A noite das bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

Paulo.Ratz 26/09/2023

Meu terceiro livro da Agatha!
Fiz mais uma tentativa de ler os livros da Agatha e até que curti esse bem mais. Eu sinto que já me acostumei com o estilo de escrita mais teatral e característico da época em que Agatha viveu, mas ainda falta um pouco mais de profundidade nas histórias. Li para ver o filme e o filme é completamente diferente do livro rs, inclusive prefiro o filme!
Neusa 05/11/2023minha estante
O filme pegou poucos elementos da obra de Agatha, pois ele é baseado no livro Hallowe'en Party. Isso foi uma escolha do produtor de não adaptar diretamente um romance original devido aos últimos filmes. Eles queriam "surpreender" o público. Eu como conheço quase 100% da obra de Agatha particularmente não gostei do filme.

Constança_livros 15/02/2024minha estante
Eu tenho um que não gostei muito "os primeiros casos de Poirot" mas já li outros e adorei

Marlonbsan 12/10/2021

A Noite das Bruxas
Rowena Drake vai ser a anfitriã da tradicional festa de Halloween do vilarejo, durante os preparativos, uma das meninas de treze anos, diz ter testemunhado um assassinato, mas ninguém acreditou nela. Quando a festa estava para chegar ao fim, ocorre um crime e Hercule Poirot é chamado para descobrir o que aconteceu lá.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos basicamente o que se passa com Poirot, apenas na introdução e algumas partes mais para o fim que troca para alguns outros personagens. A linguagem é simples e flui bem, apesar de ter sentido uma densidade maior em algumas partes.

Agatha tem uma fórmula para escrever seus livros e elas funcionam muito bem, há um contexto inicial, ocorre um problema, normalmente assassinato, há a introdução do personagem que irá investigar e o processo de investigação até chegar na solução e possíveis explicações.

O que sempre diferencia são as causas, os contextos, personagens e métodos, e isso a Agatha faz com uma simplicidade, que tornam as coisas mais palpáveis e críveis. Senti que em alguns momentos havia muitas descrições e percepções sobre assuntos que não eram tão relevantes para a dinâmica da história, apesar que é sempre numa medida muito pensada para não tornar a leitura enfadonha.

A trama em si é muito bem montada, com certeza vamos criando algumas teorias sobre o que aconteceu e quem estaria envolvido, de um tempo para cá, parei de tentar adivinhar especificamente quem seria o culpado e passei a tentar analisar o que poderia ter acontecido e motivações.

Como sempre, o ponto forte está nos diálogos, já que introduzem as informações necessárias para conhecer um pouco mais sobre os personagens e o que eles planejam, omitem ou dizem, e isso vai montando a história.
Biazinha ^^ 12/06/2023minha estante
Nós lemos a biografia dessa autora hj na aula kkkk

Marlonbsan 13/06/2023minha estante
Ahh que legal ??

Fabio 02/09/2023

A Rainha não decepciona!
Quero iniciar a resenha de uma forma diversa do habitual, elaborando uma breve apresentação da autora (que dispensa apresentações, é claro), que foi uma das responsáveis pela minha formação como leitor, e que, sempre esteve presente na minha vida como um amante dos livros.

A autora britânica, Agatha Mary Clarissa Christie (popularmente conhecida como Agatha Christie). Recebeu a alcunha carinhosa de Rainha/Dama do Crime nos anos 60, e tornou-se a autora mais bem sucedida da história da literatura mundial em número de livros vendidos,  e que segundo o Guinness Book, suas obras em conjunto (que ultrapassam os 100 livros) venderam aproximadamente 4 bilhões de cópias em todo mundo, cujo os números ficam  atrás somente da Bíblia (segundo alguns estudiosos atrás  também do seu compatriota William Shakespeare), e que suas obras foram traduzidas para mais de 100 idiomas, inclusive para o árabe (enorme feito, para uma escritora não islâmica) tornando-se também a autora profissional, mais traduzida no mundo da literatura.

"A Noite das Bruxas", romance policial publicado em 1968 (livro número 75 da autora), é narrado em terceira pessoa, e possui um estilo, diferente dos predecessores. Com um texto narrativo mais refinado e encorpado, contrasta com os diálogos mais sucintos e rápidos, sem explicar muito as impressões dos personagens. É considerado pela maioria dos fãs, o livro que menos se parece com o estilo literário de Agatha Christie e foi questionado durante as primeiras semanas após publicação, entretanto,  pouco tempo depois, acabou amplamente aclamado pela critica.

O livro conta a história de mais um caso do celebre detetive belga, Hercule Poirot, que é convidado por uma amiga e escritora inglesa famosa, a auxiliar nas investigações de um assassinato cometido em uma festa de Halloween em um pequeno vilarejo (fictício) proximo a Londres.

Com uma narrativa envolvente, recheada de diálogo cativantes, e um clima mais sombrio, "A Noite das Bruxas", é um excelente livro "A La Agatha Christie", onde  passamos a maior parte do tempo, tentando descobrir o assassino, e que no final, descobrimos mesmo e que fomos enganados o tempo inteiro pela autora.

Em "A Noite das Bruxas" , o brilhante e extravagante detetive particular Hercule Poirot, está em sua melhor forma, e apesar de estar chegando ao fim de sua longínqua carreira, é convidado a assumir as investigações de forma extra oficial,  paralelamente a da polícia inglesa, e utiliza de sua enorme influência dentro da própria agencia para interrogar informalmente os envolvidos, e buscar informações e relevâncias ao caso. Dotado de uma inteligência extraordinária e um gigantesco poder de dedução, aliado ao seu seu estilo investigativo nada convencional, nos entrega uma solução espetacular do caso, e ao narrar a solução mais do que complexa, acaba convencendo até os mais céticos e infalíveis detetives da famosa Scotland Yard.

A Rainha do Crime nos presenteia com mais um complexo  e intrigante romance policial, apresentando um texto mais sombrio e mítico que difere e muito  do sua escrita habitual, e finaliza o livro  de forma magistral convidando o leitor durante toda a narrativa a permanecer página após página, investigando, questionando e raciocinando como se fosse um "Watson" de Hercule Poirot.

Em suma, um ótimo livro, para quem está à procura de uma leitura rápida e envolvente, e busca aquele clima investigativo, que prende o leitor até a última página.

Antes de encerrar, peço licença a você amigo, para fazer um adendo de cunho pessoal, e de certa forma parcial, homenageando a Rainha Agatha Christie,  que,  mesmo não sendo a autora mais prestigiada do universo literário, ou ainda, a mais premiada,  mesmo assim conseguiu arrebatar bilhões de leitores no mundo inteiro, e traze-los ao universo literário, fomando  leitores e pensadores, transformando o hábito de leitura de várias gerações.

Recomendo absolutamente.
Carolina165 02/09/2023minha estante
Fábio, acho que vc ia gostar bastante de Lucy Foley. Dizem que ela se inspira na Agatha, não sei pq nunca li Agatha pra comparar, mas gosto mto de Lucy Foley. Meu preferido dela é A lista de convidados, se puder leia, acho que vc vai gostar ?

Flávia Menezes 02/09/2023minha estante
Existem diversas formas de se escrever uma resenha, mas se tem uma forma poderosa é exatamente essa que se mostrou seu estilo: a escrita persuasiva! Nunca li Agatha Christie, mas a forma como você a trouxe aqui, me deixou com aquela sensação que não tem como se dizer leitora e nunca ter lido uma mulher que deixou sua marca nesse mundo. Obrigada, Fábio por nos presentear com essa bela resenha. Senti nela toda a sua admiração e respeito por uma autora como a Agatha, e o quanto essa resenha tem esse toque de gratidão por ela ter sido a autora responsável por ter te formado como leitor. E como é algo poderoso ter na vida um autor assim! Você surpreendeu por nos trazer algo tão diferente e mostrar como você escreve não apenas com técnica, mas com um instinto que te norteia de um jeito tão simples, mas tão bonito. Que aula de escrita!
Não tem como não dizer: você é o melhor resenhista desse Skoob, e eu sou para sempre a sua sempre fã e admiradora! ??????

Fabio 02/09/2023minha estante
Obrigado pela dica, Carol!
Vou colocar na minha lista sim!?

Fabio 02/09/2023minha estante
Ahhh, Flávia, querida, voce né deixa sem palavras, de verdade!???
Lisonjeado com tantas belíssimas palavras... Ainda mais, palavras vindas de uma escritora extraordinária como você!?
E fico feliz por ter conseguido expressar o quão importante a Agatha Christie foi importante na minha formação como leitor. E foi muito mesmo!
Foi através dela que na adolescência eu virava as noites devorando os livros para saber quem era o assassino. Kkkk
Flávia, muito obrigado mesmo, por estar sempre presente e pelos imenso carinho que dispensa ao que eu escrevo!
Eu que sou seu fã ?

