Livraria Limítrofe

Livraria Limítrofe Alfer Medeiros

Resenhas - Livraria Limítrofe

Iara 25/10/2020

A livraria que transforma
Muito interessante a abordagem sobre os variados leitores que circulam por São Paulo.

Luciane 21/08/2016

Cada pessoa que entra na livraria limítrofe tem uma experiência única, dependendo das suas expectativas, valores e o que deseja.
A proposta do livro é fazer os leitores refletirem sobre suas vidas e escolhas.
"Existem decisões na vida que parecem ser corretas de início, mas que posteriormente nos levam ao arrependimento. São frequentes as incidências de situações desse tipo. Raras são as vezes nas quais isso acontece e, acabamos chegando à conclusão de que a escolha foi realmente acertada."
[...]
"-Com amadurecimento, você se deu conta de que o heroísmo não precisava necessariamente partir de um galã forte e destemido. As mulheres também podem ser dignas de tal atitude! Mesmo sendo sentimentais em muitos momentos (isso é um dádiva, com certeza), podemos ser tão fortes quanto qualquer homenzarrão de capa e espada. Seja essa guerreira, encare de cabeça erguida o infortúnio de seus dias atuais, e será recompensada, se Deus quiser. Não desista!"
[...]
"-A vida é como um trem, mademoiselle, ela continua. E isso é muito bom"
[...]
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Cristal 19/01/2016

Eu queria morar nessa livraria
Esse livro encanta pelo personagens que você encontrar na livraria. O que eu mas gostei foi ler os detalhes dentro da livraria esse livro me fez a minha imaginação fluir, recomendo a leitura para os amantes de fantástico fantasia.

Gláucia 23/06/2014

Livraria Limítrofe - Alfer Medeiros
Fantasia não é um de meus gêneros preferidos, tenho um pouco de dificuldade em entrar no clima dos mundos criados e acabo não compreendendo bem a mensagem central que todo livro costuma trazer. Mas sempre acho as premissas interessantes e tenho pensado em ler mais esse tipo de literatura. Resolvi então começar com fantasia aliada a um tema que adoro: livros! Acertei na escolha.
A LL é um lugar mágico que todo leitor apaixonado gostaria de poder visitar. O mais interessante foi tentar descobrir as referências literárias materializadas por cada visitante. Reconheci a quase totalidade, mesmo de livros que não li. O mais legal foi o autor ter omitido os nomes, as características marcantes estão lá e para um bom leitor meio adjetivo ou ação basta.
O final da leitura me fez olhar com muito amor para os livros que tenho guardado nas prateleiras e, principalmente no meu mundo literário construído ao longo de anos de boas companhias em forma de letras. Estão todos comigo...

site: https://www.youtube.com/watch?v=-Efsa0ZvCKM

Flah 30/01/2014

Livraria Limítrofe - Alfer Medeiros
Quando eu li o primeiro capítulo de degustação da Livraria Limítrofe, percebi que precisaria pegar aquele livro pra ler o quanto antes. Era uma proposta diferente, algo um tanto ousado, mas que poderia funcionar de uma forma maravilhosa. E, agora que posso falar com certeza, de fato funcionou. Quando finalmente peguei o livro para ler, não consegui parar enquanto não vi as últimas páginas se acabarem.

A “Livraria Limítrofe” é um livro de contos e, portanto, seria um pouco exagerado de minha parte falar individualmente de cada um. Até porque, são contos bem pequeninos, alguns com não mais do que uma página. Mas, de uma forma geral, posso afirmar que todos eles são fabulosos (Literalmente ha ha!). Não houve um conto sequer que tenha ficado ruim ou que tenha me desagradado. Todos eles foram cuidadosamente escritos, cada qual visando atingir os gostos de um tipo diferente de leitor. Tenho certeza de que quem quer que leia “Livraria limítrofe” irá se identificar com pelo menos um conto, ou dois, ou todos!

A estrutura do livro é muito criativa e bem feita. Envolta em um mundo que faz parte da imaginação de muitas pessoas, a história é criada em torno de uma livraria onde absolutamente tudo pode acontecer, desde que você imagine. Acredito que a maioria das pessoas que apreciam uma boa leitura tenha a mente bem aberta para viajar pelos lugares mais exóticos ou fantásticos já imaginados. Então, imaginem-se naquela campina verde e ensolarada que presenciou as mais bravas aventuras de seu cavaleiro predileto e a livraria lhe trará aquilo... O cheiro de terra, o brilho radiante do sol em cada superfície, o som farfalhante das árvores ao longe, do rio agitado que se estende por perto... Seria maravilhoso! E esse livro lhe traz tudo isso em forma de palavras bem descritas e insinuações gostosas das mais diversas obras já escritas. Você se pega, no final, desejando passar por uma esquina em que se abrisse diante de você uma porta com os dizeres “Livraria Limítrofe”. Não consigo nem definir com precisão que tipo de ambiente se abriria diante de mim, tamanha é a extensão de meus sonhos.

