Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

Monaliza 12/12/2014

Surpreendentemente.
Pelo o que eu ouvi falar do livro, pensei que eu choraria horrores e por isso até me demorei para finalmente ter coragem de lê-lo. Me surpreendeu. Não era nada daquilo que falavam. O filme, para ser mais honesta, foi mais triste. Ou o problema tenha sido eu, já que passei da idade de gostar desse tipo de romance sal e açúcar. A grande questão é que não é tudo o que falavam, já li livros mais românticos, com personagens mais interessantes. Landon no final das contas é só um rapaz normal que no máximo vai pro cemitério a noite com os amigos para jogar conversa fora. Quem nunca? Ele não é de forma alguma o Bad Boy que o filme representa. E que se fosse, seria mais interessante ver todo o processo dele se apaixonando por ela e se descobrindo alguém melhor. Mas , ele era um bom rapaz, normal. Ela que era meio excêntrica. Meio uma velha em corpo juvenil. Mas com toda sua educação e a doença, isso se torna justificável e até aceitável. É um livro bonitinho, sim, mas não emocionante. E não, eu não chorei no final . Pensei que eu choraria. Me enganei, ou me surpreendi. Bem, de qualquer forma acho que essas duas palavras são sinônimas, não são? Se não, tudo bem, eu nunca entendi bem as regras do português. Mas sempre entendi bem de histórias românticas e emocionantes. Essa com certeza é romântica. Porém, chama-la de emocionante, seria demais.
Dai 12/12/2014minha estante
Aconteceu o mesmo comigo. Acho que essa foi, até agora, a única vez em que considerei um filme melhor que o livro. Parece que nessa fase o autor ainda estava amadurecendo a escrita, tem outros livros dele que são muito bons.

Maria Isabel 15/12/2014minha estante
Como sempre o livro é melhor que o filme, eu pensei assim que assisti o filme um amor pra recordar que se o filme tinha sido aquela perfeição da qual chorei horrores o livro seria ainda pior ( no sentido de melhor se é que me entende). Porém quando comecei a ler e o Landon num tinha nada de badboy e parecia de acordo com a narração do livro, um garoto de 11/12 anos, me frustrei ;-; Sério. E a Jamie que tinha toda aquela "atitude" no filme no livro... sem comentários.
Esse livro parecia mais um daqueles paradidáticos que passam na escola do qual você vai contando as páginas pra acabar. :\

mai celestino 22/12/2014

Um Amor Para Recordar
Que o Nicholas Sparks é um dos escritores de romance mais amados não é novidade. E com Um Amor Para Recordar ele consegue manter esse titulo para sempre, bem, ao menos na minha estante.
Este romance traz a cada capitulo o poder que tem o amor, no que se refere mudar a personalidade de uma pessoa. Neste caso o jovem Landon Carter, um carinha rico, popular, rebelde e que vive sua liberdade (p.s. A história é narrada por ele). Em contraste Jamie Sullivan é uma garota caridosa, pura e amável, além de ser filha do pastor da cidade. Sim, eles não têm nada a ver. Até porque o próprio Carter zoava, junto com seus amigos, da maneira como ela se vestia e vivia. Quando convidada para ir ao baile com Landon, Jamie aceitou sob a condição de o menino prometer não se apaixonar por ela. O que parecia não haver problema, nem condição alguma. Isso até que a vida lhes prega uma peça, literalmente, pois foi necessário que ambos apresentassem uma peça teatral junto (hora do trocadilho). E desde então ele começam a se aproximar, Jamie com seu carisma consegue fazer com que Landon, que antes não se importava com as pessoas a sua volta, se torne gradativamente uma pessoa melhor e madura.
Esse é um dos únicos livros em que o filme é diferente e amo ambos do seu jeito. Um Amor Para Recordar consegue ser o meu “queridinho”. Pois sua história é comovente de me fazer falar “ooooow” e chorar toda vez que assisto. Um clássico romance que te faz se apaixonar pelo mocinho e ensina que jamais devemos subestimar as pessoas e rotula-las. Tudo muda, todos podem mudar. Um garoto insensível se tornou um homem capaz de fazer tudo pelo seu amor, se tornou um milagre.
Esse eu recomendo muito.