Vanessa.Castilhos 02/09/2023minha estante
Encerrou com chave de ouro!! Lindas palavras!! Parabéns pela resenha, Fábio!! ???

Muito obrigado, Vanessa!?
Fiz?
Muito feliz que tenha gostado!?

Dani 02/09/2023minha estante
Bela resenha, Fabio! Agatha é sempre maravilhosa! ?

Obrigado , Rô, querida!?
Feliz em ter conseguido passar o quão importante que A Gata é Triste foi para a minha vida como leitor!?
Obrigado pelas palavras carinhosas e por vir aqui dispensar um tempo para ler essa resenha prolixa!

Fabio 02/09/2023minha estante
Obrigado, Dani pelo carinho e pela presença de sempre !???

Núbia Cortinhas 02/09/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!! Para aplaudir de pé!! ?? ?? ??

Fabio 02/09/2023minha estante
Ahhh, obrigado Núbia, querida!?
Extremamente lisonjeado com as palavras!!!?

Mimi Macedo 03/09/2023minha estante
Acredito que, até hj, ninguém escreve um suspense como ela.

Fabio 03/09/2023minha estante
Leia mesmo, Rô.... Ela é precursora dos Thrillers de hoje em dia!?

Não mesmo, Mi!
Ela era genial!?

RayLima 03/09/2023minha estante
Preciso dar uma segunda chance a Agatha Christie. Qual seria um bom livro dela pra começar?

Fabio 03/09/2023minha estante
Ray, deve dar uma outra chance sim.?
Posso indicar os 5 que mais gostei:
E Não Sobrou Nenhum;
O Assassinato de Roger Ackroyd ;
Assassinato no Expresso do Oriente;
Morte no Nilo;
Os Crimes ABC.
Espero que goste deles, Ray. Boa leitura!!!??

RayLima 03/09/2023minha estante
Próxima vez vou escolher um desses pra começar a ler Agatha. Obrigada, Fábio ?

Fabio 03/09/2023minha estante
Vou ficar aqui na torcida para que a Rainha te convença, Ray!!!, ?

Joicereja 03/09/2023minha estante
Autora incrível e uma de minhas favoritas ? As histórias podem muitas vezes parecer distantes da realidade, mas a criatividade dela não tem limites!!

Fabio 03/09/2023minha estante
Concordo, Joice, ela também é uma das minhas autoras favoritas!
Como dizem? Ela estava a frente do tempo dela!!!

Grazi 04/09/2023minha estante
esse livro me parece ser tão bom, pretendo ler ele antes de assistir o filme que vai sair

Fabio 04/09/2023minha estante
Grazi, fique despreocupada, porque assisti o trailer do filme e pelo que vi , não tem nada a ver com o livro kkkk..... nada mesmo!!!!???

Bia.Ribeiro 12/01/2021

Hallowe'en Party
8/10
Eu estou escrevendo isso ainda extasiada com o final. Agatha Christie tem esse efeito em mim, sempre acabo suas obras como uma sensação de quero mais.

A escrita da Agatha dessa vez não me agradou tanto quanto em outros livros dela. Como (normalmente) cada detalhe faz diferença no desfecho, eu nunca sei se determinados diálogos e descrições são realmente necessário até que o caso seja explicado. Nesse livro senti que muitas dessas partes poderiam ter sido descartadas visto que não fazem diferença na solução do mistério e acabam por deixar a leitura beeeeem lenta.

A trama toda em si é muito bem construída, e apesar da quantidade de personagens , acho que Agatha conseguiu desenvolver de maneira satisfatória os traços psicológicos de cada um deles. Essa foi a primeira história dela que consegui fazer conexões entre pessoas e acontecimentos e que realmente se provaram verdadeiras. Ok que nem chegou perto da resolução total, mas pra mim já é um avanço.

