A noite das bruxas Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Suzy 09/12/2020

Incrível!!
Autora sempre me surpreende. Li esse livro a uns 3/4 anos atrás, e só tive uma leve certeza que ja tinha lido esse, mas com o andamento da história e um certo personagem eu me lembrei, só n sabia como terminava. História maravilha deixando com o mistério até o final, sempre deixando pistas falsas e deixando-nos cair nela. Amei demais.

Sat 12/12/2020

Mais uma decepção
Pois é, nem mesmo a grande Agatha Christie pode acertar a mão todas as vezes...

Noite das Bruxas não me cativou de modo algum, a narrativa é totalmente prolixa e os diálogos são muito mal construídos, sendo a maioria deles sem propósito dentro do enredo. Há páginas e mais páginas cheias de divagações dos personagens que não contribuem em nada para o avanço da trama, e inclusive atrapalham-na, deixando tudo cansativamente denso!

E quanto a Hercule Poirot? Parece apenas dar voltas por entre os interrogatórios, sem demonstrar nada que permita ao leitor saber se ele está de fato investigando ou só passeando pela cidade, pois, em certo momento, ele se transforma numa completa barata tonta andando de lá para cá enquanto reclama de seus sapatos apertados! E tudo isso se arrasta até o final mesmo que o leitor já saiba quem é o/a culpado(a) pelo crime, já que Agatha praticamente esfrega isso na nossa cara nos 50% da história.

De fato, achei esse enredo completamente bagunçado! Agatha Christie foi grandiosa, sim, mas em outras obras, porque nessa ela com certeza não foi.

Milena.Oliveira 19/12/2020

A noite das bruxas
De bruxa não tem nada... Kkkkk
Mas é muito bom e de época, não faz muito meu estilo, mas gostei.

Lia 20/12/2020

Primeira experiência com a Rainha!
Sempre tive interesse em ler as obras de Agatha Christie, e comecei com o livro: a noite das bruxas.

No começo da leitura, já nos deparamos com uma festa de Halloween. Estavam todos animados, principalmente por Ariadne, uma grande escritora de romance policial, estar na festa. Joyce Reynolds, uma menina de 13 anos, conta para todos já ter presenciado um assassinato. Obviamente, todos caem na gargalhada, pois Joyce tem fama de ser uma garota muito mentirosa, acreditam que ela contou isso apenas para impressionar a escritora. Porém, algo surpreendente acontece ao final da festa, Joyce é encontrada morta.
E então começa a busca para encontrar quem foi o culpado.
Poirot, nosso detetive, acredita que Joyce realmente presenciou um assassinato e que a mataram para silencia-lá, porém apenas ele acredita nessa teoria. Mesmo após a morte dela, ninguém acredita no que ela contou, realmente há a fama de ser uma grande inventora de histórias.
Entretando, a procura de pistas e suspeitos sobre o assassinato é um tanto longa, podendo ser uma leitura massante para uns. Logo, o encontro do culpado e fechamento do caso é bem rápida, algo que você não espera.
Realmente eu nunca iria conseguir adivinhar o culpado. O final foi algo que eu realmente não esperava e muito menos imaginaria na minha cabeça. Foi um livro bom, o final foi bom e muito bem construído, porém eu esperava mais. Esperava me surpreender, como aqueles livros que o final te deixa de queixo caído e te marcam, entendem?
Ainda sim, quero ler mais livros da autora e não me arrependo de ter feito está leitura! ?

mxd 24/12/2020

"Velhos pecados têm sombras grandes"
Mais um com o selo de qualidade Agatha Christie! A forma genial que ela desenvolve a trama, investigando crimes do passado e do presente, e as cenas do final que foram de tirar o fôlego...

Gostei muito da obra! Recomendo!

Zaka 25/12/2020

Sinto que teria gostado mais da história se não conhecesse as obras da autora. Minha nota talvez tivesse sido maior, mas mesmo assim, ótima história.
Recomendo.

Mike 27/12/2020

Primeiro que li da Agatha e gostei bastante, já quero ler outros com o Hercule Poirot

Edu 30/12/2020

Razoável
Primeiramente o livro tem pouca ligação com o halloween, o que já me decepcionou um pouco. Os acontecimentos que geram o caso de investigação inicial ocorrem num brevíssimo espaço de tempo, não foi o suficiente para eu me importar com os personagens ali presentes, o que diminuiu bastante o impacto do que viria a acontecer naquela noite. O resto do livro é uma investigação sobre os fatos daquela noite, que se passa muito lentamente, e muitos dos personagens envolvidos são quase descartáveis, com pouquíssima presença. Boa parte das informações que realmente contribuem para o desvendar do crime inicial só é entregue nos últimos 30% do livro, o resto do livro parece que só é feito para alongar a história sem necessidade, o que para mim é um desrespeito para com o leitor.

Angelica.Bugari 31/12/2020

Como sempre muito bom.

Agatha e suas surpresas.

Super indico.

Vini 02/01/2021

A noite das bruxas
Eu adoro a forma como a Agatha desenvolve seus mistérios, e confesso que os casos de Poirot são sempre os meus favoritos. Uma ótima maneira de começar o ano, Agatha Christie é sempre a companhia perfeita na busca de entretenimento literário. Que 2021 traga muitas das suas histórias ainda não lidas para a minha TBR.

Manda 06/01/2021

um final lindo
No início não estava curtindo tanto a história, acredito que se deu ao fato de não conseguir enxergar possíveis suspeitos. Mas conforme foi se desenrolando, consegui suspeitar da pessoa certa pela primeira vez depois de ler diversos livros da agatha! porem suspeitei pelo motivo errado kkkkk
É uma história muito bonita, ao analisar o final, em que o assassino somente apreciava o belo e para isso era capaz de sacrificar sangue do seu sangue.
Algo que percebi foi que neste livro as coisas parecem acontecer de maneira que não podemos ver. Sinto isso em determinados livros da agatha, que em contrapartida não vejo em outros, quando tudo pode ser enxergado e analisado sem dificuldade, no caso, sem que agatha não queira. Sei la, é um achismo meu.
[primeiro pdf do ano]

Bia.Ribeiro 12/01/2021

Hallowe'en Party
8/10
Eu estou escrevendo isso ainda extasiada com o final. Agatha Christie tem esse efeito em mim, sempre acabo suas obras como uma sensação de quero mais.

A escrita da Agatha dessa vez não me agradou tanto quanto em outros livros dela. Como (normalmente) cada detalhe faz diferença no desfecho, eu nunca sei se determinados diálogos e descrições são realmente necessário até que o caso seja explicado. Nesse livro senti que muitas dessas partes poderiam ter sido descartadas visto que não fazem diferença na solução do mistério e acabam por deixar a leitura beeeeem lenta.

A trama toda em si é muito bem construída, e apesar da quantidade de personagens , acho que Agatha conseguiu desenvolver de maneira satisfatória os traços psicológicos de cada um deles. Essa foi a primeira história dela que consegui fazer conexões entre pessoas e acontecimentos e que realmente se provaram verdadeiras. Ok que nem chegou perto da resolução total, mas pra mim já é um avanço.

Cantinho1 21/01/2021

Resenha
Quem matou Joyce Reynolds? E porque?
A noite das bruxas, um livro cheio de suspense e bastantes suspeitos!!
Durante os preparativos de uma festa de Halloween na casa da Sra Rowena Drake, uma daquelas pessoas importantes da cidade, uma adolescente chamada Joyce Reynolds acaba sendo encontrada morta, após vangloriar-se para uma das convidadas, a escritora, de romances policiais, Ariadne Oliver, de ter visto um assassinato, quando era mais nova. A Ariadne, que é muito amiga de Hercule Poirot, pede à ele que ajude e descubra quem é o assassino (a).
Bom, o que falar de um livro que lhe deixa sem ar do começo ao fim?! Eu sou apaixonada pela Agatha Christie desde o primeiro livro que li dela, Os crimes ABC, e com esse não foi diferente. Fiquei muito apreensiva, por ser um crime contra uma adolescente, não imaginava que ela iria morrer. Confesso que já tinha suspeitas sobre quem tinha a matado porém depois com tantos suspeitos, deu um bug na cabeça kkk e acabei errando mais uma vez.
É um livro bastante interessante, cheio de detalhes incríveis, e com um detetive PERFEITO com suas descobertas que deixa com a boca aberta e aquele pensamento de "Porque eu não pensei nisso?" haha
É uma história que prende do começo ao fim, não deixa pontas soltas, cada personagem e acontecimento se interligam de alguma forma. É um livro que é bem difícil de falar dele sem soltar um spoiler kkk
É um livro ótimo para quem quer começar com a leitura de literatura policial. Super recomendo!

site: @lendocomababii

_theamboy 25/01/2021

Espelho, meu espelho, neste mato tem coelho
É estranho reler um livro que te traz uma memória afetiva. Foi curioso a principio, logo nas primeiras páginas de ?A noite das bruxas?. Remetia-se quando eu tinha 13 anos e li a primeira vez. Após 13 anos decidi que seria interessante ler novamente.

O livro possui o mistério principal de Joyce, que foi assasinada numa festa de Halloween. Eu me lembrava disso. Após ler inteiro, pude reparar que não lembrava de quase toda a história. Foi honroso para o meu passado ler e relembrar está maravilha literária escrita por Agatha Christie. Fabuloso e com muito mistério, a noite das bruxas nos faz torcer para que Hercule Poirot continue por anos e anos investigando os diversos assassinatos que circulam pelo mundo.

Carol.Alves 26/01/2021

Uma festa de Halloween infanto juvenil, uma criança contadora de mentiras diz que presenciou, no passado, um assassinato, e durante a festa, ela é encontrada morta. Esse cenário que Poirot encontra para investigar. O assassino seria algum convidado? Ele seria o mesmo que tinha cometido o crime testemunhado pela vítima? Ela disse a verdade? Ou os motivos são outros.

Confesso que esse livro demorou a chamar minha atenção. Contudo, o jeito que a Agatha Christie conduz sua narrativa, nos prende com um final surpreendente, diferente daquilo que imaginamos, porém, com uma lógica sensacional.