Juliana 20/12/2021

Ameiiii
Esse livro estava a bastante tempo na minha meta de leitura, como boa fã de Nicholas sparks não poderia deixar de fora, nem preciso falar que amei, amo demais esses romances clichês, Nicholas nunca decepciona.

Naty__ 26/01/2015

Emocionante, mas poderia ser melhor
Esse é o terceiro livro que leio de Nicholas Sparks. Prometi a mim mesma que daria uma terceira oportunidade à escrita do autor. Afinal, li A escolha e a obra me decepcionou em todos os sentidos possíveis. Resolvi que precisava tirar essa visão deturpada e então li Diário de uma paixão, a impressão de história forçada, clichê e com um triângulo amoroso apenas permaneceu. Não contente, resolvi embarcar em mais uma história, queria ter a certeza se a maneira do autor trabalhar o enredo era sempre dessa forma ou se foi apenas mera coincidência da minha parte. Bom, posso dizer que até me surpreendi positivamente com Um amor para recordar.

Landon Carter é quem nos convida a conhecer sua história. Enquanto narra, ele tem 57 anos. Ele retoma sua vida quando tinha 17, em 1959. Carter está no ensino médio, assim como Jamie Sullivan. Porém, mesmo com esse algo em comum, eles tinham muitos contrapontos. Enquanto Landon é o típico “bad boy”, o que é bem diferente de hoje em dia, se fôssemos pesar na balança. Seus pais são ricos e proporciona a ele uma vida confortável nesse aspecto, mas o que ele mais deseja é atenção e carinho do seu pai, o que não recebe por muitos anos. Ele faz parte de um grupo de amigos, são todos muito bagunceiros, por sinal. Além disso, adoram tirar sarro da roupa de Jamie e a maneira que ela leva a vida. Em contrapartida, Sullivan é filha de um pastor da cidade e mora apenas com ele, já que sua mãe falecera há muitos anos.

“Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.
Essa é a minha história — e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir, e depois, chorar — não diga que não avisei”.

A garota ajuda as pessoas sem esperar reciprocidade. Claro que Landon se aproveita da bondade dela e a pede um favor usando da inocência de Jamie. O que ele não sabe é que tudo o que ele faz acabará saindo caro. Quando Landon acha que tem todas as cartas do baralho nas mãos, ele acaba sofrendo as consequências disso. Sente vergonha do que os amigos vão pensar por estar perto da garota, por conversar com ela e, por vezes, Carter evita contato quando o grupo está por perto.

É a típica história de que os opostos se atraem. No entanto, a maneira como o autor trabalha a obra faz com que tudo seja emocionante e o segredo presente no livro, quando revelado, cause uma grande comoção em quem está lendo. O “bad boy” se apaixona pela garotinha humilde e religiosa. Porém, Carter não sabe que Jamie guarda um segredo que pode abalar a vida do rapaz e, quando ele descobre, já é tarde demais para evitar as comoções.

“A vida, eu aprendi, nunca é justa. Deveriam ensinar isso nas escolas”.

A obra é, sem dúvidas, algo que prende o leitor e deixa-nos sem palavras. A forma narrada proporciona uma leitura fluida. Os personagens são bem descritos, mas poderia melhorar. Senti uma enorme diferença dele para o filme. Pela primeira vez, devo confessar, prefiro a adaptação já que os detalhes são mais perspicazes. Quando assistimos antes de ler a obra, começamos a sentir falta de minuciosidades que não encontramos no livro. Mesmo com esse ponto em questão que não chega a ser negativo, eu recomendo a leitura.

Para quem não conhece a história, a chance de se emocionar é enorme. Até mesmo para quem já conhece, viu o filme ou já ouviu falar, certamente, sentirá as mesmas sensações. A obra não deixa de ter o seu lado clichê, mas, em vista dos outros trabalhos do autor, esse é o que menos apresenta monotonia.