May 18/08/2021

De festa a funeral
Noite das bruxas conta a história de uma menina com costume de inventar histórias, que foi assassinada em uma festa de Halloween, ao dizer que tinha presenciado um homicídio. Uma longa investigação se dar decorrente do caso, afim de descobrir quem teria cometido tal atrocidade.
Kamilly.Belmiro 18/08/2021minha estante
o famoso "essa festa virou um enterro"

Andressa1296 27/07/2022

Esse foi o primeiro livro que li da Agatha é um livro muito bom mais bem diferente do tipo de escrita q estou acostumada... o mistério é muito bem construído... Mais tive dificuldade em gostar da escrita mesmo sendo uma leitura super fluida...
CPF1964 27/07/2022minha estante
O objetivo principal de Agatha Christie é enganar o leitor.

CPF1964 27/07/2022minha estante
Em termos de livros vendidos ela só perde para a Bíblia.

Andressa1296 28/07/2022minha estante
Eu acho q foi só a mudança da escrita que não tava acostumada ... mais suspeitei desdo início da pessoa... tenho mais um aqui dela e vou ler tmb pra ver como me adapto a escrita dela...

CPF1964 28/07/2022minha estante
Então já podes trabalhar no CSI, Andressa....

CPF1964 28/07/2022minha estante
O meu favorito dela é E não sobrou nenhum. Aliás A Lista de Convidados da Lucy Foley é meio que inspirado neste livro.

Andressa1296 29/07/2022minha estante
Pois é ouvi falar já disso igual IT com o livro o que aconteceu com Anne...

CPF1964 29/07/2022minha estante
Não li It, Andressa. Não curto muito o King.

Andressa1296 29/07/2022minha estante
Então nem perde tempo com IT foi o livro q mais me decepcionei do King...o melhor livro que li do king que vale muito a pena foi Outsider

CPF1964 29/07/2022minha estante
Opa ! Já anotei. Obrigado Andressa.

Vênus_Alice 30/01/2024

A noite das bruxas
Um bom livro para se ler no halloween, no qual a Agatha traz mais um mistério para o célebre Poirot desvendar.
O investigador recebe um convite de sua amiga, Mr. Olive que também já apareceu em outros mistérios da autora. Ela chama o investigador belga ao se deparar com um assassinato de uma adolescente, mas o que a incomoda é anterior ao crime: na festa de halloween a garota relata já ter presenciado um assassinato, mas que na época não havia compreendido.
O que ocorre é que ninguém a leva a sério, por sempre falar demais e inventar históriaspara chamar atenção, mas ela morre durante a festa.

Toda a investigação traz pontos que me incomodaram e me levaram ao estranhamento, esse foi o caso que cheguei o mais próximo de acertar quem cometeu o crime, porém não consegui fechar todos os detalhes.

Foi uma leitura agradável e instigante.
Fabio 30/01/2024minha estante
Mais uma bela resenha, Alice!!!?

Fabio 30/01/2024minha estante
Li, o ano passado, depois de anos sem ler um livro da rainha, e me remeteu a minha adolescência!!
Sessão nostalgia!!!

Vênus_Alice 30/01/2024minha estante
Obrigada Fábio! Essa história é bem agradável, os livros dela sempre me passam uma harmonia e aconchego ?

Rodrigo 26/03/2020

Envolvente
O livro é rodeado de mistérios vindo de todas as direções, o que não causa monotonia no decorrer da história sempre te instigando a deduzir quem é o culpado do assassinato.

Mas tudo te leva a um beco sem saída.

Houve momentos que achei que terminaria o livro sem saber realmente quem era o assassino. Os últimos capítulos passaram na velocidade de um trem e surpreenderam bastante.

Gabriel.Lima 15/03/2023

Agatha perfeita
O livro bem envolvente e é ótimo construir a história junto ao personagem, no final chega uma parte que fica meio denso e cheio de informações kkkk. E eu acertei quem era o culpado, bj

Debora.Mello 10/03/2024

?|Poirot é convidado pela sua amiga Ariadne para ir a uma pequena cidade aonde se encontrava anteriormente para uma confraternização de Halloween que acabou em tragédia, ela como uma boa escritora de livros policiais acaba achando aquilo muito estranho então decide imediatamente chamar o amigo para investigar, só que chegando lá Poirot acaba que desencavando muito mais coisas, e durante sua investigação muitas outras coisas acabam acontecendo então ele tem que agir rapidamente antes que mais outra tragédia aconteça. Ele como um bom investigador vai fazer todo o panorama da situação, conversar com as pessoas que moram na região e sempre que precisa pede ajuda a um de seus amigos.