Outra coisa interessante, é que em momento algum o autor menciona o título das obras citadas, deixando a cargo da imaginação e da bagagem literária do leitor deduzir qual livro está sendo trabalhado ali. É muito divertido ficar tentando adivinhar qual seria aquela obra em que as crianças entram em um armário para se aventurar em outro mundo, ou aquela em que o detetive inteligente é capaz de resolver até o mais improvável dos casos. Meu livro ficou marcado por dezenas de post-its só para citar os títulos das obras que eu consegui desvendar.

Eu achei genial a idéia trabalhada pelo autor e acredito que esse livro deva ser lido por todas as pessoas que gostam das boas obras que a nossa literatura já nos trouxe. Além do mais, é um livro relativamente rápido de ser lido, com um português fácil, simples e histórias deliciosas com as mais diversas situações e personalidades. E, é claro que não vou deixar de comentar, ainda tem a capa – ou a falta dela – que foi uma idéia um pouco não-viável, mas que esteticamente ficou muito bonita. (Digo não-viável porque eu sou muito fresca com meus livros e tenho agonia quando a capa começa a envergar – o que normalmente acontece quando o livro não tem orelha.).

Lais Ribeiro 03/11/2013

Uma breve opinião
Não vou me estender muito no que eu achei desse livro, acho que ler sem saber muita coisa sobre o enredo é perfeito para o que o autor propõe, o leitor acompanhando o narrador.
Gostei da escrita do Alfer, leria mais do que ele colocou nesse volume, então fiquei contente em termos um segundo volume: Angelina.

morganarosana 28/04/2013

Fiquei interessada neste livro desde que vi o Booktour do blog Pausa para um café e sua sinopse. Fiquei encantada com a idéia do autor, Alfer Medeiros, em criar uma história em que havia uma livraria. E uma livraria no qual as histórias dos livros tomavam cores e formas no mundo físico. Então, tratei de não pensar duas vezes e me inscrever naquele booktour. (porque se eu ponderasse a quantidade de livros viajantes na qual já tinha me inscrito, jamais faria aquilo)
Livraria Limitrofe inicia como uma espécie de entrevista de emprego meio ao contrário. Nela não é aquele que está interessado na vaga que é o entrevistado, mas sim o 'empregador'. Que por sinal, é um daqueles velhinhos simpáticos que um dia adoaríamos ter como avô ou vizinho do apartamento de baixo. É este velhinho - que passa por toda a história sem um nome, apenas sendo chamado de O Livreiro - que nos apresenta as dependências da livraria, as funções de um livreiro limítrofe e os objetos que estão à sua disposição para que o livreiro possa manter a ordem dos livros ou de algum cliente que vá um pouco longe demais e se meta em apuros.
Além deste simpático tiozinho, alguns dos clientes também dão a entrevista e contam suas experiências por lá. A livraria aparece para aqueles que estão mais necessitados e precisando de uma experiência fantástica através dos livros em suas vidas.
Estes personagens são arquétipos bem definidos. A mãe que precisa de uma relação mais próxima com a filha, o deficiente que precisa entender o seu valor, a garota que precisa conhecer e aceitar a morte de alguém querido, a escritora sem inspiração, etc. Nenhum livro é nominalmente citado, nem mesmo o nome de escritores. Só a sua experiência com os livros poderá dizer de qual autor e livro se trata. Fico feliz em dizer que adivinhei quase todas as referências, só me atrapalhei com uma outra representação da Morte.
Ainda falta uma linha narrativa ao livro. Muitas destas entrevistas são interessantes, mas se tornam um pouco repetitivas. Mas compreendo este primeiro livro como uma introdução, acredito que no segundo volume - Angelina - teremos uma história. E realmente desejo que seja tão boa quanto esta.
Bem, lá pelo meio do livro o autor, através de uma entrevistas, põe em pauta uma questão importante. A crescente popularização de e-books e e-readers pelas editoras, verdadeiro monstro de sete-cabeças para os amantes dos livros físicos.
Eu, particularmente, sou uma cheiradora de livros convicta e amo sentir as texturas e as cores do livro em minhas mãos. Não tenho nada contra e-books, tenho contra pagar de 10 a 30 reais por algo que posso pegar de graça na internet. Tenho também um pouco de medo de que as editoras tentem nos empurrar e-books goela abaixo, encarecendo o preço dos livros (mais ainda!!).
Claro que, como o CD/mp3 não matou o vinil e a TV não matou o Cinema, e o Cinema não matou o Teatro. Os meios 'menos tecnológicos' se tornaram, consequentemente, mais cults, sendo assim, aproveitado e usufruído por poucos apreciadores.
Mas daí me lembro de um dos episódios da 4° temporada de Doctor Who, Silence in the library, em que chegando a um Planeta-Biblioteca (sim! um planeta inteiro repleto de livros, po rito eu amo DW!! ♥) o Doctor diz a Donna:

"Books. People never really stop loving books. Fifty-first century. By now you've got holovids, direct-to-brain downloads, fiction mist. But you need the smell. The smell of books, Donna. Deep breath!"

Eu espero realmente que esta frase seja verdadeira. Que apesar de ficcional, Doctor Who realmente tenha algo de adivinhar algumas coisas do futuro, mesmo que por acidente. Para que cada pessoa ainda tenha o prazer de ser encantado por um livro. De poder abrir um e de ser engolido por outro mundo. De se afastar do mundo real, mas ao mesmo tempo, compreender melhor o mundo em que vivemos pelos olhos de outra pessoa. Bons ou ruins, de fantasia ou não-ficção, vampiros ou dragões, livros estão aí para serem lidos. Adorados ou odiados. Doados, compartilhados. Livros e histórias, de todas as formas, de todos os gêneros. Abra um livro.

resenha originalmente postada no blog: www.estranhomundinhoinsano.blogspot.com

Telma 17/04/2013

Lar... doce lar para bookmaniacs!
Livraria Limítrofe – O Adeus
Alfer Medeiros

Wow!
É bom que vocês saibam o quanto foi difícil fazer essa resenha.
Eu suei a camiseta, coloquei todos os dois neurônios para trabalhar e ainda tenho dúvidas se vou conseguir passar meu sentimento para vocês, na exatidão e ordem do que aconteceu na minha viagem.

Digo viagem porque esse livro é exatamente isso: uma viagem.

A música que me recorda é “O Carimbador Maluco” de Raul Seixas. Certamente, Alfer Medeiros é o carimbador maluco, conduzindo-nos ao ilimitado da Livraria Limítrofe.

Vou colocar a letra que só vai entender, quem tiver lido o livro. Pode pulá-la, caso não queiras muitas lengas lengas de minha parte:

Carimbador Maluco
Raul Seixas
5... 4... 3... 2...
- Parem! Esperem aí.
Onde é que vocês pensam que vão?
Não vai a lugar nenhum!!
Não vai a lugar nenhum!!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
O seu Plunct Plact Zum
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim,
Sim, sim, sim.
Não vai a lugar nenhum!
Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
Aventura como essa eu nunca experimentei!
O que eu queria mesmo era ir com vocês
Mas já que eu não posso:
Boa viagem, até outra vez.
Agora...
O Plunct Plact Zum
Pode partir sem problema algum
Pode partir sem problema algum
(Boa viagem, meninos.
Boa viagem).

Detalhe: eu não gosto de fazer resenhas muito longas, mas o Livraria Limítrofe e a livraria limítrofe deixam você articulado e falante, pós-leitura. É um efeito colateral. Vou tentar me controlar e ser o mais breve possível, tá?

Para quem gosta de ler, a Livraria Limítrofe, cenário da louca/inteligentérrima história/metáfora de Alfer Medeiros, é o paraíso.

Sem saber, o Alfer escreveu um capítulo todo pra mim. Sério! Não tô brincando! Sem me conhecer, ele escreveu pra mim. Escreveu sobre meus medos, devaneios e me deu respostas. Falo sobre isso mais tarde.
Desculpem desde já minha desordem mental.

Voltemos à livraria.

Ao entrar o recinto, fui saudada pelo livreiro limítrofe, que me apresentou a livraria, sua esposa e o mascote do local: um polvo. Eu não vou descrever a livraria limítrofe. Esse prazer será dado apenas a quem ler o livro. O que posso dizer é que todos os que entraram na livraria tiveram suas vidas mudadas. Ainda que a mudança seja pequenininha. Ela está lá. E no meu ponto de vista, todas grandes mudanças começam numa mudança pequenininha.

Depois de conhecer o local, tanto o livreiro, quanto sua esposa (num capítulo pra lá de comovente) me contaram a história de algumas das pessoas que já estiveram na livraria. De como elas foram inspiradas, tocadas após verem e conversarem com vários personagens de livros.
Lembrei do meu amigo parceiro Vinicios, do blog, “Um Jovem Leitor”, porque no capítulo que Alfer escreveu pra mim (sim, insisto mesmo em dizer que foi pra mim) a personagem que sou eu (mesmo que não tenha meu nome) conversa com o detetive mais amado do mundo e o mais amado pelo Vinicios também. Já se deram contam de quem é? Vou dar só as iniciais: H.P.

Cada capítulo é a história de alguém que teve contato com a Livraria.
Recomendo que seja lido um capitulo por dia porque o Alfer é tão articulado... escreve tão bem que pode dar um nó na sua cabeça se você tentar ler o livro todo de uma vez. Sem contr o aspecto degustação: cada capítulo deve ser lido, sonhado, refletido, relido e retido, na minha opinião.

Não acredito que todo mundo vá gostar desse livro mas acredito que quem gostar, vai amar.

Quem procura o convencional dos livros atuais é melhor fugir dessa leitura. Quem procura o inovador, mergulhe fundo.
Vou deixar com vocês no http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/04/resenha-livraria-limitrofe-o-adeus.html, uns trechinhos que fotografei. Fotografei porque achei o visual do livro, uma beleza à parte. Um plus, sabe? Um presente do Alfer pra quem se aventurou.

O design do livro é maravilhoso. Coerente com o que é apresentado: um outro portal. Um portal que só se abre para aqueles que lêem.

Um portal pra você e pra mim.

Um beijo estalado na bochecha do Alfer e outro na de vocês!

PS1.: Vocês deveriam dar um beijo estalado nele também porque ele disponibilizou pra vocês um exemplar autografado que estará sendo sorteado no Livro com Dieta.

PS2.: Possíveis erros gramaticais e ortográficos na resenha, serão revisto com o tempo. Escrevi num rompante e não reli antes de postar.
Morh 18/04/2013minha estante
Perfeito esse livro, o meu é a edição sem capa, linda e maravilhosa. Adorei!

Natália 18/04/2013minha estante
Necessito deste livroooooooooo D:

Bruna Costenaro 21/04/2013minha estante
Esse livro está na minha lista de compras faz tempo, só o nome já me atrai o suficiente para querer lê-lo...espero que um dia ele entre nas promos hahaha

Boa Resenha!

Miquilis

Duque 07/05/2013minha estante
Quero muito ler este livro

Gih Figueiredo 26/03/2013

Espero que a Livraria Limítrofe de fato exista... :)
Todo leitor, COM CERTEZA ABSOLUTA, gostaria de visitar a Livraria Limítrofe. Começarei esta resenha de modo diferente pois o livro de que vos falo é totalmente incomum, de um jeito mágico, completamente especial.
O primeiro ponto que quero abordar é a beleza do livro, do trabalho digital contido nele. É ESTASIANTE olhar para a capa dura da segunda edição, e ainda mais para as folhas desenhadas no início e fim de cada capítulo. Muito elegante e bonito, é um estilo clássico inserido em um livro completamente novo. Fiquei tão FASCINADA que vou comprar Livraria Limítrofe só pra admirá-lo em minha estante.
Agora que já desabafei, vamos ao que de fato interessa...
A Livraria Limítrofe não é uma livraria qualquer, ela é nada mais nada menos que um lugar mágico. O leitor que tem o prazer de ser convidado a visitá-la - de maneiras sempre inusitadas - passa por uma experiência nunca imaginada por ele próprio. Dentro da Livraria, a imaginação do visitante ganha forma e tudo começa a simplesmente acontecer...
Bem, não vou soltar spoiler, né! O interessante do livro é, além da imensa vontade de que exista um lugar assim, a referência aos livros e histórias de que conhecemos. Raramente vemos o nome de uma "visão" do leitor da Livraria, mas dá para saber exatamente de quem se trata. E, lá estamos nós, com cara de idiota ao ler no livro a visão de um leitor daquele personagem que tanto conhecemos.
São 18 relatos de passagens pela livraria, cada uma com uma experiência diferente. Alguns feitos para nos divertir, outros para advertir, e outros para nos impressionar. Nem todos os personagens reconheci, mas a grande maioria sim. E é incrível a perspectiva que temos deles, é algo totalmente diferente!
A criatividade do autor me impressionou tanto quanto seu jeito de escrever. Uma leitura fácil, porém bela. Com uma redação/edição MUITO bem feita!
Eu, sinceramente, não sei mais o que dizer. Fico meio sem palavras ao tentar descrever Livraria Limítrofe... E, como não quero soltar spoiler aqui, deixo desse jeito mesmo.
Espero um dia ser escolhida para visitar a Livraria, ou até mesmo ser seguida por uma mariposa - quem leu entenderá rsrs -, e talvez até me candidatar para a vaga de Livreiro Limítrofe! Aliás, a história se trata disso, a saída de um livreiro para a entrada de outro.
Aguardemos, portanto, com ansiedade a continuação de Livraria Limítrofe, que começou com "O Adeus", mas tem muitas histórias maravilhosas mais a nos oferecer.

Coruja 19/02/2013

Uma das minhas fontes de recomendação de leituras é a Angélica, que volta e meia está me repassando livros – foi através dela que conheci, por exemplo, o excelente Cira e o Velho e é também com ela que costumo compartilhar amor por Sherlock Holmes...

Enfim, foi por ouvi-la falar desse livro mais de uma vez que acabei por ir atrás dele.

De pronto me surpreendi com a apresentação do livro. Na primeira edição, ele vinha sem capa, a costura da lombada aparente, artesanal – algo bem diferente e novo (ao menos para mim). Agora ele está sendo vendido numa edição em capa dura, mas, devo confessar, o primeiro formato me seduziu mais.

A idéia por trás da história também me conquistou. Ela é narrada em primeira pessoa e se trata de uma curiosa entrevista de emprego – e a impressão do discurso é que você, leitor, é o candidato a suceder o narrador no papel de o Livreiro da Livraria Limítrofe.

A livraria limítrofe é um lugar mágico – no sentido exato da palavra – que muda conforme o cliente que entra em seu recinto. Para leitores de Harry Potter, eu poderia descrevê-la como a Sala Precisa das livrarias.

Em outras palavras... se eu entrasse na Livraria Limítrofe eu provavelmente me veria nas ruas de Ankh-Morpork, perseguindo um coelho branco, tomaria chá em Pemberley e jantaria no Dragão Verde, reinaria em Cair Parável e terminaria o dia decifrando mortes misteriosas em um monastério medieval.

Em sua essência, eu amei a concepção. A forma como ela é posta em prática, contudo, não me agradou tanto. Falta à narrativa uma trama. Cada capítulo é o testemunho de um cliente da livraria (a entrevista de emprego é às avessas, a livraria que tem de mostrar os créditos dela para você) – e não existe realmente algo que as ligue para além da própria livraria e do livreiro. Minha impressão era a de estar continuamente presa na Introdução. Não significa que não seja uma leitura prazerosa – mas você termina sem saber exatamente para onde vai ou o porquê daquilo tudo.

Está prevista para esse ano uma continuação. Fiquei curiosa o suficiente com esse primeiro volume para querer lê-la e só torço para que, agora que passamos das introduções, o autor engrene a marcha, porque potencial há de sobra.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Albarus Andreos 07/02/2013

Bom argumento, mas...
A Livraria Limítrofe (Editora Estronho, 2011) é um livro agradável de ler. Não, não vou falar do excelente acabamento gráfico, de não ter capa (!) e do ótimo trabalho da Estronho na edição que possuo (outras foram lançadas com capa e com outro visual). Nada de encher linguiça aqui. Quero saber do conteúdo do livro, pois foi o que me atraiu de imediato. Tipo, amor à primeira ideia, mesmo.

Li-o em um dia. Conta a história de uma livraria muito singular que, aos moldes do seriado Além da Imaginação ou ainda, tomando um gancho em A Ilha da Fantasia, parece realizar os sonhos de leitura do visitante. Ela só aparece uma vez a cada leitor e estes leitores são escolhidos sempre a esmo por um polvo chamado Paul (!), que vive num aquário dentro da livraria. Weird!

É um lugar mágico, onde coisas espantosas acontecem. Lá o afortunado leitor vê suas leituras virarem imagens diante de si e o Livreiro (lógico) é a pessoa responsável por cuidar da livraria, com sua luneta mágica, seu apito de vidro e sua gaita dourada, objetos com poderes especiais que o auxiliam no processo de permitir que a magia da leitura se realize. Muito bom! Coisas espantosas acontecem como uma tela gigante de cinema 3D à frente do felizardo, embora sem interações que digam a que estas imagens vieram. É mágico e também algo meio que gratuito, que não acrescenta nada à narrativa. Uma pequena (mas importante) observação: em nenhuma página de A Livraria Limítrofe alguém lê um livro. Seria de se esperar que alguém lesse, sei lá.

Não há metalinguagem como se poderia esperar num livro que fala de livros. Cada um dos agraciados leitores apenas vê a realização de coisas que leu, mas só isso. A não ser a moça no hospital, que abre e folheia um livro de dobraduras (mas isso é ler? Não.) e o que ela vê é o que lhe aconteceu, o que era e o que é e... E o que mesmo? Para que serviu isso? É o melhor conto do livro, mas ficou um pouco no ar. Vamos em frente.

São contos, sim. Como cada leitor aparece em um capítulo diferente e vive experiências diferentes (todas sempre cheias de referências veladas a outras leituras e personagens marcantes da literatura e das histórias em quadrinhos), o que une o todo é apenas a livraria e a voz monocórdico do narrador (quem narra é o Livreiro Limítrofe). Sim, a narrativa é meio cansativa por ser um “diálogo em que só um fala”, tipo: “Olá, tudo bem? Que bom que você chegou. O que? Estava preso no trânsito, não se preocupe. Sim, vou ser breve. Quer um café? Ah, sim, aqui está...” O autor quer dar a impressão que você é a pessoa com quem o Livreiro fala, mas é como estar perto de alguém falando ao telefone sem que você obviamente esteja escutando o que o interlocutor está respondendo. É até um pouco irritante.

Há também um uso persistente por parte do autor de situações que afirmam o quanto a literatura é ótima, o quanto as pessoas ganham por ler e as que não leem são pessoas piores que as que leem (será?). Há quase uma coisa de querer passar conceitos morais. Terrível isso, por mais positiva que seja a intenção. Há por exemplo um cara que gosta muito de futebol e um outro que não gosta tanto assim. O primeiro é xucro, tosco, ignorante e tem um emprego ruim. Já o que não é muito fã de futebol é educado, certinho, tem mestrado e doutorado e é a ele que a livraria aparece como um lugar mágico; já ao fã de futebol, é um lugar horrível, cheio de goteiras e mofo por todo lado. Além de ser muito tendencioso este estereótipo do burro e do inteligente, sugere que futebol é um coisa de gentinha e que gente bonita, inteligente e descolada gosta é de literatura. Haja preconceito! E isso vem do autor mesmo, não dá nem para fingir que é apenas o raciocínio do personagem.

Além disso há diálogos inverossímeis entre os personagens, conclusões que aparecem do nada e reações incongruentes com a realidade psicológica (por mais que se fale de irrealidade e fantasia no livro, no mundo real as pessoas agem à visão de um monstro com pavor, até nos sonhos. Não dá para imaginar que a reação humana é diferente do que é na realidade só porque estamos num mundo de fantasia). Num sonho, se você está pelado diante dos outros, você fica com vergonha, se sente humilhado e procura esconder sua nudez. Se cai de cima de um prédio, a pessoa sente o terror da queda e acorda gritando, e por aí vai. Ignorar isso é cobrar demais do leitor. Não há ludicidade que resista a um escritor que cobra demais daquele que deve ser seu parceiro no processo da leitura.

Eu comprei esse livro por indicação de alguém que gosta de literatura. Algo como “olha como este autor nacional de literatura fantástica escreve bem”, e no final fiquei achando que não é bem assim... Falta um desempenho literário melhor a esta boa ideia de Alfer Medeiros. Não queria bater forte demais nesta crítica, pois o autor é sincero, só não conseguiu entregar o peixe que se comprometeu. Talvez um Carlos Ruiz Zafón... Na verdade, essa proposta do Alfer é realmente alta! Concluí-la a contento seria um trabalho digno de nota. No livro A sombra do Vento, de Zafón, senti falta de mais enredo envolvendo a tal Cemitério dos Livros Esquecidos, pois o escritor preferiu circular mais pela Barcelona franquista de meados do século XX. Achei, por nenhum motivo, que Alfer retomaria uma temática próxima a esta. A expectativa talvez tenha me engendrado essa má vontade.

O livro merecia um melhor tratamento estilístico e técnico, e o autor é formal demais. Escreve demais o arroz com feijão; leva ao limite a máxima de que “escrever menos é mais” e não consegue nunca me surpreender positivamente. Não dá as nuances necessárias a uma boa escrita, não dá cor ou aroma. Se o tema “biblioteca infinita, labirintos e congêneres lembra muito algumas das fixações temáticas de Jorge Luis Borges, pode ir refreando o entusiasmo porque Alfer Medeiros não chega nem a arranhar genialidade similar. A Livraria Limítrofe, apesar do excelente título, é só um livro certinho... simpático... bom. Fino no tamanho, se bem que no sentido de ser insubstancial também.
Alanna Gianin 21/03/2014minha estante
Uma idéia muito boa com um desempenho decepcionante ):

Cristiano Rosa 01/07/2012

Diário CT: Livraria Limítrofe
Bem-vindo à minha casa. Pode entrar! Fica a vontade que vou ser bem solícito ao seu pedido e contar sobre a minha experiência com a Livraria Limítrofe. Bom, para início de conversa, eu nunca tinha conhecido um lugar tão fascinante quanto aquele. Sou amante das palavras, graduado em Letras, crítico, escritor e professor, já visitei vários lugares literários, mas nada como a Livraria.

Descobri ela por acaso. Era uma tarde de terça-feira. Estava no meu quarto quando ouvi a buzina de uma moto amarela em frente a minha casa. Saí da garagem e uma luz forte me cegou. Não estava muito quente, achei que o sol nem estava tão brilhante, mas foi o que aconteceu.

Saindo da porta, foi como se eu tivesse entrado em outra. Olhei para trás e percebi que estava realmente em outro local. Virei-me para frente de novo e eu estava lá, dentro da Livraria Limítrofe. Logo um senhor com cara de bonzinho se aproximou.

- É um prazer tê-lo aqui, meu jovem. Acompanhe-me por favor! – Disse ele, me conduzindo mais para o interiror do lugar.

- Como eu cheguei aqui? – Não me contive em perguntar.

- Era seu destino, caro Cristiano! – Disse o senhor me olhando sorridente. – Eu já esperava por você. Por favor, fique a vontade. – Disse-me, mostrando as diversas prateleiras com os mais variados e coloridos livros que se podia imaginar.

Um, lá do meio do corredor, estante da esquerda, brilhou mais pra mim do que os outros. Fui até ele e o peguei na mão. Espera! Tinha algo diferente nele: não tinha capa! Como podia? Em minhas mãos, tive a sensação de que era um livro sensível, e que eu teria de ser muito cuidadoso com o manuseio dele. Dei uma folheada e notei a bela diagramação, com páginas convidativas à leitura.

Sentei-me em um dos sofás da Livraria e abri o livro. Comecei a ler com agiliade, entusiasmo e prazer. Por meio dele, conheci muitas pessoas e personalidades diferentes. Uma mulher com sua filha, um rapaz cadeirante, um professor universitário, um jovem empresário, uma adolescente da era tecnológica, uma mulher enferma, um garoto nerd, o dono de uma editora, uma escritora com bloqueio criativo, uma jovem de luto, um rapaz metaleiro, um cinquentão culto.

A obra era mágica! Este único livro me fez conhecer muitos outros, de gêneros diferentes, como fábulas, HQs, literatura de fantasia, contos de fadas, literatura juvenil, livros pop-up, mitologia, livros eletrônicos, policial, terror, ficção científica, horror.

Notei enquanto lia, que uma senhorinha muito simpática passava pelo meu lado, no fim do corredor, cuidando-me e, cada vez que me via naquele momento mágico de leitura, dava um sorriso de satisfação. Parece que ela percebia que eu estava realmente apreciando o lugar e o volume em minhas mãos.

Entre personagens de carne e osso, e outros de tinta e papel, aprendi muito lendo aquele livro. Falava de amizade, família, morte, trabalho, juventude, e também de obras que eu já havia lido e era fã, como Peter Pan, O Mágico de Oz, Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Sherlock Holmes.

Ao fim do livro, fechei-o, voltando a notar a ausência de capa, e ouvi passos em minha direção.

- Vou ficar com este exemplar! Quanto custa? – exclamei perguntando ao velhinho que se aproximava de mim, com cara maravilhada, parecendo que já lera aquele livro e sabia do que eu estava sentindo.

- Já é seu… Um presente meu pela visita!

- Presente? Mas é uma livraria ou bilioteca? – questionei-o interessado. E ele explicou que não vende nada ali, mas não chama o lugar de biblioteca porque não só oferece algo aos leitores, mas sim, existe ali uma troca de energias, experiêcias, mundos e conhecimentos entre ele e sua esposa com quem frequenta o local.

Tive a sensação de ter estado por horas lá, e que precisava voltar logo pra casa, pois tiha muito o que fazer. Não sabia eu que lá dentro o tempo e o espaço se comportavam de modo diferente. Despedi-me com alegria pelo que vivi ali e pena por ter de sair dali, e abri a porta e voltei à minha garagem.

O nome do livro era o mesmo do lugar onde fui: Livraria Limítrofe. O autor, Alfer Medeiros, e a editora, Estronho, pelo selo Fantas. Antes dessa obra, somente Harry Potter e A História Sem Fim me fizeram ler desse jeito. Li o livro em menos de um dia. E o que senti é inexplicável.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=12564

brendasnb 27/06/2012

A Incrível Livraria Limítrofe
Oi. Aqui é a Layenn. Pelo que percebo a Brenda está dando uma de Dr. Watson e compartilhando com vocês minhas missões, mas hoje sou eu que vou contar a minha missão mais recente. Era pra ser um simples acompanhamento, minha equipe estava encarregada de proteger algumas pessoas que a S.P.I.E. considerou "especiais", sem perguntar o porque, lá fomos nós, mas o que aconteceu comigo foi impressionante. A pessoa a qual acompanhei estava em busca de emprego e se candidatou à uma vaga que eu nunca ouvi falar: Livreiro Limítrofe. Sem que ela soubesse assisti à todas as entrevistas que ela fez a respeito desse lugar, pessoas que passaram por experiências incríveis demais para serem reais. Sempre tento manter minha reputação, a garota séria e responsável que faz de tudo pelo seu trabalho, mas devo admitir, derramei algumas lágrimas em certas entrevistas, vi uma mulher voltar à magia e alegria das fábulas junto de sua filha, um homem com necessidades especiais se tornar um super-herói, jovens teimosos que não sabiam apreciar os encantos da tal Livraria Limítrofe que torna reais os gostos literários dentro de cada um. Eu quase estraguei meu disfarce e dei um grito num rapaz e numa mulher que relataram seu comportamento um tanto mal educado dentro da livraria, fala sério! Foi irritante! Como puderam negligenciar um lugar tão encantador? O pior é que ainda existem muitas pessoas assim, isso é meio triste. Outra entrevista na qual acabei chorando foi quando a esposa do agora antigo Livreiro compartilhou uma tocante história sobre uma mulher que estava sofrendo no hospital. Também houveram relatos que foram verdadeiras lições de vida. Sempre li muito, gosto de livros de ficção e de fantasia, mas nunca pensei que passaria por uma experiência tão real. Espero sinceramente que um dia, o Paul pegue uma tira de papel onde estará escrito Jane Austen e então a porta da Livraria Limítrofe poderia se abrir para mim e tornar, desta vez os meus sonhos reais. Como diria a Brenda, ter a oportunidade de viver os meus "sonhos em tinta". Bem, agora preciso voltar ao trabalho, um abraço e que a força esteja com vocês! o/

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

O fato de a Layenn ser muito boa em invadir sistemas às vezes me assusta, mas espero que tenham gostado da descrição dela! Se quiserem conhecer um pouco mais sobre a Livraria Limítrofe, recomendo o relato do escritor brasileiro Alexandre J. F. Medeiros, mais conhecido como o grande Alfer Medeiros, fiel escudeiro da literatura fantástica. Seu livro, que leva o nome da livraria, tem um aspecto um tanto interessante, sem capa e com uma diagramação perfeita, o que dá todo um toque especial à leitura. E o Alfer não parou no primeiro escrito, vem aí "Livraria Limítrofe - Angelina", o segundo livro desse projeto incrível! "Livraria Limítrofe - O Adeus" é sem sombra de dúvidas um de meus livros favoritos, do qual fico extremamente feliz de ter em minha estante! Altamente Recomendado!

Postado originalmente em: http://sonhosemtinta.blogspot.com.br/2012/06/diario-de-trabalho-leitura-livraria.html
Ju 04/09/2012minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro... mas parece ser fascinante!!! Fiquei super curiosa pra entender direito como ele funciona... vou procurar saber mais a respeito. Beijo!

Luciana Fátima 30/04/2012

Piração Literária!
Há algum tempo, a Editora Estronho (MG) vem surpreendendo o mercado de livros alternativos com ótimas publicações de terror e ficção científica; mas, agora, investindo também em outros temas, ajuda a expor o potencial criativo de autores nacionais, não muito (re)conhecidos pela crítica tradicional. Um belo exemplo é o “Livraria Limítrofe”, de Alfer Medeiros. Chamado, também, de livro sem capa (mais uma das 'pirações' dos participantes do projeto, o livro é envolvido apenas por uma tarja, sem capa, literalmente!), é um convite a um universo fantástico. O condutor é o Livreiro Limítrofe, responsável pelas viagens dos diversos personagens que, a cada capítulo, mergulham nos labirintos criados pela literatura e saem modificados pela própria imaginação. Conheça a “livraria mais imprevisível, fabulosa e excêntrica da qual já se teve conhecimento”!