O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Joao 08/09/2023

Foi muito prazeroso revisitar esse que é um dos meus livros favoritos e percorrer novamente as cidades de Minas Gerais na companhia de Geraldo Viramundo, nosso eterno grande mentecapto.

É, sem sombra de dúvida, uma das melhores obras nacionais. O principal livro de Fernando Sabino nos conquista pela simplicidade nas palavras e pela delicadeza de uma história que nos faz rir, chorar e refletir sobre a vida.

Geraldo Viramundo é o nosso Dom Quixote. Nosso herói de pouco juízo, mas de grande valor; guerreiro das causas perdidas.

Gabriela2159 05/09/2023

Viramundo
Que livro gostoso! A forma que a história é contada te prende?vc fica ansioso pra saber o fim de Viramundo.

E que fim ??

Moyses5 01/09/2023

Um livro ótimo muito bom para quem não tem abito de ler livros nacionais, Fernando sabino consegue nos envolver na história, o personagem de viramundo é muito divertido recomendo bastante

Otávio 29/08/2023

Muito bom o livro. Certamente foi uma das leituras mais agradáveis que fiz este ano e três pontos me fizeram gostar muito.

- O retrato feito da exclusão e invisibilização de certas camadas da sociais. Pobres, moradores de rua, pessoas com transtorno mental, prostitutas, etc...
- A forma que ele retrata várias cidades de Minas Gerais, que pra quem é mineiro ou conheçe o estado, nos faz imaginar como essas cidades, nas quais vivemos ou passamos, eram na época de Geraldo Viramundo
- E por último e mais importante o quanto que é divertido. Me peguei rindo igual um bobo no ônibus enquanto lia uma das aventuras de Viramundo. Que descritas com o toque irônico da escrita de Fernando Sabino ficam ainda melhores.

Lidiany.Mendes 24/08/2023

Sem palavras...
Estou sem palavras para definir o impacto desse livro em mim. As aventuras e desventuras de Viramundo são na mesma proporção cômicas e trágicas. Tanto gargalhei como chorei horrores durante a leitura.
A escrita do Fernando Sabino é deliciosa e seu toque mineiro deixou a história ainda mais aprazível.
Literalmente, viajei por Minas Gerais reconhecendo lugares que me são caros e outros que desejo conhecer.
A história de Viramundo pode ser encontrada em outras tantas histórias de outras tantas pessoas ignoradas e desconhecidas destas Minas Gerais.
Meu olhar para os Viramundos do caminho será outro daqui para frente...

Lu Fernandes 23/08/2023

Sinopse:
O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra as aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote brasileiro, que percorre Minas Gerais. O início do livro mostra que Geraldo foi um menino como qualquer outro, tivera suas maluquices e peraltices, porém, a história se desenvolve a partir das consequências de uma aposta entre Viramundo e seus amigos de que conseguiria fazer o trem parar em seu município, já que Rio Acima (a cidade do menino) não era originalmente ponto de sua parada. A narrativa apresenta diversas referências quixotescas, e de modo cômico e emocionante retrata como a vida pode surpreender quando menos se espera. O Grande Mentecapto conta a história de Geraldo Boaventura, o Viramundo.

Mel 19/08/2023

O grande mentecapto
Li este livro por indicação. Já havia gostado de "O Encontro Marcado" (que agora deu vontade de reler), do Fernando Sabino, e resolvi dar uma chance para esse livro. Confesso que, à medida que a leitura foi fluindo, eu li mais pela escrita e ambientação do que pela história em si. Característica da época, e com uma mistura de diversos autores brasileiros, a história narra as aventuras do grande mentecapto - Geraldo Viramundo - por Minas Gerais. Como mineira, me diverti à beça com as mineiridades e com os locais apresentados pelo autor. Mas o que mais amei neste livro foi a narrativa. Sentia falta de uma narrativa bem construída, engraçada, que explorasse o bom e velho português brasileiro. Pra mim, leitura obrigatória para os amantes da Língua Portuguesa e de autores brasileiros. Leitura fácil, fluida, os capítulos são um pouco grandes, mas dá pra superar!

Paulinha :) 28/07/2023

Livro escolar
N gostei muito desse livro pq não era um livro que eu queria ler, minha paixão na leitura é romance e esse livro é ação, mas por ser um livro que a escola indicou ele até que é bem legal.

Camila 25/07/2023

O livro conta sobre a vida do Viramundo e joga luz de maneira divertida sobre os marginalizados da sociedade. Tem um final que faz um paralelo simbólico com outro personagem e isso nos faz pensar e só por isso já vale a pena a leitura!

Jujuba 16/07/2023

Foi o primeiro livro que li do Fernando Sabino e com certeza não vai de ser o último! me senti transportada pra época que se passam as histórias do mentecapto andarilho de minas gerais. é um livro engraçado que você nem percebe o tempo passar enquanto lê. quero muito assistir o filme!

o cara conseguiu em uma vida só ser padre, ator, quase prefeito, líder de revolução anti segregação, romântico, músico, prisioneiro de guerra, best friend de cavalo falante, vendedor de doce, prisioneiro, domador de vaca...

Camila2023 02/07/2023

Um dos livros que gosto de revisitar às vezes para dar boas risadas e para sofrer com algumas histórias dos personagens.
O grande mentecapto foi o primeiro livro que li de Fernando Sabino, e desde então busquei ler outros mais.

its_.g 29/05/2023

2,5 por ser engraçado, porém eu li o livro pra fazer uma prova então fui obrigada a ler então talvez por isso não tenha aproveitado muito.

O livro tem mts partes que eu não entendi nada, porém é bem escrito até. Tem as conexões e tudo mais. Porém não é muito claro de entender.

É legalzinho até mas sla, não tô mt acostumada nem gosto desse tipo de livro.

roseli.ferreiraedu 21/05/2023

Sou apaixonada pela escrita do Fernando Sabino desde adolescente. A leveza, a simplicidade, a riqueza de detalhes me encantam. Já havia lido O Grande Mentecapto há uns 20 anos atrás, na releitura percebi novamente o quanto o meu conterrâneo de Minas era criativo e conseguia prender o leitor facilmente. Neste livro conhecemos todas as aventuras e desventuras do querido Geraldo Viramundo e me atrevo a dizer que é o retrato da nossa linda e maravilhosa Minas Gerais, uai!

sabren 14/05/2023

Fernando sabino é genial! a história do grande mentecapto, geraldo boaventura, geraldo viramundo, e tantos outros nomes listados no livro é no mínimo intrigante, esse homem percorre todo o brasil dentro de minas gerais (como diz no livro) e acaba interagindo com diferentes instituições (igreja, quartel, política, hospício, prostitutas, mendigos...) e criando confusões com suas interações inusitadas. é muito interessante como ele roda, roda e acaba (literalmente) no mesmo lugar do início. gosto bastante da forma como fernando sabino interage e conversa com o leitor, por vezes, explica seu processo criativo e tudo o que o levou até aquele ponto, além de todas as referências serem inteligentíssimas e colocadas no lugar certo. uma excelente leitura, divertida e fluída.