?|Confesso que só vim desvendar um pouco do mistério já em 90% do livro e me intrigou bastante sobre os envolvido em questão, uma leitura não tão rápida apesar de serem poucas paginas, mas se você assim como eu gostar de ler esse gênero para tentar desvendar os mistérios é necessário uma leitura atenta, pois a escrita da Agatha tem uma maneira de induzir o leitor. A cada livro dela a vontade é de ler mais e mais.

Joane 17/11/2021

Noite de Halloween
A leitura mais fluida que tive da Agatha Christie até agora!
Eu não estava certa sobre começar este livro, mas logo no começo o livro já foi me prendendo e fui achando bem interessante e me rendeu essa leitura muito fluída e que (incrivelmente) não enrolei na leitura e foi tão rapidinho.
Em relação a fluidez, foi ótimo.
Apenas o desfecho foi na mesma base da minha última leitura da autora, e mesmo assim não acertei, porém ainda acho que foi uma escolha até óbvia, o que pode ser mais incrível por esse motivo. Enfim.
Gostei de toda essa narrativa em volta, com a tal escritora e Hercule Poirot e seu desenrolar. E como leitura no geral, foi realmente incrível.
Uma leitura bem espontânea, que eu acabei por gostar bastante. Demais!!

isapoirot 08/11/2021

que saudade que eu tava das histórias dessa mulher ???
a narrativa é muito fluida, como sempre, apesar de todos os Mrs e Mr que a gata insiste em inserir na história. tive várias suspeitas ao longo da história, mas fui deixando a vida me levar até decidir em quem eu apostaria. acabei que eu acertei ? mas só em partes, pq como sempre os detalhes da solução do caso são únicos e, mesmo sabendo um fator, fiquei surpresa com como as coisas realmente faziam sentido.
mais uma leitura de 4 estrelas pra cima, como sempre. gata triste eu te amo

Vitor 04/07/2021

Comecei esse livro já com um pé atrás achando que a história seria ruim, o que me atrapalhou bastante na experiência do livro. Mas acabei me surpreendendo. Tiveram capítulos que eu fiquei realmente pensando pra que diabos a Agatha colocou aquilo ali, não tinha nenhum sentido ou ligação com a investigação. Até que houve a revelação do assassino. Absolutamente TUDO o que ela cita, aponta para o assassino, eu que fui imbecil e não vi nenhuma das dicas. No geral o livro é muito bom, virou mais um fav da Agatha

Fabio Shiva 13/03/2024

O PODEROSO FEITIÇO DE AGATHA CHRISTIE PARA ILUDIR O LEITOR
Com saudade de ler a Rainha do Crime, caí na cilada de experimentar um desses sucedâneos que vêm sendo publicados de uns anos para cá, com autores contratados pelos herdeiros de Agatha Christie tentando esticar e fazer render um pouco mais o seu legado.

O livro que tentei ler (e abandonei na página 66) foi “Os Crimes do Monograma”, de Sophie Hannah (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2024/02/o-irreconhecivel-bigodao-de-hercule.html). Para tirar o gosto ruim dos olhos, resolvi reler pela segunda ou terceira vez esse clássico indiscutível da Dama: “A Noite das Bruxas”.

Não lembro se já havia lido esse livro duas ou três vezes antes, mas me lembro bem de que na primeira leitura de “A Noite das Bruxas” fui docemente ludibriado por Agatha, como em tantas outras vezes. Chega a ser impressionante a simplicidade com que ela faz o seu “feitiço”, superando facilmente desafios como o reduzido elenco de suspeitos. Palmas para Agatha!

De resto, a leitura me marcou pela sugestão de um clima mórbido e melancólico, insinuado pela crueldade e frieza dos crimes cometidos no livro e que são o mote do mistério a ser solucionado. Algumas frases também marcaram:

“Não acontece às vezes a gente dar umas mordidas numa bela maçã vermelha e suculenta e, já no fim, ver algo nojento se levantar e sacudir sua cabeça para nós?”

“Diante do que se lê e se ouve hoje em dia, parece que grande parte da sociedade está se acostumando, lenta mas seguramente, com o crime.”

Ainda não vi a recente adaptação de Kenneth Branagh para o cinema, mas, pelo trailer (https://youtu.be/CLpH3-rcHdQ?si=iOdVcmh6vf43TeG5), parece que se trata de uma história completamente diferente.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/