Hora zero

Hora zero Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Hora Zero

KeylaPontes 20/04/2021

Terminei Hora Zero não sabendo muito bem se eu tinha gostado ou não. O livro em si é bem envolvente e instigante, como em vários livros a Agatha aborda como ninguém um drama familiar, gostei do fato dela ter trabalhado bem a ambientação antes de fato a investigação começar a ser o ponto principal do livro, mas confesso que não consegui me apegar ou torcer por nenhum personagem. Não sei ate que ponto eu gostei do final, mas enfim. Foi uma leitura bem viciante, mas não entra na minha lista de favoritos da autora.

sol 28/04/2021

Então...
Eu confesso que estava esperando mais, não me surpreendeu tanto, apesar de achar a construção dos personagens boa. É um livro bem rápido de ler mas um pouco enrolado nos acontecimentos. Mas recomendo.

barbs 14/05/2021

Dos livros da Agatha que eu ja li esse foi o mais fraquinho. A revelação do assassino me surpreendeu, mas ele deixou umas pontas soltas e o único personagem que eu gostei foi o superintendente battle.

Flávia 25/06/2021

Um dos melhores da Agatha Christie até agora
Provavelmente só perde para "O caso dos dez negrinhos" que deixa a gente roendo as unhas da primeira a última página.
Mas temos uma reviravolta dentro de uma reviravolta dentro de uma reviravolta. Tudo muito bem executado pela maravilhosa rainha do crime.

Carous 28/06/2021

Estou impressionada com a rapidez que li este livro. Eu o peguei justamente por ele ser curtinho, mas não imaginava que o leria em dois dias.

O livro começa explicando o título. Hora Zero é o clímax. É a convergência de todos eventos e decisões tomadas pelos personagens que resultam no crime.
E também criticando os romances policiais por começarem pelo final - o assassinato -, quando a trama começa bem antes.

Não acredito que essas partes estejam no livro por acaso. Acho que Agatha Christie os colocou de propósito com o intuito de revelar e explicar o próprio processo criativo a terceiros.
Quem já leu seus livros sabe que é verdade; ela abrange muito mais do que o assassinato e a investigação policial.

Já vi quem reclamasse das histórias dela justamente pela demora para o assassinato ocorrer. Acham que é enrolação dela para deixar seus livros mais grossos. Mas, e se não fosse enrolação coisa alguma?
Em Hora Zero , por exemplo, lá se vão mais ou menos 100 páginas até que a morte aconteça. Tendo em mente que o total de páginas do livro é 214. E isso se repete nas outras histórias dela; ela apresenta os personagens, os núcleos, as intrigas que um tem com o outro e lá pro meio do livro que acontece o assassinato.

O que gosto dos livros da Agatha Christie é que o leitor não é um figura passiva só absorvendo as novas informações obtidas através dos depoimentos dos personagens e conforme a investigação avança.
Antes dos policiais chegarem à cena, antes que depoimentos sejam recolhidos, já vimos um pouco da situação, conhecemos os envolvidos, vimos a interação deles e quem gosta ou desgosta de quem. Assim podemos especular enquanto a autora não revela quem é o culpado.

É bem diferente das aventuras de Sherlock Holmes, embora eu as adore, mas o leitor fica no escuro. Sir Arthur Conan Doyle esconde as pistas para assim seu detetive parecer genial.

Outra característica que gosto das histórias de Agatha Christie é que a motivação para os crimes é muito real, não é nada mirabolante - e nem o crime em si (descobrimos depois que a explicação nos é dada). Às vezes ela até repete o motivo de uma história para outra (achei a daqui parecia com outro livro seu que não vou comentar para não estragar a trama do outro livro).
Mas não fiquei decepcionada - e duvido que alguém fique - porque ela constrói bem o enredo.
Então, posso dizer que achei genial essa explicação indireta estar no livro. Considero um bom uso da metalinguagem.

É claro que minha parte favorita das obras dela é justamente conhecer os diferentes núcleos e as picuinhas que os personagens têm um com o outro e as tretas sórdidas. Adoro uma fofoca!

Como é de costume, Hora Zero tem muitos personagens, sobrenomes repetidos e todo mundo tem um grau de parentesco. Mas, estranhamente, não fiquei perdida nem tive dificuldade para memorizar cada um deles. Confesso que a lista de personagens na primeira página sim me assustou.

Este é o segundo livro que apenas leio para me distrair e não tento descobrir quem é o culpado. Descobri que é mais divertido assim, apenas aproveitar o passeio ao invés de bolar teorias.

Nunca vi ninguém comentando isso, mas adoro os casais que Agatha Christie junta e os flertes entre um e outro. Não é parte importante da história, mas acho fofinho. A gente conhece a Rainha do Crime pela genialidade de elaborar mortes, mas nos romances vemos que ela tinha um coração mole.

Eu só tirei algumas estrelas do livro porque achei o final abrupto. Fiquei com dúvidas se era aquilo mesmo ou uma indicação de que uma determinada personagem e livrou de uma situação X pra cair nela de novo.

Marcela Nacazato 06/08/2021

Despedida (triste) do Battle
Que livro sensacional! Fui sem grandes expectativas - o enredo não tinha chamado tanto minha atenção - e sem o Poirot só piorou.

No entanto, o livro é muito bom! Uma trama de assassinato que a Agatha Christie conseguiu se superar - nada parecido com o que ela já escreveu!

Leiam, vocês não vão se arrepender.

Suee 22/08/2021

???
Hora zero se passa ao redor da senhora Lady Tressilian, um triângulo amoroso e morte.
A história em si começa de forma muito interessante com trechos importantes para o decorrer da história.
Os personagens são legais mas não tão cativantes, confesso que suspeitei de todos, mas fui surpreendida no final.
Muito boa a história mas não se tornou meu preferido.

Diego 25/08/2021

Proposta diferente e interessante!
E, mais uma vez, dona Ágatha Christie conseguiu me surpreender com o final. Achei muito interessante como os fatos narrados ao longo do leitura se conectaram.

O que mais gostei nessa obra foi a proposta do livro: não começar com o crime em si, mas partir da trajetória das personagens até se encontrarem na hora zero (o momento do crime). Aliás, desde o início já sabemos quem vai morrer, o mistério está nas motivações de cada personagem. Para mim, todos tinham algum motivo, mas nenhum parecia suficientemente forte para se cometer um crime. Foi um quebra-cabeça do começo ao fim!

A única ressalva que faço é quanto ao epílogo, que foi desenvolvido muito abruptamente, ao meu ver. No mais, recomendo muito a leitura!

Tati Menezes 08/09/2021

Mais uma trama de mistério e suspense com um final surpreendente. O tempo todo vamos fazendo nossas suposições, hora com um, hora com outro personagem, mas ao final o verdadeiro culpado se revela de forma natural, como se já soubéssemos que foi ele/ela.

Jessika.Rosa 10/09/2021

Hora Zero
Mais uma vez um livro da agatha christie que tem o total de 0 defeitos

Ambientação maravilhosa, leitura tranquila, trama que prende do início ao fim e o final... QUE FINAL ??

Por um momento eu achei q tinha acertado meu palpite, mas fui tapeada como sempre kkkkkkkkkkkkk

Lucy 16/09/2021

Hora zero
Amei real!
Sempre dou uma de detetive quando leio Agatha Christie, mas como sempre, não passei nem perto!
Sério! Eu li super rápido, me prendeu muito, foi bem divertido, tiveram reviravoltas GENIAIS durante o livro!
Eu amei o final! Se eu fosse uma assassina, faria igual KAAAKKAKAKA

Kleiton 19/09/2021

Policiais ?comuns?
Terminei mais um box (com 3 livros) de Agatha Christie!!! Finalmente uma leitura com policiais comuns!! Excelente leitura!! Merece 5 estrelas
? ? ? ? ? . Depois voltou ou não para complementar a resenha kkkk

Anne 20/09/2021

EU SABIAAAAA
Poxa eu sabia eu sabia!!! Só n sabia que o objetivo final era aquele mas sabia quem tinha sido!!!!! Finalmente acertei em um livro da Agatha Christie!!!!