Tropas Estelares

Tropas Estelares Robert A. Heinlein




Resenhas - Tropas Estelares


167 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


.Igor 20/08/2021

Creio que "Tropas Estelares" é um exemplo clássico da hard sci-fi na literatura, ainda que relativamente desconhecido. O filme dever ser bem conhecido para alguns, com seus insetos monstruosos, atuações exageradas e as críticas sociais incríveis que marcam a obra do diretor Paul Verhoeven (particularmente, é um dos meus favoritos do gênero) mas o livro, na maioria das vezes, é um colosso injustamente subestimado. 

Heinlein, no que é considerado sua obra-prima, cria um universo em franca exploração por uma humanidade que superou todas as guerras internas ao adotar um sistema de governo global - e, eventualmente, galático após a fundação de colônias em outros sistemas estelares - extremamente militarista. É uma civilização onde uma pessoa só é considerada um cidadão se servir voluntariamente ao exército por dois anos. Nesse ambiente, o leitor encontra Juan Rico, um jovem argentino que, ao atingir oficialmente a maioridade, se alista no exército e é por ele que a história é contada, desde suas desilusões amorosas antes do alistamento até a eclosão da guerra contra os insetos espaciais.

As características hard não são difíceis de encontrar. Tudo o que acontece é minuciosamente explicado: o funcionamento do sistema militar, naval e aeroespacial, o sistema político e até mesmo o funcionamento das armas que o soldado usa. De fato, é um mérito enorme da prosa dinâmica do autor que a leitura não se torna enfadonha ou um exercício de paciência em algumas partes. Pelo contrário, é um livro que aborda questões sócio-políticas e morais presentes até hoje em uma discussão crítica que em muitos momentos é super divertida, mesmo que isso reflita o estado mental de um soldado entorpecido pelo condicionamento físico e mental de uma máquina militar autoritária.

Graças a alguns desses detalhes, o relato de Johnny Rico tornou-se um verdadeiro marco na ficção científica e sua influência ainda pode ser vista facilmente nas mais diversas mídias dos últimos sessenta anos!
comentários(0)comente



Emerson 07/08/2021

Treinamento insano e vida militar
Tropas estelares é um romance militar de ficção científica sobre guerra espacial. Conta a história de Rico desde o treinamento.

Fica enfadonho quando explica demais a situação política e o funcionamento das forças armadas da Terra.

Resumindo, tem um início promissor, mas depois, foi diminuindo o interesse até o final.
comentários(0)comente



RNA 28/07/2021

Bacana
Adoro o filme e resolvi ler também por ser tratar de um clássico
da ficção cientifica, gostei da riqueza de detalhes sobre o treinamento
e o dia dia dos militares, mas achei desnecessário o Heinlein colocar
seus pontos de vista ideológico na historia, mas tirando isso recomendo
a leitura dessa obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vic. 20/06/2021

Bom? Sim, mas depende.
Para mim, a primeira metade do livro foi bem arrastada, quase não senti interesse em ler e continuar a leitura (tanto que demorei 15 dias para terminar um livro tão curto), sem contar os inúmeros personagens, patentes a serem lembradas e entendidas, e uma incrível falta de descrição das tão temidas criaturas que devem ser destruídas, mas depois disso o livro fluiu. O personagem principal se mostrou interessante, as situações e a indagação do personagem sobre a carreira que está seguindo são bem colocadas.
As aventuras em si acontecem mais para o final, quando Johnnie entra em campo e narra o quão difíceis são as batalhas e decisões que precisam ser tomadas para salvar a vida de seus companheiros e a sua própria.
Eu esperava um pouco mais, para ser sincera, mas as últimas 150 páginas me prenderam como o começo do livro deveria ter feito.
comentários(0)comente



Glau Anjos 13/06/2021

"A moral correta surge do conhecimento do que o Homem é, e não do que os fazedores do bem e os bem-intencionados gostariam que ele fosse." "Tropas Estelares" by Robert Heinlein
Excelente livro! Personagens cativantes, amáveis, leais e muito, muito corajosos. Estórias espaciais viraram minha paixão através da leitura de A Guerra do velho. Fiquei muito ansiosa por esta leitura quando li que foi uma das inspirações do livro anteriormente citado. Não deixa nada a desejar e termina deixando o ?? do leitor quentinho. Amei!
comentários(0)comente



giio 01/06/2021

sutil demais pra mim q sou burra.
A história é legalzinha, porém com muita teoria sobre a sociedade militarizada e o sistema político. Então é meio massante dependendo dos seus interesses.

Me disseram que o livro é uma crítica à extrema direita e a organização social montada lá mas eu se foi uma crítica, ela foi extremamente sutil. Somente os militares votam, ou podem governar, há breves parágrafos aduzindo que a sociedade anterior era violenta demais e o povo vivia em um estado de medo constante. E agora tudo era perfeito, ordenado e melhor.

A história da guerra dos insetos é legal. Mas esse tipo de sociedade só funcionaria (se funcionasse) num mundo em que existissem insetos alienígenas hostis. Ele passa a falsa sensação de simetria com a nossa realidade e por isso eu o classificaria como um livro perigoso. Uma leitura desatenta pode passar a ideia de que o fascismo e a ditatura são bacanas, resolvem todos os problemas e ninguém nunca mais sofre.
Andre 24/06/2021minha estante
Quem viu crítica a extrema direita neste livro teve que fazer uma ginástica mental digna de medalha olímpica.




danielrgs 24/05/2021

O filme de ação B é melhor
Tropas Estelares é considerado um clássico da ficção científica, que ganhou prêmios importantes. Bom, eu achei uma leitura interessante no sentido do que ele trata de moral militar. Esse é o ponto forte do livro. As longas conjecturas e discursos de homens com uma patente e uma história mais elevada que você falando da moral, de conceitos filosóficos e militares. Fora isso, a história é um grande vazio. O personagem principal não tem muito carisma, e eu só não confundia o que ele falava com o que outros personagens falavam porque era bem distinto os superiores dele. As personagens femininas são praticamente zero, servindo somente como objeto de desejo do personagem principal. As relações dos personagens são confusas, já que toda hora é citado um personagem novo que logo some e não é importante para a narrativa. Mas a narrativa em si é pífia, servindo somente de fundo para os discursos filosóficos, que sim, são interessantes, mas se tivesse realmente uma história interessante por trás, seria um livro muito melhor. O personagem principal não parece pensar por si mesmo, apenas age e ponto. A história não existe no sentido climático. Não tem um “fim”, porque o objetivo é pouco explorado, em comparação a outra obra de ficção científica militar que luta contra seres alienígenas de várias patas: A Guerra do Velho. A Guerra do Velho é infinitamente mais interessante no sentido de história, por mais que não tenha as conjecturas que o Tropas Estelares tenha. Foi uma leitura “interessante” no sentido das conjecturas, mas sem uma história que me apetece.
comentários(0)comente



Bruna 18/05/2021

Engana-se quem pensa que é um livro de guerra. Tem mesmo uma guerra acontecendo mas o autor aqui aborda toda a parte social, filosofica, política e moral de ser um soldado. O que é passar pelo treinamento e um pente fino que seleciona só aqueles que realmente tem coragem de lutar sem questionar. Temos uma espécie de História paralela aqui, onde o planeta Terra não é mais o único habitado por humanos, e também houveram guerra diferentes das que conhecemos na nossa história. Então o autor fez o livro, em 1959, como uma homenagem e agradecimento a todos os oficiais que prestaram grandes serviços ao país. E ele não esconde as partes ruins e sujas, aliás ele faz questão de falar que o soldado da infantaria é alguém mortal e perigoso. É um livro muito interessante que aborda muitos questionamentos mas possui uma leitura muito fluida. Apesar de parecer cansativo por ter mais conversa do que batalhas contra os insetos, é um livro muito rápido de ler.
comentários(0)comente



Jeff Vieira 15/05/2021

Heilein perdeu muito tempo falando sobre militarismo, o que acaba de certa forma tornando o meio do livro chato. Ou seja, o início é muito bom e o fim também, mas é preciso força pra querer chegar lá. Mas vale a pena pela filosofia inserida no livro.
comentários(0)comente



Daironne 11/05/2021

Impressões sobre a leitura de Tropas Estelares
No futuro, acompanhamos o ingresso de Juan Rico na Infantaria Móvel do exército da Federação Terrana. Seu treinamento transcorre até que se inicia uma guerra com alienígenas insetóides.

Entre armaduras propulsadas e outros elementos de ficção científica, temas como política, guerra e bem comum são tratados de forma incisiva e polêmica. Há certa exaltação a violência e diversos outros pontos delicados que nos fazem concordar ou discordar, pensar, em diversos momentos. Considero essa a maior virtude da obra e, em seu demérito, há pontos significativamente enfadonhos em que o enredo pouco avança devido à explicações demasiadas do funcionamento burocrático das tropas.

Recomendo àqueles que gostam de ficção científica.
comentários(0)comente



Lud 10/05/2021

Bem diferente do que eu esperava, mas uma surpresa boa. Gostei bastante das reflexões que o livro acaba levantando, desde militarismo, cidadania, senso do coletivo e etc. Gostei muito.
comentários(0)comente



Wccastro 01/05/2021

Fui com uma expectativa mas me deparei com uma história diferente. Não é sobre guerra, é sobre a "construção de um soldado". Adorei a narrativa e tem um lado filosófico bem controverso.
Recomendo demais, livro maravilhoso.
panzerchan 01/05/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li sobre liderança militar


Wccastro 01/05/2021minha estante
Verdade, bem diferente do que eu imaginava. Levei em consideração o filme, mas é outra pegada completamente diferente




MrkFloripa 13/04/2021

Esquece o filme
Li primeiro o livro e quando fui assistir o filme tive que checar se não tinha algum engano.
O livro é bom, o filme um lixo.
Você pode concordar ou não com a visão militarista do autor, mas existe uma coerência ética no desenvolvimento da trama que é inegável. Livro bem estruturado e com narrativa coerente
comentários(0)comente



167 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR