é uma simples casa, e tem um passado obscuro.
E é aí que o bicho pega e o sobrenatural de King nos coloca numa história de terror.

As descrições do lugar, dos personagens, os diálogos, tudo é perfeito, como King faz com maestria.

a história lembra o clima de suspense policial quando assistimos em filmes. Muitas vezes fiquei tensa e cheia de expectativa pelo desfecho . O que não me decepcionou, ainda bem.
Os sustos também são garantidos, num clima de suspense dos melhores.
Eu gosto de sustos, cenários bem descritos e elaborados, história de fantasmas, vultos e sons bizarros então foi uma boa experiência de leitura.

Saco de Ossos é na minha opinião um livro Rico e com desfecho surpreendente!

E ao final, ainda descobrimos que há uma dualidade na interpretação do título do livro.

Quem são os piores ? Os fantasmas ou os humanos vivos ?

Amei ler, e vejo bem poucas pessoas comentando. Recomendo.

Wander.Santos 11/04/2023

Até a metade do livro, eu estava com sentimento bem confuso de ?tô adorando? e ?tá arrastado? pq ele realmente é muito bom e bem arrastado. A parte final deu uma guinada, e creio que muitos filmes medianos de terror se apoiou nesse final. Muito bom.

Well 09/04/2021

King é Rei!
título Saco de ossos caiu muito bem para o livro. A princípio, a história mostra pessoas comuns vivendo vidas comuns. Trabalho, tristezas, alegrias e paixões.
Michael Noonan é um escritor que após perder a mulher numa fatídica tarde ensolarada, não consegue mais escrever uma linha sequer. Quatro anos se passam e Noonan é frequentemente atormentado por pesadelos que envolvem uma antiga propriedade: uma casa no lago, fora dos territórios de Derry, cidade onde viveu com a esposa.
Disposto a voltar e descobrir a ligação da casa com os pesadelos, Noonan se deparará com novos desafios. Conhecerá Mattie e sua adorável filha Kyra, cuja guarda está sendo disputada pelo tenebroso Max Devore, avô da criança. Sem perceber, Mike Noonan se verá no meio da briga. Aos poucos, Mike também vai descobrir que a sua residência no lago não é uma simples casa. E que o seu passado, assim como a cidade em questão, trazem raízes estranhamente obscuras. E é aí que o característico sobrenatural de King volta a aparecer.
Narrado em primeira pessoa, o romance é um mar de referências dos anos 80/90. Mike Noonan carrega um espírito batalhador e, mesmo passando dos 40, sonhador. Não quero me tornar repetitivo, mas esse é um trabalho daqueles que o autor te pega pela mão e te leva a conhecer cada mínimo lugar das entranhas de sua obra.
Com uma linguagem impecável, King, presenteia com um estilo narrativo quase inédito e inigualável. As descrições, a montagem dos personagens, os diálogos, tudo está perfeitamente encaixado em seu devido lugar. E ao final, descobrimos que há uma dualidade na interpretação do título do livro.

Francisco 11/06/2021

Fantasmas, casas assombradas e segredos de cidades pequenas
Michael "Mike" Noonan é um escritor bem sucedido e mora em Derry, no Maine com sua esposa Johanna. Porém, essa vem a falecer devido a um aneurisma cerebral em um dia quente de agosto de 1994 durante uma ida à farmácia local. Após sua morte, Mike descobre que Johanna estava grávida de algumas semanas

Com a morte de Johanna, Mike enfrenta um bloqueio de escrita que põe sua longa e promissora carreira de escritor de livros de suspense. Como uma saída para essa situação, decide ir a sua casa de campo em Dark Score Lake após quatro anos, onde poucas vezes fôra com sua falecida esposa.

Mike descobre que a casa de campo em Dark Score Lake é assombrada ao passar por inúmeras experiências sobrenaturais e sonhar com Sara Laughs. Além disso, conhece a jovem viúva Mattie Devore e sua filha pequena Kyra, cujo avô paterno, Maxwell Devore, um multimilionário da indústria de computadores, deseja e luta judicialmente por sua tutela.

Mike deverá desvendar o mistério por trás de seus pesadelos com Sara Laughs (uma cantora de "blues" local do início do século XX), ajudar Mattie e Kyra a enfrentar os "ataques" do poderoso vilão Max Devore, um homem que não mede esforços para galgar seus objetivos e quando um passado desconhecido de sua falecida esposa começa a ser revelado, deverá desvendar os seus segredos escondidos.

