A Literatura nas Séries Iniciais

A Literatura nas Séries Iniciais Maria Helena Zancan Frantz

Resenhas - A Literatura nas Séries Iniciais

Mochileiro 15/01/2013

Apresentação do próprio livro.
Consta na página oficial da autora (http://literatour.com.br/livros.htm):

A formação do leitor é uma das principais tarefas da escola atual. No mundo letrado em que vivemos, a leitura é o maior suporte da aprendizagem, sendo a competência linguística fator fundamental para a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Da mesma forma, o exercício pleno da cidadania não pode prescindir de leitores competentes. Nesse sentido podemos contar com o papel decisivo da literatura infantil, pois ela é a "chave mágica" que abre a porta de entrada principal que dá acesso ao mundo da leitura e a tudo o que ele pode nos proporcionar. O sucesso de nossas crianças em relação ao mundo da linguagem, bem como nosso sucesso como educadores, passa necessariamente pelo êxito que obtivermos em relação à formação de leitores na escola.

O livro compõe-se de duas partes. Na primeira, apresentamos alguns aspectos referentes a questões gerais ligadas à leitura e à literatura que irão fundamentar o trabalho desenvolvido na segunda parte. Eis o sumário:
Parte I:

1. A literatura nas séries iniciais - Á procura di fio da meada.
2. O que é leitura?
3. A função da leitura.
4. As relações leitor-texto-mundo.
5. A natureza do texto literário.
6. A importância da literatura na formação do sujeito.
7. Interesses de leitura.
8. Critérios para a seleção de obras literárias.
9. O papel do professor.
10. Quem conta um conto aumenta o encanto.
Parte II:

11. Folclore: primeiros passos literários.
12. A literatura infantil clássica: os contos de fada.
13. A narrativa infantil contemporânea.
14. A poesia infantil.
15. Sugestões de literatura infantil.