Emma

Emma Jane Austen




Resenhas - Emma


2029 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Liliane153 10/01/2024

Emma
Emma Woodhouse é uma menina que sempre teve tudo o que queria, afinal tinha uma condição financeira muito boa, a ponto de menosprezar pessoas por não terem tal fortuna. Ela morava com seu pai em Highbury, e era muito admirada e mimada na pequena aldeia. Também tinha uma irmã que morava em Londres.

Ela se orgulha de ser uma pessoa que gostava de arranjar casamentos, mas pensa em nunca se casar para que pudesse dedicar todos os seus anos de vida a seu pai, que não tem a saúde muito boa e se preocupa demais.

Com o casamento da senhorita Taylor, que foi sua governanta e melhor amiga por anos, teve que conseguir uma nova amizade para passar o tempo. Então, acabou encontrando a jovem Harriet, e acabaram se dando muito bem.

Logo de cara, Emma já se encarregou de arrumar um pretendente para a moça. Havia o senhor Martim, que tinha grande apreço por Harriet e pediu sua mão em casamento. Porém, Emma não aprovava tal união, pois seu orgulho a fazia com que ela considerasse o rapaz inferior por não estar em uma alta classe na sociedade. Como a jovem adorava muito a amiga, acabou sendo convencida de que uma união com o senhor Martim não seria agradável, acabou por recusar.

Emma então, com o objetivo de casar a amiga, tenta fazer com que ela se apaixone pelo senhor Elton, seu vizinho, pois tinha certeza que ele adorava a jovem. Porém, tudo dá errado, e Harriet fica com o coração partido.

Emma admite que estava errada, e o senhor Knitley, amigo e cunhado de sua irmã, que sempre a adverte quanto às suas atitudes mimadas e imaturas, havia alertado sobre tais danos. Ela odeia admitir que ele estava certo, mas era o que aconteceu.

O tempo passou, e a aldeia teve o prazer que receber Frank Churchil, filho do senhor Weston, Marido da senhorita Taylor, e Jane Fairfax, sobrinha da senhorita Bates. Ao longo da história, esses dois personagens se tornam importantíssimos e bem mais interessantes do que parecem.

Considerações finais:

No começo, Emma é uma personagem insuportável, mas felizmente ela se torna uma pessoa legal e aprende com seus erros. Harriet é uma fofa, e eu amo a forma como ela arriscaria qualquer coisa pela amizade de Emma. Com certeza o maior ensinamento deste livro, é que existem amizades verdadeiras, e que devemos valorizá-las.

Sempre queria pular os parágrafos enormes de diálogo da senhorita Bates, porque ela fala demais, e coisas que não tem necessariamente o poruqê na história.

Frank Churchil, apesar de ter sido muito babaca, é um personagem que me divertiu, e sinceramente o destino dele não tinha me passado pela cabeça.

Jane Fairfax é uma personagem muito boa, que sofreu pela injustiça de Emma e Frank, mas é uma querida.

Os senhores Weston foram ótimos, e eu adorei a forma como eles se preocupam com Emma.

Os demais personagens não tiveram tanto aprofundamento.

Emma é um ótimo livro e de fácil leitura, apesar de ter sido escrito no século XIX. Assim como costumam ser os livros de Jane Austen, este também mostra bastante do cotidiano dos personagens.

É uma leitura um pouco arrastada, e se você espera uma grande reviravolta ou muitas emoções, então não recomendo este livro. Porém, se seu objetivo é uma leitura leve para passar o tempo, esta é uma ótima obra.

site: https://umrefugioliterario.blogspot.com/2024/01/emma-jane-austen-resenha.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manuely.Araujo 09/01/2024

O livro "Emma" de Jane Austen tem como protagonista a Emma Woodhouse,uma jovem inteligente e encantadora.
O livro aborda o amadurecimento,as aventuras e as paixões da jovem que não queria se casar porém o seu coração pregou-a uma peça fazendo com que ela percebesse que sempre esteve apaixonada.
Esse romance nos faz refletir sobre o dia a dia daquela época,como todos os romances da Jane Austen,e nós faz ter esperanças de que o que é nosso sempre volta não importa quanto tempo se passou ou quantas coisas sofremos para finalmente sermos felizes,mostra também que a classe social,que era algo muito importante na época,não é tão importante quanto o amor que está presente no relacionamento.
comentários(0)comente



nykholle 08/01/2024

Mais um clássico da Jane. Esse acabei gostando menos que outros, Emma é um pouco chata e suas atitudes querendo controlar a vida amorosa dos outros também é chata. Em alguns momento a leitura se torna maçante, sem a falta de grandes acontecimentos .
Porém depois da metade achei que a leitura engatou mais e gostei da conclusão. Jane sempre dá um final pra cada personagem. Agora restam poucos clássicos da diva pra ler ?
comentários(0)comente



Luana 07/01/2024

Eu já amava Emma antes de ler o livro e agora que finalmente terminei de ler posso falar que é minha história favorita da Jane Austen
comentários(0)comente



Milena.Saleh 05/01/2024

Jane não erra (exceto em Persuasão!)
Mais um belo livro de Jane Austen. Esse conta a história de Emma, uma jovem decidida a não se casar e com mania de cupido. Obviamente que a vida não é previsível nem nos leva aos desfechos que desejamos - Emma bem o sabe! É muito legal ver a evolução dos personagens ao longo do livro, alguns amadurecendo, outros permanecendo sempre os mesmos. Jane conta muito sem precisar recorrer à literalidade, subentendendo fatos com seu estilo narrativo, como observa Nabokov em Lições de Literatura, e essa qualidade é observável neste livro. Um pequeno defeito que eu apontaria é a recorrência dos lugares-comuns: personagens que sempre têm as mesmas falas ou atitudes e causam enfado ao leitor (apesar de retratarem bem a realidade). Por fim, Emma está entre os top 3 melhores livros de Jane em minha opinião e o recomendo.
comentários(0)comente



Eduarda 05/01/2024

Histórico!
Ja li vários livros da Jane Austen, e esta historia, ao meu ver, mostra mais como era a cultura da época. Costumes, galanteios, rotina. Diferente de seus outros livros, que giram em torno de romances. Embora, Emma também tenha romance, mas ao meu ver, nada clichê. E o final, me surpreendeu.

Não recomendo esse livro como 1º clássico a ser lido da Jane Austen. Pois, possui poucos acontecimentos instigantes no decorrer da leitura, q pode parecer uma leitura um pouco arrastada.

Não dei 5 estrelas justamente por isso. Em algumas partes a leitura foi cansativa. Apenas!! Mas eu amei o livro em si. Várias frases reflexivas.
comentários(0)comente



Nara.Carriel 04/01/2024

Comecei o ano super bem
Que livro bom, me fez lembrar doque é querer fazer tudo muito rápido pra volta a ir ler oq fazia tempo que não sentia.

Emma no começo da história é fútil, mimada, esnobe mas mesmo assim é muito adorável, e em diversos momentos da uma de casamenteira, e quando ela começa a ver que tá dando tudo errado e ela começa a mudar, é incrível. E os casais que vão se formando me surpreendeu muito pq sinceramente eu n esperava que ia sair algum casal bom dessa história, termino esse livro extremamente feliz.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giuliana.Sucigan 03/01/2024

"Tão tola, tão satisfeita, tão sorridente"
.
O romance apresenta a protagonista Emma Woodhouse, uma jovem rica e inteligente, mas dotada de uma imaginação excessiva e uma tendência a se intrometer na vida amorosa alheia
.
A trama se desenrola na pacata vila de Highbury, onde Emma decide se tornar uma casamenteira, sem perceber as complexidades e o que essa decisão acarretaria
.
A autora utiliza a comédia para destacar as falhas de Emma, proporcionando uma sátira social afiada. A protagonista, apesar de sua natureza inicialmente egoísta e ingênua, passa por processo de amadurecimento no decorrer da história
.
A interação entre os personagens é sutilmente feita com diálogos inteligentes e situações intrigantes. Cada personagem desempenha um papel fundamental na trama, contribuindo para a riqueza da história
.
O romance não é apenas uma história de amor, mas também uma exploração profunda das relações sociais e das expectativas da sociedade da época
.
Ela apresenta uma visão atenta e muitas vezes irônica, revelando as complexidades dos casamentos arranjados e as consequências de escolhas precipitadas
.
A linguagem elegante da autora contribui para a imersão do leitor na Inglaterra do século XIX. Seus comentários sociais são habilmente entrelaçados com momentos de humor, criando uma experiência de leitura cativante
.
O romance continua a ser apreciado por leitores de todas as idades, demonstrando ser atemporal a genialidade de Jane Austen em explorar as relações humanas com perspicácia e charme.


site: https://www.instagram.com/p/C0NLDjbrL9K/
comentários(0)comente



mariana 02/01/2024

Desperdício de personagens
Eu amo a jane austen e livros de época, o livro tem que ser muito ruim pra eu não conseguir gostar, e Emma conseguiu essa proeza.
tinha tanto pra ser ótimo, a protagonista é divonica e se ela e sua trajetória individual fossem mais abordadas seria muito melhor, mas em vez disso, o livro é um compilado de trambiques dos personagens secundários da vizinhança, personagens esses extremamente chatos e nada ver. 🤬 #$%!& tinha umas cartas enormes de um who sobre um assunto whatever que eu tive que ser mt forte pra n pular de vdd. se o livro tivesse abordado a emma e a harriet, e seus respectivos relacionamentos, ele teria sido incrível. nem acredito que terminei essa bomba, ele entrou no meu top 5 de livros que foram mais difíceis de terminar de tão chatos; ele e little women tão competindo pra ver qual foi mais massante. não vou falar que não valeu a leitura pq eu não acho que um livro da jane austen seja desperdício de tempo, e foi bom que eu agora li e sei que é uma bomba kkkkkkk
comentários(0)comente



argni 31/12/2023

Nobreza
Já tinha visto antes de começar a leitura que era aquele tipo de livro no qual não acontece nada de fato, só acompanhamos a vida dos personagens, tudo bem normal. Então já fui preparada e não estava esperando grandes coisas.
Emma é um membro ativo da alta sociedade e acredita ser uma casamenteira, fica tentando unir todas as pessoas solteiras que ela conhece. E errou feio nesse processo, mas tudo bem.
A leitura foi bem lenta pra mim porque o fato de não acontecer nada mão instiga muito interesse em continuar, mas o enredo não é ruim.
Mais um Jane Austen pra lista.

Recomendo.
comentários(0)comente



hiyosilver 31/12/2023

O tempo realmente traz perspectiva. Essa foi a primeira de muitas releituras em que não terminei odiando a protagonista. Emma é arrogante, elitista, controladora, mas também é humilde o suficiente para admitir quando errou, buscando o perdão daqueles que ofendeu e não medindo esforços para se redimir. Talvez a protagonista de Austen mais difícil de nos conectarmos e, ao mesmo tempo, uma das mais humanas.

Apesar dos romances austenianos quase nunca apresentarem um real antagonista (como a tia inflexível do Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito), esse é o único livro em que existe um senso de comunidade genuíno. A familiaridade entre Emma e seus vizinhos é um conforto que nem a presunção dos Elton consegue estragar. Ao final da história, ficamos felizes não apenas pela protagonista, mas pelo Frank e pela Jane, pelos Weston, pela Harriet. A felicidade compartilhada dos personagens, a disposição geral de perdoar e seguir em frente e os laços de amizade criados e renovados acrescentam tanto à história quanto o romance despretensioso da Srta. Woodhouse e do Sr. Knightley.

Uma obra prima, prova da capacidade da autora de enxergar as minúcias de uma sociedade que vivia de aparências. Tenho certeza que em futuras (re)leituras vou me apaixonar novamente pela narrativa. O que é bom nunca fica velho.

P.S.: ainda acho que a Elizabeth Bennet daria uma bela de uma jantada nessa mimadinha.
comentários(0)comente



2029 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR