Dearly, Departed

Dearly, Departed Lia Habel

Resenhas - Dearly, Departed

Sara Felippi 24/09/2012

Que mistura de idéias!!!
Que livro diferente e...louco!Que viagem!!!!
A autora conseguiu misturar futurismo,era vitoriana,zumbis e amor!Td ficou muito diferente.

A narrativa é legal,suave e eu me identifiquei muito com a personagem principal(Nora Dearly).O ponto principal que me fez permanecer lendo foi,sem dúvida alguma,a a forma da autora contar a história.A história em si,na minha opiniao,é muito misturada.No quinto capítulo do livro,perguntei a mim mesma '' Putz,mas que erva essa tal autora fumou???????''.Achei uma ''viagem'',mas a leitura me prendeu,fiquei curiosa e li até o fim.

No início do livro,identifiquei um certo sarcasmo,uma ironia,forca e atitude por parte da personagem principal.Isso deu um toque a mais(amo personagens que tem esse jeitinho cativante).Ao longo da leitura,a personagem não apresenta muitas mudanças.Ela não me surpreendeu no final do livro.

A história faz um mix de alta tecnologia do ano de 2187,mas com as características da era vitoriana,preservadando os costumes daquela época pelas pessoas que sobreviveram a uma terrível destruição em massa.Para os que conseguiram sobreviver,uniram-se para formar uma nova civilização com novas regras,governo e leis.Em poucas décadas,o povo abracou a era vitoriana como modelo de civilidade,ordem e prosperidade.Devido a isso,o movimento punk rejeitou a nova aristrocacia,atacando em protesto,pois discordava dos costumes,tecnologia e da forma como o poder foi distribuído.Antes e por algum tempo houve paz,mas o comércio havia florescido,a tecnologia havia se ampliado e estava barata.A cultura se expandiu.Nesse momento foi que surgiram os ''PUNKS''.

Outro item importante: cada capítulo tem um título(nome de um personagem) e aí,cada um deles narra parte da história.

Para quem curte um livro diferente ou para aqueles que adoram história de amor entre seres humanos e criaturas sobrenaturais ou fantasiosas,acredito,sim,que vá gostar.Eu achei um pouco estranho,mas gostei,vai.:)

Sem dúvida,a forma como a autora conduziu a história fez toda a diferença para mim.

Natinha 29/03/2013

Dearly, Departed apresenta uma história com uma mistura de distopia, steampunk e zumbis que deu muito certo.
Nora é uma garota de 17 anos que sofre com a morte do pai, e é uma neovitoriana, ou seja, vive nos costumes antigos da era vitoriana, como as roupas (vestidos longos, espartilhos) e a obrigação de um bom casamento. Juntamente com a era vitoriana, há a presença de tecnologia, tornando tudo mais interessante e diferente.
A narrativa é em primeira pessoa e acompanha cinco personagens: Nora, a protagonista; Bram, soldado punk que é o capitão do exército zumbi; Wolfe, capitão do Bram; Pamela, melhor amiga de Nora e um outro personagem que não posso falar, pois seria spoiler. Gostei muito dessa divisão, pois apresenta muito bem o ponto de vista de cada um e oferece um melhor entendimento da história e melhor envolvimento do leitor com os personagens.
Nora não é uma protagonista comum, ela apesar de ser educada com os costumes vitorianos, não é uma mocinha frágil e bobinha, é uma garota forte e determinada que luta pelos seus ideais. Bram, é meu personagem preferido, ele é um perfeito cavalheiro, inteligente, corajoso e muito compreensivo e também zumbi. Gosto muito do personagem, e sinceramente morri de pena por ele ser zumbi, acho muito sofrimento.. O romance entre eles é muito bonito, crescia cada vez mais ao passar do tempo e foi muito legal de acompanhar. *.*
Sobre os zumbis, existem os zumbis devoradores de carnes, que não conseguem ter nenhum tipo de consciência e os zumbis que conseguiram manter a consciência, não sendo nocivos. Porém, ser zumbi tem consequências muito ruins. Bram e seu exército pertencem ao segundo grupo.
Uma personagem que não posso deixar de comentar é sobre a Pamela, no começo do livro eu a achei meio chatinha e fútil, mas ao decorrer da história Pamela se mostrou uma verdadeira amiga, com uma fidelidade à Nora sem tamanho, muito corajosa e forte. Ela é a que apresenta o ponto de vista do que ocorre na cidade, quando o apocalipse zumbi estoura.
Bom, o livro é cheio de emoções, com ação, romance, várias surpresas e reviravoltas e eu gostei bastante e recomendo muito.