A Noite das Bruxas

A Noite das Bruxas Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie




Resenhas - A Noite das Bruxas


1531 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Eliane406 01/01/2024

Tudo pode ser descoberto
?Vamos a verdade, não é meu estilo de literatura, mas gosto muito de desafiar minhas leituras e participar de conversas com outros leitores. E confesso que o título me fez um convite.

Meu primeiro contato com a rainha do mistério Agatha Christie. A narrativa é dinâmica e leve, não foquei em descobrir o assassino, me deixei levar pela história, para ter a surpresa ??

Quando leio gosto de perceber as referências a outras literaturas e artes, aqui autora citou A Tempestade de Shakespeare que inspirou Admirável Mundo Novo, algumass falas sobre artes plásticas, reflexões sobre a vida.

Uma fala bem repetida na narrativa é sobre como eles sempre diziam "antes não era assim", referindo-se aos adolescentes e comportamentos humanos, coisas que ainda temos a mania de repetir hoje. Tudo muda mesmo, mas o ser humano é o mesmo desde que começou a sua existência neste plano.

A obra de Agatha Christie sobre humanos cometendo terríveis crimes é extensa, ela bem soube da essência do ser humano em ser violento, faz parte de nossa condição, o que nos difere é o instinto e o estímulo, creio que citar A Tempestade de Shakespeare dentro desse livro faz parte dessa supressão de impulsos humanos.
comentários(0)comente



Lane 31/12/2023

"Já aconteceu de o senhor dar uma mordida numa bela maçã vermelha e depois ver, lá no meio, algo nojento se levantar e sacudir a cabeça em sua direção? Grande parte dos seres humanos é assim. Hoje em dia mais do que antigamente."  (Ariadne Oliver)


Uma menina de 13 anos diz, em meio as conversas que estavam rolando durante os preparativos para a festa de Halloween, já ter presenciado um assassinato, mas não dá muitos detalhes sobre isso. Na hora ninguém leva Joyce a sério, porque ela tem fama de ser mentirosa, mas pode ser que alguém a tenha levado a sério, pois uma tragédia irá acontecer mais tarde na festa, em decorrência ao que ela disse.  


A leitura de A noite das bruxas foi muito agradável para mim, e quando eu não estava lendo, ficava ansiosa querendo pegar logo o livro para continuar. A Agatha Christie realmente tem livros melhores, e deixou algumas questões sem respostas nesse, mas isso não atrapalhou a minha experiência de leitura. O livro foi publicado em 1969, e as leis acerca da pena de morte tinham recentemente se tornado mais brandas na Inglaterra nessa época, e esse assunto é muito discutido no livro. Adoro ficar sabendo o que se passava em tempos passados no Reino Unido e em outros locais enquanto leio  Agatha.

 

As interações bem humoradas entre o Poirot e a Ariadne Oliver, e entre o Poirot e  seu amigo, o detetive Spence, me fizeram rir várias vezes durante a leitura. Seguem dois trechos:


?Praticamente toda vez que eles se encontravam, em encontro marcado ou por acaso, surgia o tema das maçãs. Ou a sra. Oliver estava comendo uma maçã, ou acabara de comer conforme testemunhava a semente de maçã pousada em seus seios fartos"


"Não sou psiquiatra, graças a Deus. Tenho alguns amigos psiquiatras. Alguns são pessoas sensatas. Outros... bem, atrevo-me a dizer que precisariam de avaliação psiquiátrica também."  (Spence)


Acredito que a Agatha estava bem saudosista durante a escrita desse livro, pois contei 4 menções a histórias anteriores do Poirot. Gosto quando há menções a outros livros dela.


Li na edição da Harper Collins, eu já achava linda essa capa com a bacia de maçãs, mas depois da leitura é que pude ver como foi uma ótima escolha para a capa, já que maçãs são mencionadas com frequência.
comentários(0)comente



lectervale_ 31/12/2023

Livro chato e lento
Até agora eu acho que esse é o pior livro da Agatha Christie que eu li. Mas isso não significa que o livro seja ruim, só achei confuso, lento e arrastado. Não foi pra mim.
comentários(0)comente



lubschi 31/12/2023

Último do ano, espero que o filme seja bom!
Um livro até que bom, mas a leitura só começa a fluir, de fato, depois da metade do livro. Porém, acredito ser uma escolha interessante para quem quer começar a ler os livros da Agatha Christie.
Essa é minha segunda leitura finalizada dela (a primeira foi assassinato no expresso do oriente, que, embora seja bom, para um primeiro contato não é o melhor) e tenho algumas ressalvas.
A primeira é que ainda me confundo com os personagens (embora nesse livro tenham menos que o anterior, os nomes de vez em quando me deixam confusa, como se eu tivesse esquecido quem era quem). E a segunda é que, embora o final de ambos os livros sejam bons e até que bem explicados, me aparenta que sejam um pouco mirabolantes.
Eu crio teorias mas não me aprofundo muito nelas, então esse talvez seja o motivo. Pretendo, nas próximas leituras dela, deixar mais tempo para criar teorias mais aprofundadas, fazer mais anotações. Acredito que, quando você entende um pouco mais o final da história antes dele ser revelado, a satisfação é maior (aconteceu comigo nessa leitura, pois já tinha teorizado algumas possibilidades de fim).
comentários(0)comente



Helena365 31/12/2023

Como todos os livros da Agatha, esse nn é ruim porem, o achei bem fraco em comparação aos outros: a leitura bem arrastada e lenta, só se tornando frenética pelo 60% e o final bem fraco e simples.
comentários(0)comente



Katielly1 31/12/2023

Maçante
Essa leitura foi um pouco difícil e em parte acho que foi pela expectativa involuntária que criei, então tenho receio de estar sendo tendenciosa.

Quase sempre adoro os enredos da Agatha Christie e mesmo os que me são menos atrativos, ainda acho que são coesos. Entretanto, pela primeira vez, achei que o mistério foi apenas um amontoado de cenas soltas. Não parece ter um entrelaçamento entre os personagens e a morte para se criar uma motivação para o crime. A impressão que fica é que o assassino foi escolhido aleatoriamente só para o livro ter um desfecho. A motivação não me convenceu.

Por ser um livro que conta com a morte de criança, eu esperava algo a mais. Não vou mentir, esperava um dos melhores casos. Entretanto, foi maçante. A construção da história foi muito confusa. Deu a impressão de desleixo, mas como eu estava com expectativas, em parte, posso ter uma parcela de culpa na forma como li a história, por isso as 3 estrelas.
comentários(0)comente



Rafaella.Giraldell 30/12/2023

Esperava mais: chato e sem graça
Nesse livro, apesar da genialidade de Agatha Christie, não vi nada demais. O assassinato em si foi meio fraco e não me despertou muito interesse. Achei que iria melhorar, mas ao longo da narrativa foi se construindo uma história repetitiva e confusa, com interrogatórios bem sem graça. No fim a resolução foi rápida e chata. Me arrastei pra terminar a leitura, esperava mais dele.
comentários(0)comente



Cami 30/12/2023

Investigação clássico Agatha
Eu adoro os livros da Agatha, sempre me surpreendem e a história sempre prende.
Esse culpado eu demorei um pouquinho pra encontrar e quando revelou eu pensei: faz sentido ?
Livro bem rapidinho
comentários(0)comente



juujsto 30/12/2023

Primeiro livro da Agatha que eu não gosto
Esse foi o quarto livro da rainha do crime que leio e que não conseguiu me prender em momento algum. Não senti interesse por nenhum dos personagens, o crime e até mesmo a investigação. É tudo meio parado, e a revelação final não me surpreendeu, já suspeitava, o que nunca ocorreu nas minhas leituras anteriores.

Demorei 1 mês para terminar de tanto que me enrolei, espero não ter atacado minha ressaca literária.

Volto aqui após ver o filme para ver se ele consegue salvar ou piorar ainda mais a história.
comentários(0)comente



rayssa756 30/12/2023

O passado é o pai do presente.
Não gostei tanto.

acertei quem era o culpado, não achei a continuidade da história muito boa e tive dificuldade pra continuar lendo, precisei terminar na base da obrigação.

a escrita é boa, mas algo não funcionou muito pra mim. vou procurar outros pra tirar a prova se é a autora ou se foi só esse livro.
comentários(0)comente



LiliGenia 30/12/2023

Último livro do ano!
Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que eu sou uma tia e ainda não aprendi a usar o skoob para ajeitar minha meta de leitura. Mas em 2024 vou começar o ano com tudo sabendo usar o skoob.

Sobre o livro: demorei muito tempo para ler, até me envergonho desse fato. Porém além de problemas narrativos do livro alguns problemas pessoais me atrasaram. E é com pesar que informo a todos que perdi meu kindle e agora comessa um intensivo de ler os livros parados na minha estante até ter dinheiro para comprar um novo kindle. Meu Deus isso tá parecendo mais um blog que uma resenha, mas meu skoob minhas regras. Agora finalmente sobre o livro:

Eu particularmente gosto bastante de Agatha Christie, sei que seu estilo de história não é para qualquer um, mas o jeito de desenvolver o mistério combina com o meu jeito de ver os crimes. Talvez já tenha certa familiaridade com sua escrita e por isso consiga acompanhar a história e criar teorias. Nesse livro entretanto até 50% mais ou menos não consegui entrar na história. Apesar do livro começar com uma morte trágica que te cativa e personagens altamente suspeitos as tramas paralelas apresentadas não trazem num primeiro momento uma conexão clara com o crime principal o que torna o livro desinteressante até certo momento. Confesso que o livro voltou a ter brilho para mim quando anteontem ao conversar com minha irmã que já leu o livro comecei a criar teorias. E incrivelmente apesar de ter começado o livro meses atrás eu consegui acertar parte da resolução final. Porém pelo recorte apresentado ser muito amplo, com histórias aparentemente sem conexão ficou difícil acertar o crime por completo. E assim, empolgada para ter a resolução final consegui ler em 2 dias o que demorei 2 meses para ler kkkk. E sobre o final, acho que faz sentido em partes porem tem algumas coisas desconexas e meio "sem provas" até de fato acontecer. Enfim, não é um livro horrível, mas é fraco até certo ponto.
gabrrelaa 30/12/2023minha estante
eu gosto das suas resenhas blogais continue


gabrrelaa 30/12/2023minha estante
Betinha sempre estará viva em nossas memórias




Camijuv 30/12/2023

Como uma escrita leve e fluida que sempre nos conquista com tramas elaboradas e um quebra cabeça que nem sempre conseguimos descifrar. Mas isso é a parte mais divertida.
comentários(0)comente



@biaverona 29/12/2023

NOITE DAS BRUXAS
É incrível como a rainha sempre me surpreende
Esse ano foi bem lento pra mim de leituras (uma mini decepção pessoal kkk) então demorei pra ler esse livro também
Mas no final o enredo puxa de um jeito que não consegui largar
comentários(0)comente



Lara945 28/12/2023

O último de 2023 ?
A NOITE DAS BRUXAS - AGATHA CHRISTIE
RESENHA;

Lançado em 1969, A Noite da Bruxas de Agatha Christie é uma trama de mistério. Sendo uma de suas últimas obras mas, de maneira nenhuma a menos importante, este livro trás a tona um estopim inédito: Uma festa de dia das bruxas!
Em minha modesta opinião, de todos que ja li da Agatha este foi um dos mais fascinantes. [A maioria é...] Trazendo um desenrolar com muitas referências o começo é conturbado. O que você faria se uma criança alegasse ter visto um assasinato e horas depois aparecesse morta? É nisso que Monsieur Poirot tem que pensar quando aceita se meter no caso pelo pedido de uma amiga. Estaria a menina falando a verdade ou só querendo impressionar? Se sim ou se não, seu assasinato tem motivo, desejo e talvez nem tanto sentido assim. Basta recolher as peças do quebra-cabeça e torna-lás lógicas. Espelho, meu espelho, nessa mata tem coelho...
A escrita da autora nos impulciona a montar uma teoria e desfazer no capítulo seguinte, mas apesar de tudo sempre temos aqueles que ficamos com o pé atrás.
O que sempre me impressiona é a mentalidade de Hercule Poirot e neste podemos ver sua opinião se balançando pela de outros personagens, um traço muito interresante que não é tão presente. Foi um ótimo caminho pelo qual podemos eliminar teorias e falsas especulações que o próprio livro nos permite imaginar. Conforme as informações foram surgindo, apesar de sua maneira engimática e desorganizada, as feições certas foram se mostrando e nos apresentando as sombras do falso achismo. Com um ar de mistério completamente hallowen day A Noite das Bruxas foi de longe o mais sensacional, tanto pela descrição sintética da autora como pelo seu poder de manipular nossa próprio senso sobre os acontecimentos.

Seria Agatha nossa Bruxa maior?
comentários(0)comente



Mariane.Silva 28/12/2023

Esse é um dos melhores que li dela. E é a primeira vez que eu descubro quem é o assassino, apesar de errar todas as motivações. Valeu a pena!
comentários(0)comente



1531 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR