A Biografia de Roger Federer

A Biografia de Roger Federer René Stauffer

Resenhas - A Biografia de Roger Federer

Camille 11/08/2011

Quando comecei a ler, eu não fazia idéia de quem era Roger Federer – não sou ligada a esportes – e o que ele tinha feito de tão grandioso que lhe valeu uma biografia. Apenas sabia, pela capa, que se tratava de um jogador de tênis. As primeiras páginas, que junta a versão original à versão brasileira de apresentação do livro, já foram suficientes para me deixar minimamente curiosa. Quem era Roger Federer, um homem admirado por tantos grandes tenistas?

A biografia é dividida em três partes: sua carreira, sua vida e informações extras, como um resumo da carreira dele, inclusive com um mini dicionário (muito útil pra mim) de termos técnicos. Ela foi tão bem escrita e desenvolvida que, ao final da leitura, o tênis pode ter certeza que ganhou mais uma fã – assim como Federer.

Impossível não admirar um homem que desde pequeno 'só' queria chegar ao topo: ser o número um do tênis. Um homem que, de natureza brilhante e criativa, fazia jogadas diferentes e até mesmo estilosas. Além de um homem cujo talento sozinho não o faria chegar tão longe assim. Federer, com objetivos tão altos, teve que aprimorar basicamente tudo: a técnica, o preparo físico e, mais ainda, o preparo psicológico – que o prejudicou tantas vezes em muitos jogos importante.

Sua carreira não foi fácil. Suas vitórias e meses sem derrotas – vencendo prêmios importantíssimos por vezes consecutivas torneios do Grand Slam (Wimbledon, US Open, Aberto da Austrália e, o mais difícil para ele, Roland-Garros). Seu sucesso também não veio sem grandes e longos esforços.

Federer, de um profissionalismo impressionante, foi capaz de (amigavelmente!) trocar de técnicos quando achava importante. Por duas vezes 'dispensou' grandes técnicos, que o ajudaram a levá-lo longe, para se manter motivado e em crescimento: estagnar nunca era uma opção quando se tratava de seu esporte preferido. Incrivelmente, um de seus anos de grande sucesso foi levado sem técnico algum.

Não há dúvidas de que sua biografia é apaixonante. Faz qualquer um admirar o seu incrível trabalho e desenvolvimento ao longo de sua carreira. Federer é inspirador em todos os sentidos, não só no papel que desempenha tão bem como tenista, como também exemplo de superação, profissionalismo, criatividade no esporte, amadurecimento, honestidade, personalidade e mentalidade trabalhada para que chegasse à calma e paciência necessária para ganhar jogos – dos menos aos mais importantes.

Caio Rezende 06/02/2013

"Um Rei estava a caminho"
Livro: A biografia de Roger Federer
Autor: René Stauffer

A biografia do maior tenista de todos os tempos é narrada pelo jornalista René Stauffer,de maneira simples e envolvente.
Roger Federer nasceu no dia 8 de Agosto de 1981,na cidade de Basileia,Suiça.
O menino da Basileia demonstrava desde cedo muita técnica e um arsenal de golpes que poucos possuíam,porém seun comportamento explosivo o atrapalhava em certos momentos.
Federer era ambicioso e sabia de seu enorme potencial.Quando questionado juntamente com seus colegas sobre suas expectativas como tenista,ele disse que queria se tornar o número 1 do mundo,enquanto seus companheiros responderam modestamente que queriam estar entre os cem melhores.A partir desse momento, começaram a enxergar Roger de uma maneira diferente.
René viu Federer pela primeira vez, em um torneio,na Suíça.Andando em meio as quadras avistou um menino franzino, que possuía uma técnica e um tal estilo de jogo que chamaram a atenção do jornalista,que decidiu entrevistá-lo.Quando questionado sobre suas pretensões,o menino disse que buscava pelo jogo perfeito e que,por isso,acabava se estressando quando cometia um erro comum,principalmente para garotos da sua idade,ainda juvenis. Federer,ainda tão jovem,já demonstrava ser um garoto maduro e sereno,com um objetivo nada fácil:atingir a perfeição.
Após alguns anos,títulos na categoria juvenil e uma grande melhora no seu aspecto físico e mental,o menino da Basileia estreou no circuito profissional. Porém,o sucesso de Federer tardou a chegar e só depois de três anos,muitas derrotas e aprendizados é que o suíço pôde figurar entre os 20 melhores do ranking mundial.Mas ainda era muito pouca para tamanha técnica e grandeza que Federer guardava dentro de si.
Os torcedores do tênis aclamavam por uma referencia dentro das quadras e que desde a saída de Pete Sampras do topo, estava ao aguardo do mais novo Rei que iria ocupar o "trono do mundo do tênis".Mal sabiam eles que o Rei Federer estava a caminho.
Recomendo o livro para todos aqueles que gostam de esporte ou se interessam em saber um pouco mais sobre essa personalidade do tênis.Apesar de gostar bastante do livro,acho que seria melhor publicá-lo após o fim da carreira de Federer,assim estaria mais completo.

Daniel432 19/09/2021

Treinamento, Determinação - Resultados e Perfeição
O autor apresenta-nos um atleta que precisou aprender que os treinamentos são fundamentais para a obtenção de bons resultados e que a determinação permite, às vezes, alcançar a perfeição.

Federer, segundo o autor, era um jovem, melhor, uma criança que via o esporte como fonte de diversão e como tal encarava os treinamentos.

Talentoso, mas indisciplinado. Foi exatamente a determinação em alcançar a perfeição que fez Federer mudar seu comportamento e chegar onde chegou!!

O livro mostra-nos essa transformação e toda a trajetória de derrotas e vitórias (mais vitórias, claro!!).

Eu, que tenho restrições nos ombros, não pude acompanhar todas as partidas relatadas mas se você puder, bom exercício (de leitura, é claro!!)

Tiago Torres 20/11/2021

Livro espetacular sobre um jogador FANTASTICO!!!
A vida de um grande atleta é sempre muito interessante, mas o que mais me chamou a atenção foi o começo, que é sempre muito dificil e poucas pessoas sabem disso. Conhecer um pouco mais da longa trajetória de um jogador como Federer que quebrou recordes atras de recordes, é simplesmente sensacional. Para quem gosta de tênis, é uma bela de uma leitura e é ótimo reviver uma fase de ouro da historia do tenis. Eu adorei e recomendo fortemente!!!

kahreads 12/05/2023

Muito bom! Conta a história de vida do Federer, a participação dele nos torneios até setembro 2009, tem vocabulário, todas as finais que ele fez até setembro 2009, todas as partidas oficiais que ele jogou até setembro 2009, recordes em Grand Slams? Só numa parte do final que tem uma babação de ovo, mas é plausível, porque ele é o G.O.A.T ?

Isabella Martin 05/01/2015

Biografia de Roger Federer
Comecei a ler a Biografia de Roger Federer pois eu jogo tênis e precisava de um pouco de inspiração e dicas que os jogadores dão em biografias. Achei muito completo e interessante este livro por ser dividido em partes como: Parte I - Fala sobre a história dele no tênis, Parte II - Sobre ele fora das quadras (que por sinal é espetacular) e a Parte III - Sobre os resultados de jogos, finais em que participou, recordes, semanas como número 1, a maioria dos títulos de Grand Slam e o mais interessante nesta parte foi a letra da música Binge - Roger Federer (Grand Slam Man) o link está abaixo, viciei na música. Por que não dei 5 estrelas? Acho legal quando é uma autobiografia quando o atleta passa o que ele realmente pensa quando esta jogando e ajuda muito quem joga e este foi o jornalista René Stauffer que escreveu. Se você quer ler um livro assim leia o do Rafael Nadal porém ambos são muito bons.

site: https://www.youtube.com/watch?v=yLb2LEZqRKQ
Alexandre 22/01/2018minha estante
Olá. Estou lendo e não gostei muito, pois foi exatamente sobre as impressões que li um livro de um tenista que foi o melhor livro de esporte que lia até hoje. Se gostou do livro Nadal, recomendo que leia AGASSI. Eu me apaixonei mais ainda por tênis depois de ler esse sincero e autobiográfico livro de um dos melhores tenistas da história.
Boas leituras

Alexandre 24/01/2018

Para quem leu AGASSI decepciona
O livro é rico em detalhes estatísticos e aborda a vida de Federer de maneira mais superficial. Não gostei, mas se você gosta de estatísticas sobre vitórias desta lenda viva do Tenis mundial, vale a pena ler sim.

Dada 25/03/2020

Biografia vs Autobiografia
Excelente biografia, porém comparada com a autobiografia do ANDRE Agassi deixa a desejar. Claro muito devido a minha preferência por autobiografia.
Federer é um gênio, pra quem já leu Mindset, ele é mindset fixo e grande ser humano.

Luiz Miranda 25/10/2022

Maestro Suíço
Não sei se tem uma edição mais atualizada, porém, essa que li vai exatamente até Wimbledon 2009, ou seja, absolutamente desatualizada. Desatualizada e ainda assim divertida, afinal, trata da trajetória do maior artista que o tênis já viu, Roger Federer.

Assim como todos os top players, começou a jogar na infância e mais tarde despontou como campeão juniors. No profissional teve rapidamente seu talento reconhecido, chegando inclusive a demorar um pouco pra conseguir o primeiro grand slam. Quando finalmente conseguiu, acabou a pressão e a porteira abriu: títulos, dinheiro, fama e o progressivo convencimento de que provavelmente aquele jovem da Basiléia era inigualável. Mais do que a frieza dos números e recordes quebrados, a qualidade de seu jogo era sem precedentes na história.

O texto é competente e direto, no entanto, o biógrafo René Stauffer toma uma decisão editorial a meu ver equivocada: conta toda a história em 2/3 do livro, e dedica a parte final a ensaios que ficam parecendo release de acessoria de imprensa. Ora, seria muito mais orgânico inserir esses textos elogiosos de forma cronológica no conteúdo principal. Inclusive serviria para quebrar a rotina de jogos/números/resultados.

Como escrevi anteriormente, o livro cobre até a conquista do 15 grand slam (marca histórica na época por superar o recorde de Pete Sampras), registra a chegada de um grande rival (Rafael Nadal), dá conta ainda de uma nova ameaça (Novak Djokovic), mas não escapa de estar irremediavelmente datado (tanta coisa aconteceu...).

Pra fãs de tênis e do grande Federer, boa diversão, mesmo com os problemas que não lhe permitem ultrapassar a cotação de 3 estrelas.

3 estrelas