Introdução à Lingüistica

Introdução à Lingüistica Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
José Luiz Fiorin

Resenhas - Introdução à Linguística

Thais Gonçalves 19/02/2024

Abrangendo os principas objetos teóricos da Ciência da Linguagem, Introdução à Linguística traz para todos os interessados na compreensão da linguagem humana um repertório vastíssimo que abarca desde uma explicação do que é Linguística, de como se processa a comunicação humana, até chegar a uma apresentação minuciosa de seus cinco principais objetos teóricos criados nos séculos XIX e XX.

Luiza 01/11/2023

Introdução à linguística
De fato o manual dos estudantes de linguistica. Livro que necessito reler a cada 6 meses. Qualidade e conteúdo.

Sodebayashi 07/10/2023

Livro essencial para iniciantes ou leigos
[Esta avaliação se refere aos dois volumes que compõem a introdução.]

O equivalente do Stewart em Cálculo. Se você fez/faz engenharia ou áreas afins, sabe do que estou falando: é o livro que todo mundo conhece, se não já usou, num determinado momento do curso de Letras. Organizados pelo incansável Fiorin, os dois volumes reúnem alguns dos maiores especialistas em linguística para oferecer um panorama da disciplina.

Os primeiros capítulos do volume I, apoiados nas ideias de Saussure, procuram apresentar o aparato conceitual que leitores e leitoras encontrarão com frequência se decidirem se adentrar nas veredas da linguagem. Depois desse sobrevoo, o resto do livro se ocupa dos outros quatro objetos teóricos delineados na contracapa. É interessante a escolha de deixar os ramos que popularmente se vinculam à linguística -- sintaxe, fonética/fonologia etc. -- para serem melhor explorados no segundo volume. Fiorin opta aqui pelo enfoque em conceitos como competência, variação e mudança linguísticas, que ajudam a dispersar certas confusões (e mesmo preconceitos) relacionadas à noção de "bom" uso ou de uso "correto" da língua. Também há neste volume um capítulo sobre a sempre instigante área de aquisição da linguagem e outro sobre as ideias de Austin e Grice, as quais, embora mais ligadas à filosofia da linguagem, são relevantes em linguística, particularmente em pragmática.

O volume II continua e expande o que se discutiu no volume I. Não vou me alongar sobre ele, mas vale notar a inclusão de duas perspectivas teóricas sobre semântica, nomeadamente a lexical e a formal. Desse modo, pode-se começar a tomar contato com as diferentes abordagens que serão oferecidas à medida que o/a estudante se aprofundar na disciplina.

Como toda obra introdutória, "Introdução à linguística" I e II não discorrem sobre outros conceitos e ramos igualmente importantes. Lamento a ausência de capítulos dedicados à análise da conversação e à análise crítica do discurso (no lugar desta última, prioriza-se a semiótica greimasiana). Mesmo assim, são dois volumes indispensáveis para qualquer um que se interesse pelo estudo da fascinante, heteróclita e multifacetada linguagem humana.

Nina 13/06/2022

Me ajudou bastante aos meus estudos de linguística, comecei tentando ler livros mais elaborados sobre o tema e não estava entendo, porém este conteúdo é super didático e ótimo para ingressantes no assunto!?

nnamaria 05/05/2022

Depois de cursar uma disciplina na faculdade o meu interesse pela área de linguistica aumentou. Esse livro foi um prato cheio para que eu pudesse iniciar nesse mundo.

thaisobral 09/01/2022

Necessário para estudantes e/ou interessados em linguística
O livro foi um excelente complemento para os meus estudos. Muitos dos temas abordados estavam presentes nas aulas que tive na pós-graduação e a leitura permitiu esclarecer algumas dúvidas que persistiram.
Apesar de ser um livro técnico, achei a leitura super fluída, uma linguagem mais leve e, com exceção de alguns capítulos, não foi um conteúdo cansativo.

Maria5621 19/11/2021

A melhor introdução à linguística, textos incríveis pra quem tá começando e é muito organizado e didático. Foi um dos motivos pelos quais decidi seguir na linguística.

Ligia.Edgleisy 30/06/2021

Introdutória
O livro como o próprio nome já deixa bem claro irá tratar de assuntos relacionados a introdução da linguística. Neste quesito, ele cumpre perfeitamente com seu objetivo.
Alguns pontos negativos relacionados ao conteúdo são que muitas vezes os mesmos exemplos são explorados pelos diferentes autores dos capítulos, de forma que torna a leitura cansativa.
Outro ponto negativo, mas dessa vez relacionamento a parte física. As letras são pequenas, não minúsculas, mas pequenas de uma forma que as vezes pode deixar os olhos cansados.

priscila1016 18/01/2021

Introdução à linguística I
Esse livro é uma ótima introdução para todos os alunos de letras, mesmo aqueles que não fazem linguística.

Elias.Fernando 25/02/2020

O mínimo que se precisa saber sobre linguística
O livro apesar de introdutório é bem completo. Fala das distinções entre língua e fala, sobre aquisição da linguagem e outras teorias da comunicação de forma bem abrangente. Traz além da bibliografia usada em cada capítulo, dividido por temas, indicações de leitura para quem possa interessar. Mesmo sem se aprofundar nos assuntos não deixa de dar uma visão sobre a profundidade de cada teoria. Alguns capítulos são mais fáceis de ler do que outros dado o assunto e o autor, que são diferentes para cada capítulo, mas no geral não é uma leitura complicada. Recomendo a todos que queiram saber um pouco sobre linguagem numa visão mais acadêmica.

Anna Duzzi 29/09/2009

Linguagem de fácil entendimento, conteúdo extremamente didático. O único problema (na minha opinião) é que Fiorin se atém demais aos mesmos exemplos/metáforas e isso torna a leitura um pouco cansativa.