Tropas Estelares

Tropas Estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Vic. 20/06/2021

Bom? Sim, mas depende.
Para mim, a primeira metade do livro foi bem arrastada, quase não senti interesse em ler e continuar a leitura (tanto que demorei 15 dias para terminar um livro tão curto), sem contar os inúmeros personagens, patentes a serem lembradas e entendidas, e uma incrível falta de descrição das tão temidas criaturas que devem ser destruídas, mas depois disso o livro fluiu. O personagem principal se mostrou interessante, as situações e a indagação do personagem sobre a carreira que está seguindo são bem colocadas.
As aventuras em si acontecem mais para o final, quando Johnnie entra em campo e narra o quão difíceis são as batalhas e decisões que precisam ser tomadas para salvar a vida de seus companheiros e a sua própria.
Eu esperava um pouco mais, para ser sincera, mas as últimas 150 páginas me prenderam como o começo do livro deveria ter feito.

Glau Anjos 13/06/2021

"A moral correta surge do conhecimento do que o Homem é, e não do que os fazedores do bem e os bem-intencionados gostariam que ele fosse." "Tropas Estelares" by Robert Heinlein
Excelente livro! Personagens cativantes, amáveis, leais e muito, muito corajosos. Estórias espaciais viraram minha paixão através da leitura de A Guerra do velho. Fiquei muito ansiosa por esta leitura quando li que foi uma das inspirações do livro anteriormente citado. Não deixa nada a desejar e termina deixando o ?? do leitor quentinho. Amei!

giio 01/06/2021

sutil demais pra mim q sou burra.
A história é legalzinha, porém com muita teoria sobre a sociedade militarizada e o sistema político. Então é meio massante dependendo dos seus interesses.

Me disseram que o livro é uma crítica à extrema direita e a organização social montada lá mas eu se foi uma crítica, ela foi extremamente sutil. Somente os militares votam, ou podem governar, há breves parágrafos aduzindo que a sociedade anterior era violenta demais e o povo vivia em um estado de medo constante. E agora tudo era perfeito, ordenado e melhor.

A história da guerra dos insetos é legal. Mas esse tipo de sociedade só funcionaria (se funcionasse) num mundo em que existissem insetos alienígenas hostis. Ele passa a falsa sensação de simetria com a nossa realidade e por isso eu o classificaria como um livro perigoso. Uma leitura desatenta pode passar a ideia de que o fascismo e a ditatura são bacanas, resolvem todos os problemas e ninguém nunca mais sofre.
Andre 24/06/2021minha estante
Quem viu crítica a extrema direita neste livro teve que fazer uma ginástica mental digna de medalha olímpica.

danielrgs 24/05/2021

O filme de ação B é melhor
Tropas Estelares é considerado um clássico da ficção científica, que ganhou prêmios importantes. Bom, eu achei uma leitura interessante no sentido do que ele trata de moral militar. Esse é o ponto forte do livro. As longas conjecturas e discursos de homens com uma patente e uma história mais elevada que você falando da moral, de conceitos filosóficos e militares. Fora isso, a história é um grande vazio. O personagem principal não tem muito carisma, e eu só não confundia o que ele falava com o que outros personagens falavam porque era bem distinto os superiores dele. As personagens femininas são praticamente zero, servindo somente como objeto de desejo do personagem principal. As relações dos personagens são confusas, já que toda hora é citado um personagem novo que logo some e não é importante para a narrativa. Mas a narrativa em si é pífia, servindo somente de fundo para os discursos filosóficos, que sim, são interessantes, mas se tivesse realmente uma história interessante por trás, seria um livro muito melhor. O personagem principal não parece pensar por si mesmo, apenas age e ponto. A história não existe no sentido climático. Não tem um “fim”, porque o objetivo é pouco explorado, em comparação a outra obra de ficção científica militar que luta contra seres alienígenas de várias patas: A Guerra do Velho. A Guerra do Velho é infinitamente mais interessante no sentido de história, por mais que não tenha as conjecturas que o Tropas Estelares tenha. Foi uma leitura “interessante” no sentido das conjecturas, mas sem uma história que me apetece.

Bruna 18/05/2021

Engana-se quem pensa que é um livro de guerra. Tem mesmo uma guerra acontecendo mas o autor aqui aborda toda a parte social, filosofica, política e moral de ser um soldado. O que é passar pelo treinamento e um pente fino que seleciona só aqueles que realmente tem coragem de lutar sem questionar. Temos uma espécie de História paralela aqui, onde o planeta Terra não é mais o único habitado por humanos, e também houveram guerra diferentes das que conhecemos na nossa história. Então o autor fez o livro, em 1959, como uma homenagem e agradecimento a todos os oficiais que prestaram grandes serviços ao país. E ele não esconde as partes ruins e sujas, aliás ele faz questão de falar que o soldado da infantaria é alguém mortal e perigoso. É um livro muito interessante que aborda muitos questionamentos mas possui uma leitura muito fluida. Apesar de parecer cansativo por ter mais conversa do que batalhas contra os insetos, é um livro muito rápido de ler.

Jeff Vieira 15/05/2021

Heilein perdeu muito tempo falando sobre militarismo, o que acaba de certa forma tornando o meio do livro chato. Ou seja, o início é muito bom e o fim também, mas é preciso força pra querer chegar lá. Mas vale a pena pela filosofia inserida no livro.

Daironne 11/05/2021

Impressões sobre a leitura de Tropas Estelares
No futuro, acompanhamos o ingresso de Juan Rico na Infantaria Móvel do exército da Federação Terrana. Seu treinamento transcorre até que se inicia uma guerra com alienígenas insetóides.

Entre armaduras propulsadas e outros elementos de ficção científica, temas como política, guerra e bem comum são tratados de forma incisiva e polêmica. Há certa exaltação a violência e diversos outros pontos delicados que nos fazem concordar ou discordar, pensar, em diversos momentos. Considero essa a maior virtude da obra e, em seu demérito, há pontos significativamente enfadonhos em que o enredo pouco avança devido à explicações demasiadas do funcionamento burocrático das tropas.

Recomendo àqueles que gostam de ficção científica.

Lud 10/05/2021

Bem diferente do que eu esperava, mas uma surpresa boa. Gostei bastante das reflexões que o livro acaba levantando, desde militarismo, cidadania, senso do coletivo e etc. Gostei muito.

Wccastro 01/05/2021

Fui com uma expectativa mas me deparei com uma história diferente. Não é sobre guerra, é sobre a "construção de um soldado". Adorei a narrativa e tem um lado filosófico bem controverso.
Recomendo demais, livro maravilhoso.
panzerchan 01/05/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li sobre liderança militar

Wccastro 01/05/2021minha estante
Verdade, bem diferente do que eu imaginava. Levei em consideração o filme, mas é outra pegada completamente diferente

MrkFloripa 13/04/2021

Esquece o filme
Li primeiro o livro e quando fui assistir o filme tive que checar se não tinha algum engano.
O livro é bom, o filme um lixo.
Você pode concordar ou não com a visão militarista do autor, mas existe uma coerência ética no desenvolvimento da trama que é inegável. Livro bem estruturado e com narrativa coerente

Alessandro.Aguilera 09/04/2021

Doutrina militar
O livro se apega muito na formação do soldado, treinamento e principalmente a sua doutrina militar. Pecando bastante na ação da história e no desenvolvimento das personagens. Lembro muito do filme Tropas Estelares de 1997, muita ação e violência. Nada a haver com o livro, pois o filme pegou sua essência. Mas não deixa de ser um bom livro.

Nadiel 07/04/2021

Alistar-se garante a cidadania.
Trata-se de um bônus que advém de um ônus. Ao entrar na corporação, o futuro cidadão entende que servir será sua responsabilidade e descobrirá o devido valor em exercer a cidadania (votar é poder!). Tropas estelares traz um enredo com ação futurista, tecnologia aliada a tática, superação dos limites, os medos e pensamentos que se passam na mente do soldado, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A trajetória de Rico, que aprende como é atuar em combate, será esmiuçada em seus aspectos físicos e mentais e revelará o verdadeiro objetivo da Infantaria Móvel (pé de poeira) numa guerra (que sempre chegará). Um livro que além da ação futurística, apresenta conceitos sociais intrigantes, assim mesmo que o leitor não concorde com o ideal militarista proposto por Heinlein, no mínimo adentrará em uma provocante visão de mundo, sociedade e humanidade.

Joe 04/04/2021

O melhor...rs
O que dizer desta obra de ficção que para época é a frente de seu tempo.
Cenas excelentes, diálogos bons, bem diferente da tragédia que fizeram nos filmes.?
Li em 5 dias no trabalho...
Para que ama ficção, deve viver as emoções desse livro... deveria ter tido o 2 e 3 e 4...uma pena.