A Noite das Bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Fabio Shiva 13/03/2024

O PODEROSO FEITIÇO DE AGATHA CHRISTIE PARA ILUDIR O LEITOR
Com saudade de ler a Rainha do Crime, caí na cilada de experimentar um desses sucedâneos que vêm sendo publicados de uns anos para cá, com autores contratados pelos herdeiros de Agatha Christie tentando esticar e fazer render um pouco mais o seu legado.

O livro que tentei ler (e abandonei na página 66) foi “Os Crimes do Monograma”, de Sophie Hannah (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2024/02/o-irreconhecivel-bigodao-de-hercule.html). Para tirar o gosto ruim dos olhos, resolvi reler pela segunda ou terceira vez esse clássico indiscutível da Dama: “A Noite das Bruxas”.

Não lembro se já havia lido esse livro duas ou três vezes antes, mas me lembro bem de que na primeira leitura de “A Noite das Bruxas” fui docemente ludibriado por Agatha, como em tantas outras vezes. Chega a ser impressionante a simplicidade com que ela faz o seu “feitiço”, superando facilmente desafios como o reduzido elenco de suspeitos. Palmas para Agatha!

De resto, a leitura me marcou pela sugestão de um clima mórbido e melancólico, insinuado pela crueldade e frieza dos crimes cometidos no livro e que são o mote do mistério a ser solucionado. Algumas frases também marcaram:

“Não acontece às vezes a gente dar umas mordidas numa bela maçã vermelha e suculenta e, já no fim, ver algo nojento se levantar e sacudir sua cabeça para nós?”

“Diante do que se lê e se ouve hoje em dia, parece que grande parte da sociedade está se acostumando, lenta mas seguramente, com o crime.”

Ainda não vi a recente adaptação de Kenneth Branagh para o cinema, mas, pelo trailer (https://youtu.be/CLpH3-rcHdQ?si=iOdVcmh6vf43TeG5), parece que se trata de uma história completamente diferente.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

Laura.Gaspareto 13/03/2024

Primeiro livro da Agatha e consequentemente primeiro livro de suspense que eu leio na vida. Sempre quis ler Agatha Christie, acabei esse e estou ansiosa para começar o próximo.
Não tinha muitas espectativas, por nunca ter lido suspense, não sabia o que esperar, e que bom! Fui totalmente surpreendida e adorei o livro! A história é muito bem escrita e te deixa preso do início ao final, nao tem partes chatas.
Gostei de junto com o detetive, tentar descobrir o assassino, não consegui, mas quando o assassino é revelado, fica até óbvio, até voltei em algumas partes para reler.
Ótimo livro, fui surpreendida e quero logo ler o próximo.

booksdalaus 13/03/2024

A noite das bruxas
O livro que inspirou o filme de sucesso da 20th Century Studios!

Em uma festa macabra de Dia das Bruxas organizada por Mrs. Ariadne Oliver, Joyce, uma adolescente com o costume de mentir para chamar a atenção, revela já ter testemunhado um assassinato. Ninguém acredita nela, mas, poucas horas depois, seu corpo é encontrado afogado próximo a uma bacia cheia de maçãs. Diante de um caso tão tenebroso, Mrs. Oliver decide pedir ajuda para a única pessoa que considera capaz de resolver um crime misterioso como esse e encontrar o culpado: o detetive Hercule Poirot.

Com personagens intrigantes e cheios de segredos, a escrita brilhante de Agatha Christie não deixa de surpreender o leitor em mais um mistério de assassinato, resolvido com maestria.

Raissa 12/03/2024

Surpreendente!
Gostei bastante desse livro. Lendo muitos livros da Agatha, você começa a pegar um pouco as ideias dela, então é ótimo quando um livro acaba surpreendendo. O plot foi bem diferente do usual e gostei bastante!!

anita 12/03/2024

Mais um mistério da Agatha Christie que eu não solucionei
É o décimo livro de Agatha Christie que leio. Claro que de todos, somente uns dois consegui "resolver" o mistério. Adivinhei o culpado. Porém, nessa história, não consegui em momento algum sequer desconfiar de algum personagem. Não sei dizer se isso aconteceu devido ao que julguei ser a falta de desenvolvimento de certos personagens... Ou se foi devido simplesmente à genialidade de Agatha Christie.
A reviravolta foi uma grande surpresa, de fato. Infelizmente, esse livro não entra na minha lista de favoritos da rainha do crime.

Debora.Mello 10/03/2024

?|Poirot é convidado pela sua amiga Ariadne para ir a uma pequena cidade aonde se encontrava anteriormente para uma confraternização de Halloween que acabou em tragédia, ela como uma boa escritora de livros policiais acaba achando aquilo muito estranho então decide imediatamente chamar o amigo para investigar, só que chegando lá Poirot acaba que desencavando muito mais coisas, e durante sua investigação muitas outras coisas acabam acontecendo então ele tem que agir rapidamente antes que mais outra tragédia aconteça. Ele como um bom investigador vai fazer todo o panorama da situação, conversar com as pessoas que moram na região e sempre que precisa pede ajuda a um de seus amigos.

?|Confesso que só vim desvendar um pouco do mistério já em 90% do livro e me intrigou bastante sobre os envolvido em questão, uma leitura não tão rápida apesar de serem poucas paginas, mas se você assim como eu gostar de ler esse gênero para tentar desvendar os mistérios é necessário uma leitura atenta, pois a escrita da Agatha tem uma maneira de induzir o leitor. A cada livro dela a vontade é de ler mais e mais.

Doug 07/03/2024

A Noite das Bruxas
Mais um incrível livro concluído da Agatha Christie.
Achei que começou a enrolar e fugir um pouco do foco principal na metade do livro, mas no final vimos que tudo estava sendo construído para a conclusão do caso.
História magnífica, mal posso esperar pela próxima leitura de um livro da Agatha Christie.

SaraBorges 03/03/2024

Bom. Mas esperava um pouco mais!
Acho que esse foi o livro mais fraquinho que já li da Agatha. Começa muito bem, tem o choque de ser alguém muito jovem como vítima, então me prendeu bastante no início.

As andanças e conversas do Poirot não me incomodam, gosto desse detetive mais pacato do que o agitado e q sai atirando igual nos filmes recentes, mas dessa vez tava bem arrastado.

Até 95% do livro eu tava totalmente confusa pq parecia que as pistas não levavam a lugar nenhum, alguns personagens que foram importantes pro desfecho foram apresentados só lá no meio e Poirot pegava pistas no ar, como a pronúncia de uma palavra ou um verso esquisito que não diz de onde saiu. Achei que foi muita dedução pra pouca pista. Poirot é craque nisso, mas acho que neste livro foi um pouquinho exagerado.

As motivações da pessoa culpada pelo assassinato foi tão... "Sério, isso?". Estranho, mas tá valendo.
Mas o que me incomodou foi que essa pessoa tinha que estar na trama desde o início.

No geral, é fluído apesar da época que foi escrito, os personagens são complexos e interessantes e a trama consegue prender o suficiente pra tentarmos descobrir o que aconteceu.
Mas acho que o título poderia ser outro.

Piro 02/03/2024

E o assassino foi?
Mais um clássico de Ágatha Christie. Uma trama mirabolante, onde o desfecho pode surpreender. Joyce, uma criança, em meio à organização de uma festa, diz que viu um assassinato.
Ninguém da crédito a ela, no entanto, na festa (Haloween), a menina é assassinada.
Hércule Poirot é chamado para solucionar o caso, na investigação, percebe-se que não fora um blefe de Joyce, e sim uma trama muito maior.
Vale muito a pena a leitura.

Wallace50 01/03/2024

"O senhor já deu uma mordida numa maçã vermelhinha e suculenta e,lá pelo fim,percebeu que estava bichada? A maioria dos seres humanos é assim"

Recorrer a um suposto homicídio do passado pra resolver um assassinato do presente foi um dos motivos que me fizeram ver esse romance como o mais divergente de todos da autora que já li (com a temática Halloween sendo apenas a cereja do bolo),sendo escrito por ela eu não esperava nada diferente dessa versatilidade no progresso do enredo,embora esteja longe de ser um dos melhores da mesma,ainda tem seus encantos,como as referências a outros romances,como Um Gato Entre os Pombos,e uma explicação bem plausível pros acontecimentos envolvendo o planejamento e a execução da morte de Joyce,além da revelação do que aconteceu sobre o crime do passado,meu primeiro contato com um livro tendo Ariadne Oliver,e ela me cativou por seu carisma,por outro lado,achei Poirot com menos personalidade em certos momentos.

sammy_diangelo 29/02/2024

Talvez mistérios não sejam pra mim
Achei meio chato e bem confuso, não tava conseguindo entender nada e nem pegar nenhuma pista, além de achar entediante o investigador só conversando com as pessoas, parecia que nunca surgia uma pista

Maria.CabeAos 27/02/2024

Nada e tudo do que imaginei
De todos os livros que eu li da Ágatha Christie, esse me impactou pela idade da pessoa que foi assassinada. Acabou que a minha primeira suspeita era de fato a culpada, mas sua escrita sempre me faz trocar o foco e acabei completamente perdida. Quando descobri de fato quem matou a vítima, como e seus motivos, tudo pareceu se alinhar em um bolo de intrigas e segredos. O desdobramento foi tão louco que valeu muito a pena, com bastantes referências a mitologia grega e a maçã como objeto recorrente na narrativa.