O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

-Koraline 22/05/2021

Trágico
O Corcundo de Notre Dame é um livro que me trouxe tristeza, raiva e revolta por conta de todas as tragédias narradas, além do final ser simplesmente sublime, porém também tem seus pontos negativos. Em alguns capítulos o livro parace ser uma carta de amor a Paris, o que me deixou um pouco incomodada, por me deu a impressão de que foi escrito para parisienses, apenas. Também, não entendi o propósito do foco no irmão de dom Claude, que não acescenta nada para a história, além do amor do dom por esmeralda não ter explicação, assim como o amor da mesma por Phoebus.
Apesar se uma certa incoerência e conveniência em algumas cenas, é um ótimo livro que reatrata a crueldade e a hipocrisia da sociedade.
Talvanes.Faustino 22/05/2021minha estante
Neste livro todas as personagens são mero adereços. O protagonismo é da igreja, Victor batizou o livro como "Notre-Dame de Paris" o nome atual veio com a primeira tradução pra o inglês que o Victor gostou e não reclamou. Na época, a igreja está caindo aos pedaços, o romance é um manifesto de defesa deste patrimônio da França, tinha o objetivo de chamar a atenção pra o estado da igreja e depois da publicação e do sucesso, o rei ordenou uma reforma. Não parece carta de amor a Paris, é exatamente isso. Se vc ler outros romances de Hugo, verá ele ama Paris e a França e o povo francês acima dele mesmo.

-Koraline 22/05/2021minha estante
Uau, que interessante, obrigada hehehe com certeza lerei ao menos os miseráveis

Tassio 22/05/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse clássico ?

Talvanes.Faustino 22/05/2021minha estante
De nada -k Os Miseráveis é minha obra favorita da literatura francesa.

Geraldobneto 29/11/2021minha estante
Sobre os amores, o da Esmeralda se vc forçar um pouco dá pra imaginar que é porque se trata de uma adolescente, que nunca tinha sentido isso e se apaixonou (dá raiva, mas talvez seja compreensível). O do Frollo começou com uma paixao e foi crescendo ao longo da história principalmente pelo sentimento de proibido, acredito, até virar loucura

Ize 02/02/2024

A Esmeralda é tão inocente que chega a ser irritante.

Fiquei impactada com o final!

Amei essa edição!
Carlos Nunes 02/02/2024minha estante
Típica personagem feminina do Romantismo...

Fábio 29/07/2011

Romance originado por uma única palavra: Fatalidade.

O Corcunda de Notre-Dame ou Notre-Dame de Paris é mais que um simples romance, é um texto histórico, Victor Hugo como grande historiador, usa toda sua diligencia no intuito de conscientizar o público a conservar o grande patrimônio histórico, a Catedral de Notre-Dame. Por isso o segundo nome é mais adequado, uma vez que o corcunda nem chega a ser o personagem principal.

Como é de praxe nas obras hugolianas, este livro é recheado de passagens filosóficas, históricas e uma detalhada descrição da arquitetura tanto da catedral como da cidade na época, não se esquecendo dos personagens, desde os pedintes e ciganos até o rei e a nobreza, que eram destaque nesse tempo. Victor Hugo mostra mais uma vez que é um escritor diferenciado, mesmo o objetivo do livro seja a catedral, ele não deixa nada a desejar da história, pormenorizando os sentimentos dos personagens, ele consegue transmitir ao leitor, toda a angustia de uma mãe em que o filho é roubado, até os sentimentos de quem está subindo o cadafalso; E pasmem! Ele só usa a escrita para isso.

O enredo é de uma história intrigante, de um amor doentio do arquidiácono Claude Frollo pela cigana Esmeralda, seu amor patológico, capaz de tudo, de até ser apóstata, o leva cometer um crime passional. As alucinações do arquidiácono nas ruas de Paris me fazem lembrar as alucinações de Raskólnikov em São Petersburgo. Hugo transporta, como o escritor russo, todo o delírio para fora das páginas contagiando o leitor, que sai após a leitura, ébrio, atordoado em devaneios. E é nesse ambiente insalubre que vive Quasimodo, o corcunda, filho adotivo de Frollo.

Quasímodo é a personificação do bullying atualmente, uma criatura maltratada, desprezada desde a infância, a única deficiência que não tinha, a surdes, ele consegue obtê-la pelos trabalhos na Notre-Dame, tocando os sinos. Realmente um ente hediondo, um monstro entre a sociedade, sofrimento é seu sobrenome.

Um romance lutuoso, de criaturas desafortunadas, seja pelo preconceito, pela pobreza ou pelo amor platônico; encontramos injustiça, vingança, ambição e negligência. Emocionar é inevitável.

Jazz 17/01/2012minha estante
gostei 567 vezes :p

Fábio 18/01/2012minha estante
Obrigado :)

Helô 01/11/2012minha estante
Li a pouco tempo esse livro..
É emocionante mesmo...

Ana 09/05/2014minha estante
Resenha perfeita! Parabéns! Definitivamente, comprarei esse livro hoje!

Cah 15/01/2020minha estante
Adorei sua resenha, o livro está na minha meta de leitura este ano e até passei ele na frente por conta do que escreveu hahaha
Parabéns!

Fábio 07/02/2020minha estante
Cah Não vai se arrepender, esse livro é incrível. Victor Hugo sabe descrever a alma humana como ninguém

uiliandalpiaz 04/09/2022minha estante
Qual é a melhor edição será? Penguin ou Zahar?

Fábio 26/09/2022minha estante
uiliandalpiaz procure saber qual o tradutor de cada uma e veja quais obras traduziram, também vale a pena olhar atrás da página de rosto para saber qual versão do original foi utilizada

Ju_allencar 30/01/2024

Uma história trágica
Eu confesso que a história só começou a ficar interessante pra mim na metade do livro e faltando uns 30% do livro a história simplesmente fica viciante e difícil de parar de ler. Victor Hugo enrola em algumas partes. São coisas que não contribuem com a história. Mas se você consegue ficar firme na história, a recompensa é grande. Baita leitura ??
Bruno Oliveira 31/01/2024minha estante
Os miseráveis também é assim. Vai ver por serem romances seriados o autor usou dessas artimanhas textuais pra manter os leitores, e também, claro, pra cumprir com a quantidade de texto combinada com os editores. :)

Ju_allencar 31/01/2024minha estante
Mas você indica a leitura dos miseráveis? Eu pretendo ler em breve, mas seria uma leitura bem mais lenta, sem pressa.

Bruno Oliveira 31/01/2024minha estante
Sim! Com certeza, recomendo muito! Lá há personagens maravilhosos, e, nossa, o tudo o que acontece com eles, mexe com a gente, bem lá no fundo de nossos corações... A parte da guerra é a "gordura" do romance, mas faz todo o sentido pra apresentar certos personagens. Leitura obrigatória pra todo bom leitor. :) As mais de mil páginas (!!!) passarão voando...

Ju_allencar 31/01/2024minha estante
Nossa então tenho mesmo que ler ?. Obrigada pela dica ?

Michela Wakami 20/05/2022

Eu não sabia nada sobre a história, antes de ler o livro, foi tudo uma grande novidade, principalmente o final, que me surpreendeu muito.
Raimundo.Sales 30/05/2022minha estante
Um grande clássico!

Nado 30/09/2022

Essa foi uma das mais gratas surpresas literárias desse ano. Confesso que fui com um pé atrás com medo de ser algo prolixo. Fui surpreendido positivamente, o autor conta uma história com a dose certa de humor e em cenas pertinentes. Também retrata na dose certa os dramas dos personagens. Particularmente, achei interessante conhecer essa história que originou um clássico da animação. A trama é diferente da que a maioria das pessoas conhecem pelo desenho da Disney. Quasimodo e Esmeralda se tornaram os meus mais novos queridinhos da literatura.
Antônio Alberto 07/10/2022minha estante
victor hugo é maravilhoso

Nati 28/02/2022

que falar desse clássico?

Uma história mais que conhecida, apesar de se deferir bastante da adaptação da Disney, pois no livro Victor Hugo presenteia o leitor com uma tragédia, sem nenhuma esperança de um final feliz, mas que vai encantar o leitor a cada página.

Deixe o príncipe encantado para Disney, em O corcunda de Notre Dame, vamos ter como principal personagem Paris e a própria Catedral??. Sendo obejeto de adoração por Quasímono, nosso querido sineiro ?? que ficou conhecido por sua aparência que repelia a todos que o olhavam e pelo Arquidiarcano Frollo, amante da ciência e que enxergava na igreja ? um templo de descobertas e conhecimento. Notre Dame é testemunha dos acontecimentos mais emblemáticos desse livro e Paris é o palco.

Amor, ódio, obsessão, loucura, esperança e devoção em uma narrativa que vai contar a história de Quasímono, Esmeralda, Frollo, Phebeus nas ruas de Paris, nos becos e recôndidos e na grandiosa Igreja e nas praças de Paris.
Eu amei esses personagens humanos e imperfeitos e essa intricada história.

Aninha 31/03/2022

Que livro!
Começou como um suplício pra mim, talvez pela linguagem mais clássica, talvez pelas extensas descrições do início, provável por ambos.

Mas o que importa é que do momento em que me senti engajada, essa história mexeu comigo de uma forma extremamente inesperada! A poesia das palavras, a intensidade dos personagens, a profundidade da história, tudo se entrelaçou para uma experiência de leitura incrível.

Uma das percepções mais claras foi o contraste entre os amores por Esmeralda. Do capitão Phoebus, um amor falso, sem essência, formado apenas de palavras encantadoras a fim de conquistar a pobre garota para satisfazer sua própria luxúria. Do padre Claude, um amor obsessivo e possessivo, que somente se importa com o objeto de afeição se lhe for entregue em posse. Por último, do disforme Quasímodo, um amor puro nascido de uma única demonstração de solidariedade e humanidade, capaz de se sacrificar mesmo sem esperar nada em troca, simplesmente por reconhecer o coração da menina por quem se apaixonou e se julga inferior.

Eu poderia tecer inúmeros comentários sobre as coisas que percebi desse livro e mais ainda do que provavelmente não tive maturidade ou conhecimento suficiente para absorver. Mas termino apenas com a convicção de que se trata de um dos melhores clássicos que já tive a oportunidade de ler e vai com honra para a minha estante de favoritos!
Carlos Nunes 31/03/2022minha estante
O início é bem difícil e desestimulante mesmo, mas vale muito a pena insistir na leitura. Depois que a história

charizard 17/07/2023

Um dos melhores livros que ja li
Eu sempre quis ler esse livro, e quando li amei demais. Ele só não é perfeito porque, como de costume da epoca que foi escrito, ha alguns excessos de descrição que são cansativos. Mas a história de Esmeralda Quasimodo Claude e todos os personagens é de uma maestria que só Victor Hugo podia escrever. Esse livro deve ser lido por todo mundo uma vez na vida, ele é viceral, emocionante e triste.

Gabriela Gonçalves 31/03/2022

Finalmente os refrescos do primeiro livro favoritado de 2022 ? Li na leitura coletiva da Mell Ferraz.

Amigos, que livrão!!! Eu estou apaixonada pela escrita de Victor Hugo! Primeiro livro que leio dele, mas já o considero o meu autor antigo preferido. Eu estou muito feliz com essa leitura e do quanto ela é boa. LEIAM!

Falando de Victor Hugo a gente sabe que ele gosta de escrever bastante (só olhar Os Miseráveis com suas mais de 1500 páginas). Algumas pessoas podem achar as digressões que ele faz muito enfadonhas e chatas, mas eu particularmente amo! Nesse livro, tanto a cidade de Paris quanto a igreja de Notre Dame são personagens dessa história. E não é de se admirar que Victor Hugo tire alguns capítulos para falar delas. E são capítulos lindos, cheios de emoção, de história, de beleza. Gosto muito dessa leitura com acontecimentos mais lentos.

E o que falar dos personagens? Complexos e alguns até difíceis de gostar. Para falar a verdade, eu gostei mais do Gringoire, pois ele era muito engraçado. Do Quasímodo, por toda a sua história e seus sofrimentos. E da Djali, a cabra.

Sério, eu não consigo nem transpor em palavras o quanto essa leitura foi incrível! Vocês precisam ler! Daqueles clássicos que precisamos conhecer. Feliz demais (apesar do final bem triste rsrsrs).

A edição da Zahar ilustrada e comentada está muito boa. Muitas notas de rodapé, além do prefácio do tradutor falando sobre Victor Hugo que é bastante interessante.

Roberta 26/09/2021

Esmeralda e Quasímodo
Valeu a pena ter lido esse clássico. Gostei, porém não me arrebatou. Victor Hugo é sempre bom, aprendemos algo com suas leituras?

Nati Amend @livrosdanati 29/04/2020

Poesia, arquitetura e tragédia
O Corcunda de Notre Dame foi um dos primeiros romances escritos por Victor Hugo. A obra foi publicada em 1831, é considerada um clássico da literatura mundial, e já inspirou inúmeras adaptações e homenagens.

Esta não é uma leitura simples, confesso. Mas cada uma das semanas investidas nela (um total de três) foram extremamente gratificantes. Ler clássicos é quase sempre um desafio, então uma dica fundamental para mergulhar neste gênero é: entender o contexto da obra; o período em que ela foi escrita e o que a influenciou na época.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o objetivo do escritor com esta história era preservar de alguma forma o patrimônio arquitetônico da Paris do século XV, que no fim da Era Medieval passava por diversas mudanças e reestruturações. Sendo assim, encontramos neste livro capítulos inteiros sobre a estrutura da Catedral e de outros locais da cidade e, estas reflexões ou digressões, muitas vezes quebram o nosso ritmo de leitura. Mas é importante compreender que a grande protagonista da obra é, na realidade, Paris, e que todo o resto está ali simplesmente para enaltecê-la.

Falando sobre a história, foi simplesmente transformador conhecer a origem da narrativa que aprendi a amar pela animação da Walt Disney. Críticas sociais, estupro, obsessão e preconceito são apenas uma pincelada dos temas abordados aqui. Além disso, temos a complexidade humana de seus personagens e a notável habilidade de Victor Hugo em construir a personalidade de cada um dos componentes da obra, em meio a um verdadeiro espetáculo dramático. Destaque para a dualidade de Claude Frollo.

Se eu pudesse resumir esta leitura em três palavras, elas seriam: poesia, arquitetura e tragédia. Tudo isso se entrelaça na obra de maneira magnífica, proporcionando muitos sentimentos ao leitor e entregando uma das conclusões mais devastadoras da literatura. Deixem seus corações mergulharem nesta história. Viajem pela Paris de Victor Hugo.

site: https://www.instagram.com/p/B-73adihZBJ/

soutatyrs 22/03/2022

Chocada
Gente chocada com esse final!!!

Primeiro Vitor Hugo que leio? o livro começa meio devagar com muitassss descrições, mas valeu a pena persistir? pq a escrita é mto boa.

O narrador é um personagem a parte? com seu humor felino? Norte Dame e Quasímodo são uma coisa só, um é o corpo o outro a alma?

O livro a princípio era pra ser chamado pyre Dame de Paris, 1482, que seria um melhor título mesmo!!

As imprecassões eram um espetáculo à parte como: ?Cruz de Deus? ?chifre de Deus? ?estudante do anticristo? ? chifre de Baco? ?Páscoa de Deus??.

Um clássico maravilhoso!!! Um melodrama trágico!! #vitorhugo #corcundadenotredame #classicosdaliteratura #lerédahora #leiaumlivrohoje
Rinaldo 22/03/2022minha estante
Quase um spoiler.

Spoiler_ 22/03/2022minha estante
Vamos fazer um grupo para falarmos sobre literatura? Me segue.
t.me/LeituraDinamica2022

Camila Borges 28/07/2020

Obra emocionante e única
O autor entrelaça de forma magistral a história dos seus personagens com observações sobre Paris, sua história e arquitetura. Faz reflexões sobre a arte, sobre como o surgimento da imprensa, sobre os resquícios de "idade média" presentes em sua própria época. E também não deixa de lado críticas a essa sociedade que ao mesmo tempo que admirava Esmeralda dançar na praça, também não poupou esforços para condená-la. Um povo que reconhece a feiúra do outro mas não as suas próprias mazelas. Quasímodo, a aberração da história é também o personagem mais íntegro, e traz a tona a velha discussão essência x aparencia. História maravilhosa, muito bem narrada, muito emocionante em alguns momentos!!

Além disso é impressionante como a imagem do corcunda está atrelada a catedral de Notre Dame no imaginário popular até hoje.

"Para quem teve conhecimento da existência de Quasímodo, Notre Dame se mostra hoje deserta, inanimada, morta." (pag 192)

Luciana 11/02/2020

Excelente história. O início é um pouco difícil a leitura, mas na metade dele que a história começa a tomar força.
Elinara 11/02/2020minha estante
Quero muito ler!