Essa obra possui inúmeras referências a outras obras do autor, dentre elas "A Metade Negra" e o destino suicida de Thad Beaumont. Sem dúvida é um bom livro e bem escrito, porém há capítulos bastante entediantes, mas tem uma qualidade muito boa se comparada a muitas outras obras do mesmo autor. Mas de um modo geral ainda é uma ótima leitura para quem aprecia as obras do autor. Reitero minha recomendação.

Luan 16/04/2021

Bom livro, que pecou por ser um pouco enrolado em seu início
Saco de Ossos é um livro pouco badalado de Stephen King. Poucas pessoas falam dele. Mas elas normalmente elogiam a obra, citando como uma das melhores do autor. E foi justamente essa curiosidade que me fez compra-lo sem nunca ter lido a sinopse. E foi aí que encontrei uma história interessante, mas que me frustrou parcialmente.

Saco de ossos conta a história de um escritor que perde a esposa. Agora, ele começa a ter um bloqueio de escrita. Por isso, decide ir para uma outra casa da família, tentar superar a falta da mulher e o problema da dificuldade de escrever. Neste outro lugar, ele vai se deparar com vários tipos estranhos, que não são o que parecem, além de um possível novo amor e de forças estranhas nessa casa.

O livro tem seus momentos. Começou bem interessante. Mas, logo na sequência, perdeu o ritmo e ficou um pouco entediante. Até o plot principal se desenrolar, demorou um pouco. Mas é aqui que o livro se justificou. A partir deste momento, a obra cresce, fica mais interessante, e a porção sobrenatural deixa o leitor ávido por saber o que está acontecendo.

Não se trata de um grande terror, mas para quem gosta quando o autor coloca ingredientes do sobrenatural, este livro é uma boa pedida. Gostei de vários personagens e de diversos plots criados. São melhores do que em vários livros mais conhecidos. Inclusive, vi em Saco de ossos certa semelhança com O iluminado, claro, guardas as devidas proporções, e achei ele bem melhor que uma das mais famosas obras de King.

De toda forma, é um livro que recomendo e tem suas qualidades, assim como seus defeitos. Não estão entre meus preferidos, nem figuram entre os que menos gostei do autor. Um pouco dessa minha experiência se dá pela expectativa que criei. Mas certamente, ninguém vai se arrepender desta leitura.

Instagram: @leitor_eduardo 24/07/2021

Um dos melhores livros dele que li.
Esse livro vale muito a pena. É um dos melhores livros que ele já escreveu. Dentro de suas particularidades ele tem algumas semelhanças com Duma Key. Com certeza o tipo de livro que um dia eu releria. Recomendo muito a leitura deste livro, ainda que a pessoa saia destroçada da história.
Rodolfo Baldassi 11/08/2021minha estante
Tô curioso de mais com esse !!!

Instagram: @leitor_eduardo 11/08/2021minha estante
Eu gostei bastante. A adaptação é desastrosa. Recomendo muito a leitura.

Henrique.Hansen 29/08/2022

Bom...
O livro é bom. Sem dúvidas é Stephen King. Mas senti algo a mais. Como se em alguns momentos outra pessoa se passasse por King. Mas pode ser por causa da tradução.

Em suma, o livro é sobre casa mal assombrada. Mas fiquei empolgado quando finalmente percebi que dois dos personagens são Iluminados, igual Dan Torrance em O Iluminado e Doutor Sono. Isso não é nomeado, mas quem leu os livros vai entender isso.

Gostei da leitura. Parece perdida até a metade, mas na verdade King só estava preparando o terreno para te chocar com os plot twists. No fim valeu super a pena

Rafa 30/10/2020

Na minha opinião...
Um dos melhores livros do mestre,fico até um pouco triste por ele estar meio esquecido e ser pouco mencionado.

booksgioh 31/01/2023

somos todos sacos de ossos
o livro só fica interessante depois de 200 páginas.

durante o meio até 80% pensei que o livro poderia se tornar um favorito e estava gostando MUITO.

foi decepcionante ver o caminho que o king estava levando a história no final e tudo parou de fazer sentido em tal ponto.

meu sentimento com esse livro é de amor e ódio, pois ao mesmo tempo que foi uma grande decepção e em muitas partes, prolixo e descritivo além do necessário, também gostei de certas partes da história e discussões importantes presentes.

não é o melhor do king mas foi uma leitura ok.

Anninha 31/01/2021

É um King mesmo...
Começou parado e um tanto monótono, mas quando engrenou... virou uma bola de neve! A narrativa como sempre é incrível.

skuser02844 26/07/2023

Vale cada segundo de leitura
Este é um livro que há anos estava na minha fila de leitura, em 2013 eu assisti ao filme, ou minissérie, enfim... e me deu uma desanimada por causa do final, que achei meio blé, então resolvi tirar ele da estante esse mês e finalmente desencantar essa leitura.
Aqui vamos conhecer Michael Noonan, um autor consagrado que figura na lista dos mais vendidos... se a lista for até o número 15, pelo menos. No começo do livro Mike, como é conhecido, perde a sua esposa que tem um derrame cerebral enquanto presencia um acidente de trânsito, e depois dessa perda Mike descobre que ela estava grávida. A partir daí Mike não consegue mais escrever, mas como tinha vários "romances de gaveta" ele continua com suas publicações anuais, enquanto vive uma vida meio paradona e tem pesadelos frequentes.
Quatro anos depois de perder a esposa ele resolve voltar para a casa no lago que eles possuíam, e ele ainda possui, no caso... e é lá que vai se passar a maior parte da história.
Uma coisa que admiro no King é a sua capacidade de se reinventar, na falta de palavra melhor, esse livro, durante boa parte, tem um clima bem diferente dos demais que li do autor, e eu já li muita coisa dele. Parte disso, sem dúvida, é por causa do protagonista, ele é um homem por volta de 40 anos que está de luto pela esposa, meio sem rumo na vida, sem saber o que fará depois que seus romances de gaveta terminarem, é alguém sem um objetivo na vida.
Depois que Mike acaba indo para a casa do lago pra onde não ia desde muito antes de sua esposa falecer ele conhece Mattie e Kyra, que são mãe e filha meio que lutando sozinhas contra tudo e todos, Mattie é uma jovem viúva do filho de um ricaço desprezível da região que está querendo a guarda de Kyra... e é a partir daí que o principal problema da história será desenvolvido.
Com certeza este não figura entre os meus favoritos do autor, mas está longe de ser um livro que não indico, ele é envolvente, tem bons personagens e a trama em si é interessante e nos mantém interessados por todas as quinhentas e tantas páginas.
É um livro que vai tratar sobre custódia de crianças e toda a burocracia, corrupção e problemas morais envolvendo isso, além de tratar também sobre racismo, violência e vingança... tudo isso inserido em um suspense tranquilo, na maior parte, com toques bem dosados, mas que vão aumentando no decorrer do livro, com o sobrenatural, casas mal assombradas e ajudas do além... digamos assim.
O ponto alto do King são os personagens, e aqui eles nos conquistam e nos fazem vibrar e torcer por toda a narrativa. É um livro com poucos problemas, uma certa fumaceira em determinado momento (que é o que liga esse livro a série da Torre Negra, pelo que vi) mas bastante conciso e que vai envolver o leitor até o final... talvez demore pra fisgar, mas ele consegue.
Sobre a ligação com a Torre Negra, confesso que não percebi nenhuma ligação durante a leitura, apenas o fato de o protagonista encontrar Ralph Roberts, protagonista de Insônia, que tem muito a ver com a série, mas não me pareceu o suficiente pra justificar uma ligação com a série... aí depois da leitura fui pesquisar qual era a dita ligação, e tem um momento no qual o protagonista está em mais de um lugar ao mesmo tempo (a parte fumaceira que falei) e na série da Torre esse conceito é conhecido como Todash, além disso é dito que Sara Laughs, a casa do protagonista no lago, é um lugar onde as divisas dos mundos é mais fina, por isso ele entrou em Todash, por isso a casa é mal assombrada e determinada criatura (que pode ser o Tak, de Desespero, ou o Guardião do Portal, que aparece em Terras Devastadas) tem certa influência no lugar... mas não tenho certeza se isso me convenceu.

site: http://hiattos.blogspot.com/2023/07/opiniao-saco-de-ossos-stephen-king-518.html

Rogério Filho 22/08/2023

Assombroso e medonho.
Depois de uma longa ressaca literária, finalmente terminei mais uma obra do mestre King. Acredito que esta não é a minha obra favorita do mestre, acho que faltou algo a mais , não sei se pelo fato de ser um livro um pouco demorado demais para a coisa toda começar acontecer, enfim , um ótimo livro , mas na minha opinião, não é um dos melhores. Leia-o, e tire sua própria conclusão.

Solange 10/03/2024

Expectativas quebradas
Confesso que esperava mais desse livro do King, pra mim a leitura não foi fluida, o início do livro é bem lento e só passa a ficar interessante da metade para o final, mas o enredo da história em si é Interessante, puxa a história para o destino e o sobrenatural.