Amarelinho

Amarelinho Ganymédes José

Resenhas - Amarelinho

Desannemada 24/12/2022

Questionador
Encontrei esse livro em uma biblioteca infantil e achei ele de uma escrita muito boa que faz você pensar e questionar essa nossa realidade, da falta de oportunidade, afeto e atenção que crianças como amarelinho tem, e o que esse ambiente faz com crianças como ele. Alguns personagens até se apiedam da criança mas me fez questionar se não era apenas porque era uma criança de 8 anos, branca, loira e dos olhos azuis "inocentes"...
Confesso que acho uma leitura bem pesada para crianças de 8 anos (como estava proposto na biblioteca), porque eu lendo com 25 já achei bem pesada...

Gustavo Costa 27/01/2011

Até aonde podemos chegar para ter o que necessitamos
Amarelinho... pobre...sofrido...isso são fatores na qual se podemos achar lendo este livro na qual nos envolvemos na historia de um triste garoto pobre, favelado com seus sonhos rebaixados pelas classes sociais, porém só tem um desejo para ser feliz.
Amarelinho emfim é um livro pequeno rápido de se ler e comprender, um livro infantil mas com enredo profundo para qualquer idade.
Vale a pena ler e reler

Heitor 17/02/2013

Inocência!
Meu pai pegou esse livro na biblioteca, pois o amava, eu li sem expectativa, por ser infantil, e não é que me apaixonei? Achei que criticou muito a sociedade, sabe? Que ensina as coisas erradas, e ele respondia as perguntas do delegado com maior naturalidade, inocente mesmo, como se matar todos fosse o certo pra ele, um favelado, que no fim é levado pra febem. Apaixonei pelo Amarelinho, que é um menino super inocente, e fofo, mesmo quando fala que quer comprar uma metralhadora e matar todo mundo, até a mãe. Acho que seria ótimo se houvesse mais nesse livro, do que só isso, porém foi destinado a publico infantil, e entendo a economia de conteúdo, mas deveria haver uma versão adulta... Eu achei 5 estrelas esse livro, não é porque é curto e infantil que merece duas estrelinhas (Razoavel) como muita gente dá, eu darei 4,(pois poderia ser melhor explorado), e não fico constrangido. Adorei.

Luana 17/04/2012

Encantador!
Jamais me esqueci deste livro. Foi o primeiro livro exigido pela minha escola (Acredito que estava por volta da quinta série do ensino fundamental). Criei uma admiração por ele, por ser tão dimensional e comover qualquer tipo de pessoa, ou faixa etária. O final é bem triste e isto foi o que mais me tocou.

Danyelle 20/09/2013

Comovedor.
Muito bom o livro.Foi um dos meus livros didáticos da 4 série,um dos livros que mais me tocou. Recomendo.

Castro 14/11/2017

Sobre o Amarelinho
Primeiro personagem infantil que marcou minha vida. Mesmo sendo de família humilde, nunca passei necessidade. Essa história conta as dificuldades sofridas por um menino pobre, favelado e lembro-me que sofri e torci para que o Amarelinho tivesse uma vida melhor.
Livro solicitado pela escola para minha irmã e que, depois de lido por mim, usávamos um trecho dele como "fala" nossa.

Ana 08/03/2018

Amarelinho é um menino muito pobre, favelado, que ganhou este apelido pela cor amarelenta da pele e dos cabelos.
Esse livro é uma parábola do ponto a que podemos chegar somente para ter cumpridas as nossas necessidades básicas.
Embora eu não concorde com a visão do autor de que a pobreza leve à violência, e que a mesma já citada pobreza justifique o crime, esse livro é de fato muito bom por mostrar a realidade brasileira.