Nove Partes do Desejo

Nove Partes do Desejo Geraldine Brooks

Resenhas - Nove Partes do Desejo

cheledrum 09/11/2010

Como Sempre
Me apaixonei pelo jeito de Geraldine escrever desde o primeiro contato que tive, e este livro me surpreendeu, não se trata de mais um livro de mulheres que sofreram ou que você não para de pensar "nossa como mulher sofre", ela consegue unir histórias de vida, política e religião sem ser piegas. Não é um livro apenas para mulheres chorarem, é um retrato de uma época

Nivia.Oliveira 25/06/2022

Nove partes do Desejo é um documentário de Geraldine Brooks que é jornalista. Ele passou seis anos no Oriente Médio observando a vida de mulheres mulçumanas. Como é escritora, ela não só viu como sofreu as agruras de ser mulher naquelas regiões. Por exemplo, quase foi presa por viajar sozinha.

Ela conta histórias de muito sofrimento, mas também de mulheres fortes. Aprendi duas coisas: Maomé teve culpa sim, mas os homens atuais aproveitam para manter o poderio sobre as mulheres. A outra é que as mulheres, ainda que poucas, lutam sim para mudar a extrema submissão. O problema que os muros da tradição são muito fortes e como não há união entre mais mulheres, a luta contra a opressão enfraquece. E para piorar tem os extremistas!

Fiquei curiosa sobre as evoluções porque o livro é de 1996.

Nas nove partes, nos nove países visitados, e em qualquer lugar do mundo o desejo das mulheres islâmicas (ou não) é o mesmo: “liberdade, igualdade, busca da felicidade e o direito à dúvida.” P. 287

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Ana 15/10/2015

Muito esclarecedor
Não pretendo fazer uma super análise do livro, mas vou comentar minha impressão sobre ele. O livro trata da realidade das mulheres islâmicas, focando nelas, obviamente, mas consequentemente revelando muito sobre os costumes e história do Islã. O livro foi um dos mais esclarecedores que já li sobre a religião, possui uma escrita fluente e cativante, apesar de não haver um enredo único, ele consegue te prender do início ao fim.

A autora te faz se sentir na pele das mulheres islâmicas, não somente as oprimidas, mas também as que alcançaram sua liberdade. Um dos pontos positivos do livro é esse: não generalizar. A autora falou de muitos lados do Islã, desde os mais liberais até os mais conservadores.

O livro me fez refletir sobre a minha liberdade como mulher ocidental, e sobre a terrível condição de muitas mulheres islâmicas. Sempre pensei que o feminismo poderia salvar estas mulheres, e pode, mas é algo muito complexo. O Islã possui muitas vertentes, doutrinas muito variadas, o que torna bem difícil a tarefa de conscientizar essas mulheres sobre seus direitos. Mas existem grupos feministas, e aos poucos, mulheres revolucionárias vão abrindo seu espaço.

Recomendo muitíssimo o livro, sem dúvida, muito rico e esclarecedor.
Jossi 02/03/2018minha estante
Infelizmente, não será o feminismo tosco, com suas toscas ideias de machismo do 'homem branco e ocidental' que ajudará mulheres islâmicas. Pretendo ler esse livro, mas já dá pra notar que a autora é toda cheia de "cuidadinhos" para não ferir as susceptibilidades dos muçulmanos (que aliás, estão tomando conta do mundo, com ou sem opressão das suas mulheres).

fabio.ribas.7 02/01/2021

Nove partes do desejo
Na Arábia Saudita, uma mulher não viaja sozinha e nem se hospeda num hotel sem seu marido, a não ser que seja uma prostituta. Esta é apenas uma das muitas realidades que Geraldine Brooks teve que enfrentar como mulher naquele país. “O mundo secreto das mulheres islâmicas” é o subtítulo da obra “Nove partes do desejo”. O livro me cativou de maneira toda especial por ser escrito por uma mulher dando voz a tantas outras tão diferentes entre si e diferentes da própria autora também. Um livro em que podemos encontrar várias vozes femininas diferentes e suas relações com a religião do Islã. Não apenas essas mulheres são muito diferentes umas das outras, mas cada uma expressa o amor e os confrontos de viver sob o Corão em seu país e região.
Brooks teve acesso a um universo que poucos de nós, talvez nenhum de nós, na verdade, teríamos: a perspectiva feminina de mulheres muçulmanas naquele “mundo do lado lá”.

site: https://medium.com/@ribaseribas1