O Tarô

O Tarô Alberto Cousté

Resenhas - O Tarô

Ana Salafica 19/03/2022

Foi o primeiro livro do tema que li sendo que meus conhecimentos precedentes eram praticamente nulos. Gostei bastante da primeira parte do livro, em que temos um contexto histórico do tarô, a parte final em que aborda os arcanos maiores também me pareceu muito interessante. No que tange aos arcanos menores por outro lado, deixou a desejar ao meu ver. Tanto as cartas numeradas quanto as da corte são bem pouco abordadas, tornando impossível qualquer tentativa de interpretação delas apenas com a leitura deste livro.

Diego Piu 27/08/2019

Livro legal e relativamente rápido de ler (aproximadamente 200 páginas), dividido em duas partes.

Na primeira o autor fala da História do Tarô e tbm do seu uso esotérico, trazendo um caminho iniciático do Tarô, dividido em 'Via Seca' e 'Via Úmida' que achei bem legal e tbm um pouco de Tarô e Cabala e outros paralelismos.

Na Segunda parte ele fala sobre a interpretação do Tarô, onde ele começa com um esquema comparativo entre os arcanos maiores proposto por Oswald Wirth e tbm alguns métodos de leitura.

A parte dos [Arcano Menores] eu não curti muito, fala dos números e nipes em geral separadamente e quando junta coloca apenas uma palavra chave em um quadro. As cartas de Corte recebem uma atenção levemente maior que as numeradas, pois elas possuem uns quadros com visão de diferentes autores e escolas antigas e populares de leitura (Simbólico; Italiano; Fracês; Eteilla, etc).

Já a parte dos [Arcanos Maiores] achei bem legal. O autor organiza cada um dos 22 em seis breves subitens: Descrição objetiva da carta; Interpretação histórica e iconográfica; Interpretação adivinhatória de Eliphas Levi; Interpretação adivinhatória de Oswald Wirth; Interpretação adivinhatória de Paul Marteau e; Análise dos subitens precedentes confrontada com de diversos autores

Alexandre Marchito 02/03/2021

Recomendo o livro para quem estuda o Tarô
Ótimo livro para estudo do Tarô.
O autor faz uma analise do Tarô de Marselha e uma compilação de ideias de vários estudiosos do Tarô: Gwen Le Scouézec, Gérard van Rijneberk, Éliphas Lévi, Oswald Wirth, Paul Marteau e vários outros como Dion Fortune.
Termina o livro com um poema do abade Constant, Éliphas Lévi.
Lamento o livro não ser ricamente ilustrado, mas nada que o GOOGLE não resolva.