“Mesmo depois de eu tê-la maltratado e dito as coisas mais odiosas, ela conseguiu arrumar uma razão para me agradecer. Ela era aquele tipo de pessoa, e acho que era por isso que eu a detestava tanto. Ou, para falar a verdade, eu acho que detestava a mim mesmo”.

nosso livro de cada dia 22/03/2015

Landon Carter um jovem de 17 anos e precisa convidar alguma garota para o baile da escola, mas aparentemente todas já foram convidadas, se ele não conseguir ninguém para ir ao baile, terá que ficar limpando os banheiros cheios de vômitos e isso ele definitivamente não quer. Enquanto folheava o livro anual dos alunos encontrou a foto de Jamie Sullivan, não era uma das garotas mais desejáveis, mas pelo menos agora ele iria com alguém.
E foi como ele imaginou, ela não tinha com quem ir, e aceitou o seu pedido de acompanhante.
Jamie era uma garota doce que fazia com que todos os adultos amassem ela, era o tipo de garota caridosa e bondosa, devia ser por ser filha do pastor.
O baile não foi nada do que ele havia pensado.
Dias após o baile Jamie pede ajuda a Landon, com a peça de final de ano da escola.
No final dos ensaios da peça de teatro, Jamie sempre pede para que Landon a acompanhe até em casa, ele não se incomoda até os seus amigos começarem a tirar sarro dele.
Mas Landon começa a admirar Jamie, aquele coração puro e bondade que não se encontra em muitas pessoas.
O dia da apresentação apesar do nervosismo ele está feliz porque tudo estava dando certo e ele lembrava de todas as falas.
A peça começa e está tudo como ensaiado, até o momento em que Jamie entra, todos suspiram, mas ele está de costas para ela. E no momento que ele se virá ali está ela, mas ela está tão bonita com os cabelos soltos, Landon sabe que é ela mas ela está muito diferente. Ela está incrível.
Landon e Jamie começam a namorar e tudo estava bem. Até o momento em que Jamie conta a ele algo que não fazia sentido nenhum.

O livro é lindo, muito meigo, mas se você é apaixonada pelo filme ou espera que o livro seja igual, você ficará decepcionado. Chegou um momento do livro que parei de tentar comparar para conseguir admirar a leitura.

site: https://instagram.com/p/pcKRi4ArlZ/?tagged=resenhanldcd

Ana.Santos 02/04/2015

É um livro que li em uma tarde, e foi o primeiro livro do Nicholas que eu li, minha expectativa era grande, eu esperava um romance arrebatador, e um desfecho diferente, por isso 3 estrela, eu esperava um milagre realmente, por causa da fé dos personagens, mas ....., enfim a escrita é divertida e sem enrolação.

mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Yas 06/02/2022minha estante
Vish eduarda, n sei te dizer ao certo, mas acredito que 14

Fê Borges 26/04/2015

Um amor tão puro!
Este livro foi escolhido para o desafio na qual participo que era para ler um livro com até 250 páginas e confesso que fiz uma ótima escolha, e ainda por ser no mês de abril, que é o mês em que a história começa...coincidência né? rs
A história é contada por Landon Carter que quando narra a história está com 57 anos e quando a história ocorreu em sua vida, tinha apenas 17 anos.
Ele narra como foi o ano com o amor da sua vida, Jamie, também da mesma idade.
Jamie é uma menina evangélica, simples, sempre vestindo a mesma blusa e carregando sua bíblia e sempre alvo de piadas, até de Landon. Ela é filha do Reverendo da cidade.
Tudo começa quando ele resolve a convidar para o baile da escola, porque tinha convidado um monte de meninas e todas já tinham seus pares.
Ela aceita, mesmo sabendo que ele é um dos garotos que tiram sarro dela na escola, e vão até o baile e a partir daí os dois iniciam a amizade.
Depois de um tempo ela o convida para participar da peça teatral da escola que ele aceita depois de muito pensar. No dia em que ele a viu vestida de anjo, seu sentimento por ela.
Acompanha ela até em casa, fica na varanda de sua casa conversando, e com estes atos corriqueiros o amor cresce entre os dois.
Um amor puro que cresce a cada dia, e logo depois vem uma notícia muito triste, que deixa até quem está lendo com uma bela ressaca literária, mas mesmo assim eles fazem cada dia valer a pena.
Não posso falar mais porque o livro é curtinho, mas vale a pena ler!
Fer Kaczynski 01/05/2015minha estante
Minha prima adora esse livro, vi o filme com ela e como é triste neh, só lágrimas, mas é uma história linda!

Ana Luísa 17/05/2023

Um amor para recordar
Gostei da leitura, bem dinâmica e rápida, não recomendaria mas não é ruim
Como diz a autora no começo eu sorri e depois chorei.

Geovana 15/01/2024

Pegou na ferida
Tinha muito tempo que não lia Nicholas Sparks. Esse pegou num lugar especial, esqueci o que é personagens não ficarem juntos. Machucou, mas foi lindo!

Dany Maria 29/05/2015

Me decepcionei um pouco..
Decidi ler esse livro por que eu A-M-O o filme que foi inspirado nele,tipo amo demais,a ponto de ter toda a trilha sonora no meu celular,de chorar muito quando assisto e até de chorar de novo só de ver o trailer do filme,chega dá um aperto no coração só de lembrar (é de dar vergonha alheia kkkkk,mais é verdade fazer o que...),enfim amor demais ❤

Mas voltando ao livro,eu esperava que ele fosse mais intenso que o filme,e mais detalhado,pois sempre é assim né?! mais não foi. Achei o Landon muito certinho,nem precisava de concerto o rapaz,já a Jamie uma santa imaculada,que em nenhuma vez falou ou fez nada de errado,diferente do filme que os personagens eram bad boy e certinha,mas também eram mais expansivos sabe,e assim até justifica mais a lição de moral do final...

Enfim,talvez eu não esteja sendo muito justa,pois li comparando inteiramente com o filme,mas de qualquer modo,mesmo se não tivesse assistido o filme,também acharia o livro pouco profundo,concerteza,uma pena. :/

Para finalizar,valeu a leitura pois nunca tinha lido nada desse autor,e por que tem uma mensagem bonita,mas não pretendo ler mais algum dele,nada contra, mas livros com esses tipos de finais não me agradam,á exceção é só esse livro e o filme pois do resto passo longeee...
Lizzy 30/05/2015minha estante
Eu gosto do filme, nunca li o livro...

Dany Maria 30/05/2015minha estante
Então Lizzy eu achei o livro muito pouco descritivo,e o amor dos protagonistas não convence nem um pouco :/ Efim,me emocionei e amei mil vezes mas o filme!

Daiane 09/07/2015

O livro é bom, mais prefiro o filme..
Não sei dizer o motivo exato mais prefiro o filme, no filme existe partes a mais o que faz com que fique melhor que o livro.

Jessi 04/08/2015

Sempre apaixonada por Jamie e Landon
Bom,é um ótimo livro,mas prefiro a adaptação cinematográfica.
Mas como estou aqui para falar do livro.
Pra mim é o melhor livro de romance, não vai existir nenhum que me toque tanto quanto,Sparks conseguiu uma genialidade nesse livro que é espetacular.
Não tem como não se apaixonar pelo doce Jamie Sullivan,filha do pastor,e não tem como não amar Landon Carter.
É definitivamente um ótimo livro,mas poderia ser melhor se fosse como o filme.

Yasmin.Nawane 14/01/2024

Primeiro livro do ano ?
Apaixonante e comovente.

"Teria me casado com Jamie Sullivan independentemente do que acontecesse no futuro. Teria me casado com Jamie Sullivan se o milagre pelo qual eu vinha rezando de repente se tornasse realidade. Soube disso no momento em fiz o pedido e sei disso ainda hoje."

Gabriela Freitas 03/11/2021

Nicholas é um fenômeno do romance!
Primeira vez que leio esse livro, mas já vi o filme algumas vezes e marcou minha vida, assim como minha infância.

Esse livro é daqueles que aquece o coração.

Livro curtinho, bem escrito, com passagens lindas, bem história de filme mesmo.

Adorei ver o crescimento do personagem Landon e a dedicação, o tempo todo de Jamie com seu pai.

Tudo muito bem desenvolvido.

?O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.?