A Bola de Neve

A Bola de Neve Warren Buffett

Resenhas - A Bola de Neve

Lucas1429 08/05/2021

Um personagem literário que escapou para o mundo real
A história de vida de Warren Buffett é uma obra de arte por si só. Combine isso com o talento de Alice Schroeder como escritora e você tem nessa biografia uma leitura muito prazerosa. O livro é grande e rico em detalhes, muitos deles inclusive sobre outras pessoas diferentes do próprio Warren. E isso é uma das maiores forças da obra.
Esse foco em diversos indivíduos no entorno de Warren - a maioria mulheres - traz muita força para a obra porque desmistifica a ideia de gênio individual e excêntrico. Fica claro pro leitor a incrível rede de suporte que ele tinha de pessoas que o amavam e permitiam que ele cultivasse seus hábitos peculiares - que não deixam de cobrar preços, claro. De certa maneira o livro é em muito uma obra sobre sua esposa Susan Buffett - ressaltando que a autora teve a sensibilidade de evitar fofocas ou qualquer coisa que pudesse expor de maneira negativa a honra da falecida filantropa. Há capítulos inteiros muito mais focados em Katharine Graham do que no próprio bilionário.
Dito isso, é válido dizer que os anos que a autora passou escrevendo são sentidos no texto. Os capítulos mudam sua forma pelo menos três vezes. A prosa do início do livro é muito mais fluída e prazerosa que a do final. O final, aliás, é um ponto fraco por si só na obra. Após concluir com um capítulo final tão bom quanto possível para uma biografia sobre um personagem ainda vivo, a autora decide acrescentar um epílogo. Nele ela comenta sobre um processo que Buffett enfrenta. Isso traz um gosto amargo à boca. Na hora você se questiona se o livro não seria uma extensa obra de propaganda pra limpar a barra de um acusado por crimes financeiros. Afinal, uma das aquisições mais difíceis para alguém tão rico é a empatia de outras pessoas que sabem que nem vivendo por gerações poderiam alcançar o mesmo lugar (o próprio Warren atesta que não teria conseguido nada do que conseguiu sem a sorte de ter nascido onde nasceu com a família que tinha - a "loteria do útero").
Recomendo demais a leitura mesmo assim porque não é todo dia que você tem a oportunidade de ler sobre um ser humano real que mais parece saído de um livro.

Coelho 08/04/2021

Gente como a gente
Absurdamente bem escrito e detalhado, eu absolutamente engoli esse livro de tão bom de ler que ele é, não se sinta intimidado pelas 900 páginas. Só não espere frases fáceis ou uma análise profunda sobre as estratégias do Buffett, esse livro é uma biografia.

Marcelo.Junio 09/12/2020

Bom livro
É um bom livro, bem escrito, mas o excesso de detalhes torna a leitura chata e cansativa em alguns momentos, poderia facilmente ter 500 páginas e seria nota 5. Enfim, o livro é bom e há várias citações feitas pelo próprio Buffett, é possível aprender muitas coisas nesse livro, recomendo!!

Adilson22 21/08/2020

Quando o assunto é o Buffet, é um ótimo livro, pena que 50% ou mais é sobre as pessoas a sua volta, com riqueza de detalhes (desnecessária, muitas vezes, ao meu ver).

Natan.Maciel 02/08/2020

Bola de Neve
Biografia muito boa que fala peculiaridades de alguns dos principais negócios de Warren Buffett. Para quem gosta de negócios e leituras mais técnicas, como eu por exemplo, algumas partes do livro acabam sendo muito cansativas e extensas, porém é importante lembrar que trata-se de uma biografia e esse tipo de escrita é inerente à proposta. Entretanto, ainda sim é válida a leitura devido a riqueza de detalhes em algumas negociações, aspectos comportamentais de Warren e ligações pessoais que o levaram a seguir determinadas linhas de ação. Enfim, muitos insights podem ser obtidos durante a leitura, recomendo o livro.

Ana 01/07/2020

Eu sei que realmente admiro muito o Buffett por que é o maior livro e a unica bibliografia que li até hoje! kkkk
Muito bom saber detalhes e intimidades tão lindas e singelas da vida deste homem.

Jenner Azevedo 26/08/2019

Tijolo de mais de mil páginas, o bola de neve tem altos e baixos, a história da infância dele é muito interessante, já podíamos prever que o cara despontaria como o gênio que é. Aquelas pessoas que apesar de não terem sido estimuladas para isso, ja nascem com uma mentalidade fora da caixa. Coisa de gênio mesmo. Muito interessante também acompanhar a história da América do século 20 junto com ele. Algumas passagens do livro são muito chatas, como a treta com a Salomon. Mas no geral o livro é uma grande lição de vida. Mostra o Warren gênio mas também o Warren negligente com a família, cheio de seletividades alimentares, meio alheio às pessoas... Bem fazendo o estereótipo de gênio excêntrico. Não me espantaria muito se nos dias de hoje o jovem Warren fosse taxado como ?autista?. Primeira biografia que li, definitivamente não se tornará meu gênero literário favorito, mas também não será a última a ser lida. Pode ser lido em 44 horas.

Bruno Mancini 21/07/2016

Vários Adjetivos
Servem para exemplificar a leitura do livro, Longo, Minuciosos, Extenso, Intenso, mas além de tudo Interessante, Notável, Incrível e Inesperado.
Acredito que foram necessários sete meses de leitura.
Queria que fossem menos, pois a minha vontade de conhecimento foi barrada até que a enxurrada das últimas 200 páginas. Que permitiu mais identificação com os fatos, ali expostos, por serem mais próximos aos dias de hoje.

Neto.Antunes 05/05/2016

Boa
A minha edição conta com 1225 páginas, algumas de fotos e outras tantas, acho que umas 150, de notas explicativas. É uma biografia que foca no homem de negócios, como ele conseguiu ficar bilionário. As demais histórias de sua vida constituem-se em um papel secundário.
No fim você percebe algo: há pessoas que realmente nascem com um talento, que quando explorados ao máximo, geram grandes coisas.

Alex 16/06/2015

ÍDOLO
Esse livro retrata detalhadamente quem foi Warren. Desde seus piores erros e defeitos até a construção do seu império e melhores escolhar.
Eu sou a favor de ter heróis que nos incentivem a fazer mais e ele com certeza é um deles para mim. Apesar de seus defeitos humanos sua história de superação, aprendizado e persistência me cativam!

LucasGeneve 05/04/2015

Grande, porém completo.
O livro foi muito bem escrito, tendo uma leitura suave e bem amarrada. Todos os pontos da vida de Warren fora trabalhada, tendo no final da leitura deste, uma sensação de conhece-lo bem.
A genialidade de Warren é inquestionável, assim como tudo que ele construiu. Decidi ler o livro pois, trabalhando no mercado financeiro, me senti na obrigação de conhecer a estrela maior desse ramo.
A receita não é complicada: Warren estudou muito sua vida toda e com muito foco e ética chegou onde chegou. Sua vida não possui nenhum feito extraordinário, sem altos e baixos como por exemplo um Steve Jobs.
Por isso, apesar do bom conteúdo, recomendo o livro para quem realmente tem tempo de ler suas quase 900 páginas. Pra quem tem uma fila de livros para ler e/ou que possui um tempo mais escasso, sugiro conhece-lo através dos n's livros que existem sobre ele, mais curtos. Repito: não é um livro ruim, mas vale a pena considerar e pesar o bom tempo gasto para ler essa grande obra. Depende do objetivo de cada um.

Albert 05/01/2014

O investidor por trás do Buffett, Buffett por trás do investidor
Um livro maravilhoso que conta a história de vida pessoal e profissional do homem que fez fortuna com ações na Bolsa de Valores. Alice nos conta desde o nascimento, sua vida amorosa, sua relação com o mestre Benjamin Graham, sua relação com os amigos e a parte profissional no qual alcançou grande sucesso. O livro é uma convite íntimo a conhecer a vida desse bilionário e você ainda pode tirar lições.

Embora seja um livro para todos os públicos, recomendo esta obra também para investidores de empresas da Bolsa de Valores, não que o livro nos ensine como investir e sim o investidor que se formou por trás da história.

Eduardo 10/09/2013

Excelente relato desmistificando o personagem, mostrando o quanto gosta de dinheiro acima da família e, para mim, isso é muito triste. Enfim, a cada um conforme suas obras.

Felipe Sampaio 02/12/2012

Resenha: A Bola de Neve, Alice Schroeder
Se está pensando em um livro de dicas pra se tornar um milionário... então está com o livro errado nas mãos!
Penso que a vida de Warren pode nos trazer grandes lições e de fato esse é um dos meus caras preferidos. Ler a biografia de pessoas que admira pode mostrar caminhos que talvez não queira seguir e também que determinados assuntos não são tão fantásticos como acreditava, mas também pode confirmar o que pensa e ver que certas coisas são realmente como imaginava. É formidável ler e se identificar com os pensamentos do Warren, por vezes me policiei pensando: Eu penso a mesma coisa.
De uma coisa eu tenho certeza e já tinha antes mesmo de ler esse livro, mais vale um milhão de amigos do que um milhão de dólares, porque nessa vida o bem incomensurável está dentro de cada um de nós.
Pris Vieira 03/12/2012minha estante
Parabéns!!! :D